...

Odontologia ainda dá dinheiro? Sim, se você estiver trabalhando da forma correta!

João Victor Paiva
Junho 28, 2024
5 min de leitura
Financeiro
Compartilhe

Inscreva-se na Newsletter Clinicorp

Receba em primeira mão nossos posts diretamente em seu e-mail

Descubra como a odontologia ainda pode ser altamente lucrativa adaptando-se às novas realidades do mercado. Saiba como identificar desafios e implementar estratégias eficazes para aumentar a lucratividade da sua clínica.

Odontologia ainda dá dinheiro. Ilustração de uma profissional dentista segurando um cofre em formato de porco.
Descubra como fazer da odontologia uma profissão extremamente lucrativa

O cenário do mercado odontológico passou por grandes transformações nos últimos anos, e muitos profissionais se questionam se a odontologia ainda é uma profissão lucrativa. 

E a resposta para essa dúvida é muito simples e direta: “Sim!” 

A odontologia continua oferecendo excelentes oportunidades de ganho financeiro, mas a mudança de cenário exige também uma adaptação.

Entender se a sua clínica realmente não está dando lucro ou se você precisa se adaptar ao novo cenário é crucial. Isso inclui reavaliar suas estratégias de gestão, marketing e atendimento ao paciente. 

Neste artigo, você encontrará informações valiosas sobre como identificar os desafios e implementar mudanças que podem aumentar a lucratividade da sua clínica.

Neste Blog você verá:

Boa leitura!

Texto por Dr. Felipe Bahls

Leia também: Histórias de Clientes: como a clínica Casa do Dente migrou do papel para o digital com o Clinicorp e passou a faturar 5 vezes mais 

Odontologia não dá mais dinheiro ou foi o cenário que mudou?

Se dizem que a fase de ouro da odontologia já passou, então é porque estamos vivendo a fase da oportunidade. 

Nunca houve antes uma geração com maior facilidade de se posicionar como hoje em dia. O que não temos é disposição para isso. 

O que encontramos hoje são dentistas que focam mais na técnica do que na sua própria imagem. Se trancam num consultório sendo refém da agenda a semana inteira, mas dificilmente estudam sobre gestão do seu próprio negócio. 

  • Reclamamos de falta de caixa, mas não nos dedicamos a buscar um sistema de gestão que nos ajude a organizar as finanças da clínica.
  • Reclamamos que o paciente não fecha tratamento, mas não disponibilizamos meios de pagamento que os ajudem a se comprometer conosco. 
  • Reclamamos de falta de paciente, mas não investimos em tráfego e muito menos gravamos conteúdos gratuitos nas redes sociais a fim de aumentar nossa audiência local.

O paciente só vê a parede de diplomas quando entra no consultório, mas como levar ele até a consulta?

Conversa por whatsapp onde a mentorada fala com o Dr. Felipe que não consegue ganhar dinheiro e está pensando em largar a odontologia.

Infelizmente recebo mensagens como essa todos os dias.

Dentistas com pós-graduações, consultórios lindos, mas querendo largar a profissão. 

E no mesmo dia recebi a mensagem abaixo: 

Covnersa no Whatsapp onde o mentorado conta para o Dr. Felipe que acabou de bater o maior faturamento do ano.

Mas então, qual é o segredo para ganhar dinheiro hoje em dia? 

Odontologia ainda dá dinheiro? Sim, se você estiver trabalhando da forma correta!

De acordo com um artigo do jornal O Globo, até 2023, esse segmento deve passar a ter um faturamento de cerca de US$89 bilhões por ano.

Nessa reportagem, o Dr Paulo destaca dois fatores que são os maiores motivadores pela procura dos serviços. 

“Claro que são muitas as causas que trazem os pacientes às clínicas, mas duas delas são maiores. ‘’, destaca o Dr. Paulo.“ A primeira é quanto à questão reparatória, partindo de pessoas que procuram reparar alguma imperfeição ou algum detalhe que incomoda. A segunda é pela autoestima mesmo.”

Seja pela parte reparatória ou autoestima, a odontologia sempre vai ser um excelente negócio em termos de lucratividade, basta aprendermos a lucrar com ela. 

Principais estratégias para alcançar alta lucratividade na sua clínica odontológica

Antes de falar em lucratividade, independente do nicho, é preciso ter posicionamento. 

Ter uma ‘’vitrine’’ que passa autoridade é fundamental. Você pode ter um site com fotos reais da sua equipe e do seu consultório ou um feed com fotos suas e depoimentos de pacientes. 

