INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

Sistema para consultório odontológico: 15 motivos para investir

Atualizado: Abr 21

Um sistema para consultório odontológico é uma ferramenta digital que otimiza processos e automatiza tarefas, deixando o gerenciamento de um consultório odontológico muito mais eficiente.


consultório odontológico eficiente e organizado
Sistema para Consultório Odontológico: 15 motivos para investir.

Atualmente, um sistema para consultório odontológico auxilia o dentista que têm de lidar diariamente com a problemática de oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes e manter seu consultório lucrativo e eficiente.


Tudo fica ainda mais complicado quando consideramos que nos últimos anos, as expectativas dos pacientes criaram um mercado ainda mais competitivo e introduziram novos desafios com os quais os profissionais nunca tiveram de lidar no passado.


Assim, o que era aceitável há dez anos não é mais tolerado pelos pacientes. Eles demandam um atendimento de excelência, com um consultório odontológico moderno e eficiente, além de processos mais descomplicados.


Junto disso, os profissionais de odontologia precisam se preocupar em cuidar de todos os processos da rotina de gestão de seus consultórios. Haja fôlego, não?


Por isso, nessas horas, uma excelente opção para quem busca manter os clientes satisfeitos com crescimento e lucratividade no negócio, é utilizar um sistema para consultório odontológico no auxílio da gestão.


Se você ainda não está convencido disso, confira 15 motivos para você começar ainda hoje a investir em um sistema para consultório odontológico.



15 Motivos para você investir em um sistema para consultório odontológico


Um sistema para consultório odontológico é uma solução desenvolvida para coletar, armazenar e processar todos os dados que envolvem a gestão de um consultório.


O objetivo é otimizar e automatizar processos que vão do controle de pacientes, passando pelas informações financeiras, chegando até mesmo ao controle de estoque e insumos.



Além disso, um sistema odontológico reduz o esforço envolvido no gerenciamento de um consultório, possibilitando que muitas tarefas, antes feitas manualmente, sejam executadas de forma digital e automática.


Estes são apenas alguns dos benefícios que demonstram porque é importante investir em um sistema para consultório odontológico, pois ele pode oferecer muito mais vantagens, tais como:


1. Agendamento de consultas online:


Com o uso crescente de aplicativos para realizar quase todo tipo de atividade, muitos pacientes esperam poder marcar suas consultas de forma online pelo próprio smartphone, no momento em que for mais conveniente. Assim, ao obrigar os pacientes a ligarem para o seu consultório para marcar uma consulta, você pode estar perdendo muitas oportunidades.


foto de uma homem com dor no dente marcando uma consulta
Agendamento Online: próprio paciente marca a consulta no momento em que desejar.

Além disso, com uma ferramenta como um sistema para consultório odontológico, os pacientes realizam o agendamento online e sua equipe gasta menos tempo ao telefone, podendo se concentrar em outras tarefas.


2. Mapeamento dos agendamentos:


Assim como um sistema oferece ao paciente a facilidade em realizar o agendamento das consultas de forma online, ele permite que você consiga mapear todos esses agendamentos de um jeito muito mais rápido e fácil.


Isso porque, a funcionalidade de agenda inteligente de um sistema para consultório odontológico, permite que você visualize todos os agendamentos de forma organizada, seja por dia, semana, mês ou período que preferir.


Você tem acesso ao horário das consultas, informações dos pacientes e em alguns casos é possível verificar até mesmo se ele já fez o check-in na recepção da clínica, confirmando a presença para realizar a consulta.


3. Atendimento Aprimorado:


As facilidades no agendamento são apenas uma das funcionalidades de um sistema para consultório odontológico, que permitem que você ofereça um melhor atendimento aos seus pacientes.


Atualmente, muitos softwares já oferecem ferramentas como aplicativos para que os pacientes acessem a própria agenda de consultas, informações financeiras, check-in automático na recepção e muitas outras funcionalidades.


Tudo isso, permite que você aprimore cada vez mais o atendimento no seu consultório odontológico, tendo pacientes muito mais satisfeitos.


