Confirmação de Consulta: porque é importante e como otimizar

Atualizado: há 7 dias

A confirmação de consulta online é uma estratégia muito eficiente para evitar que ocorram lacunas na agenda dos profissionais, diminuindo as taxas de absenteísmo e a perda de dinheiro com tempo ocioso.


Você sabia que, no Brasil, a taxa média de ausência de pacientes nas consultas oscila entre 20 e 30% ao longo do ano? E que o não comparecimento de pacientes em consultas previamente agendadas é uma das principais dores enfrentadas pelas clínicas atualmente?


Essa situação pode acarretar prejuízos para o profissional uma vez que, com a ausência do paciente, o horário reservado para o atendimento se torna ocioso, gerando transtornos financeiros ou, dependendo do caso, até de logística.


A confirmação de consulta é uma entre as diversas estratégias que podem ser utilizadas para combater esse fantasma que assombra diversos consultórios, e neste artigo iremos explicar melhor sobre o que é e como funciona.


Continue lendo!


Leia também: Agendamento de pacientes online: quais suas vantagens


Confirmação de consulta: o que é?


Como o próprio nome diz, a confirmação de consulta se trata de um lembrete, em forma de mensagem de texto ou ligação, de que a pessoa possui um horário marcado com você para realizar alguma avaliação ou procedimento.


Essa confirmação pode ser realizada no dia anterior ou de acordo com a rotina da sua clínica e equipe, e evita que o paciente falte por alguma desorganização ou até mesmo o temido esquecimento.


calendário com consultas agendadas.
Confirmação de consultas: o que é e qual a importância?

É importante ressaltar aqui que, além de realizar o envio desses lembretes, é necessário pensar em soluções para as respostas negativas, no caso, estratégias para lidar com desistências, evitando que sobre muito tempo ocioso na agenda dos profissionais e também a redução do seu faturamento.


Vantagens da confirmação de consulta


Dentre as inúmeras vantagens na estratégia de confirmação de consulta online ou não, podemos destacar algumas como:


Diminuição de faltas


Um dos principais motivos do alto índice de absenteísmo é o esquecimento ou alguma desorganização por parte do paciente, afinal em meio a turbulência da rotina muitas vezes, ele acaba esquecendo do compromisso ou, em alguns casos, até marcando outro evento.


Com o lembrete, você evita que isso aconteça.


Controle de agenda


Por meio da comunicação prévia com o paciente, é possível saber se ele comparecerá à consulta ou não, proporcionando um melhor controle da sua agenda e maior autonomia em relação ao seu tempo.


Afinal, sendo avisado antecipadamente da falta, é possível se organizar para realizar outras atividades.


Aumento do faturamento


Podemos considerar que tendo um melhor controle da agenda, existe a possibilidade de remanejar pacientes ou disponibilizar encaixes, caso algum outro não possa comparecer.