Meios de pagamento para clínica de Estética: como aplicar
top of page

Meios de Pagamento para Clínicas de Estética: venda mais tratamentos com mais segurança

Atualizado: 11 de set. de 2023

Segundo pesquisa de uma grande plataforma de pagamentos, cerca de 70% dos brasileiros já desistiram de realizar uma compra, porque não puderam escolher o meio de pagamento que mais utilizam.

Meios de pagamento para clínica de estética. Ilustração de cartão de crédito, maquininha de cartão e moedas com cifrões espalhadas em um fundo laranja.
Confira como oferecer mais meios de pagamentos de forma segura na sua clínica.

Em geral, um cliente, pode optar por realizar uma compra, ou não, simplesmente pelos meios de pagamento que tem à sua disposição. Por isso, a diversificação é essencial e pode ser um diferencial nos números de vendas de tratamentos estéticos.

Você saberia dizer quantos dos seus pacientes já deixaram de fechar um tratamento que queriam por não encontrar a melhor forma de pagar por ele?

Talvez você pense que oferecer certos meios de pagamentos como o boleto, por exemplo, pode ser um risco, porém, se você trabalhar com ferramentas que atendam te auxiliem na prevenção e no controle da inadimplência, suas chances de converter uma venda são muito maiores.

Estar preparado para essa nova realidade é essencial para quem deseja se destacar no mercado.

Neste Blog você verá:

Boa leitura!

Quais as vantagens em disponibilizar diferentes meios de pagamentos?

Quando falamos em meios de pagamento, logo pensamos nos mais comuns, como dinheiro, cartão de crédito e boleto, certo? No entanto, atualmente com os avanços da tecnologia, temos novas possibilidades para realizar cobranças.

Por isso, para que você execute uma boa estratégia de vendas, é importante que você conheça seus clientes e como eles preferem pagar suas contas. Assim, você define como atender essas necessidades, executa mais vendas e aumenta o faturamento da sua clínica de estética. Veja outras vantagens da diversificação.


Mais segurança


Oferecendo formas de pagamentos mais seguras, como cartões, boletos ou meios digitais, as garantias de recebimento aumentam e as chances de você cair em golpes diminuem.

Outro fator importante é a substituição do dinheiro em espécie, visto que em grandes centros urbanos tem se tornado arriscado a utilização dele em decorrência de roubos.

Mais comodidade para seu paciente


Com diversos meios de pagamento à sua disposição, o cliente se sente muito mais confortável em fechar um orçamento, pois tem a opção de pagar como achar mais cômodo para ele.

Como consequência, a inadimplência será menor, visto que a forma de pagamento se adequa a realidade financeira dele.

Agregue mais valor aos seus serviços


Com clientes mais satisfeitos, você aumenta as suas chances de converter orçamentos em vendas e fidelizar pacientes.

Além disso, você pode aumentar suas vendas para um mesmo cliente e consequentemente faz crescer o seu faturamento.


Meios de pagamento para você vender mais


Um dos principais fatores para aumentar suas conversões é ser flexível na hora de aceitar pagamentos. Um cliente muitas vezes possui o desejo e a intenção de comprar um produto, porém se ele não encontrar a forma ideal para pagar o negócio não será fechado.

Por isso, é extremamente importante que sua clínica ofereça diferentes meios de pagamento para não perder orçamentos e aumentar seus rendimentos.

Cartão de débito e crédito


Um dos meios de pagamento mais utilizados atualmente, são os cartões. Sejam de crédito ou débito, oferecem segurança tanto para quem vende, quanto para quem compra.

  • Débito: utilizado para pagamentos à vista, garante o recebimento dos valores na mesma hora da compra, é uma opção ao dinheiro em espécie, oferecendo segurança e comodidade na hora do pagamento de procedimentos de menor valor.

  • Crédito: É um dos meios de pagamentos mais utilizados atualmente, possibilita a realização de vendas parceladas com a garantia de recebimento, diminuindo seus problemas com inadimplência.

