INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

A importância de uma boa gestão e do marketing para uma clínica odontológica

Atualizado: Abr 21

No mercado odontológico, para que você consiga obter bons resultados e promover seus serviços, são essenciais duas coisas: uma boa gestão estratégica e o marketing bem estruturado.


De modo geral, os profissionais de odontologia, tem uma rotina de trabalho sempre muito agitada. Com isso, entre uma consulta e outra, tarefa a qual ocupa quase que 100% do seu dia, sobra pouco tempo para se dedicar à gestão estratégica e ao marketing da sua clínica odontológica.


E o que poucos dentistas sabem, é que mesmo que a falta de atenção a esses pontos não seja intencional e se dê pela falta de tempo, ela acaba impactando negativamente no crescimento da clínica no longo prazo.


Afinal, uma boa gestão estratégica é fundamental para organizar os processos e informações ligadas ao dia a dia da sua clínica. Por isso, conhecer e aplicar as melhores técnicas de marketing auxilia na atração de novos pacientes, além de fidelizar os atuais.


Confira a seguir qual a importância de se fazer uma boa gestão estratégica e o papel essencial do marketing no sucesso da sua clínica odontológica.


Neste artigo, você irá ver:



A importância de uma boa gestão na odontologia


A gestão dentro de uma clínica odontológica, é uma atividade muito importante, que tem como objetivo ajudar o dentista a organizar e analisar a execução das estratégias que impulsionam o crescimento da sua clínica no mercado.


Em resumo, para se ter sucesso, o dentista precisa estar sempre a par do que acontece dentro da sua clínica, tendo total controle de todos os processos que envolvem o gerenciamento da estratégia de crescimento da sua clínica odontológica.


Abaixo, destacamos como você pode melhorar a gestão da sua clínica odontológica:


  • Crie e padronize processos gerenciais:


Os processos gerenciais são de suma importância para uma boa gestão estratégica em qualquer tipo de negócio. Isso se dá porque eles ajudam a organizar, controlar e padronizar a execução de todas as atividades.


Assim, é possível garantir que os resultados desejados, serão alcançados seguindo o planejamento estratégico. Com isso, você é capaz de estabelecer e controlar metas e planos de curto, médio e longo prazo para o crescimento da sua clínica odontológica.


Além disso, com processos gerenciais bem definidos é possível antecipar as suas decisões de acordo com o seu cenário atual e superar imprevistos, o que aumenta as suas chances de sucesso.


  • Otimize e automatize os processos:


Assim como uma boa gestão ajuda a criar e gerenciar processos, ela auxilia também a otimizar e automatizar a execução deles.


Como citamos acima, um dos principais motivos de o profissional de odontologia não conseguir demandar a atenção necessária na gestão da sua clínica odontológica, é o tempo, ou melhor, a falta dele.


Então o ideal é que você busque ferramentas que ajudem a otimizar e automatizar a maior parte dos processos gerenciais da sua clínica, porque isso pode poupar muito do seu tempo.



Um software odontológico com ferramentas que facilitem a gestão de pacientes, controle financeiro, armazenamento e organização de documentos e que permita um fluxo digital de trabalho, é uma excelente alternativa para você aplicar em sua clínica odontológica.


Assim, automatizando algumas tarefas, elas não dependem mais exclusivamente da intervenção de pessoas, aumentando tanto a sua produtividade, quanto da sua equipe, sem perder a qualidade no atendimento aos pacientes.


Tudo isso, ocorre de uma forma mais organizada, estratégica e inteligente, de modo que o seu tempo é melhor aproveitado e a gestão da sua clínica odontológica seja bem feita.


  • Faça um bom controle do financeiro:


Ao fazer uma ​boa gestão da sua clínica odontológica, você tem uma visão muito mais clara e detalhada do controle financeiro. Com isso, você garante que sua clínica tenha saúde financeira, sendo capaz de funcionar de maneira que gere bons lucros e seja economicamente sustentável.


É essencial que você esteja atento a indicadores como:


  • Fluxo de caixa;

  • Contas a pagar e receber;

  • Taxa de inadimplência dos pacientes;

  • Orçamentos em aberto.


Esses são indicadores-chave para que você tenha ideia de como anda a receita da sua clínica, quanto ela tem de gasto e o potencial de lucratividade dela, entre outros fatores.


Além disso, o bom controle financeiro ajuda a manter a excelência no atendimento aos seus pacientes. Isso acontece porque um controle mal feito ou a inexistência dele, pode acarretar a falta de recursos para a reposição de itens necessários na realização de um determinado procedimento, por exemplo.




  • Gerencie os recursos materiais e humanos:


Para que sua clínica odontológica funcione de forma correta, ela demanda alguns recursos, e uma boa gestão garante que você tenha controle sobre a quantidade necessária, se precisa repor algum material ou substituir algum equipamento, por exemplo.


Outro ponto de atenção é a gestão da sua equipe de trabalho, que é importantíssima para a sua clínica odontológica, uma vez que são as pessoas que trabalham com você, que ajudam a manter o bom funcionamento do seu negócio.


Esse cuidado com o time de trabalho, promove uma maior integração entre os setores dentro da sua clínica, além de manter todos motivados a focarem sempre na qualidade e buscarem os melhores resultados nas suas tarefas.



