top of page

Biossegurança na estética avançada: saiba como garantir a segurança dos seus pacientes

Atualizado: 17 de mai. de 2023

Conheça os protocolos de biossegurança na estética e saiba como garantir a segurança durante os procedimentos na sua clínica. Conheça a importância de práticas essenciais, como o uso de EPIs, higiene de superfícies, descarte de resíduos e esterilização de materiais para o seu negócio.


Biossegurança na estética. Mulher profissional esteta na clínica usando touca luvas e máscara para procedimentos estéticos
Entenda a importância da biossegurança na estética

A entrega de uma experiência perfeita aos pacientes envolve diversos aspectos, desde a facilidade no agendamento até a obtenção de resultados satisfatórios. No entanto, existem detalhes que passam despercebidos, mas que desempenham um papel fundamental na garantia da boa experiência e na preservação da saúde dos pacientes. Um desses aspectos cruciais é a biossegurança na estética.


A biossegurança na estética é essencial para garantir a segurança tanto da sua equipe quanto dos seus pacientes. Um procedimento mal executado, a falta de higienização adequada dos instrumentos ou ferimentos com equipamentos podem resultar em complicações gravíssimas na vida das pessoas.


Para a prevenção de problemas desse tipo, existem diversas medidas de segurança que antes de executar um procedimento você precisa tomar para garantir a integridade de todos, mas para isso é necessário implementar processos, além de fiscalizá-los constantemente.


Pensando nisso, preparamos este blog completíssimo mostrando tudo sobre a biossegurança na estética, explicando como a implementação dessas medidas são uma forma de prevenir problemas e promover a saúde e o bem-estar de todos, além de saber quais equipamentos serão necessários nessa jornada.


Neste blog você verá:


O que é biossegurança na estética avançada


Resumidamente, a biossegurança na estética se trata do cumprimento de normas e regulamentações específicas pelos órgãos responsáveis para garantir um ambiente seguro e protegido para seus pacientes, assim, minimiza a ocorrência de transmissão de doenças, infecções e complicações decorrentes dos procedimentos estéticos.


Os riscos biológicos estão presentes em diversos procedimentos, tais como tratamentos dermatológicos, preenchimentos faciais, aplicação de toxina botulínica, entre outros. Além disso, existem inúmeros microorganismos que são ameaças à saúde dos pacientes se não forem tomadas as devidas precauções.


É importante ressaltar que as medidas de biossegurança na estética avançada não são voltadas apenas para a higienização de equipamentos, elas englobam também a utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a esterilização dos materiais utilizados nos procedimentos, além do armazenamento, transporte e descarte dos resíduos gerados nos locais adequados.


Qual a importância da biossegurança para a estética avançada


Em um ambiente onde são realizados procedimentos que envolvem contato direto com o corpo e o uso de instrumentos cortantes ou perfuradores, a biossegurança na estética atua como uma barreira protetora contra possíveis agentes biológicos contaminantes, que são os vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos.


Outro cenário que mostra a importância de seguir protocolos de biossegurança na estética é que uma clínica que não os possui bem definidos, pode contaminar outras pessoas além da clínica, como, por exemplo, os garis que fazem a coleta do lixo biológico, impactando negativamente na saúde pública.


Por fim, como dito anteriormente, a biossegurança na estética é um detalhe que não pode ser subestimado, pois além dela ser diretamente ligada à sua saúde e dos pacientes, ela também se relaciona com a reputação da clínica e a confiança dos pacientes.


Normas e legislação


As normas e legislações de biossegurança na estética foram criadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, entre as principais normas estão o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a implementação de procedimentos de higiene e desinfecção eficazes, por exemplo.


Entre as principais normas regulamentadoras da Anvisa, podemos citar a resolução RDC - Nº 50 de 21/02/2002, que visa garantir a segurança dos pacientes, profissionais de saúde e o ambiente de atendimento por meio de um regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais à saúde.


Outra norma de biossegurança na estética que é fundamental em uma clínica é a resolução - RDC Nº 306, aprovada em 07/12/2004 que trata sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, assim, garantindo a redução dos riscos de contaminação, transmissão de doenças e impactos prejudiciais ao meio ambiente.


Voltado para o nosso segmento, o Manual de Biossegurança em Estética, da Sociedade Brasileira de Estética, foi produzido com o objetivo de informar os profissionais da estética e saúde quanto aos requisitos gerais para a realização de atendimentos com segurança e prevenção de infecções.


Práticas para garantir a biossegurança na estética avançada


A biossegurança em estética é um aspecto fundamental que não pode ser negligenciado na sua clínica. Você precisa estar em conformidade com as regulamentações e normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis. Para proporcionar segurança e bem-estar aos seus pacientes, confira abaixo uma lista de práticas indispensáveis para garantir a biossegurança em estética na sua clínica.


