INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

Captação de Pacientes na Odontologia: 10 dicas incríveis da Clinicorp

Atualizado: Jul 1

Entender a dinâmica de captação de pacientes na odontologia é essencial para que você consiga atingir o seu público-alvo, convertê-los em oportunidades de vendas e posteriormente em clientes fiéis da sua clínica odontológica.


captação de pacientes na odontologia: dentista avaliando o sorriso do paciente
Captação de Pacientes na Odontologia: 10 dicas incríveis da Clinicorp.

A captação de pacientes na odontologia, feita de forma eficiente, ajuda o profissional a construir uma carteira de clientes fiéis aos seus serviços. Assim, é possível manter a agenda sempre cheia evitando a ociosidade e aumentando sua autoridade no mercado odontológico.


Além disso, com a concorrência cada vez mais acirrada, boas estratégias de captação de pacientes na odontologia ajudam a demonstrar o diferencial que o profissional tem a oferecer e ganhar destaque frente aos seus concorrentes.


O melhor é que apesar de complexa, essa não é uma tarefa impossível, basta ter foco nos objetivos, contar com as ferramentas adequadas, como um software de gestão odontológica e conhecer as melhores técnicas de captação de pacientes na odontologia.


Confira a seguir neste post:



Como funciona a captação de pacientes?


A captação de pacientes na odontologia é o processo em que são construídas e executadas estratégias para a obtenção de novos pacientes para uma clínica odontológica, seja através do tradicional boca-a-boca e indicação dos pacientes ou de ferramentas de marketing digital, por exemplo.


Ela envolve desde ações práticas, como campanhas de marketing e divulgação dos seus serviços até o acompanhamento das etapas da jornada de compra do cliente, que é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra.


captação de pacientes na odontologia, dentista avaliando os dentes do paciente
Entenda como funciona a captação de pacientes na odontologia.

Em resumo, a captação de pacientes na odontologia começa no momento em que você divulga seus serviços, o público faz a descoberta, reconhece que você soluciona ou previne um problema que ele tem e então toma a decisão de compra.



Importância de um bom marketing na captação de pacientes na odontologia


Como citamos acima, na captação de pacientes na odontologia, o tradicional boca-a-boca ainda se mostra uma estratégia muito eficiente, no entanto, em um mercado com concorrência cada vez mais elevada, um bom marketing tem papel fundamental para o seu sucesso.


Portanto, contar com estratégias de marketing eficientes é um grande diferencial competitivo para sua clínica odontológica estabelecer uma presença sólida no mercado e largar na frente na captação de novos pacientes.


Para isso, você deve definir um bom planejamento de marketing odontológico, focado principalmente no digital, além é claro de reservar alguns recursos financeiros para campanhas de marketing pago.


Nesse aspecto, para que você tenha êxito na captação de pacientes na odontologia, é preciso estabelecer uma cultura organizacional onde o marketing não seja visto como um gasto e sim como um investimento focado no crescimento da sua clínica odontológica.



Como fazer a captação de pacientes na Odontologia? 10 dicas incríveis da Clinicorp


A primeira vista, a captação de pacientes na odontologia pode parecer uma atividade complexa e que exige grandes conhecimentos em marketing. Mas ao contrário disso, o que poucos dentistas sabem é que a partir de pequenas ações já é possível obter ótimos resultados.


Por isso, separamos 10 dicas incríveis sobre captação de pacientes na odontologia que vão ajudar você a turbinar a agenda e o faturamento da sua clínica odontológica. Veja a seguir:


1. Conheça seu público:


O ponto de partida para a captação de pacientes na odontologia é conhecer quem é o seu público. Você deve buscar a resposta para perguntas, como:


  • Quais são seus desejos e necessidades deles?

  • Em quais canais eles estão mais presentes?

  • Que tipo de conteúdos mais consomem?

  • Qual o poder de compra deles?

  • Quais tratamentos eles mais consomem ou tem interesse?


