google-site-verification=W-BKRqF_-E7FbDL2zA857VNwyG46rUBwjN19zPIq0_I
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
  • Clinicorp

Conheça 7 grandes tendências para a odontologia em 2021!

Um novo ano começou e a expectativa por um cenário melhor do que tivemos em 2020 é grande. Estar preparado e conhecer o que é tendência no mercado pode ser a chave do sucesso para quem quer começar o ano com tudo.


Com um novo ciclo que se iniciou, surgem inúmeras oportunidades de crescimento para sua clínica odontológica. Mas é preciso estar preparado para enfrentar qualquer desafio e se destacar no mercado.


Por isso, estar atualizado em relação as novidades e o que é tendência na odontologia em 2021, é sem dúvidas o divisor de águas para o profissional que deseja obter um crescimento fora da curva dentro de sua clínica odontológica.


É neste contexto que abordamos abaixo, aquelas que prometem ser as grandes apostas do mercado odontológico, que envolvem planejamento com foco na gestão estratégica, novas tecnologias de tratamento com IA, marketing digital e muito mais.


Continue sua leitura e confira agora, quais são as 7 grandes tendências para a odontologia em 2021!


Você verá neste artigo:


1. Planejamento Estratégico


2. Renegociação de Débitos


3. Plataforma de Gestão com Pagamentos Integrados


4. Marketing Digital para Dentistas


5. Investimento em Talentos


6. Novas Tecnologias de Tratamento


7. Uso de Sistemas de Gestão para Clínicas Odontológicas



1) Planejamento Estratégico:


Não é muito incomum encontrar, dentro da odontologia, profissionais que não realizam nenhum tipo de planejamento voltado a gestão de suas clínicas. Por isso, vivem apagando um incêndio diferente a cada dia que passa, com contas atrasando, insumos em falta, caixa operando no vermelho e vários outros problemas.


O planejamento estratégico é uma ferramenta de administração que auxilia gestores na visão do desempenho de longo prazo de suas empresas. As etapas que envolvem a construção de um bom planejamento estratégico, incluem, a definição de objetivos, metas e o seu posterior acompanhamento.


Em resumo, o planejamento estratégico serve para o gestor, como um guia de todas as ações que serão executadas durante um período na empresa. É no planejamento estratégico que você define como administrar a quantidade de tempo, recursos e energia empregada em cada estratégia. Posteriormente, também auxilia a reconhecer problemas e identificar oportunidades de melhoria.


Um bom planejamento é importante para que todos da sua equipe tenham entendimento da estratégia de negócio, além de auxiliar na tomada de decisões cruciais para o crescimento e estabelecer processos que poupem tempo e recursos dentro de sua clínica odontológica.


Para realizar o planejamento estratégico para este ano, você deve definir seus objetivos, que são a visão macro do que você pretende realizar durante o ano e em seguida as metas, que são o detalhamento (em números) de como alcançar os objetivos que se deseja conquistar.


Posteriormente, ao longo do ano, você deve acompanhar contínuamente esses dados para avaliar o seu desempenho e se a realidade está dentro do planejado, dessa forma o planejamento estratégico traz a possibilidade de que você faça uma gestão mais flexível às condições de mercado, sem afetar os resultados ao final do periodo.



2) Renegociação de Débitos:


Esse já foi, sem dúvidas, um recurso muito explorado por quem passou por dificuldades e contraíu dividas ao longo da pandemia em 2020, e neste ano, deve continuar ajudando muito o profissional que busca manter suas contas sempre em dia.


Afinal, a saúde financeira é um fator que influencia diretamente no crescimento de uma clínica odontológica. Por isso, uma opção para o bom gerenciamento do fluxo de caixa da sua clínica odontológica, é sem dúvidas a renegociação das dívidas.


Essa ação é determinante para amenizar os juros que começam a correr quando uma dívida está atrasada, evitando que o problema vire uma verdadeira bola de neve que leve sua clínica a ficar negativada ou a faça perder a concessão de crédito, por exemplo.


Se este for o seu caso, para renegociar seus débitos, procure por um canal oficial, que muitas vezes pode ser online, do agente financeiro em que o crédito foi contratado e simule os melhores cenários e condições de pagamento.


Planeje o pagamento conforme a realidade da sua clínica dentária, priorizando sempre as dívidas mais altas. Nem sempre elas representam o maior montante em dinheiro, mas são as que retêm as maiores taxas de juros.


Ao pagá-las primeiro, é possível obter bons descontos em uma negociação, garantindo que você poderá arcar com o novo valor de pagamento e assim evite os transtornos que citamos anteriormente.


Negociar uma dívida ajuda a manter a saúde financeira do seu negócio em dia. Mas lembre-se de planejar todas as ações para realizar isso da melhor forma, tirando maior proveito das oportunidades que um acordo pode oferecer no processo de negociação.



