INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

Dicas de Estética: prepare sua clínica para se tornar um sucesso!

Atualizado: há 16 horas

O mercado de beleza é um dos que mais cresce no Brasil, sendo um campo fértil para quem pensa em empreender ou expandir seu negócio. Neste post preparamos algumas dicas de estética para te ajudar a preparar sua clínica para o sucesso.


dicas de estética, profissional de estética realizando procedimento facial na paciente.
Dicas de Estética: como preparar sua clínica para se tornar um sucesso!

Sabe aquelas dicas de estética incríveis que você bate o olho e pensa: era isso que eu precisava ler! É exatamente isso que vamos entregar aqui, um guia descomplicado e completo de como preparar a sua clínica de estética para o sucesso.


Vamos abordar dicas de estética que vão da captação de novos pacientes ao registro e documentação de material fotográfico para acompanhamento da evolução do paciente e divulgação dos seus serviços.


Tá preparado? Então, continue a leitura e confira as principais dicas de estética para conquistar, encantar e fidelizar cada vez mais pacientes.



Quais são os desafios da área de estética?


Assim como em outra área de negócio, quem decidir empreender no mercado de estética, ou até mesmo já o faça, vai enfrentar desafios. Pensando nisso, abordaremos os principais desafios com os quais profissionais de estética têm de lidar diariamente e dicas de estética para te ajudar a superá-los.



Captação de novos clientes


A procura por tratamentos de estética é crescente, inclusive não se limita apenas às mulheres. Atualmente, os homens também buscam por procedimentos e isso está ligado a bem-estar, longevidade e preocupação em ter uma boa aparência.


dicas de estética,profissional de estética realizando procedimento em um homem.
Os homens tem buscado por procedimentos ligados ao bem-estar e longevidade.

Logo, a captação de novos clientes é um grande desafio, pois exige que o profissional entenda a fundo o seu público-alvo, estude técnicas de marketing e defina as estratégias certas para atrair o perfil correto de público.


Nesse aspecto, é importante que você analise primeiramente quais serviços você oferece e para quem eles se direcionam, a partir disso você pode definir como atingir esse público específico e atrair novos clientes.



Atendimento


Os pacientes estão cada vez mais exigentes, buscando um atendimento personalizado e imediato. Isso representa um novo desafio para os profissionais de estética, pois é preciso repensar o modelo de atendimento oferecido.


É preciso considerar que grande parte do público tem buscado fazer o primeiro contato de forma online e não está disposto a esperar muito por uma resposta, outro ponto importante é que eles buscam uma experiência personalizada e humanizada.


Por isso, é preciso entender essa nova dinâmica, o perfil de cada cliente, para assim determinar a jornada de atendimento da sua clínica de estética.


A jornada de atendimento irá te dizer qual a sequência correta das etapas de atendimento, quem executa cada uma delas e quais os recursos utilizados. Dessa forma, você diminui a ocorrência de erros na execução das tarefas ou falhas de comunicação.



Fidelização


Outro grande desafio é relacionado à fidelização de pacientes, como fazer com que eles voltem a consumir os seus serviços com frequência, além é claro, de recomendá-los a outras pessoas.


dicas de estética, gestor olhando uma pilha de bloquinhos representando a sua base de clientes.
A fidelização envolve o valor percebido, experiência do cliente e a qualidade do atendimento.

A fidelização envolve diversos fatores, alguns como valor percebido, experiência do cliente e a qualidade do atendimento. Por isso, é importante estar sempre atento a esses pontos e trabalhar constantemente a melhoria deles.


Busque estreitar o relacionamento com seus clientes, de forma que eles vejam o seu atendimento e a sua clínica de estética como um ambiente de experiências únicas, onde ele vai querer voltar sempre.



Acompanhar as novidades do mercado



Por fim, outro desafio é acompanhar as novidades e estar por dentro das tendências do mercado de estética, quais os procedimentos mais procurados, lançamentos de produtos e equipamentos, entre outros detalhes importantes.