Você também pode transmitir autoridade destacando na sua bio qual é o seu propósito e dando números que servem de prova social, como, por exemplo:  “+2 mil pacientes atendidos” ou “15 anos sendo referência…”

Uma dica interessante é ter um procedimento principal na sua clínica, que você mesmo realize de preferência, para ser reconhecido como o melhor da sua região. Essa pode ser uma boa estratégia inicial para aumentar sua lucratividade.

Ninguém aceita te pagar mais se você aparenta ser igual aos outros. Então vamos ver como você pode se destacar:

  • A primeira estratégia consiste em precificar sua tabela de procedimentos com base no seu custo hora e não pela região ou concorrência. Você deve colocar custos invisíveis, como taxa de cartão, impostos, ociosidade, faltas e repetições de trabalhos.
  • Segundo ponto seria aprender a negociar na hora da avaliação, pois é comum que o dentista dê mais desconto do que deveria para facilitar o fechamento — É nessa hora, inclusive, que a lucratividade que lhe resta se vai.
  • O terceiro ponto seria o pagamento correto dos dentistas colegas. Será mesmo que pagar por porcentagem é a melhor opção? 
  • Pagar fornecedores de maneira parcelada pode melhorar seu fluxo de caixa, resultando em mais lucratividade no fim do mês 
  • Hoje 80% do meu faturamento é por meio de boletos. Usando o Clinicorp como sistema de gestão, tenho mais segurança ao emitir boletos, evitando perder taxas de cartão de crédito e assim melhorar minha lucratividade.

Leia também: Boleto bancário para dentistas: veja como a Clinicorp te faz vender mais reduzindo o risco de inadimplência

Como a Clinicorp potencializa a lucratividade da sua clínica?

Na minha mentoria, apresento o sistema Clinicorp já no primeiro módulo. Faço isso porque o sistema não depende de um nicho específico para auxiliar na organização da clínica.

O Clinicorp ajuda tanto os dentistas que estão abrindo seu consultório, como também os que já possuem clínica, a organizar, principalmente, a utilização fácil da agenda

O Clinicorp faz isso por meio de funcionalidades como os lembretes automáticos de consulta, o odontograma e também gerando orçamentos, onde é possível escolher a parcela mensal em várias opções de pagamentos, e onde o boleto é uma das mais indicadas quando se fala em aumentar o ticket médio. 

Sem falar que o próprio sistema Clinicorp envia esses boletos para o paciente dando a você uma régua de cobrança ajustável para reforçar o lembrete de pagamento por parte do paciente. 

Se você estiver com dúvida na forma como vai pagar seu colega dentista, o sistema Clinicorp te ajuda a separar a porcentagem correta de repasse

Sem falar do fluxo de caixa, que possui um lançamento de despesas muito simples.

Deixei por último a que, na minha visão, é a melhor ferramenta (e que mais utilizo), o Dashboard Analítico. Quando eu mostro que podemos ter um resumo de toda a empresa em apenas uma tela para meus alunos, o jogo muda.

Dá uma olhada no vídeo abaixo e aprenda como o Dashboard analítico funciona na prática.

Conclusão

Falo com dentistas do país todo, todos os dias, e a maior queixa deles é a falta de pacientes e problemas com fluxo de caixa. 

Pergunto a eles: “Quanto investe em captação de pacientes?”, “Com base em que montou sua tabela de preço?”, “Quais condições de pagamento você oferece aos pacientes que chegam até você?”

E a resposta sempre é a pior possível: “A agenda ainda está no papel”, “Nunca investi em captação”, “Adianto os valores de cartão, porque não tenho como pagar as contas.”, e por aí vai.

 A odontologia sempre vai ser uma profissão técnica, porém temos dentista enriquecendo que não são os melhores na técnica, o que eles têm de diferente?

Precisamos nos adaptar urgentemente ao novo mercado. O paciente está valorizando mais a experiência do que uma parede de diplomas. Vamos nos dedicar a tirar menos fotos dos dentes e mostrar mais a forma em que realizamos os atendimentos. 

Comece a oferecer condições facilitadas que caibam no bolso do paciente e ter um sistema de gestão que lhe dê credibilidade em organizar a agenda, fluxo financeiro, lembretes de consulta, entre outros.

Migrar para o digital não é mais uma opção, é a única opção. 

Antes era capa de revista da cidade, hoje é um feed organizado.

Antes era agenda de papel, hoje é um sistema de gestão digital.

Num mundo em que nem sempre o melhor dentista é o que tem melhores resultados, e sim o dentista que é mais atualizado, quem não se adaptar vai acabar desaparecendo.

Solicite o contato de um especialista da Clinicorp

Homem de social trabalhando em seu computador.

Você também vai gostar desses conteúdos

Receba conteúdos relevantes toda semana no seu e-mail​

Ei, não vai embora ainda!

Que tal tirar suas dúvidas com um especialista Clinicorp?