top of page

Fotografia Odontológica: o que é, importância e dicas de como fazer registros de alta qualidade

Atualizado: 19 de mai. de 2023

A fotografia odontológica é um meio prático e assertivo de fazer registros da situação bucal do seu paciente. Além disso, divulgar seu trabalho com fotos de qualidade em redes sociais pode gerar mais credibilidade e excelente retorno em engajamento e captação de novos pacientes.


Dentista masculino em seu consultório fotografando rosto de paciente feminina para maior clareza e eficiência no tratamento.
Fotografia Odontológica: ofereça mais clareza e assertividade nos seus tratamentos.

A Fotografia Odontológica tem sido uma ferramenta essencial para dentistas nessa era tecnológica. Afinal de contas, hoje em dia, imagens e vídeos substituíram os textos em diversos aspectos da nossa sociedade, e na odontologia não é diferente. Através da fotografia odontológica você consegue, de forma bem mais fácil, fazer os registros detalhados da evolução dos tratamentos da sua clínica.


Nos dias de hoje, abraçar a odontologia digital é mais do que uma escolha inteligente, mas sim, uma ação básica para a sobrevivência da clínica. A fotografia odontológica atende, hoje em dia, diferentes especializações da odontologia, servindo como uma ferramenta de divulgação e comunicação do próprio trabalho, mas também como forma de otimizar e encantar os pacientes.

Diante dessa realidade, se torna essencial entender o que é e qual a real importância da fotografia odontológica para o dia a dia da sua clínica.

Por isso, preparamos um conteúdo completo e cheio de dicas que vão te ajudar a aplicar a fotografia odontológica da forma correta na sua clínica e fazer registros impecáveis dos seus tratamentos. Neste blog você verá:

O que é a fotografia odontológica


A fotografia odontológica se resume em utilizar recursos fotográficos para registro dos seus tratamentos odontológicos. Você pode usar essas fotos, por exemplo, para fazer um antes e depois do tratamento executado e mostrar, com imagens, os resultados obtidos.


A fotografia odontológica aparece cada vez mais presente no dia a dia das clínicas por serem extremamente úteis e práticas para diversos objetivos. Vamos analisar alguns deles agora.


Para que serve a Fotografia odontológica


Além de utilizar essa ferramenta para mostrar o efeito do tratamento e ter uma melhor comunicação com o paciente, a fotografia odontológica também pode ser usada como forma de documentar seus resultados, com o objetivo de fazer análises de processos e procedimentos, diagnóstico de problemas, melhorias e desenvolvimento de estratégias.


Outra utilidade bastante comum da fotografia odontológica é a divulgação do seu trabalho. Divulgar fotografias dos seus tratamentos na internet e nas redes sociais é uma excelente estratégia de prova social da qualidade do seu serviço. É a oportunidade que o profissional de odontologia tem para oferecer uma prévia visual dos seus resultados, atendimentos e procedimentos.


A fotografia odontológica ainda pode assumir um papel de apoio técnico para o dentista em alguns tratamentos, permitindo a execução de um planejamento digital dos procedimentos e facilitando o entendimento do paciente sobre o diagnóstico e as ações que serão tomadas no tratamento.


Importância da Fotografia odontológica


Não se engane pensando que a fotografia odontológica é apenas mais um registro como o que fazemos na praia ou em um ponto turístico. Ao contrário disso, esse é um dos recursos mais poderosos que o dentista possui para proporcionar praticidade, qualidade e encantamento ao seu paciente. Por isso, vale muito a pena investir nessa prática.

A fotografia odontológica possui uma importância ainda maior nas primeiras consultas, onde serão feitos diagnósticos e serão criadas as estratégias para o tratamento.

No entanto, ainda existem profissionais que não adotaram, ou nem mesmo conhecem esse recurso fundamental. Por isso, listamos abaixo alguns pontos que mostram a importância da fotografia odontológica para as clínicas atuais.

