top of page

8 dicas para sua clínica odontológica fazer sucesso no Instagram

Atualizado: 6 de jul. de 2023

Não pule o Instagram quando estiver pensando em sua estratégia de marketing digital. A rede social de mais de 1 bilhão de usuários se concentra em recursos visuais, tornando-a uma opção potencialmente perfeita para clínicas odontológicas que buscam envolver seu público e aumentar sua base de pacientes.

instagram para dentista, imagem de vários ícones do instagram
8 dicas para sua clínica odontológica fazer sucesso no Instagram.

Claro, nada acontece automaticamente. Você pode já ter uma presença na plataforma, mas percebeu que, quando se trata de marketing para dentistas, o Instagram pode ser um osso duro de roer. Muitas organizações tentaram e não conseguiram atrair e envolver seu público para torná-los clientes.


Felizmente, existe uma “fórmula de sucesso”. Você apenas precisa achá-la. Ou, melhor ainda, seguir estas 8 dicas. Elas vão lhe dar a receita que você precisa para divulgar sua clínica odontológica e aumentar seu público no Instagram.


Neste blog você verá:

Boa leitura!


1. Ative sua conta comercial


A primeira etapa também é a mais simples. Se você já tem uma conta no Instagram, certifique-se de que é uma conta comercial. Isso permite que você adicione algumas informações básicas que uma conta padrão não oferece, como:

  • O endereço físico de sua clínica odontológica;

  • Número de telefone da sua recepção;

  • Seu horário de atendimento.

Após configurá-lo, você também pode ver algumas análises (mais sobre isso na dica 8) e exibir anúncios, se assim desejar.


A melhor parte: é grátis. Basta ir ao seu perfil, navegar até o ícone de roda “Configurações” à direita do botão “Editar perfil” e localizar a opção "Mudar para perfil da empresa".


Os prompts a seguir irão conectar sua conta do Instagram à sua página do Facebook e permitir que você selecione uma categoria. Embora a categoria dentista não esteja disponível, algumas categorias possíveis para escolher incluem:

  • Saúde & Beleza;

  • Centro médico;

  • Doutor.

2. Otimize seu perfil


Em seguida, é hora de trabalhar em segundo plano no próprio perfil. Isso é o que seu público vê quando procura mais sobre você após verem uma de suas postagens, então você quer ter certeza de fazer tudo certo.


Os perfis do Instagram são aparentemente simples, então é fácil ignorar alguns dos principais recursos. Cada um dos itens a seguir desempenhará um papel fundamental em ajudá-lo a divulgar sua clínica odontológica:

  • O nome: Certifique-se de que é o nome da sua clínica para ser facilmente reconhecido;

  • A imagem: Dependendo do que seu público reconheceria com mais facilidade, escolha o logotipo do seu consultório ou sua própria foto;

  • A descrição: É um resumo do que trata a sua clínica odontológica. Certifique-se de adicionar palavras-chave relevantes, como sua localização ou os tipos de tratamentos que você oferece. Use-o para destacar o que o diferencia. Quando relevante, use emojis para incluir alguns toques visuais na descrição;

  • O link do site: Certifique-se de criar um link para a página do seu site, se possuir, que seria mais relevante para o seu público;

  • O botão de ação: Nem todos eles são relevantes para dentistas, mas alguns (como 'reserva') podem ajudá-lo a atrair mais visitantes para seu site e pacientes em sua clínica por meio de uma frase de chamariz altamente visível.

3. Crie seu feed


É hora de começar a olhar para fora. Com seu perfil estabelecido, crie seu próprio feed para garantir que você tenha muito conteúdo bom e relevante para ver, compartilhar e interagir.


Isso pode significar seguir alguma conta de odontologia no Instagram que pode servir como fonte de conteúdo e inspiração.


Além de seguir contas individuais, você também pode seguir hashtags relacionadas à área odontológica e à indústria. Isso permite que você mostre conteúdo mais relevante em seu feed de notícias, ajudando você a encontrar mais facilmente as postagens para interagir.


Basta inserir a hashtag e clicar no botão 'seguir' na parte superior.


4. Crie uma estratégia de conteúdo


Embora parte do seu conteúdo possa incluir o compartilhamento de postagens de outras pessoas (o que pode ser um pouco complicado), a maior parte precisará ser original e vinda diretamente de você. É hora de criar uma estratégia de conteúdo.


Para ter sucesso no Instagram, você precisará de um fluxo regular de conteúdo que chegue a cerca de 1,5 imagens ou vídeos por dia. Sua estratégia de conteúdo ajuda a garantir que você cumpra essa cota, criando uma combinação saudável de uma variedade de tipos de postagem:

  • Postagens educacionais: sobre odontologia que mostram sua experiência em trabalho odontológico;

  • Publicações pessoais: que transmitem sua personalidade juntamente com sua experiência;

  • Postagens de bastidores: que apresentam seu consultório e equipe a pacientes novos e antigos;

  • Postagens de estudos de caso: que (com a permissão do paciente) permitem que você mostre a qualidade do seu trabalho.

Organize essas postagens em um calendário de conteúdo que permita manter o equilíbrio e a cadência corretos.