4. Diagnósticos Digitais:


As ferramentas de diagnóstico digital disponíveis em um sistema para consultório odontológico, ajudam você a realizar de forma muito mais eficiente as fases iniciais de um tratamento odontológico.


paciente em uma máquina de raio-x odontológico
Um sistema para consultório odontológico tem suporte para diversos tipo de diagnósticos por imagem.

Um bom sistema oferece a possibilidade de que você armazene de forma digital todos os diagnósticos de tratamentos realizados no seu consultório odontológico, para que você acesse as informações de forma mais organizada, rápida e fácil


Em uma única plataforma você pode acessar planos de tratamentos, fotografias e diagnósticos por imagem, além de documentar todas as etapas dos tratamentos dos seus pacientes, proporcionando um planejamento e execução muito mais precisos e eficientes.


5. Armazenamento digital de prontuários:


O armazenamento digital de prontuários permite que você armazene, organize e acesse de forma online todas as informações dos seus pacientes, seja o plano de tratamento, ficha clínica, de anamnese e até mesmo registros financeiros.


Além disso, muitos sistemas odontológicos integrados já oferecem a funcionalidade de assinatura eletrônica de documentos. Basta um código SMS e um link de autenticação para que o paciente valide qualquer informação do seu prontuário clínico.


6. Segurança de Dados:


Registrar e documentar os dados em caderninhos de papel é uma prática que ficou no passado. Além de causarem um acúmulo desnecessário de pilhas e mais pilhas de papel, dificultam a organização e localização das informações, sem contar que a chance de dados importantes se perderem.


imagem mostrando um cadeado digital
Todo o armazenamento é feito de forma online na nuvem, com backup frequente de dados.

Por isso, um sistema para consultório odontológico oferece total segurança de dados para o seu negócio, visto que todo o armazenamento é feito de forma online na nuvem, com backup que permite que você recupere todas as informações no momento em que precisar.


7. Facilidades no controle de pagamentos:


A ideia de utilizar um sistema odontológico no seu consultório é digitalizar grande parte dos processos da rotina diária de atendimento aos pacientes e gestão de um negócio. Isso inclui dispor de ferramentas que facilitem o registros de pagamentos e entradas de caixa vindos de seus pacientes.


Por isso, uma das grandes vantagens em utilizar um sistema odontológico é contar com a integração dos principais meios de pagamento, como cartão de crédito e boleto, por exemplo. A plataforma faz todos os registros de forma automática no fluxo de caixa do seu consultório odontológico.


Veja também: Meios de Pagamento: Como a diversificação aumenta o faturamento da sua Clínica Odontológica.


8. Integração aos serviços de proteção de crédito:


A inadimplência dos clientes é uma grande dor de cabeça para qualquer tipo de negócio, podendo fazer com que se perca muito dinheiro.


Por isso, um sistema odontológico que conte com integração aos serviços de proteção de crédito pode fazer toda a diferença no combate à inadimplência no seu consultório odontológico.


Contar com essa ferramenta possibilita que você consulte e registre os CPF’s dos pacientes junto aos órgãos de proteção de crédito, tudo de forma rápida e fácil, diretamente pela plataforma do seu sistema odontológico.


Assim, você mantém a inadimplência sob controle, evitando problemas para sua clínica e para seus pacientes.


9. Melhor gestão e segurança das informações:


Ao investir em um software para consultório odontológico, você tem acesso a soluções capazes de auxiliá-lo na gestão de dados do seu consultório, com uma melhor experiência na captação, organização, tratamento e análise dessas informações.


Além disso, um software oferece todos os recursos de segurança e acesso dos dados, sejam eles do seu consultório ou de seus pacientes. Outra vantagem é que ele mantém os registros sempre disponíveis, independentemente da demanda dos usuários.


10. Controle e aumento da produtividade:


Um sistema odontológico integrado ajuda no ganho e controle de produtividade, pois diminui os riscos de erros e retrabalhos, além de facilitar os processos.


Assim, com um maior controle da produtividade dentro da sua clínica, é possível identificar erros e desperdícios operacionais, possibilitando a redução dos custos.


Usando um exemplo prático, vamos supor que o seu consultório realize o controle de estoque de insumos de forma totalmente manual.


Quanto tempo é necessário para averiguar todo o estoque?


