top of page

Instagram para dentistas: estratégias e ideias incríveis para a sua clínica em 2023

Atualizado: 23 de ago. de 2023

Descubra as principais tendências para engajar seus pacientes em 2023 e como você pode aplicar essas estratégias no Instagram da sua clínica.


Instagram para dentistas. Ícones do instagram flutuando, fundo roxo.
Confira dicas e tendências para o Instagram da sua clínica em 2023

Texto de Adrian Lefler.

Traduzido e adaptado do site: mysocialpractice.com


Neste blog você verá:

Instagram para dentistas de forma simples


Não importa se você é novo nas redes sociais, ou se nasceu com um smartphone na mão, não deve ser surpresa que o Instagram é uma ferramenta super valiosa para pequenas empresas crescerem e conquistarem novos clientes. De grandes marcas a lojas de bairro, todo mundo quer uma fatia dessa rede social, incluindo clínicas dentárias.


Por que um dentista deve usar o Instagram?


Investir tempo e recursos nas redes sociais da sua clínica pode parecer um pouco complicado, mas com cerca de 2 bilhões de usuários ativos, o marketing de Instagram para dentistas definitivamente vale o esforço - especialmente quando você tem as ferramentas certas para ajudá-lo a obter resultados.


Como profissionais odontológicos, vocês podem usar o Instagram para mostrar os talentos e personalidades de sua equipe, aumentar a conscientização sobre a saúde bucal, formar uma forte presença em sua comunidade e crescer uma base de seguidores genuína. Quanto mais autêntico for o seu conteúdo, mais as pessoas serão atraídas para sua clínica.



4 ideias para um Instagram para dentistas


O marketing de mídia social é essencial para o crescimento de clínicas odontológicas. Tudo o que você precisa em seu pacote inicial de marketing de Instagram para dentistas é uma estratégia sólida e algumas dicas de especialistas. Pode confiar - é mais fácil do que você pensa!


1. Poste fotos da sua equipe!


Uma das melhores maneiras de engajar no seu Instagram pata dentista é compartilhando fotos da equipe. Se você ainda não compartilhou fotos assim, coloque como meta no topo da sua lista de prioridades nas redes sociais.


Em vez de simplesmente postar aquelas fotos profissionais e formais, compartilhe uma foto no consultório com todos em seus uniformes, talvez uma dinâmica em equipe que você esteja fazendo ou destaque um novo funcionário a cada semana como parte de uma série contínua (mais conteúdos, uhul!).


Lembre-se - um dos principais propósitos de uma página de Instagram para dentistas é dar aos pacientes em potencial uma ideia da experiência incrível que podem ter com você e sua equipe. Mostre um pouco de personalidade nessas fotos! Divirta-se um pouco!


Os pacientes em potencial são muito mais propensos a agendar uma consulta quando sentem que conhecem um pouco mais sobre sua clínica. Além disso, ao compartilhar fotos da equipe, você pode fortalecer os relacionamentos com pacientes existentes - vamos pra cima, time!


2. Compartilhe interações com pacientes


Desde a Resolução 196/19, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) autoriza a divulgação de imagens de "antes e depois" dos pacientes, contanto que haja uma autorização dele ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. Porém, segue vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros.


Dessa forma, tendo essa autorização, não hesite em compartilhar interações com seu paciente.


Ao incluir pacientes em suas postagens, você pode criar um ambiente descontraído e personalizado para a clínica online, que atrai novos pacientes e mantém os pacientes existentes sempre retornando.


Além disso, separar um tempo para tirar uma foto com um adereço divertido ou mostrar um sorriso branco como a neve ajuda a construir relacionamentos com pacientes.


Mostrando ao paciente que você se importa com eles como indivíduo, você deixa uma impressão duradoura, tornando-os mais propensos a retornar.


3. Compartilhe vídeos de revelação do paciente e fotos de antes e depois


Como vimos no ponto anterior você precisa de uma autorização do seu paciente para fotos de “antes e depois” nos tratamentos. Busque essa autorização para realizar esse tipo de postagem, pois normalmente esse tipo de post tem ótimo desempenho em contas de Instagram para dentistas.


Seja uma transformação ortodôntica, uma limpeza profunda ou implantes, as pessoas adoram ver uma boa transformação dentária. (Novamente, certifique-se de ter a permissão do paciente antes de compartilhar qualquer foto dele de acordo com a autorização do CRO).


4. Desbloqueie o poder do vídeo


O algoritmo do Instagram adora conteúdos odontológicos em vídeo, especialmente na forma de Reels. Mas não se preocupe - nem todos os Reels são dancinhas e dublagens do TikTok.


Você pode aproveitar ao máximo esse recurso do Instagram para ampliar seu alcance e se conectar com novos seguidores com uma variedade de vídeos rápidos de 30 segundos.


