• Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2
  • Clinicorp

Assinatura Eletrônica: Descubra como utilizar essa tecnologia na sua clínica odontológica

Atualizado: há um dia

Com tantas tecnologias e novas ferramentas de trabalho proporcionadas pela transformação digital, parece até um absurdo você precisar esperar para fechar um negócio ou contratar um serviço simplesmente porque precisa ir pessoalmente assinar uma pilha de papéis. A grande tendência é que esse moroso processo fique no passado e abra espaço para a assinatura eletrônica. Continue lendo este post e descubra como a assinatura eletrônica pode facilitar os processos da sua clínica odontológica.


Assinatura eletrônica: prática, segura e econômica!

  • Saiba o que a assinatura eletrônica e como você pode usar essa ferramenta na sua clínica odontológica;

  • Entenda a diferença entre a assinatura eletrônica e digital;

  • Chega de papelada! Conheça a assinatura eletrônica e saiba porque você deve adotar essa tendência.


Como funciona a assinatura eletrônica?


Imagina que você faz todo o diagnóstico e planejamento do tratamento do paciente, e agora precisa pegar sua assinatura para que ele autorize a execução dos procedimentos. Com a assinatura eletrônica não será necessário fazer a impressão do documento para o paciente assinar manualmente. Com apenas um código SMS e um link de autenticação, o paciente faz a validação e pronto! O documento estará valendo juridicamente.

Qual a diferença entre a assinatura eletrônica e a digital?


A assinatura digital também é uma forma de assinar documentos digitalmente, mas neste caso é necessário um Certificado ICP-Brasil para a validação da sua autoria. Elas são mais indicadas para casos onde o registro oficial e autenticação em cartório do documento é obrigatório.


Para contratar serviços ou assinar planos em clínicas odontológicas, por exemplo, uma assinatura eletrônica é o suficiente.


A assinatura eletrônica tem validade jurídica?


A Medida Provisória 2.200-2, em vigor desde 2001, garante a legalidade das assinaturas feitas pela internet. Na MP, o Art. 10, § 2 afirma que “não obsta a utilização de outro

meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica,

inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento”.


Em que documentos usar a assinatura eletrônica?

Bom, agora que você já sabe o que é uma assinatura eletrônica e que elas são totalmente válidas no Brasil, vamos para a prática. Nas clínicas de odontologia são inúmeros os documentos que precisam passar pelas mãos dos pacientes e profissionais.

Todos esses documentos demandam tempo, dinheiro, tinta para impressão, gastos com manutenção de impressoras e muito, muito papel. Com o sistema de assinatura eletrônica, muitos processos podem ser facilitados. Veja alguns exemplos de onde aplicar essa novidade:


  • O diagnóstico e planejamento de um tratamento, elaborado pelo dentista, pode ser autorizado rapidamente pelo paciente com o uso da assinatura eletrônica;

  • Na contratação de serviços, fechamento de planos e contratos com os pacientes;

  • Na assinatura de documentos como termo de confidencialidade; de autorização para tratamento em crianças e adolescentes; e de consentimento livre e esclarecido, assim como nas receitas de medicamento, atestados e recibos, extremamente comuns nos prontuários dos pacientes.


Por que devo usar assinatura eletrônica na minha clínica odontológica?


Usar assinatura eletrônica para validar documentos é prático, seguro e econômico. Melhor ainda: é uma tendência amiga do meio ambiente, visto que o uso da assinatura eletrônica impacta consideravelmente na redução do consumo de papel.


A Clinicorp conta com esta solução inovadora para te ajudar a dar mais um passo importante entre você e sua rede de pacientes. Assinando o sistema Clinicorp você otimiza os processos da sua clínica odontológica e pode reduzir até 90% o uso de papel. Com isso, você reduz custos, ganha tempo e libera espaço físico.


Gostou desse artigo sobre o uso da assinatura eletrônica na sua clínica odontológica?

Então não perca tempo, assine Clinicorp e comece agora mesmo a da transformação digital na Odontologia. Experimente grátis por 15 dias!


Site: www.clinicorp.com


Whatsapp: Clique aqui para falar com nossa equipe!


Instagram: @clinicorp.co


Youtube: Clinicorp




202 visualizações
Clinicorp Serviços Ltda

A solução mais completa para sua clínica odontológica ou estética!

Contato Suporte

Fone: (47) 3085-8337

Atendimento: das 8h às 19h (dias úteis)                           das 08h às 12h (sábados)

Contato Comercial

Atendimento: das 8h às 18h (dias úteis)  

Redes Sociais

instagram.png
facebook.png
youtube.png