Implementando uma ferramenta automatizada que controle o estoque, você possibilita que sua equipe trabalhe com mais eficiência em menos tempo. Um controle de estoque eficiente e dinâmico é fundamental para que seja evitado perdas de produtos e tempo.


11. Relatório do Fluxo de Atendimento:


O relatório do fluxo de atendimento oferece estatísticas e dados essenciais para te auxiliar na gestão do seu consultório ou clínica odontológica. É a partir dessas informações que você poderá administrar, analisar e melhorar o seu fluxo de atendimentos.


Um bom sistema de gestão para consultório odontológico fornece informações importantes sobre os pacientes, como:


  • Nome e idade do paciente;

  • Horários de consulta;

  • Data do atendimento;

  • Informações para contato;

  • Status de Atendimento: se foi finalizado ou não;

  • Procedimentos realizados;

  • E muitos outros detalhes.


Assim, o fluxo de atendimento é indispensável para que você analise toda a experiência vivida pelo cliente nos momentos de contatos com a sua clínica ou consultório odontológico.


12. Gestão Financeira:


A gestão financeira de um consultório odontológico envolve um conjunto de ações e procedimentos para planejar, analisar e controlar os recursos financeiros.


E muitas vezes controlar todos os números que se referem a investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos, entre outros, pode ser uma tarefa trabalhosa se você não contar com as ferramentas adequadas.


Um sistema financeiro para consultório odontológico automatiza essas ações com organização para que seu negócio obtenha bons resultados, permitindo estabelecer metas, estipular prazos e analisar se os resultados concordam com o que estava planejado.


13. Previsibilidade Financeira:


A previsibilidade financeira é uma visão aproximada de como será o desempenho financeiro da sua clínica ou consultório nos próximos meses, ou até mesmo anos.


Com ela, é possível prever receitas, despesas e antecipar fatores externos que vão influenciar o caixa do seu negócio, como sazonalidades de mercado. Por isso, com um sistema para consultório odontológico que entre outras ferramentas, disponibiliza relatórios de fluxo de caixa, recebíveis futuros e de controle de inadimplência, tudo fica mais fácil


Assim, será possível fazer um acompanhamento orçamentário eficiente, fator considerado essencial para a previsibilidade financeira.


14. Menos acúmulo de papéis:


Com um software odontológico online todas as informações da sua clínica ou consultório ficam armazenadas em nuvem, de forma digital, organizada e segura.


pilha de arquivos de papel em cima de uma mesa
Acabe com arquivos de papel com o uso de um sistema para consultório odontológico.

Dessa forma é possível reduzir o número de registros de dados em papel, economizando recursos desocupando espaços que antes eram tomados por esses arquivos físicos. Além disso, o arquivamento digital tem muito menos risco de perdas de dados.


15. Apoio à tomada de decisões:


Outro benefício muito valorizado por quem usa um sistema para consultório odontológico, é o apoio à tomada de decisões estratégicas dentro da clínica ou consultório.


O fato é que um bom sistema coleta e disponibiliza dados essenciais para o controle financeiro, clínico e estratégico do negócio. Assim, com essas informações, é possível tomar decisões de forma mais rápida e com maior tendência a trazer resultados positivos para o seu consultório odontológico.



Onde comprar software para clínica odontológica


Como vimos até aqui, um sistema para consultório odontológico é uma ferramenta fundamental para o profissional que busca sanar todas as necessidades e demandas de uma clínica odontológica.


Assim, se você estiver decidido a adquirir esse recurso de gestão e implementar a automatização de processos na sua clínica odontológica, você pode pesquisar pelas diversas opções de softwares odontológicos disponíveis na internet


Veja também: Software Odontológico: como escolher o ideal para a gestão da sua clínica


A Clinicorp possui um dos melhores sistemas para consultórios odontológicos do mercado, com funcionalidades que dão todo o suporte necessário à rotina de gestão de um negócio em odontologia.


Do controle financeiro ao registro de prontuários eletrônicos, você conta com ferramentas de digitalização da informação, automatização de processos e muito mais, que trazem alta performance para sua clínica ou consultório odontológico.


Fale agora mesmo com um de nossos consultores e saiba mais sobre os benefícios que só o sistema para consultórios odontológicos da Clinicorp tem a oferecer.


82 visualizações
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2