top of page

Como aumentar a Receita Recorrente na sua clínica odontológica reduzindo os riscos de inadimplência?

Atualizado: 11 de set. de 2023

Criar estratégias para impulsionar sua receita recorrente é um passo fundamental para o crescimento sustentável de um negócio. Porém, ao passo que você oferece meios de pagamento mais flexíveis, corre o risco de ver seu paciente ficar inadimplente enquanto você fica no prejuízo. Saber combater a inadimplência é essencial para sua clínica seguir crescendo.

Profissional de odontologia preocupado com a inadimplência dos seus pacientes.
Aprenda como garantir uma receita recorrente reduzindo os riscos de inadimplência

Já se perguntou como garantir uma receita estável e contínua para sua clínica odontológica, enquanto mantém os riscos de inadimplência sob controle?


Atualmente o mercado odontológico está cada vez mais competitivo. Pensando nisso, ter uma fonte constante de renda é essencial para sustentar o crescimento e a excelência nos serviços que você oferece aos seus pacientes.


Além disso, garantir uma receita sustentável e segura possibilita novos tipos de investimentos, o que mantém sua clínica crescendo como negócio.


Tendo isso em mente, inúmeras clínicas odontológicas já transformaram seus resultados financeiros ao adotar abordagens inovadoras e inteligentes. E é pensando nisso, que preparamos esse Blog.


Nele você descobrirá estratégias e insights exclusivos sobre como aumentar sua Receita Recorrente com segurança, protegendo sua clínica contra os desafios financeiros que a inadimplência pode trazer.

Neste artigo você verá:


Boa leitura!


Como aumentar a Receita Recorrente da sua clínica odontológica?

Tão importante quanto fazer o acompanhamento da receita recorrente mensal da sua clínica odontológica, é entender como fazer a manutenção dos clientes pagantes e atrair novos pacientes para aumentar o valor da sua MRR.

Uma boa forma de fazer isto, é trabalhar com o modelo de planos de recorrência, onde você vende tratamentos através de pacotes de sessões e pagamentos recorrentes.

Esse já é, como citamos acima, um modelo muito explorado por serviços de streaming, academia e negócios SaaS, e que tem se tornado cada vez mais comum em vários segmentos do mercado.

Por fim, selecionamos algumas dicas de como você pode trabalhar algumas estratégias para aumentar o MRR da sua clínica odontológica. Confira!

Melhore suas estratégias de captação de clientes

Quanto mais pacientes você tiver, maior será a sua receita recorrente, certo? Por isso, se você deseja aumentar a receita recorrente mensal da sua clínica odontológica, é fundamental aprimorar e trabalhar as estratégias de captação de novos clientes.

E tudo começa no marketing, quando você alinha os resultados oferecidos com os desejos do seus potenciais pacientes. Assim, ao invés de vender apenas os seus serviços, você vende também os benefícios que o paciente terá e a forma como eles serão alcançados, criando uma grande expectativa no cliente, o que o deixa muito mais propenso a se tornar seu paciente.

Assim, quando o cliente tem a percepção de valor dos seus serviços e como o benefício oferecido concorda com aquilo que ele procura, a expectativa gerada pode ser um grande diferencial no momento de fechar a venda.

Transforme seus pacientes em fãs

Philip Kotler, um famoso autor de diversos livros sobre marketing, afirma que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.

E isso ficou realmente claro quando calculamos o MRR e vimos como perder um cliente impacta na sua receita recorrente mensal, lembra?

Isso mostra o quão importante é ter em seu planejamento estratégico o foco na fidelização dos pacientes. É essencial que você entenda os seus pacientes e, porque eles utilizam e adquirem um plano recorrente dos seus serviços.

No caso de uma clínica odontológica, por exemplo, a fidelização deve começar no primeiro atendimento ao paciente na recepção, e deve continuar em toda a jornada dele dentro da sua clínica, elevando a satisfação deles.

Assim, seus pacientes deixam de ser apenas números e se tornam fãs do seu atendimento, dos seus serviços e da sua clínica odontológica. E todos sabemos que um paciente satisfeito indica a sua clínica para outros potenciais pacientes.

Invista na implementação de planos recorrentes

Como vimos até aqui, trabalhar com receita recorrente traz inúmeros benefícios para sua clínica odontológica, sendo uma ótima opção, se você pensa em acelerar o crescimento do seu negócio.

Por isso, invista na implementação de planos recorrentes para tratamentos odontológicos na sua clínica. Para te ajudar a escolher qual é o melhor para a sua clínica odontológica, vamos apresentar alguns dos modelos mais comuns.


Assinatura


Modelo de maior destaque atualmente, o plano recorrente por assinatura, consiste em o cliente cadastrar o cartão uma única vez e a cobrança é feita de forma automática, mensalmente até o momento em que ele decide pelo cancelamento da mesma.