Equipamentos de proteção individual (EPIs)


É inviável trabalhar em uma clínica e não fazer o uso adequado de EPIs, eles são essenciais pois protegem tanto o profissional quanto o paciente de diversos riscos, como exposição a agentes biológicos, produtos químicos, ferimentos por objetos cortantes ou perfurantes, entre outros perigos.


Entre os EPIs fundamentais estão:


  • Luvas: Pois evitam a contaminação cruzada e protegem as mãos contra agentes biológicos e químicos.

  • Máscaras: Protegem contra aerossóis e gotículas, prevenindo a inalação de microorganismos e a disseminação de doenças infecciosas.

  • Toucas: Pois cobrem os cabelos e, assim, evitam a contaminação dos procedimentos por fios de cabelo soltos.

  • Óculos de proteção: Responsáveis por proteger os olhos, evitando o contato com produtos químicos e agentes biológicos.

  • Jalecos: Eles protegem o corpo e as roupas contra respingos e contaminação durante os procedimentos.

  • Calçados fechados: Voltados para a proteção dos pés contra quedas de objetos cortantes e possíveis lesões durante os procedimentos estéticos.

É importante ressaltar que antes de escolher os EPIs, você deve considerar a qualidade, o tamanho adequado e a correta utilização, respeitando todas as recomendações do fabricante. Além disso, a troca e manutenção deve ser feita regularmente, especialmente quando se trata de equipamentos descartáveis.


Higiene e desinfecção


A higiene e desinfecção de equipamentos e superfícies de sua clínica também são práticas essenciais para garantir a biossegurança na estética. Ao fazer a limpeza dos equipamentos e superfícies utilizados em um tratamento utilizando desinfetantes voltados especificamente para a área da saúde, você reduzirá o risco de infecções na sua clínica.


Além disso, um ambiente limpo, arejado e organizado contribui diretamente para a segurança e a confiabilidade dos procedimentos estéticos.


Descarte de resíduos


Descartar os resíduos adequadamente é uma prática crucial para a biossegurança na estética. Um tratamento gera diversos equipamentos contaminados, sejam materiais cortantes, substâncias químicas e materiais descartáveis, como gases.


Seguindo as normas da RDC nº 306, você precisa descartar corretamente cada um dos resíduos, além de utilizar recipientes adequados para os descartes. Fazendo isso, a sua clínica contribui diretamente para a proteção da saúde pública e a preservação do meio ambiente.


Triagem dos pacientes


Nesta etapa, é feita uma avaliação prévia dos pacientes, isso permite encontrar condições de saúde pré-existentes, alergias, histórico médico e outros fatores que podem influenciar na execução e resultados de um procedimento.


Um software para clínica de estética torna essa missão muito mais fácil, por meio de um prontuário eletrônico, afinal, todas as informações estarão salvas em um único local.


Esterilização de materiais


Esterilizar materiais é crucial para garantir a biossegurança na estética. Todos os instrumentos e equipamentos que entram em contato direto com os pacientes durante um procedimento, como agulhas, bisturis, pinças e outros materiais reutilizáveis devem ser esterilizados.


Um autoclave se torna um equipamento essencial para você realizar uma esterilização eficaz. Fazendo isso, você eliminará agentes biológicos e reduzirá o risco de infecções.


Registro e documentação


Registrar detalhadamente todos os procedimentos, equipamentos utilizados, protocolos de higiene, treinamentos de equipe e outras informações relevantes são extremamente necessários para possíveis auditorias e prestação de contas.


Fazer essa documentação adequada permite o acompanhamento do histórico dos pacientes, garantindo a segurança e a qualidade dos serviços prestados por sua clínica de estética.


Conclusão


Ao longo deste blog você notou como a biossegurança na estética é essencial para garantir a saúde dos profissionais e pacientes, aspecto essencial no atendimento e que exige uma atenção constante da sua parte.


Em um cenário em que a produtividade muitas vezes é priorizada em empresas ou negócios, é fundamental não negligenciar os procedimentos de biossegurança na sua clínica de estética, pois isso pode resultar em riscos para todos os envolvidos. Por isso, é imprescindível que você e seus profissionais estejam sempre preparados e estejam em conformidade com as normas.


Investir em biossegurança na estética avançada é garantir que sua clínica seja um ambiente seguro e confiável para seus pacientes, que preserva a saúde de todos, além de oferecer uma experiência de qualidade com resultados satisfatórios.


A Clinicorp possui o mais completo software para clínica de estética do mercado, com ferramentas que te possibilitam oferecer, além de qualidade e praticidade, total segurança para os seus pacientes e para a sua clínica. Quer saber mais? Clique no link e visite nossa página oficial.


3.999 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page