É importante encontrar formas de acompanhar a evolução do mercado e se atualizar constantemente, para oferecer sempre os melhores produtos e serviços para seus clientes. Isso pode ser inclusive um fator determinante para você se destacar frente a concorrência e ganhar pontos na hora de conquistar novos clientes.


Confira a seguir, 5 dicas de estética que preparamos para te ajudar a superar os desafios citados acima e conquistar sucesso na sua área de atuação.




Como ter resultados na estética? 5 dicas de estética da Clinicorp


Se você acabou de abrir uma clínica de estética, ou até mesmo empreende neste ramo a algum tempo, já deve ter se perguntado pelo menos uma vez: “como conquistar bons resultados?”.


Nós sabemos, essa é uma pergunta que pode tirar o sono de qualquer empreendedor da área de saúde estética, que busca atender seus pacientes e gerenciar o negócio em busca de crescimento e sucesso.


Pensando nisso, separamos 5 dicas de estética para ajudar você nessa jornada.



1. Tenha um posicionamento claro


Posicionamento é o lugar que a sua clínica de estética quer ocupar no coração e mente do seu público-alvo. Ele é, resumidamente, a união entre segmentação e diferenciação.


Ou seja: posicionar é estar no topo de um segmento específico de mercado e se a sua clínica de estética não oferece nada de diferente, os consumidores não veem razão para não optar pela concorrência.


Logo, ter um posicionamento claro é o ponto de partida para que você tenha bons resultados em qualquer área de atuação, por isso essa é uma de nossas principais dicas de estética.


Para fazer isso, é preciso conhecer a fundo os seus objetivos de negócio, os serviços que irá oferecer e para quem irá oferecê-los. Ou seja, para se posicionar com sucesso, você precisa saber exatamente:


  • Quem é seu público-alvo nos mínimos detalhes;

  • Quais dores seu produto resolve e quais prazeres proporciona;

  • Qual a proposta de valor e atributos da sua marca;

  • Quais são seus diferenciais em relação à concorrência;

  • Como você quer que sua marca seja reconhecida.


Você precisa desenvolver uma estratégia para comunicar tudo isso, da forma mais impactante possível.


Por exemplo, se você pretende oferecer procedimentos de harmonização facial para um perfil de público formado por jovens de classe média-alta, você deve trabalhar suas estratégias para se posicionar para esse público.


Entender em quais canais esse público se encontra, como conversar com eles e principalmente, como fazer com que eles busquem consumir os seus produtos e serviços.


Essa é apenas uma de nossas dicas de estética, destacamos que é importante que você estude profundamente o seu público para definir as melhores estratégias de posicionamento da sua clínica de estética.



2. Invista nas redes sociais: use o Instagram como vitrine


Certifique-se de ter uma boa presença na internet, principalmente nas redes sociais, e use-as como vitrine para divulgar os resultados e benefícios alcançados com seus procedimentos estéticos que você oferece.


O Instagram pode ser o canal ideal para iniciar uma excelente estratégia de marketing digital, onde você pode divulgar fotos e vídeos mostrando desde a estrutura e rotina da sua clínica até conteúdos demonstrando como os procedimentos funcionam.



dicas de estética: mulher olhando o Instagram no celular
Invista nas redes sociais e use o Instagram como sua vitrine.

Com isso, é possível se aproximar dos clientes e divulgar seus serviços de forma gratuita em uma plataforma de fácil acesso e grande alcance.


Neste caso, umas das dicas de estética mais interessante é: use o Instagram como vitrine, claro, sempre respeitando as normas éticas da plataforma e da sua profissão, além de respeitar o direito de imagem dos pacientes.



3. Estude o seu mercado e os concorrentes


Vamos lá a mais uma de nossas dicas de estética, essa diz respeito a como se manter competitivo em um dos mercados que mais cresce no Brasil: estude o seu mercado e também os seus concorrentes.


O que existe de novo no mercado que você pode acrescentar aos serviços que você já oferece? Quais os serviços que a concorrência oferece e que diferenciais eles têm a oferecer?