Diagnóstico preciso


Olhando pelo âmbito odontológico, a fotografia tem caráter documental, e através do avanço tecnológico e a chegada das câmeras digitais e smartphones, se tornou um recurso poderoso na agilidade e precisão para se obter os registros dos tratamentos.


A fotografia odontológica, sem dúvida nenhuma, trouxe uma melhoria evidente para o diagnóstico do paciente, pois permite uma fácil visualização dos casos e maior agilidade em identificar tanto o problema como a melhor solução.


Credibilidade no trabalho


A fotografia odontológica pode se tornar uma prova social de confiança para seus pacientes. Ela pode servir de embasamento no momento que um dentista vai propor um tratamento. Isso acontece porque o paciente consegue fazer uma fácil análise da sua condição atual e entender como será o resultado final posterior ao tratamento.


Acompanhamento da evolução do tratamento


Através da fotografia odontológica o profissional pode fazer um acompanhamento completo de todo tratamento registrando cada fase e verificando se tudo está ocorrendo conforme o planejado.


Além disso, para o paciente muitas vezes um determinado tratamento parece não surtir efeito, por isso, mostrar através de imagens permite que eles visualizem melhor o andamento do tratamento e ficarem mais confortáveis em confiar nos seus serviços.


Documentação legal


Caso você atenda planos odontológicos, é de extrema importância ter seus tratamentos documentados. Além disso, em processos de negligência, as fotografias podem servir para provar que você agiu dentro das regras cabíveis. Nessa situação, é importante que as fotos não possuam edições e sejam bem detalhadas.


Possibilidade de comparativos de antes e depois


A fotografia odontológica tem um papel importante na hora de gerar segurança e confiança ao paciente, pois através desse recurso você consegue mostrar o “antes e depois” de um tratamento, ou seja, como estava e como ficou. O paciente consegue fazer uma avaliação comparativa instantânea da sua saúde oral. Essa experiência gera encantamento e satisfação ao paciente durante e ao final do tratamento.


Sabendo disso, talvez você se pergunte: “Posso postar as fotos de ‘antes e depois’ dos tratamentos que faço na minha clínica?” Vamos responder a essa pergunta agora.


Pode postar foto de antes e depois do tratamento odontológico?


“Uma imagem vale mais do que mil palavras.”


Esse ditado nunca foi tão verdadeiro quanto é nesse momento tecnológico que vivemos. Postar uma fotografia odontológica nas redes sociais pode gerar ótimo engajamento e aproximar a comunicação entre você e seu paciente, além de aumentar a credibilidade do seu serviço e gerar mais confiança do seu paciente.


Porém, é importante que o profissional esteja atento às regras de publicidade do Conselho Federal de Odontologia (CFO).


A fotografia odontológica precisa estar de acordo com as regras estabelecidas ao dentista para essa divulgação, para que ele possa mostrar seu trabalho sem risco de sofrer processos ou punições cabíveis.


Recentemente, algumas regras foram atualizadas para permitir mais liberdade ao profissional dentista na hora de fazer esse tipo de divulgação.


Os dentistas podem divulgar fotos dos diagnósticos e da conclusão do tratamento realizado sob a autorização do paciente em formulário devidamente assinado. Dessa forma, podemos responder que sim, é possível postar o “antes e depois” como divulgação do seu trabalho. No entanto, qualquer tipo de autopromoção ou divulgação de equipamentos utilizados como subterfúgios para fazer divulgação comercial está proibido.


Equipamentos para tirar fotos


Quando se trata de fotografia odontológica, a qualidade é fundamental. E para isso, é necessário investir em bons equipamentos. A câmera, por exemplo, precisa ser de uma marca boa e confiável, de preferência profissional, que te permita registrar o máximo de detalhes com boa nitidez.


Mas talvez você se pergunte: “posso fotografar com meu smartphone?” Atualmente, a tecnologia presente nos celulares nos permite tirar fotos de alta qualidade sem ter que fazer um alto investimento em uma câmera profissional de início. Por isso, você pode sim usar seu smartphone se você constatar que a câmera é boa o suficiente para a qualidade que você precisa.