Conhecendo esses detalhes, você poderá criar conteúdos com foco definido, investir em campanhas de marketing com segmentação direcionada, definir os melhores canais de mídia, entre outros aspectos que ajudam positivamente na captação de pacientes na odontologia.


captação de pacientes na odontologia, imagem de vários alvos com um deles em destaque
Captação de pacientes na odontologia: conheça seu público.

Além disso, conhecendo o seu público, você conseguirá definir a melhor estratégia de abordagem no primeiro contato dele com a sua clínica, focando na construção de um relacionamento que leve a conversão dele em um paciente efetivo.


2. Invista em propagandas online e offline:


Os anúncios pagos são uma ótima forma de aumentar a sua presença digital. Com eles, você consegue alcançar o público que possa vir a ter interesse ou já está na internet procurando pelos serviços oferecidos na sua clínica.


Nesse aspecto, uma das melhores opções é investir em anúncios nas redes sociais, considerando que lá é onde você pode conseguir o maior engajamento com seus anúncios. Eles podem ser publicados tanto nos stories como no feed, com conteúdos em foto e vídeo.


O Gerenciador de Anúncios do Facebook, oferece todos os recursos para que você configure e publique os anúncios, além de acompanhar os resultados como Alcance, Número de Cliques, Conversões, entre outros.


captação de pacientes, mulher jovem olhando anúncios do google no celular
Invista em anúncios patrocinados online para captar mais pacientes.

O Google Ads é outra opção na captação de pacientes na odontologia. Nele, você publica anúncios patrocinados para que a sua clínica apareça diretamente na página de resultados do navegador ou ainda em áreas específicas de alguns sites que o seu público-alvo acessa.


Veja também: Marketing para Dentistas: 7 dicas para crescer na Internet


E para impulsionar ainda mais a sua captação de novos pacientes, você pode investir ainda em propagandas offline, como outdoors, distribuição de panfletos em pontos estratégicos ou estabelecimentos parceiros e anúncios em rádio, por exemplo.


As mídias offline, apesar de terem perdido espaço para o mundo online, ainda podem ser muito úteis para que você consiga alcançar aquele público que ainda não está tão presente no meio digital.


3. Se diferencie da concorrência:


Aqui, a ideia é deixar claro para o seu público quais são as vantagens que ele vai encontrar se for até a sua clínica odontológica. O foco é mostrar o que você tem de diferente e de melhor a oferecer em relação a sua concorrência.


Por isso, você deve buscar comunicar os diferenciais da estrutura da clínica, os profissionais qualificados que trabalham com você e até as formas de pagamentos disponíveis. Tudo isso faz grande diferença na hora da captação de pacientes na odontologia.


Muitos profissionais não dão atenção a esses detalhes e esquecem do papel importante que eles desempenham na percepção de valor que o paciente tem em relação aos serviços que você e seu concorrente oferecem.


4. Tenha presença na internet:


A internet conta com uma vasta gama de ferramentas que podem ser usadas ao seu favor e entre as principais, está o Google. O serviço de buscas é o primeiro recurso a ser utilizado quando uma pessoa está procurando por profissionais e tratamentos odontológicos.


Logo, certifique-se de que sua clínica odontológica consta nos resultados de pesquisa e que dados como telefone e endereço estejam atualizados no Google Meu Negócio, plataforma dedicada ao perfil de empresas no navegador.


Se você possuir um site, invista em uma boa estratégia de SEO em todo o conteúdo dele, com uso de palavras-chave, intertítulos, destaques em negrito e imagens de qualidade, por exemplo.


Desta forma, seu site irá conquistar um melhor ranqueamento no sistema de buscas do Google e sua clínica vai aparecer para mais pessoas quando elas pesquisarem por palavras-chave, como tratamentos odontológicos ou clínica odontológica.


captação de pacientes, imagem da barra de pesquisa da internet
Esteja presente na internet.

Outra forma de construir uma presença na internet é criando um perfil nas redes sociais.