Estar por dentro de todas essas informações é essencial para que você consiga se manter competitivo no mercado, definir o seu posicionamento e principalmente, saber o que te diferencia da concorrência.


Por isso, tire sempre um tempinho para ler, estudar e pesquisar sobre as tendências, desafios e novidades do mercado, além é claro, de não tirar o olho de cada novo movimento da concorrência.


4. Planejamento estratégico para sua comunicação


Agora, vamos falar sobre a importância de criar um planejamento estratégico para a sua comunicação. Afinal, já falamos de posicionamento, estudo de mercado e como usar o Instagram como vitrine do seu negócio.


Mas de nada adianta você seguir todas essas dicas e divulgar o seu conteúdo de qualquer forma, sem organização e um bom planejamento.



dicas de estética, imagem de uma jogada de xadrez
Estude o seu mercado e também os seus concorrentes.

Por isso, é essencial que você tenha um plano de marketing estratégico, ele rege toda a dinâmica de divulgação dos seus serviços, determina quais canais de mídia serão utilizados, orçamento de marketing e como se relacionar com o cliente.


Você poderá tomar as decisões certas para aproveitar as melhores oportunidades e alcançar seus objetivos de marketing e o seu público-alvo. Dessa forma, você garante a alocação de recursos e esforços nas estratégias de marketing mais efetivas.


5. Crie conteúdo para sua clínica de estética


Assim como é importante estar presente em redes sociais como Instagram, Facebook, Tik Tok, entre outras, é essencial atentar-se a qualidade dos conteúdos produzidos.


O primeiro passo, pode ser entender quais são as maiores curiosidades do seu público-alvo em relação aos procedimentos estéticos que você oferece. Pergunte para os seguidores quais são as dúvidas deles e depois transforme isso em conteúdo.


Outra das nossas dicas de estética é divulgar os resultados obtidos com os seus tratamentos estéticos, através das chamadas fotos de antes e depois. Claro, não se esqueça de solicitar autorização dos pacientes quanto ao uso das imagens.


Ao utilizar fotografias de pacientes nas redes sociais, a qualidade do material é outro elemento fundamental. Afinal, será com elas que você apresentará ao público os benefícios em contratar seus serviços.


E se você não domina as técnicas básicas de fotografia, atualmente existem diversos cursos online com os quais você pode aprender como fazer fotos de qualidade.


A seguir, nós separamos mais algumas dicas de estética bônus, demonstrando algumas ações práticas para fotografar pacientes de estética.



Melhores dicas para fotografar pacientes de estética


Fotografar pacientes é essencial para se ter sucesso na estética. No entanto, muitos profissionais da estética não fazem uso dessa metodologia da maneira certa.


Muitos deles acabam não seguindo um padrão no momento de realizar a captação das imagens, o que acaba impactando negativamente na qualidade dos resultados.


Nesse processo, é fundamental estar atento à qualidade das fotos que são produzidas, já que elas podem ser o ponto de partida para aumentar a sua clientela, afinal são um excelente material de divulgação dos seus serviços.


Além disso, não é necessário investir alto na aquisição de equipamentos, pois seguindo algumas dicas de estética e fotografia básica é possível fazer ótimos registros fotográficos em sua clínica de estética sem gastar muito dinheiro.


Iluminação


Ao fotografar pacientes de estética é muito importante que você tenha controle da luz, para que ela tenha sempre a mesma intensidade em todos os seus cliques e não crie alterações nas suas fotografias.


dicas de estética, equipamentos de iluminação em um estúdio fotográfico
A iluminação é um fator determinante para a qualidade dos seus registros fotográficos.

Além disso, evite a luz natural, justamente pelo controle de intensidade, ou melhor, a falta dele. O ideal é utilizar equipamentos de iluminação, como um ring light ou um ambiente que possua sempre a mesma iluminação.


Se você tiver espaço e quiser oferecer um diferencial ainda maior, pode investir em equipamentos para montar um pequeno estúdio com recursos de luz mais avançados, como soft boxes.