Além da câmera, outros equipamentos são importantes, como:

  • Espátula de plástico

  • Afastadores de bochecha

  • Seringas ou aspiradores de ar

  • Espelhos dentários

  • Lentes e Flashes (de acordo com a câmera escolhida)

  • Iluminação artificial (ex: Ring lights)

Mas de nada adianta ter bons equipamentos se você não fizer a mínima noção de como tirar as fotos. Por isso, vamos ver algumas dicas agora.


Dicas para tirar boas fotos


Vivemos na era do Instagram, então, às vezes, parece que todos nós temos um pouquinho de fotógrafo na gente. Mas para obter um resultado positivo na fotografia odontológica é necessário estar atento a alguns pontos importantes.


Além de ter bons equipamentos que te ajudarão a ter fotos de qualidade, vamos te dar algumas dicas do que você deve lembrar na hora de fotografar:

  • Limpe as lentes da câmera antes e depois de usar (Isso também vale para os smartphones);

  • Dê prioridade à iluminação natural, se for suficiente, caso não, utilize o auxílio de uma artificial para buscar a melhor iluminação possível;

  • Use sempre as duas mãos ou o auxílio de um tripé na hora de fotografar;

  • Dê preferência por fotografar na horizontal

  • Dê preferência em fotografar mais de perto do que usar o Zoom (O zoom pode ser usado, mas em alguns casos pode resultar em uma imagem desfocada).

Se atente a iluminação


Assim como um bom equipamento, uma boa iluminação é fundamental para um registro de qualidade. Por isso, dê prioridade à iluminação natural na hora de fotografar, as melhores fotos são feitas a luz do dia e em ambientes bem iluminados.


Caso a luz natural não seja suficiente, utilize o auxílio de uma artificial para buscar a melhor iluminação possível. Hoje em dia existem diversas opções de aparelhos de iluminação artificial como flashes acopláveis ou Ring lights.


Seja com uma câmera profissional ou celular, não deixe que uma iluminação ruim prejudique seu resultado final.


Deixe o paciente confortável


Explicar o que vai ser feito e deixar seu paciente confortável, além de criar uma experiência de encantamento, fará com que o paciente contribua para que suas fotos tenham mais qualidade.


Conversar com o paciente é essencial para prepará-lo para o momento das fotos, que não precisa ser uma situação estranha e evasiva, mas sim, uma prova de que você está preocupado com o bem-estar dele e que realmente está oferecendo um tratamento de qualidade.


Além disso, é muito importante você treinar o posicionamento das fotos antes do momento oficial, principalmente as fotos da face. Dessa forma, o paciente poderá ensaiar as expressões que ele vai fazer antes das tomadas fotográficas, isso diminuirá a tensão e aumentará a assertividade no momento dos registros.


Invista em cursos


Benjamin Franklin uma vez disse: Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros. Para atender a demanda de exigência atual é essencial qualidade e segurança em qualquer serviço que você oferecer. Por isso é muito importante fazer um curso de fotografia odontológica e treinar bastante.


Existem as opções de cursos presenciais e a distância, busque um que se adapte melhor a sua rotina.


Conclusão


A fotografia odontológica pode ser um excelente auxílio para o profissional dentista. Através da fotografia odontológica você pode melhorar o relacionamento com o paciente, dando uma visualização mais fácil dos resultados e proporcionando uma experiência de encantamento.


Você também consegue reforçar sua presença digital com a publicidade que as fotos podem gerar (sempre lembrando das regras de publicidade quanto à divulgação dessas fotos).


Além disso, você pode utilizar as fotos para uma documentação e registro mais detalhado e eficiente.


Dessa forma, a fotografia odontológica se torna uma ferramenta essencial na organização, gerenciamento e engajamento dos seus pacientes e da sua clínica.


Caso queira saber mais sobre como um software de gestão pode otimizar o seu uso das fotografias odontológicas conheça o sistema de gestão Clinicorp. Acesse nosso site, preencha o formulário e fale com um consultor.


725 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page