Marketing Odontológico: quais erros não cometer nas redes sociais
top of page

Marketing Odontológico: 3 maiores erros nas redes sociais

Atualizado: 6 de jul. de 2023

O avanço das soluções digitais, trouxe para o marketing odontológico, uma nova tendência que tem feito sucesso entre os dentistas, o uso das redes sociais como forma de divulgar seus serviços.

mulher utilizando as redes sociais no celular
Marketing Odontológico: quais erros não cometer nas redes sociais?

Você sabia que, atualmente, as redes sociais podem ser uma das melhores ferramentas para atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico?


Mas, ao mesmo tempo em que as mídias sociais podem ter um impacto positivo no marketing odontológico, elas também podem trazer prejuízos se não forem usadas corretamente.


Confira abaixo, os 3 principais erros cometidos por dentistas no marketing odontológico utilizando as redes sociais.


1. Falta de conhecimento


O primeiro erro que trouxemos, e provavelmente o mais comum deles, é a falta de conhecimento, seja sobre a plataforma, o público e até mesmo o que é permitido, ou não, no marketing odontológico.


Vamos falar sobre, a seguir:


Sobre as normas regulamentadoras


O Conselho Federal de Odontologia, em seu Código de Ética, traz normas bem definidas em relação ao marketing odontológico. Por exemplo, o CFO lançou, em 2019, uma resolução que prevê o uso de imagens de diagnóstico e conclusão de tratamentos (os famosos antes e depois) nas propagandas.


No entanto, alguns profissionais tem publicado esse tipo de conteúdo de forma indiscriminada. Por isso, antes de publicar nas redes sociais, vale à pena conhecer todas as normas regulamentadoras para não cometer nenhuma infração ética.


Sobre o seu público-alvo


Se você não conhecer quem você deseja alcançar, simplesmente sair postando nas redes sociais não vai garantir resultados positivos.


Saber exatamente quem é o seu público, quais são suas necessidades, como ele se comporta e em quais canais está é o primeiro passo para decidir em quais mídias você deve investir e assim definir estratégias de marketing odontológico que vão te guiar na jornada rumo ao sucesso.


Sobre as características de cada rede social


Cada rede social possui características próprias e respeitar as particularidades de cada uma é fundamental para acertar no marketing odontológico. Além disso, conhecer como cada canal funciona vai evitar que você cometa alguns deslizes que coloquem em risco suas estratégias.


Por exemplo, muitos profissionais usam o seu perfil pessoal no Facebook para divulgação do seu trabalho, sem saber que está indo contra os “Termos de Uso”, gerando inclusive o risco de sua conta ser cancelada sem aviso prévio.


No Instagram, um dos erros mais comuns é não usar hashtags ou o uso excessivo delas, principalmente termos genéricos ou muito comuns. Os dois extremos podem fazer com que o conteúdo publicado se torne irrelevante.



2. Falta de planejamento


Infelizmente, muitos dentistas ainda acreditam que, para o marketing odontológico é suficiente estar presente nas redes sociais, compartilhar algumas coisas de vez em quando e conseguir curtidas.


Depois de algum tempo, estes profissionais se queixam que as redes sociais não geram resultados concretos. Mas sabe o que faltou? O planejamento!


O ideal é que você faça um planejamento das postagens. A falta de estratégia vai fazer com que você deixe de aproveitar todo o potencial que as redes sociais podem oferecer ou até cometer alguns erros que podem manchar sua reputação.



3. Falta de comprometimento e dedicação


Se você não estiver comprometido com o seu público e não estiver disposto a investir na construção de uma imagem positiva da sua clínica através do marketing odontológico, isso só vai levar você cometer ainda mais erros. Vamos citar alguns deles:


  • Não produzir conteúdo original e relevante;

  • Não utilizar imagens de qualidade;

  • Não interagir com os seguidores;

  • Não postar regularmente;

  • Não investir em mídia paga;

  • Não acompanhar métricas importantes;

  • Não falar numa linguagem que os pacientes entendam;

  • Não contratar um profissional especializado.


Sobre o último ponto citado: administrar um perfil em uma rede social, é um trabalho que exige muita disciplina, criatividade, noções de marketing digital e monitoramento das métricas.


Se você não souber como fazer isso, terceirize esse tipo de serviço e pesquise sobre o assunto para que possa acompanhar de perto o trabalho e ter uma noção de como você deve monitorar e medir os resultados do seu marketing odontológico.


Construir uma imagem positiva nas redes sociais pode ser um trabalho desafiador de médio e longo prazo. Mas se você estudar, planejar e se dedicar, poderá se destacar, fortalecer sua imagem e virar referência na sua especialidade.


643 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page