Apesar de operar com taxas de administração, tem como principal vantagem a garantia de recebimento dos pagamentos, diminuindo as taxas de inadimplência dos pacientes e gerando uma melhor previsibilidade financeira para sua clínica estética.

Em vendas de tratamentos com valores elevados, como os procedimentos minimamente invasivos injetáveis, por exemplo, oferecer a possibilidade de compra parcelada com cartão de crédito pode fazer toda diferença na decisão de compra do cliente.

Link de Pagamento


O link de pagamento é uma ferramenta que facilita (e muito) a venda, oferecendo a possibilidade do cliente realizar o pagamento de qualquer lugar, sem precisar ir até a clínica.

Você não precisa ter um site ou uma maquininha de cartões, basta gerar o link através da plataforma da sua fornecedora de meios de pagamentos e compartilhar pelo WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mensagens.

É perfeito para pagamento de vendas antecipadas, onde o cliente pode adquirir um combo de procedimentos e pagar sem sair de casa!

Pagamento Recorrente


O pagamento recorrente é ideal para a contratação de pacotes de procedimentos em que há recorrência, como aplicação de toxina botulínica, por exemplo. É uma forma de pagamento muito parecida com a assinatura da Netflix.

O pagamento é feito de forma automática por cartão de crédito em um período pré-estabelecido, podendo ser quinzenal, mensal, ou conforme acordado pelas partes.

Ao concordar com a recorrência na primeira sessão, o paciente não precisa se preocupar em fazer o pagamento periodicamente, pois a cobrança já acontece de forma automática no seu cartão.

A principal vantagem para a sua clínica é a previsibilidade de receita, pois garante que a empresa saiba quanto irá receber em determinado período.

Para o paciente, a grande vantagem é poder parcelar tratamentos sem comprometer o limite total do cartão de crédito.

Confira como ele funciona no vídeo abaixo.


Pix


Uma das formas de pagamentos mais práticas do mercado é o Pix (sistema de pagamento instantâneo). O PIX embora seja um meio de pagamento relativamente novo, é extremamente fácil e, de fato, revolucionou a forma como transferimos valores entre bancos no Brasil.

Criado pelo Banco Central, o Pix é uma alternativa ao TED, DOC e cartões, possibilitando a transferência de valores em até 10 segundos, utilizando apenas um smartphone e livre de taxas administrativas.

Diferente das transferências bancárias, que exigem inúmeros dados, principalmente de quem irá receber, o Pix utiliza apenas uma chave de identificação do beneficiário, que ele deve registrar previamente junto à qualquer instituição bancária, oferecendo mais comodidade.

Aceitar o PIX nas suas transações pode alavancar e muito suas vendas de procedimentos estéticos, pois oferece mais praticidade e agilidade na hora do seu paciente pagar.


Boleto


O boleto é uma boa opção para clientes que ainda não são habituados a outras formas de pagamentos como cartão e meios digitais ou que não possuem crédito aprovado em seus bancos.

De fácil emissão e envio para o cliente, pode ser usado estrategicamente para estimular pagamentos à vista. Uma ótima dica é oferecer desconto para pagamento do boleto até a data do vencimento.

E se você pensa que pagamentos via boleto podem ser uma dor de cabeça, fique tranquilo! A Clinicorp desenvolveu um conjunto de ferramentas que auxiliam o gestor de clínica de estética no combate a inadimplência. Veja abaixo.


Venda mais com segurança: conheça o fluxo de combate de inadimplência da Clinicorp

Ser flexível com os meios de pagamento na sua clínica de estética gera maiores possibilidades para o seu paciente fechar um orçamento. Porém, se você não possuir um controle seguro dos seus recebimentos, corre o risco de ficar no prejuízo.


Pensando nisso, a Clinicorp desenvolveu um conjunto de funcionalidades inovadoras que visam otimizar o controle de pagamentos e proporcionar maior segurança financeira para as clínicas.


