Alinhadores Invisíveis: 8 marcas que todo ortodontista precisa conhecer

Atualizado: 21 de mar.

Os alinhadores invisíveis estão entre os tratamentos ortodônticos que mais ganharam fama entre profissionais e pacientes, nos últimos anos. Objeto de desejo do paciente moderno, são discretos e trazem resultados rápidos.


Os alinhadores ortodônticos transparentes, também chamados alinhadores invisíveis, são um tipo de tratamento ortodôntico que corrige a má oclusão dos dentes. Eles são uma alternativa de tratamento discreta e eficiente, fazendo sucesso entre os pacientes.


As bandejas alinhadoras, como são conhecidos os componentes utilizados no tratamento, são feitas sob medida para cada paciente, dependendo da gravidade do desalinhamento dos dentes.


Os alinhadores invisíveis, podem tratar uma variedade de casos, incluindo:


  • Dentes Apinhados: quando os dentes se sobrepõem uns aos outros;

  • Overbites: quando os dentes frontais superiores se sobrepõem aos dentes frontais inferiores;

  • Underbites: quando os dentes frontais inferiores se sobrepõem aos dentes frontais superiores;

  • Diastema: quando há lacunas pequenas ou grandes entre os dentes;

  • Mordidas Abertas: quando os dentes anteriores superiores e inferiores se inclinam para fora e não se tocam quando a boca está fechada;

  • Dentes Primários Desalinhados (crianças): alinhadores transparentes podem ser usados ​​durante o tratamento ortodôntico de fase I para abrir espaço para os dentes de leite existentes e desenvolver os dentes permanentes.


Em resumo, os alinhadores invisíveis são considerados, pela tecnologia utilizada, uma alternativa mais discreta esteticamente e confortável se comparados aos tradicionais aparelhos ortodônticos fixos.





Quais os benefícios de utilizar Alinhadores Invisíveis na sua clínica odontológica


Para o ortodontista que optar por trabalhar com alinhadores invisíveis é fundamental obter total conhecimento desta tecnologia. Por isso, o primeiro passo para submeter casos junto a uma indústria fornecedora de alinhadores, é realizar o credenciamento.


É através do credenciamento que você recebe todo o treinamento necessário para entender como realizar o diagnóstico, planejamento, prescrição dos setups e execução de tratamentos com alinhadores invisíveis.


Além disso, esse conhecimento lhe dará a possibilidade de repassar as informações com clareza para os seus pacientes, para que eles possam compreender, e optar pelo aparelho de melhor custo x benefício para seu tratamento.


Confira a seguir, alguns dos benefícios do tratamento com alinhadores invisíveis:


Benefícios para o paciente:


  • Esteticamente favorável;

  • Mais conforto durante o tratamento;

  • Causa menos danos aos tecidos moles;

  • É removível diminuindo distúrbios alimentares;

  • Menos moviment