3) Plataforma de Gestão com Pagamentos Integrados:


Você oferece diferentes meios de pagamento aos seus clientes? Aqui no blog, já falamos sobre os benefícios da diversificação, confira aqui, e como ela pode aumentar significativamente o faturamento de uma clínica odontológica.


Porém, sem as ferramentas adequadas, gerenciar tudo isso pode ser um baita problema, certo? Imagine ter que lançar cada novo pagamento manualmente no seu sistema de gestão para integrar os dados ao financeiro, além de trabalhoso, a chance de ocorrer algum erro é bem grande.


Uma das grandes tendências para este ano, é a crescente adoção de softwares de gestão que possuam integração direta aos diversos meios de pagamentos disponíveis no mercado. Com eles, você otimiza tempo e tem mais praticidade e segurança na hora de receber pagamentos.


Com uma ferramenta que possua essa integração, o registro dos dados dos pagamentos, além de ser feito de forma automática, é indexado diretamente aos relatórios financeiros da sua clínica odontológica, otimizando o processo de análise dessas informações.


Pesquise as opções de softwares disponíveis no mercado, considerando o conjunto de soluções que atenda melhor às necessidades da sua clínica dentária, o custo benefício e o diferencial que ela irá agregar ao seu negócio.


A Clinicorp possui um sistema de gestão para clinicas odontológicas completo que oferece integração aos meios de pagamento mais utilizados no mercado como cartão de crédito/débito, boleto gerado diretamente no sistema, link de pagamento e cobrança recorrente, saiba mais.



4) Marketing Digital para Dentistas:


Outra grande tendência, e que inclusive já é uma realidade de sucesso em muitas clínicas odontológicas do país, é o uso das ferramentas de marketing digital. Estar presente na internet é o pilar central de uma boa estratégia de marketing para o profissional que pretende alcançar as maiores fatias de público do mercado.


Afinal, a busca por tratamentos odontológicos, seja pela saúde, autoestima ou qualidade de vida proporcionada, é crescente em todo o país. E o principal canal de busca é justamente a internet.


Por isso, definindo boas estratégias de marketing, com foco no digital e estando sempre atento às métricas das ações realizadas, as chances de você atingir seu público ideal pela internet, são enormes. E alguns dos caminhos de maior atenção no momento para a escalada de resultados, são:


  • Presença no Google:

A internet possui uma infinidade de ferramentas que trazem bons resultados, e uma das principais é o Google. Estar presente neste serviço de buscas é primordial, pois é o primeiro canal que as pessoas utilizam quando estão procurando informações sobre profissionais e tratamentos odontológicos qualificados. Certifique-se de que sua clínica odontológica consta nos resultados de pesquisa e que seus dados estejam sempre atualizados.


  • Identidade sólida nas redes sociais:

Os brasileiros gastam em média 2 horas e 24 minutos por dia nas redes sociais. Então, se sua clínica odontológica ainda não possui uma boa presença nestes canais, é bem provável que você esteja perdendo muito dinheiro todos os dias.


Por isso, estar cada vez mais conectado ao mundo online do Instagram, por exemplo, é uma das grandes tendências a ser explorada em 2021. Principalmente porque as redes sociais se tornaram o melhor espaço para que sua clínica se torne conhecida por novos pacientes, além de permitir que você mostre seu conhecimento e fortaleça o relacionamento em um canal rápido, eficiente e de grande engajamento.


  • Produção de stories e vídeos rápidos:

Ainda dentro das redes sociais, cada vez mais profissionais e clínicas dentárias estão fazendo o uso de stories do Instagram ou produção de conteúdos em aplicativos de vídeos rápidos, como o Tik Tok, para se conectar com seu público-alvo. Este conteúdo traz muito mais engajamento entre o público e o seu conteúdo, gerando uma experiência personalizada para seus seguidores e uma construção da identidade de marca da sua clinica odontológica.


  • Oferta de conteúdos de valor:

Fique atento para que os conteúdos que você produz sejam relevantes. Esse fator, além de influenciar na entrega dele em relação ao algoritmo dos principais canais digitais, que prezam pela qualidade, derruba uma objeção crescente das pessoas que estão se sentindo sobrecarregadas e reduzindo o uso das redes sociais por conta da quantidade de informações irrelevantes a que têm sido expostas.


E para que todas essas estratégias sejam efetivas é importante estar sempre atento às mudanças e inovações constantes das redes sociais, para que sua identidade não se torne irrelevante.



5) Investimento em Talentos:


De nada adianta você possuir uma boa localização para sua clínica, dispor dos melhores equipamentos e oferecer os tratamentos mais revolucionários, se o seu atendimento ou a experiência do seu paciente for ruim. E isso pode estar diretamente ligado ao time que trabalha ao seu lado.


