• Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
  • Clinicorp

Como reduzir as faltas de pacientes durante a pandemia

Atualizado: Ago 20

7 dicas para diminuir as faltas de pacientes em sua clínica odontológica durante a pandemia


Se antes da pandemia do novo coronavírus as faltas de pacientes consultas já geravam transtornos e prejuízos para os consultórios odontológicos, durante esta crise, não comparecer no horário marcado pode causar problemas ainda maiores para a clínica.


Nos últimos meses, a rotina dos profissionais da odontologia e dos pacientes mudou significativamente. O número de atendimentos diminuiu e as clínicas precisaram investir para se adaptar às novas normas de biossegurança e garantir a saúde de todos durante o atendimento.


Como consequência, muitos consultórios estão enfrentando quedas drásticas no faturamento e até encerrando as atividades. Por isso, comparecer no horário agendado ganhou ainda mais importância na odontologia.


Claro que, imprevistos acontecem e sair de casa em época de pandemia é algo que deve ser feito com responsabilidade. Porém, caso você, dentista, tenha avaliado a necessidade de atendimento e disponibilizado um horário, algumas dicas podem te ajudar a diminuir as faltas de pacientes no consultório e minimizar os efeitos da crise.



Veja 7 dicas para fazer o seu paciente comparecer na consulta agendada:



1) Melhore o marketing nas redes sociais


Divulgue os protocolos de biossegurança que a sua clínica está adotando para manter a saúde dos pacientes e do time de profissionais. Demonstrar esse compromisso reforça os valores da marca e gera uma percepção de valor, o que pode contribuir na redução das faltas de pacientes. Afinal, conhecendo todo o processo, ele dará mais importância em comparecer na consulta.


Você pode explorar as ferramentas disponíveis nas redes sociais, como os Stories no Instagram ou Status do WhatsApp, para explicar como é a nova rotina do consultório e quais cuidados o paciente deve ter ao entrar no local. Isso fará com que ele se sinta mais próximo da realidade da clínica e de quem vai atendê-lo. Desta forma, é bem provável que se sinta mais seguro e confortável.



2) Oriente o paciente durante o agendamento


Deixe claro para quem está procurando atendimento o compromisso da sua clínica com o combate ao coronavírus. Além de citar o uso dos equipamentos de proteção individual, destaque o maior espaçamento entre os horários de atendimento para evitar aglomeração no local e a constante esterilização do espaço. Enfatizar essas medidas pode contribuir com a redução das faltas de pacientes.


Uma das ações que podem ser feitas é o envio de um vídeo explicativo sobre como está sendo feita a consulta durante ou depois do agendamento marcado. Faça um vídeo de fácil entendimento e deixe pronto para essas ocasiões.


Além de encaminhar individualmente, você pode compartilhar o material nas redes sociais para que ele fique disponível a todos que possam ter interesse em marcar um atendimento.



3) Confirme o atendimento com antecedência


Assim como antes da pandemia, uma dica importante para reduzir as faltas de pacientes nas consultas é lembrá-los alguns dias antes (podem ser dois ou três) do horário agendado. Caso seja necessário remarcar, você também poderá encaixar outro paciente no lugar.


4) Mande uma mensagem no dia da consulta


Todos têm uma vida atribulada e estão lidando com diferentes questões neste momento, por isso, não se esqueça de lembrar o paciente no dia do atendimento. Enviar uma mensagem via SMS, e-mail ou até por WhatsApp pode auxiliar na redução das faltas de pacientes nas consultas.


5) Não desista do paciente que está atrasado


Mesmo após ter enviado os lembretes da consulta, o paciente pode se atrasar para o horário marcado ou esquecer-se do compromisso. Nesses casos, entre em contato com uma ligação ou mensagem informando que você está aguardando e disposto a fazer o atendimento.


6) Mantenha o paciente encantando em todo o processo de atendimento


Mais do que nunca, é extremamente importante você garantir que o paciente ficará satisfeito em todas as etapas do atendimento, desde o agendamento até a consulta e pós-consulta.


A excelência nesse quesito, além da fidelização, evita as faltas de pacientes na sua clínica. Um paciente mal atendido logo no agendamento, terá menos empenho em comparecer na consulta.


Também valorize os pacientes frequentes, que não faltam nos atendimentos e são pontuais. Ofereça condições para eles e tente manter um contato amigável. Pacientes com uma boa experiência vão indicar a clínica ou profissional para mais pessoas e se precisarem faltar, avisarão com antecedência.


7) Invista em um sistema odontológico eficiente


Com tantas etapas a serem cumpridas para tornar a jornada do paciente satisfatória, automatizar alguns processos vai agilizar o trabalho e até reduzir o tempo gasto com a pré-consulta, por exemplo.


Assim, será possível se dedicar a novos projetos e melhorar a relação com os pacientes. Com um sistema odontológico eficiente, você consegue reunir todos os dados da sua rede de pacientes em um só lugar e personalizar o atendimento conforme o perfil de cada um.


--


As dicas de como diminuir as faltas no seu consultório odontológico podem ser colocadas em prática com ferramentas como a agenda eletrônica, sistema de lembretes automatizados, de confirmação de consultas e de integração com o WhatsApp.


Essas e outras tecnologias, que também irão melhorar o desempenho da sua clínica e diminuir os prejuízos financeiros, são oferecidas pela Clinicorp.


Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time.

Whatsapp

Instagram

Youtube

Leia também:

Teleodontologia: Entenda o que é e como usar na sua clínica


10 dicas infalíveis para evitar a inadimplência na sua clínica odontológica


Assinatura Eletrônica: Descubra como utilizar essa tecnologia na sua clínica odontológica


256 visualizações
Clinicorp Serviços Ltda

A solução mais completa para sua clínica odontológica ou estética!

Contato Suporte

Fone: (47) 3085-8337

Atendimento: das 8h às 19h (dias úteis)                           das 08h às 12h (sábados)

Contato Comercial

Atendimento: das 8h às 18h (dias úteis)  

Redes Sociais

instagram.png
facebook.png
youtube.png