Como vimos anteriormente, conhecendo seu público, você poderá identificar em quais canais eles estão presentes e assim definir se deve utilizar o Facebook, Instagram, YouTube ou Tik Tok para alcançá-los


O importante é ter em mente que sua clínica odontológica não precisa estar presente em todas elas, basta saber em quais o seu público está e criar conteúdos adequados para cada rede social e que tenha uma chamada que gere engajamento.


5. Priorize seu relacionamento com os pacientes:


Na captação de pacientes na odontologia, é importante que você mostre para os seus pacientes que você se importa com eles. Por isso, priorize seu relacionamento com eles.


Mantenha um relacionamento próximo com o paciente desde o primeiro contato dele com a sua clínica odontológica e busque proporcionar um atendimento personalizado do início ao fim do atendimento.


Simples ações como mensagens personalizadas, um atendimento acolhedor, um ambiente agradável ou estratégias de fidelização podem contribuir para que você reforce as estratégias de captação de pacientes na odontologia.


Ao fazer isso, você conquista, encanta e fideliza o paciente e sua clínica vai ter mais um diferencial competitivo no mercado. Pois, lembre-se: um paciente satisfeito tem mais chances de procurar sua clínica novamente e recomendar seus serviços para amigos e familiares.


6. Invista em um bom atendimento:


Uma coisa em relação à captação de pacientes na odontologia é certa, os pacientes não querem apenas ser atendidos, eles desejam serem ouvidos e até mesmo, contribuírem para que o atendimento melhore.


Portanto, uma dica é investir no atendimento, para que o paciente se sinta acolhido e vivencie uma experiência de atendimento única e satisfatória.


captação de paciente, dentista sorrindo atendendo o paciente
O paciente deve se sentir acolhido e ter uma experiência de atendimento satisfatória.

Um grande diferencial é sua equipe demonstrar empatia para com os pacientes, acolhendo e prestando todo o suporte, seja para sanar dúvidas ou marcar a consulta. Esses fatores quando combinados aumentam as chances dele se tornar fiel a sua clínica e recomendar seus serviços.


Por esse motivo, é necessário que você invista constantemente em treinamentos e qualificações para toda sua equipe. Dessa forma, você consegue implementar uma cultura de melhoria contínua no processo de atendimento.


7. Faça parcerias:


A parceria com influenciadores digitais, por exemplo, conhecido como marketing de influência é uma abordagem que consiste em praticar ações em parceria com influenciadores com um perfil de público alinhado ao que você busca.


Por isso, veja quais influenciadores digitais da sua região têm um perfil de seguidores que podem render novos clientes para sua clínica e proponha uma parceria, oferecendo descontos aos clientes conquistados através dessas ações.


captação de pacientes na odontologia, homem fazendo foto com o sorriso
Parceria com influenciadores digitais é uma ótima opção na captação de pacientes.

Você pode aproveitar o espaço no perfil do influenciador para mostrar como são feitos alguns tratamentos e quais os resultados obtidos, por exemplo. Em troca, você pode oferecer algum tratamento para ele, descontos entre outros benefícios.


Considerando que grande parte dos consumidores se deixa influenciar pela opinião de terceiros na hora de realizar uma compra, essa estratégia potencializa ainda mais a captação de pacientes na odontologia.


8. Invista em networking:


Quanto mais profissionais e empresas você conhecer melhor será para criar oportunidades a seu favor. No entanto, elas virão muito mais rápido se você cultivar relacionamentos estratégicos, aqueles que podem contribuir na sua captação de pacientes na odontologia.


No primeiro momento, o networking pode parecer uma atitude interesseira, mas não estamos falando de se aproximar com o intuito exclusivo de aproveitar desses contatos. Trata-se de manter relações onde exista a possibilidade de uma contribuição mútua.


Você tem muito a oferecer, então, nada mais justo do que manter contato com aqueles que podem oferecer algo também. Porém, perceba que não é estar apenas ao lado de grandes nomes, você deve se relacionar com profissionais que, assim como você, têm interesse em crescer com parcerias vantajosas.