Consulta SPC/Serasa


A funcionalidade de consulta ao SPC/Serasa oferecida pela Clinicorp revoluciona a forma como as clínicas lidam com a análise de crédito. Ao integrar-se diretamente ao sistema, os gestores podem acessar informações sobre pendências e restrições de crédito de forma rápida e segura. Isso proporciona um processo otimizado, onde as análises são realizadas sem a necessidade de sair da plataforma.


Como resultado, nossos clientes economizam tempo e garantem que suas decisões de crédito sejam ágeis e precisas. Além disso, ao identificar clientes inadimplentes, as clínicas podem tomar medidas preventivas para reduzir a inadimplência, resultando em uma gestão financeira mais eficiente e menos perdas.


Assinatura Eletrônica para Contrato


A Assinatura Eletrônica é uma solução moderna e segura para autenticar documentos importantes, como anamneses e contratos. Com a assinatura eletrônica, os pacientes podem assinar documentos de qualquer lugar, utilizando seus próprios dispositivos móveis.


Esse processo elimina a necessidade de impressão e envio físico de documentos, acelerando a jornada do paciente e aumentando a eficiência da clínica. A Assinatura Eletrônica não apenas agiliza o processo, mas também contribui para uma experiência mais positiva para os pacientes, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental, alinhando-se a práticas mais sustentáveis.


Emissão de Boletos


A emissão de boletos direto pela plataforma Clinicorp é uma ferramenta poderosa para aumentar o faturamento e oferecer opções convenientes aos pacientes. Ao gerar boletos bancários com facilidade, as clínicas ampliam as possibilidades de pagamento, permitindo que pacientes escolham a forma mais adequada para quitar seus tratamentos.


Além disso, a integração ao sistema garante maior segurança e controle dos recebíveis, eliminando a necessidade de recorrer a plataformas externas e simplificando a gestão financeira da clínica.


Régua de Cobrança


A Régua de Cobrança é uma ferramenta automatizada para te auxiliar no controle da inadimplência da sua clínica. Por meio de lembretes e alertas enviados via SMS, e-mail e aplicativo, a Régua de Cobrança ajuda a aumentar a conversão de pagamentos e a diminuir a chance de inadimplência.


Essa abordagem estratégica melhora a relação com os pacientes, aumenta a efetividade das cobranças e contribui para um fluxo de caixa mais previsível e saudável para a clínica.


Negativação


A funcionalidade de negativação oferecida pela Clinicorp é uma poderosa ferramenta para incentivar pacientes inadimplentes a regularizarem suas dívidas. Através da inclusão no serviço de proteção ao crédito, a clínica reforça a importância do pagamento em dia e motiva os pacientes a cumprir suas obrigações financeiras.


Com a integração ao sistema, o processo de negativação é ágil e transparente, contribuindo para um relacionamento confiável e seguro entre a clínica e os pacientes.


Se você ainda não conhece o software para clínica de estética da Clinicorp, solicite o contato de um dos nossos consultores e descubra como auxiliamos você a gerenciar de forma descomplicada, todos os seus meios de pagamento através do nosso sistema.

Conclusão

Como vimos nesse artigo, ser flexível nos meios de pagamento, é uma tarefa importante e minuciosa, que exige muita atenção, pois serão os meios de pagamentos que você escolher que irão definir o tipo de vínculo que seus pacientes terão com a sua clínica, assim como o sucesso financeiro dela.

Para que você ofereça mais meios de pagamento com mais segurança, a Clinicorp oferece um fluxo à prova de inadimplência, integrando essas funcionalidades de forma estratégica para garantir uma gestão financeira mais segura e eficiente.

A Clinicorp oferece uma plataforma financeira completa para ajudar nossos clientes a realizar uma gestão mais organizada e a fechar mais tratamentos. Para saber mais, clique no link e visite a página oficial.


1.683 visualizações
bottom of page