Captação de Pacientes na Odontologia: 10 dicas incríveis da Clinicorp

Atualizado: 18 de out. de 2021

Entender a dinâmica de captação de pacientes na odontologia é essencial para que você consiga atingir o seu público-alvo, convertê-los em oportunidades de vendas e posteriormente em clientes fiéis da sua clínica odontológica.


dentista avaliando o sorriso de uma paciente feminina
Captação de Pacientes na Odontologia: 10 dicas incríveis da Clinicorp.

A captação de pacientes na odontologia, feita de forma eficiente, ajuda o dentista a construir uma carteira de clientes fiéis aos seus serviços. Assim, é possível manter a agenda sempre cheia evitando a ociosidade e aumentando sua autoridade no mercado odontológico.


Além disso, com a concorrência cada vez mais acirrada, boas estratégias de captação de pacientes na odontologia ajudam a demonstrar o diferencial que o profissional tem a oferecer e ganhar destaque frente aos seus concorrentes.


O melhor é que apesar de complexa, essa não é uma tarefa impossível, basta ter foco nos objetivos, contar com as ferramentas adequadas, como um software de gestão odontológica e conhecer as melhores técnicas de captação de pacientes na odontologia.


Leia também: Marketing para Dentistas: 7 dicas para crescer na Internet



Como funciona a captação de pacientes na odontologia?


A captação de pacientes na odontologia é o processo em que são construídas e executadas estratégias para a obtenção de novos pacientes para uma clínica odontológica, seja através do tradicional boca-a-boca e indicação dos pacientes ou de ferramentas de marketing digital, por exemplo.


Ela envolve desde ações práticas, como campanhas de marketing e divulgação dos seus serviços até o acompanhamento das etapas da jornada de compra do cliente, que é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra.


Em resumo, a captação de pacientes na odontologia começa no momento em que você divulga seus serviços, o público faz a descoberta, reconhece que você soluciona ou previne um problema que ele tem e então toma a decisão de compra.



Importância de um bom marketing na captação de pacientes na odontologia


Como citamos acima, na captação de pacientes na odontologia, o tradicional boca-a-boca ainda se mostra uma estratégia muito eficiente, no entanto, em um mercado com concorrência cada vez mais elevada, um bom marketing tem papel fundamental para o seu sucesso.


Portanto, contar com estratégias de marketing eficientes é um grande diferencial competitivo para sua clínica odontológica estabelecer uma presença sólida no mercado e largar na frente na captação de novos pacientes.


Para isso, você deve definir um bom planejamento de marketing odontológico, focado principalmente no digital, além é claro de reservar alguns recursos financeiros para campanhas de marketing pago.


Nesse aspecto, para que você tenha êxito na captação de pacientes na odontologia, é preciso estabelecer uma cultura organizacional onde o marketing não seja visto como um gasto e sim como um investimento focado no crescimento da sua clínica odontológica.



Como fazer a captação de pacientes na Odontologia? 10 dicas incríveis da Clinicorp


A primeira vista, a captação de pacientes na odontologia pode parecer uma atividade complexa e que exige grandes conhecimentos em marketing. Mas ao contrário disso, o que poucos dentistas sabem é que a partir de pequenas ações já é possível obter ótimos resultados.


Por isso, separamos 10 dicas incríveis sobre captação de pacientes na odontologia que vão ajudar você a turbinar a