Assim, você pode indicar pacientes para contatos que trabalham com especialidades diferentes da sua e seus contatos fazem o mesmo em relação a você.


9. Divulgue os resultados de sucesso:


Atualmente, com a facilidade de criar e compartilhar conteúdos através das redes sociais, divulgar os seus resultados de sucesso em tratamentos odontológicos é um grande contribuinte para o seu sucesso na captação de pacientes na odontologia.


Nesse sentido, conteúdos em foto e vídeo demonstrando a evolução de um tratamento ou um comparativo do antes e depois ajudam na percepção de valor que os seus potenciais clientes têm em relação aos seus serviços.


captação de pacientes na odontologia, resultado de antes e depois no clareamento
Divulgue os resultados de sucesso para atrair novos pacientes.

Na hora de divulgar esses materiais, é importante utilizar fotos e vídeos de qualidade. Isso passará uma impressão de maior profissionalismo para o público, deixando mais claro para eles como funcionam os tratamentos que você oferece.


10. Oferte o serviço correto para um público bem definido:


Como vimos lá em nossa primeira dica, conhecer o seu público é o ponto de partida para que você tenha bons resultados na captação de pacientes na odontologia. Logo, conhecendo o perfil de consumo e interesse deles, você saberá quais serviços oferecer.


Aqui, estamos falando em ajustar suas estratégias de acordo com o seu perfil de público e interesses dele. Por exemplo, se o seu perfil de público for mais jovem, com interesse em tratamentos com resultados estéticos, você deve focar na divulgação dos tratamentos que você realiza e estão alinhados às expectativas deles.


Conteúdos falando sobre os benefícios dos tratamentos com alinhadores invisíveis e comparativos demonstrando o antes e depois de procedimentos de harmonização orofacial podem ser muito efetivos na captação de novos pacientes.


Esse é apenas um exemplo e destacamos que é importante que você estude o seu público para definir as melhores estratégias de captação para a sua clínica odontológica.



Dica Bônus: tenha um sistema de gestão para otimizar processos


Agora que você já sabe como fortalecer a captação de pacientes na odontologia, é hora de avaliar e montar um plano estratégico para ser colocado em prática na sua clínica odontológica.


Além disso, é importante que você conte com uma ferramenta que permita gerenciar os dados das pessoas que demonstraram interesse nos seus serviços e tem grande chance de se tornarem seus pacientes.


O software odontológico da Clinicorp conta com uma série de ferramentas que auxiliam na gestão de estratégias de captação de pacientes.


Nossa plataforma de gestão conta com uma exclusiva ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente, onde você pode gerenciar campanhas de marketing e acompanhar toda a jornada de compra do paciente, desde o momento da conversão até a finalização do tratamento.


Assim, é possível otimizar processos, gerar insights valiosos para que você estude o seu público e molde suas estratégias de acordo com o comportamento deles, além de alavancar a conversão de leads em pacientes efetivos da sua clínica odontológica.


Por esses motivos, o sistema de gestão para clínicas odontológicas da Clinicorp, é a ferramenta mais indicada para profissionais que buscam não só melhorar a captação de pacientes na odontologia, mas entregar uma experiência diferenciada e única a seus pacientes.


Veja também: Sistema para consultório odontológico: 15 motivos para investir.



Conclusão sobre captação de pacientes na Odontologia


Como você pode perceber, a captação de pacientes na odontologia, facilita o crescimento da sua carteira de clientes, otimiza processos e aumenta a eficiência da conversão dos leads em pacientes para a sua clínica odontológica.


Além disso, para obter resultados satisfatórios não é preciso que você reinvente a roda, basta seguir algumas ações simples, como conhecer o seu público, quais os melhores canais de mídia, oferecer um bom atendimento e utilizar ferramentas que facilitem os processos envolvidos na captação de pacientes na odontologia.


123 visualizações
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2