5. Encontre as hashtags certas para cada postagem


Se você está familiarizado com o Instagram, sabe sobre o poder (e a situação) das hashtags. Talvez mais do que em qualquer outra rede social, elas desempenham um papel vital na categorização do seu conteúdo. Mas elas podem facilmente assumir legendas e comentários.


Algumas pesquisas descobriram que cerca de 11 hashtags parecem fazer sentido por postagem, mas recomendamos começar um pouco mais baixo - cerca de 3 a 10 por postagem para começar. Todas elas, é claro, devem ser relevantes tanto para a sua clínica odontológica quanto para o conteúdo que você está publicando.


Além de hashtags óbvias como "dentista", pode ser difícil descobrir exatamente quais hashtags fazem sentido para postagens individuais.


O site Hashtagify é uma ótima ferramenta para ajudar, permitindo que você insira uma palavra-chave que deseja segmentar e sugerindo hashtags populares relacionadas a essa palavra-chave. Você pode então escolher suas hashtags com base em popularidade e relevância.


6. Aproveite os Stories do Instagram


Instagram é mais que apenas postar fotos individuais. Na verdade, seu recurso Stories pode ser a ferramenta mais poderosa à sua disposição. Você só precisa saber como usá-lo.


Simplificando, os Stories são conteúdos 'no momento' que tendem a ser várias imagens ou vídeos verticais projetados para ocupar toda a tela do celular. Tem tudo a ver com aquela sensação autêntica e não editada, e recebe cerca de 500 milhões de usuários ativos diariamente em toda a plataforma.


Para começar, basta clicar na foto do seu perfil. Faça upload de uma foto ou vídeo, ou tire uma no momento. Depois de selecionar um (ou mais), você pode adicionar música, texto ou emojis. Clique em publicar e o Storie ficará no ar por 24 horas antes de desaparecer. No entanto, você pode fazer o download como um arquivo de vídeo depois, se sentir que é preciso.


Um ótimo recurso dentro desta ferramenta: adesivos interativos. Eles permitem que seu público interaja diretamente com você, usando desde um recurso de perguntas (que você pode responder mais tarde) a uma votação ou localização.


7. Gere engajamento no Instagram


Já sugerimos isso com o recurso de adesivos interativos em Stories: o sucesso do Instagram depende em grande parte de como você pode interagir com seu público e vice-versa.


Como acontece com quase qualquer outra rede social, postar conteúdo é apenas metade do jogo. O engajamento garante que você seja pego no algoritmo do Instagram, e seu conteúdo aparecerá no feed de seus seguidores.


Felizmente, você pode construir esse envolvimento com bastante facilidade:

  • Responda às mensagens diretas rapidamente, especialmente se eles fizerem perguntas;

  • Ao usar elementos interativos em suas histórias, torne-se parte dessa interação;

  • Responda a todos os comentários em seu feed do Instagram. Você pode até querer considerar comentar primeiro em suas próprias postagens com algum contexto adicional, o que também pode encorajar outros a fazerem o mesmo;

  • Faça perguntas quando puder. Um estímulo óbvio para o envolvimento tende a fazer com que o público comente, especialmente se for sobre sua experiência ou opinião;

  • Ocasionalmente, opte pelo "gosto barato". A foto de uma bela flor fora de sua clínica ou de seu novo cachorro pode fazer maravilhas. Não sobrecarregue seu feed com isso, mas use-o ocasionalmente para preencher lacunas de conteúdo

8. Medir, avaliar e ajustar


Uma conta empresarial permite que você visualize análises valiosas sobre o desempenho de suas postagens e da conta como um todo. Para visualizá-lo, navegue até seu perfil e toque no botão “Insights”.


Você terá três guias, que fornecem informações valiosas sobre seu sucesso no Instagram:

  • Atividade: Na qual você pode acompanhar suas interações semanais, alcance e impressões totais.

  • Conteúdo: Onde você pode ver o desempenho de suas postagens e Stories individuais.

  • Público: Onde você pode aprender mais sobre seus seguidores, incluindo seu crescimento ao longo do tempo.

Esses insights são inerentemente acionáveis. Verifique-os regularmente e verifique se as postagens têm um desempenho particularmente bom. Em seguida, tente identificar tendências sobre porque seu público tende a reagir de forma mais positiva a um do que a outro tipo de postagem ou Stories.


Com base nesses insights (sem mencionar as informações que você obtém sobre seu público), você pode melhorar estrategicamente seu marketing odontológico no Instagram ao longo do tempo.


Isso, por sua vez, resulta em um fluxo constante de novos seguidores, mais engajamento e, por fim, melhor conscientização entre os pacientes em potencial que precisam de serviços odontológicos.


Conclusão


E esse é o poder do Instagram. Embora possa ser contraintuitivo para alguns, sua beleza está, na verdade, em sua simplicidade.


Sim, o sucesso requer alguma experimentação e sim, você precisará passar algum tempo na rede. Mas se você seguir as etapas acima, poderá alavancar de forma confiável a plataforma para divulgar sua clínica odontológica e aumentar seu público e conscientização.


Texto traduzido do site: www.diamond-group.co


2.900 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page