A importância do marketing para a sua clínica odontológica


Contar com um marketing eficiente é um diferencial competitivo importante para sua clínica estabelecer um relacionamento satisfatório com o público e se destacar. Afinal, por essência, a base do crescimento de qualquer negócio é atrair, reter e fidelizar os pacientes.


Porém, se você não tiver estratégias de marketing odontológico bem definidas, e que sejam, principalmente focadas no digital, você está perdendo pacientes e dinheiro.


Assim, possuir uma boa gestão do marketing e estratégias que sejam assertivas, é importantíssimo para o crescimento da sua clínica odontológica.


É através da gestão de marketing que será possível que você consiga mensurar e analisar o desempenho das suas campanhas, captação de novos clientes e o retorno sobre investimentos em marketing, por exemplo.


E o que muitos dentistas não sabem, é que podem executar algumas pequenas ações que fazem toda a diferença nos resultados do marketing odontológico da sua clínica, como:


  • Estar presente no Google:


O serviço de buscas do Google é quase sempre o primeiro recurso utilizado quando uma pessoa está procurando por profissionais e tratamentos odontológicos qualificados.


Certifique-se de que sua clínica odontológica consta nos resultados de pesquisa, esteja com as informações atualizadas no Google Maps com dados como telefone e endereço.


  • Criar um perfil nas redes sociais:


Busque conhecer e entender um pouco de cada rede social e em qual o seu público-alvo está presente.


Entenda que você não precisa estar presente em todas elas, mas deve manter o perfil daquelas que escolher sempre atualizadas, com suas informações de contato, postando conteúdo regularmente e interagindo com os seguidores.


  • Produzir conteúdo de qualidade:


Para que você tenha relevância e engajamento nas redes sociais, é essencial que você produza conteúdos de qualidade. Você pode compartilhar curiosidades ou responder às dúvidas dos seus seguidores acerca dos procedimentos que você realiza, por exemplo.


Uma dica importante é que você não se esqueça de utilizar uma linguagem que simplifique termos técnicos para que todos consigam compreender.


  • Estabelecer estratégia de relacionamento com o cliente:


Tenha um bom planejamento para interagir com os seus seguidores/pacientes e torne seu atendimento e a presença digital da clínica mais humana.


Faça lives, enquetes, use gifs e emojis, publique Stories com a rotina do espaço e mostra um perfil dos profissionais que fazem o atendimento. Tudo isso fará com que o público se sinta mais próximo e confortável para marcar uma sessão.


  • Investir em campanhas de anúncios pagos:


Uma das melhores opções para alcançar seu público é investir em anúncios pagos. Você pode investir tanto em anúncios no Google ou Instagram, por exemplo, tudo depende de onde seu público está mais presente.


Essas ferramentas permitem que você segmente os anúncios focando nas pessoas que já estão procurando na internet por serviços odontológicos, além de segmentações mais detalhadas como região, interesses, idade, entre outros.


Essas são apenas algumas ações que ajudam a fazer sua clínica se destacar através do marketing odontológico. Aqui em nosso blog já abordamos outras estratégias de marketing para dentistas que trazem excelentes resultados.



Relação entre Gestão e Marketing


Como vimos até aqui, a gestão estratégica e o marketing, são extremamente importantes para que você tenha bons resultados, sendo os principais pilares de sustentação do crescimento de uma clínica odontológica.


Ambas as tarefas visam manter a sustentabilidade da sua clínica, gerindo recursos, analisando dados e definindo as melhores estratégias para manter a qualidade dos serviços, atrair novos clientes e principalmente aumentar os ganhos do seu negócio.



Conte com a Clinicorp para potencializar a gestão estratégica e o marketing da sua clínica odontológica


Como vimos até aqui, gestão estratégica e marketing são essenciais se você deseja fazer com que sua clínica odontológica alcance bons resultados, seja no número de clientes satisfeitos, na lucratividade ou no crescimento.


E para potencializar seus resultados através de uma boa gestão estratégica e turbinar as suas estratégias de marketing, o ideal é contar com o melhor software odontológico de gestão do mercado, o Clinicorp.


Com ele, você otimiza e automatiza todos os processos gerenciais da sua clínica odontológica, além de ter acesso a ferramentas exclusivas de apoio a suas campanhas de marketing. Com o sistema Clinicorp você pode:


  • Ter funcionalidades específicas para cada setor da sua clínica;

  • Armazenar e organizar de forma online os documentos;

  • Documentar de forma digital os prontuários e diagnósticos;

  • Ver o fluxo de caixa detalhado

  • Fazer o controle de pagamentos e inadimplência;

  • Gerar relatórios completos para análise do financeiro;

  • Acessar dashboard para criação e acompanhamento de metas;

  • CRM - Criar e gerenciar campanhas de marketing;

  • E muito mais.


Todas essas ferramentas trazem a garantia de que você e sua equipe consigam dedicar a atenção necessária para todas as tarefas importantes no crescimento da sua clínica.


Pois, com um software odontológico de gestão fica muito mais fácil conciliar a execução de todas elas.


Conheça agora mesmo o software odontológico de gestão da Clinicorp, uma solução completa para trazer alta performance a sua clínica odontológica.



Você vai gostar de ler também:


Marketing para Dentistas: 7 dicas para crescer na Internet

10 dicas infalíveis para evitar a inadimplência na sua clínica odontológica

Odontologia Digital: como se adaptar a essa nova realidade?

148 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2