Tem sido cada vez mais importante investir na montagem de uma boa equipe de trabalho, que esteja alinhada aos objetivos do seu negócio, ofereça alta performance e principalmente esteja comprometida com a geração de valor para seus pacientes.


Focar nessa estratégia é um investimento que traz grandes resultados, por isso, busque a contratação de profissionais que dominem com excelência a prática odontológica e o relacionamento com pessoas.


Estruture sua equipe de trabalho de forma que todos tenham suas atividades e funções bem segmentadas. Assim, ninguém fica sobrecarregado, garantindo o melhor desempenho de todos durente o dia-a-dia da sua clinica.


Porém, se você já possui um bom time de trabalho, esse pode ser o momento ideal para investir na capacitação contínua de todos, focadando na otimização do desempenho à partir do que você já possui.



6) Novas Tecnologias de Tratamento:


A odontologia, assim como todas as outras áreas da saúde, evolui a cada dia que passa. Inúmeras novas tecnologias têm surgido e estar atualizado é a chave do sucesso para qualquer dentista, pois estes avanços desempenham um papel importante na vida do dentista que busca oferecer serviços de padrão elevado.


Abaixo, listamos algumas das tecnologias que vem para fortalecer a odontologia em 2021:


  • Tecnologia Laser:

Tendência cada vez mais estimulante no atendimento aos pacientes, é o uso da tecnologia a laser. Antes dela, os cuidados dentários de rotina, como preencher cavidades ou reparar gengivas danificadas, exigiam um tratamento invasivo e muitas vezes doloroso, sendo um fator de impedimento para os pacientes visitarem o dentista, o que tem sido revertido com o uso crescente desta nova tecnologia.


  • Inteligência Artificial:

O uso de Inteligência Artificial (IA) é outra grande tendência para a odontologia, muito esperada para 2021. A IA entra na prática odontológica para auxiliar na realização de diagnósticos, assistentes virtuais e até mesmo em escovas de dente inteligentes, que podem fornecer ao dentista, informações sobre os hábitos de higiene bucal de seus pacientes e apontar na direção de possíveis tratamentos.


  • Teleodontologia:

A teleodontologia já vinha sendo usada nos últimos anos com ênfase na educação interativa, teleassistência e na produção de pesquisa, porém durante a pandemia da COVID-19, sua prática foi intensificada, como uma opção para os dentistas que não queriam deixar de atender seus pacientes nas situações de menor gravidade.


Com isso, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), criou uma regulamentação própria para a prática, através da Resolução-CFO-226/2020.


Assim em 2021, o uso desse recurso deve continuar em alta com a facilidade de atender os pacientes virtualmente, porém é preciso estar atento para fornecer um nível consistente de atendimento, documentar todos os procedimentos de maneira adequada e proteger a privacidade dos dados da clínica e pacientes. Veja mais sobre, clicando aqui.



7) Sistemas de Gestão para Clínicas Odontológicas:


Nos últimos anos, muitos profissionais têm buscado otimizar processos dentro de suas clínicas odontológicas e um bom software de gestão que concentra funcionalidades de automatizar tarefas, fazer o controle de pacientes, gestão financeira, fluxo de caixa e até mesmo integrar os principais meios de pagamento disponíveis ao financeiro da clinica de forma automática e online, tem sido cada vez mais utilizados.


Afinal, você tem todas as informações relevantes para a gestão da sua clínica odontológica concentradas em um único lugar, com acesso rápido, possibilidade um acompanhamento mais detalhado dos dados importantes no planejamento e tomada de decisão das estratégias de crescimento do seu negócio.


Esses são apenas alguns exemplos de como um software de gestão odontológica pode otimizar processos dentro da sua clínica. Não é para menos que sua utilização, por mais que não seja novidade, deva crescer muito em 2021.


Se você ainda não utiliza nenhum sistema para a gestão da sua clínica odontológica, ou utiliza atualmente um que não conte com os recursos que citamos acima, clique aqui e conheça o Clinicorp, o melhor sistema de gestão para dentistas do mercado!

147 visualizações

Contato Suporte

Fone: (47) 3085-8337

Contato Comercial

Atendimento: das 8h às 18h (dias úteis)  

Atendimento: das 8h às 19h30 (dias úteis) 
das 8h às 14h (sábados)

Rua Procópio Gomes de Oliveira, 463 - Clinicorp, 2º andar - Centro, Jaraguá do Sul - SC - 89251-200
Logotipo do Instagram
Odonto   |
Logotipo do Facebook
Logotipo do Youtube
Estética   |
Logotipo do Instagram
Logotipo do Facebook
Logotipo do Youtube