Enquanto a assinatura estiver ativa, ele pode usufruir normalmente dos serviços, e esse é o modelo utilizado atualmente por serviços como Netflix, Spotify e Adobe.

Na odontologia, pode ser aplicado em um modelo de assinatura para consultas de check-up da saúde bucal, por exemplo, onde o paciente realiza o pagamento em um intervalo pré-determinado e vai à consulta.


Contrato


Outro modelo muito utilizado para gerar receita recorrente é o modelo de contratos, onde a empresa prestadora de serviços costuma estabelecer um acordo por prazos pré-determinados. Dessa forma, garantem que terão sempre um dinheiro entrando mensalmente no caixa.

Este modelo se aplica para a oferta de contratos em tratamentos com aparelhos ortodônticos, onde é necessário que haja o pagamento de mensalidades recorrentes, referentes às consultas de manutenção e acompanhamento do tratamento.


Programas de Fidelidade


Uma última alternativa, é criar um programa de fidelidade. Muitos restaurantes possuem promoções em que, a cada quantidade de refeições consumidas, o cliente ganha uma refeição grátis, por exemplo.

Assim, você pode criar um programa voltado a indicação de novos pacientes, onde a cada X números de indicações que se tornam pacientes efetivos e pagantes, o paciente que indicou recebe algum tipo de bonificação.


Conte com o software odontológico Clinicorp para gerenciar seus planos de recorrência

Por fim, é necessário que além de investir em modelos de planos de recorrência para aumentar a sua MRR, você conte com ferramentas que facilitem a implementação deste modelo de vendas dentro da sua clínica odontológica.

A Clinicorp é uma solução completa para a gestão da clínica odontológica. Uma das suas principais funcionalidades é o gerenciador de planos de recorrência.

Através dessa ferramenta, você pode acompanhar seus planos em um único lugar com relatórios detalhados do desempenho da MRR da sua clínica.

Veja no vídeo abaixo como funciona essa funcionalidade essencial.

O Gerenciador de planos de recorrência da Clinicorp não é um parcelamento e, por isso, não compromete o limite total do cartão do paciente.

Isso te possibilita diversificar os meios de pagamentos que você oferece, gerando maior comodidade ao paciente na hora de fechar um orçamento.

Com o software odonotlógico Clinicorp você pode criar e gerenciar planos de recorrência para:

  • Check-up e profilaxia

  • Harmonização orofacial

  • Tratamentos Ortodônticos

  • Tratamentos em Implantodontia

  • Check-up infantis / Odontopediatra

Oferecer esse tipo de plano e flexibildiade no pagamento aumenta exponencialmente o potencial de faturamento da sua clínica, aumentando seus rendimentos.


Muitos, porém, tem receio de trabalhar com pagamentos que não garantem o cumprimento do pagamento, como os boletos, por exemplo.


Mas vamos te apresentar agora uma ferramenta essencial para você prevenir e combater qualquer tipo de inadimplência em pagamentos por assinatura.


Receita recorrente segura com o fluxo à prova de inadimplência da Clinicorp


O Fluxo à prova de inadimplência da Clinicorp oferece ao nosso cliente uma experiência financeira segura e controlada, para que você possa diversificar nos meios de pagamentos e aumentar seus rendimentos.


Esse fluxo engloba um conjunto de ferramentas, elas são:


  • Consulta SPC/Serasa;

  • Assinatura Digital para contratos;

  • Emissão de Boleto;

  • Régua de Cobrança;

  • Negativação.


O principal objetivo do Fluxo à Prova de Inadimplência Clinicorp é reduzir os riscos de prejuízos e melhorar o controle de pagamentos. Dessa forma, você consegue mais argumentos na hora de fechar um orçamento, podendo, por assim dizer, “se arriscar” mais, pois terá ferramentas para combater qualquer tipo de inadimplência.


Um dos maiores medos dos gestores de clínicas odontológicas ou empresários como um todo, é trabalhar com o boleto bancário. Mas com o fluxo à prova de inadimplência Clinicorp essa estratégia fica muito mais acessível.


Veja no vídeo abaixo como nosso CEO Caio Carinhena explica como é fácil trabalhar com boletos contando com ferramentas que te resguardam da inadimplência do seu paciente.

Conclusão


Fica claro que aumentar a Receita Recorrente sem risco de inadimplência é possível e, mais do que isso, vital para o crescimento da sua clínica odontológica.


Com estratégias comprovadas em mãos, você está pronto para traçar um futuro financeiro sólido e próspero. Se você já é cliente Clinicorp, comece a usar o fluxo à prova de inadimplência e comprove a melhora dos seus resultados.


E se você ainda não é cliente Clinicorp, não perca mais tempo, clique no link e fale com um especialista agora mesmo.

93 visualizações
bottom of page