top of page

Dicas para gerenciar com sucesso uma equipe odontológica

Entenda como gerenciar sua equipe de odontologia com sucesso. Neste blog, você encontrará dicas valiosas sobre liderança, comunicação e motivação para garantir que sua equipe trabalhe de forma eficiente e harmoniosa.

 Odontologia. Duas peças de um quebra-cabeça em encaixe que simboliza o sucesso da gestão de uma dentista com sua equipe.
Lidere com sucesso a equipe da sua clínica odontológica

Texto de Amy Carbone

Traduzido e adaptado do site: Treloar & Reisel


Neste blog você verá:

Boa leitura!


Leia também: Conheça os principais eventos para dentistas em 2023


Gerenciar uma equipe odontológica não é tarefa fácil. Aprenda algumas maneiras que podem ajudar você a vencer esse desafio.

Crie um ambiente de trabalho agradável em sua clínica odontológica


O ambiente de uma clínica de odontologia muitas vezes pode ser estressante. A rotina normal de um consultório odontológico pode ser agravada por pacientes ansiosos ou estressados, dentistas atrasados, pacientes ausentes ou problemas burocráticos.

Isso pode desgastar rapidamente sua equipe, tornando-os mais insatisfeitos e menos eficientes no trabalho. Esforce-se para criar um ambiente positivo para sua equipe todos os dias. Tome a iniciativa de ser agradável e controle suas frustrações para que suas atitudes não afetem seus funcionários.

Crie procedimentos para lidar com conflitos entre funcionários e faça reuniões de equipe e, frequentemente, faça reuniões de equipe para que todos se expressem e resolvam qualquer desentendimento uns com os outros.

Lidere pelo exemplo


Bons líderes lideram suas equipes pelo exemplo. É importante que seus funcionários vejam através das suas ações o comportamento e ética de trabalho que você espera deles. Sua equipe de odontologia pode ficar frustrada rapidamente quando você não está disposto a cumprir as exigências que eles seguem.

Respeite sempre as políticas e princípios que norteiam a sua própria clínica. Por exemplo, não desenvolva o hábito de se atrasar quando sua equipe de odontologia é orientada a não chegar atrasada.

Quando for necessário estender o horário de trabalho fique com eles e aproveite a oportunidade para mostrar, em vez de dizer, à sua equipe que ser paciente nessas situações é a coisa certa a fazer.

Incentive sua equipe a cumprir metas


Se você já fez uma estimativa de quantos pacientes você e seus funcionários precisam atender a cada dia para atingir as metas da sua clínica de odontologia, você pode criar metas diárias individuais para membro da sua equipe.


Quando existe um propósito que vai além do trabalho, sua equipe de odontologia ficará mais satisfeita e engajada, no entanto, você deve ter cuidado para manter as metas realistas. Se os funcionários forem penalizados por não atingirem as metas, eles podem ficar frustrados ou ressentidos.


Em vez disso, incentive sua equipe de odontologia a atingir suas metas oferecendo recompensas quando os objetivos forem atingidos. Lembrando que o que pode funcionar em uma clínica talvez não tenha o mesmo resultado em outra.

Você também pode incentivar sua equipe de odontologia sempre que possível e fazer elogios sinceros publicamente por um trabalho bem feito.

Mostre consideração por seus funcionários


Quando um membro da sua equipe de odontologia realiza um bom trabalho ele merece reconhecimento, mesmo que você espere que ele tenha a obrigação de fazer isso. É importante que seus funcionários se sintam reconhecidos e que seu trabalho duro seja valorizado.

Pense na possibilidade de eleger um funcionário do mês e premiá-lo com algum benefício especial. Dê presentes em épocas especiais como Natal, comemore aniversários com eles e ofereça um almoço especial uma vez por mês.

Mesmo que não seja algo grandioso, mostrar consideração por sua equipe odontológica pode fazer uma grande diferença no ambiente da clínica.

Forneça novas oportunidades de crescimento


Sua equipe de odontologia quer sentir que têm a oportunidade de crescer com sua clínica odontológica. A estagnação no local de trabalho pode levar à insatisfação, redução da eficácia no trabalho e funcionários sem comprometimento com os objetivos e metas, o que pode afetar diretamente os resultados de sua clínica.

Crie oportunidades para sua equipe de odontologia aprimorar suas habilidades, obter qualificação profissional, receber mais responsabilidade e aumentar sua remuneração.

Defina diretrizes claras sobre como seus funcionários podem avançar em suas carreiras em sua clínica e recompense os funcionários que se esforçam para se desenvolverem profissionalmente.

Seja flexível e compreensivo quando surgirem problemas


Todos os membros de uma equipe que trabalha em uma clínica de odontologia estão sujeitos a cometerem erros, inclusive você. Falhas serão cometidas e surgirão questões que precisarão ser tratadas.

Embora frustrantes, os problemas com sua equipe de odontologia precisam ser tratados profissionalmente. Ficar excessivamente chateado ou atacar seus funcionários quando erros acontecem não resulta em nada positivo e cria um ambiente de trabalho hostil.

Em vez disso, seja paciente com seus funcionários e perceba que erros são inevitáveis. Dificilmente alguém da sua equipe teria a intenção de errar de propósito. Seja compreensivo e compassivo ao lidar com questões pessoais e seja flexível quando puder.

Se você não puder ceder em certo momento, ajude seus funcionários a entender o porquê e faça um esforço para ajudá-los a encontrar uma alternativa adequada.

Problemas com a gestão de pessoas? Seus pacientes já podem ter notado


Se você está com dificuldades em fazer a gestão de pessoas na sua clínica de odontologia, é provável que seus pacientes já tenham notado. Problemas com seus funcionários podem afetar a rotina na sua clínica, o ambiente de trabalho e a qualidade do atendimento que seus pacientes recebem.

Mesmo um sorriso e uma conversa amigável com sua equipe não significa que está tudo bem. Problemas não resolvidos podem impedir uma boa experiência para eles e em consequência para os pacientes.

É importante fazer mudanças positivas para melhorar não apenas o ambiente de trabalho de sua equipe odontológica, mas também os atendimentos dos pacientes.

Mostrar aos seus funcionários que a satisfação deles no trabalho e o equilíbrio entre vida pessoal e familiar é importante para você pode fazer uma diferença significativa!

Texto de Amy Carbone

Traduzido e adaptado do site: Treloar & Reisel


Sobre a Clinicorp

Criar um ambiente de trabalho agradável em sua clínica de odontologia pode ter um efeito positivo na sua equipe e nas metas do seu negócio.

Para aumentar a qualidade no atendimento da sua clínica e melhorar ainda mais o ambiente da sua equipe de odontologia existe uma solução que tem conquistado cada vez mais profissionais de odontologia que buscam otimizar a gestão de consultório odontológico.

É o software de gestão da Clinicorp! Esse tipo de sistema é uma solução desenvolvida para otimizar os processos envolvidos na gestão de uma clínica ou consultório odontológico, desde o agendamento de consultas, registros de prontuários e até mesmo o controle das finanças. Clique no link e saiba mais.

Leia o blog: : 5 passos para uma resolução de conflitos de maneira eficiente em sua clínica odontológica


13 visualizações
bottom of page