top of page

Consultoria Odontológica: saiba como funciona e quais os benefícios

Atualizado: 6 de jul. de 2023

Consultoria odontológica consiste no auxílio especializado para modernizar sua clínica odontológica e profissionalizar a sua gestão administrativa.

consultoria odontológica, consultor utilizando o computador e falando ao celular
Consultoria Odontológica: conheça os benefícios desse tipo de serviço.

Consultoria é uma modalidade de prestação de serviço bastante utilizada por empresas que desejam melhorar seus resultados. Na odontologia, cada vez mais dentistas têm contado com este serviço para resolver problemas, melhorar estratégias e aumentar seus lucros.


Afinal, atender bem seus pacientes, continuar estudando e se aperfeiçoando permanentemente e ainda ter tempo para pensar nas estratégias para o crescimento do seu negócio tem se tornado um enorme desafio.


Se você está procurando por esse tipo de serviço e deseja saber como ele funciona, qual a sua importância e onde encontrar bons consultores, continue a leitura deste post!


Neste blog você verá:

Boa leitura!


O que é uma consultoria?


A definição é bem simples. Consultoria é a atividade de fornecer conhecimento especializado sobre um assunto em troca de um pagamento. O serviço é oferecido por um consultor, que ajuda as pessoas que o contratam a resolver problemas e alcançar objetivos definidos.


O que é a consultoria odontológica?


A consultoria odontológica é um tipo de consultoria especializada. Ela é prestada por um consultor que possui algum nível de especialização e experiência focada na área odontológica. Esse consultor oferece suporte e treinamento para dentistas que desejam melhorar sua performance como gestor e alavancar o seu negócio.


Para auxiliar na resolução dos problemas existentes na clínica ou consultório odontológico, o consultor recorre a diversas ferramentas de gestão administrativa como:

  • Diagramas;

  • Flow charts;

  • Análises de causa e efeito;

  • Ciclos PDCA;

  • Matriz BCG;

  • Análise de fluxo de caixa projetado;

  • Estudo de lucratividade x rentabilidade da clínica;

  • Definição de Buyers Personas;

  • Entre outras.

Em resumo, uma consultoria odontológica não vai atuar na solução dos problemas diretamente, mas vai direcioná-lo na execução das melhores práticas baseado em sua experiência e análise da situação.


Entre as áreas de atuação mais comuns na consultoria odontológica, nós temos:

  • Gestão/Administração;

  • Marketing (relacionamento cliente, redes sociais, marca, etc);

  • Processos (Atendimento, vendas, treinamento colaboradores, etc);

  • Expansão (Criação de Novas unidades, Formatação de Franquias, etc).

Qual a importância de uma consultoria odontológica?


Os dentistas costumam estar tão envolvidos na infinidade de atividades diárias, que podem deixar de ver certos problemas com clareza. Quando se contrata profissionais terceiros, eles provavelmente verão os problemas que não são vistos no dia-a-dia, e também fornecem soluções práticas, de forma imparcial.


Além disso, um bom consultor odontológico tem amplo conhecimento do mercado, da concorrência e das novas tendências. Com isso, ele irá apontar as deficiências e oportunidades da clínica e traçar estratégias para levar o negócio a um novo patamar.


Benefícios da consultoria para clínicas odontológicas


É importante salientar que uma consultoria odontológica é um investimento e não um custo. A contratação desse tipo de serviço traz inúmeras vantagens para a clínica odontológica. Veja alguns benefícios:

  1. Melhoria da gestão financeira e administrativa;

  2. Criação de planos e ações de marketing;

  3. Padronização de processos;

  4. Criação de padrões de atendimento com excelência;

  5. Aumento de performance e produtividade;

  6. Conhecimento de mercado aprimorado;

  7. Organização de rotinas;

  8. Melhoraria da comunicação;

  9. Otimização de tempo e recursos;

  10. Alcance de resultados mais rápidos.

Como funciona o processo de consultoria odontológica?


O processo de consultoria consiste em várias etapas. Após o estabelecimento do contrato, o consultor analisará processos, dados, forças e fraquezas para identificar o momento atual da clínica. Com essas informações reunidas irá fazer um diagnóstico, onde apontará problemas e oportunidades encontrados.


Em seguida, o consultor fornecerá um plano de ação, que consiste num passo-a-passo para resolver os problemas encontrados. O consultor fornecerá assistência durante o processo de implementação das mudanças e, por fim, analisará os resultados. Tudo isso sempre com muito diálogo entre consultor e gestor.


Para quem a consultoria odontológica é indicada?


A consultoria odontológica é indicada para dentistas gestores de clínicas ou consultórios odontológicos em qualquer estágio de negócio, por exemplo:


Planejamento e abertura da clínica ou consultório odontológico:


A consultoria é essencial para ajudar o dentista que acaba de realizar o sonho da clínica ou consultório próprio a elaborar um plano de negócio eficiente. Essa é uma excelente forma de começar a empreender com processos bem estruturados, estratégias gerenciais bem definidas e com menos riscos.


Crescimento e expansão:


Consultores são cada vez mais procurados na fase de expansão do negócio. Esse momento se inicia quando a clínica ou consultório alcança seu ponto máximo de resultados, e precisa buscar maneiras de escalar.


Reestruturação e recuperação:


Não é incomum clínicas odontológicas passarem por crises e dificuldades financeiras. Mas a recuperação é totalmente possível quando se toma providências o mais rápido possível. Neste caso, contratar uma consultoria odontológica permitirá implementar ações de recuperação de forma estruturada.


Conclusão


Vale ressaltar que o serviço de consultoria odontológica é uma parceria que busca melhorar os resultados. Ela, por si só, não é garantia de aumento de faturamento da clínica e nem é a responsável pela execução de mudanças.


Por isso, é fundamental que você saiba escolher um consultor odontológico que tenha experiência prática com administração, marketing e finanças de clínicas odontológicas.


Além disso, quem contrata uma consultoria odontológica deve estar disponível para o consultor e aberto para ouvir suas considerações. A colaboração é a chave do sucesso nessa parceria.

1.288 visualizações

Comentários


bottom of page