Ótimas ideias para conteúdo de vídeo odontológico fácil incluem:


  • Um passeio ou tour em time-lapse da clínica

  • Uma dica odontológica de "cabeça falante" do seu dentista local amigável

  • Coloque a vergonha de lado e entre na onda de alguma trend que esteja na moda


Você pode encontrar áudios e sons populares apenas fazendo uma rápida rolagem pela página “Explorar” do Instagram ou navegando pelos Reels de outros. Peça para a pessoa dedicada às redes sociais da sua clínica passar algum tempo salvando ideias para seus Reels


Dicas para aproveitar ao máximo o Instagram para dentistas


Depois de ter algumas postagens em seu Instagram para dentista, você pode se concentrar em outras maneiras de maximizar sua presença no aplicativo. Idealmente, você poderia ter alguém no escritório que pudesse monitorar sua conta do Instagram todos os dias. Caso contrário, você deve verificar pelo menos uma ou duas vezes por semana e seguir as dicas que estamos te passando.


Engaje-se com sua comunidade


Simplesmente postar fotos no Instagram não é suficiente se você deseja construir uma audiência. A maneira como você interage com as pessoas é uma parte crucial no marketing de Instagram para dentistas, e se manter ativo no aplicativo aumentará sua credibilidade. Sempre responda de forma amigável e profissional e certifique-se de seguir as diretrizes do CRO.


  • Responda a comentários e mensagens diretas de forma rápida

  • Siga os pacientes de volta

  • Compartilhe postagens em que você foi mencionado


Aproveite as postagens promovidas e anúncios do Story


Alocar parte de seu orçamento de mídia social para promover postagens do Instagram e anúncios do Story pode te levar longe. Como o Instagram usa um algoritmo que mostra conteúdo aos usuários com base em sua relevância, algumas pessoas podem nunca ver suas postagens sem promoção - mesmo que estejam seguindo você!


As melhores páginas de Instagram para dentistas investem dinheiro para impulsionar suas postagens e usam anúncios em Stories. Mesmo que o investimento seja pouco, vai permitir que você aumente o alcance de uma postagem e a faça ser vista por mais pessoas. Aqui estão algumas dicas rápidas para promover seus posts:


  • Comece pequeno: promova sua melhor postagem na semana por um investimento pequeno e veja quanto ela aumenta o alcance e o engajamento da sua página. Você pode decidir aumentar seu orçamento a partir daí.

  • Inclua um link de call-to-action nas postagens promovidas: as postagens normais do Instagram não permitem um link na legenda, mas as promovidas permitem. Faça uma linkagem para a página inicial do seu site, sua página do Facebook ou simplesmente para uma oferta especial. Para obter melhores resultados, use o mesmo link que você colocou na bio do Instagram.

  • Promova postagens que convidem à interação: Incentive sua audiência a curtir, comentar, compartilhar ou salvar seu conteúdo.

  • Rode anúncios nos Stories que chamam a atenção e que vinculem de volta à sua página ou site.


Use hashtags


Mesmo que sejam antigas, as hashtags ainda são relevantes no Instagram hoje! Hashtags que incluem sua localização, como DentistaSaoPaulo ou especialidade, como ClareamentoDental podem ajudar pacientes em potencial a encontrar sua clínica.


Poste no Stories


Mesmo que os Stories do Instagram desapareçam depois de 24 horas, postar seus Stories de forma regular é uma excelente maneira de engajar seus seguidores. Ao contrário das postagens, os Stories podem ser menos estruturados e mais informais, permitindo que você se solte um pouco e mostre sua personalidade. Esta é uma ótima oportunidade para dar aos seguidores um tour da clínica, falar sobre novas técnicas e fornecer informações de forma divertida sobre saúde bucal.


Faça Lives


Por último, mas não menos importante, outra ótima ferramenta são as Lives. Escolha um horário em que mais pessoas da sua audiência estarão disponíveis, como a hora do almoço, à noite ou nos finais de semana, e faça uma Live para seus seguidores. Você pode fazer uma Live espontânea ou antecipá-la por vários dias, informando seus seguidores em posts ou Stories.


Conclusão


Vemos como é importante desenvolver uma presença digital consistente e estar sempre inovando para manter sua audiência engajada e aplicar estratégias eficientes no Instagram é um passo essencial para isso. Então não deixe de investir nesse recurso seguindo de perto todas as recomendações e orientações da CRO.


Texto de Adrian Lefler.

Traduzido e adaptado do site: mysocialpractice.com


Para saber mais sobre como aplicar estratégias de marketing de forma eficiente na sua clínica, leia o artigo: Marketing para Dentistas: 7 dicas para crescer na Internet




616 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page