8 dicas para sua clínica odontológica fazer sucesso no Instagram

Atualizado: 17 de fev.

Não pule o Instagram quando estiver pensando em sua estratégia de marketing digital. A rede social de mais de 1 bilhão de usuários se concentra em recursos visuais, tornando-a uma opção potencialmente perfeita para clínicas odontológicas que buscam envolver seu público e aumentar sua base de pacientes.


instagram para dentista, imagem de vários ícones do instagram
8 dicas para sua clínica odontológica fazer sucesso no Instagram.

Claro, nada acontece automaticamente. Você pode já ter uma presença na plataforma, mas percebeu que, quando se trata de marketing para dentistas, o Instagram pode ser um osso duro de roer. Muitas organizações tentaram e não conseguiram atrair e envolver seu público para torná-los clientes.


Felizmente, existe uma “fórmula de sucesso”. Você apenas precisa achá-la. Ou, melhor ainda, seguir estas 8 dicas. Elas vão lhe dar a receita que você precisa para divulgar sua clínica odontológica e aumentar seu público no Instagram.



1. Ative sua conta comercial


A primeira etapa também é a mais simples. Se você já tem uma conta no Instagram, certifique-se de que é uma conta comercial. Isso permite que você adicione algumas informações básicas que uma conta padrão não oferece, como:


  • O endereço físico de sua clínica odontológica;

  • Número de telefone da sua recepção;

  • Seu horário de atendimento.


Após configurá-lo, você também pode ver algumas análises (mais sobre isso na dica 8) e exibir anúncios, se assim desejar.


A melhor parte: é grátis. Basta ir ao seu perfil, navegar até o ícone de roda “Configurações” à direita do botão “Editar perfil” e localizar a opção "Mudar para perfil da empresa".


Os prompts a seguir irão conectar sua conta do Instagram à sua página do Facebook e permitir que você selecione uma categoria. Embora a categoria dentista não esteja disponível, algumas categorias possíveis para escolher incluem:


  • Saúde & Beleza;

  • Centro médico;

  • Doutor.

2. Otimize seu perfil


Em seguida, é hora de trabalhar em segundo plano no próprio perfil. Isso é o que seu público vê quando procura mais sobre você após verem uma de suas postagens, então você quer ter certeza de fazer tudo certo.


Os perfis do Instagram são aparentemente simples, então é fácil ignorar alguns dos principais recursos. Cada um dos itens a seguir desempenhará um papel fundamental em ajudá-lo a divulgar sua clínica odontológica:


  • O nome: Certifique-se de que é o nome da sua clínica para ser facilmente reconhecido;

  • A imagem: Dependendo do que seu público reconheceria com mais facilidade, escolha o logotipo do seu consultório ou sua própria foto;

  • A descrição: É um resumo do que trata a sua clínica odontológica. Certifique-se de adicionar palavras-chave relevantes, como sua localização ou os tipos de tratamentos que você oferece. Use-o para destacar o que o diferencia. Quando relevante, use emojis para incluir alguns toques visuais na descrição;

  • O link do site: Certifique-se de criar um link para a página do seu site, se possuir, que seria mais relevante para o seu público;

  • O botão de ação: Nem todos eles são relevantes para dentistas, mas alguns (como 'reserva') podem ajudá-lo a atrair mais visitantes para seu site e pacientes em sua clínica por meio de uma frase de chamariz altamente visível.

3. Crie seu feed