Distância


Em fotos de Antes e Depois é fundamental que você realize cliques a mesma distância, porque qualquer variação pode apresentar um falso resultado em cliques de culotes, papadas e nasogenianos, por exemplo.


Para que isso não ocorra, é indicado recorrer a uma marcação no chão, além do uso de um tripé. Essa padronização irá evitar a interpretação errada de resultados e vai trazer muito mais credibilidade para o seu trabalho.



Enquadramento


Ao fotografar pacientes de estética, é preciso mantê-los sempre no centro da imagem e utilizar os mesmos ângulos e poses. Assim, será possível comparar os resultados em cada etapa do tratamento.


Novamente o uso de uma marcação no chão é um recurso que pode ajudar e muito nesta etapa, já que indica a postura que o paciente deve permanecer. Assim, os resultados dos seus tratamentos ficam mais visíveis e padronizados.


Utilizar o mesmo recurso fotográfico e configurações

Para ter bons resultados ao fotografar pacientes de estética, é fundamental usar sempre as mesmas configurações de equipamentos.


Evite utilizar dispositivos diferentes. Assim, se você sempre realiza a sua fotodocumentação através de uma câmera digital, procure utilizar sempre as mesmas configurações de abertura, velocidade do obturador e exposição, que são as três variáveis ​​mais importantes na fotografia.


A qualidade dos equipamentos que você utiliza também influencia diretamente nos resultados das suas fotos.


O ideal é utilizar uma câmera digital do tipo D-SLR, elas permitem a configuração manual de parâmetros como abertura, velocidade do obturador e exposição, sendo as três variáveis ​​mais importantes na fotografia.


O uso de smartphones não é aconselhável para fazer fotos de pacientes. Apesar de muitos aparelhos terem ótimas câmeras, elas possuem deficiências técnicas, como baixa resolução, por exemplo, e geralmente não permitem a configuração de parâmetros de isometria e exposição.


Atualmente, existem vários cursos ensinando técnicas básicas de utilização desses equipamentos, que podem suprir muito bem a sua necessidade.



Fotografia na Estética: o ideal é utilizar uma câmera digital do tipo D-SLR.


Evitar filtros


Conseguir demonstrar o resultado do seu trabalho com veracidade é tão importante quanto realizar tratamentos de qualidade. Não utilize filtros, edições no Photoshop ou outros métodos de manipulação, isso pode distorcer as fotos e seus resultados serão prejudicados.


dicas de estética, homem editando foto no computador
Evite realizar manipulações nas fotografias de procedimentos estéticos.

Em vez de utilizar filtros, foque na qualidade visual da imagem e na alta resolução para obter sucesso na fotodocumentação dos seus procedimentos.


Arquivar as imagens no prontuário do paciente


Muitos profissionais não dão a devida importância para este aspecto. Mas, fotografar sem arquivar e classificar as fotos não é fotodocumentação, é apenas um ensaio fotográfico.


Sem um arquivamento organizado fica muito mais difícil encontrar as fotografias para comparações.


O mais indicado é que você arquive todas as imagens junto do prontuário do paciente. Um sistema com prontuário digital que permite o arquivamento de fotos em nuvem e acesso remoto.


Esse processo pode ser facilitado com o uso de um sistema de gestão para clínicas de estética. Através da nossa plataforma é possível armazenar fotos junto ao prontuário do paciente, fazer o comparativo do antes e depois, e acessar rapidamente as fotos do paciente em qualquer dispositivo.



Conclusão


Essas foram algumas dicas de estética muito simples, mas que se você colocar em prática conseguirá enfrentar e superar os desafios do mercado de estética e ter muito sucesso em sua clínica.


Além disso, para ficar por dentro das melhores dicas de estética e muitos outros conteúdos exclusivos sobre gestão, marketing e finanças para clínicas de estética, fique de olho no blog da Clinicorp.


E se você trabalha com Harmonização Facial, baixe agora mesmo nosso e-Book gratuito: Os segredos da lucratividade em Harmonização Facial.




883 visualizações
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2