Conheça 7 grandes tendências para a odontologia!

Atualizado: 17 de fev.

Um novo ano começou e a expectativa por um cenário melhor do que tivemos nos últimos meses é grande. Estar preparado e conhecer o que é tendência no mercado pode ser a chave do sucesso para quem quer começar o ano com tudo.


Com um novo ciclo que se iniciou, surgem inúmeras oportunidades de crescimento para sua clínica odontológica. Mas é preciso estar preparado para enfrentar qualquer desafio e se destacar no mercado.


Por isso, estar atualizado em relação as novidades e o que é tendência na odontologia em 2021, é sem dúvidas o divisor de águas para o profissional que deseja obter um crescimento fora da curva dentro de sua clínica odontológica.


É neste contexto que abordamos abaixo, aquelas que prometem ser as grandes apostas do mercado odontológico, que envolvem planejamento com foco na gestão estratégica, novas tecnologias de tratamento com IA, marketing digital e muito mais.


Continue sua leitura e confira agora, quais são as 7 grandes tendências para a odontologia!


Você verá neste artigo:



1. Planejamento Estratégico


Não é muito incomum encontrar, dentro da odontologia, profissionais que não realizam nenhum tipo de planejamento voltado a gestão de suas clínicas. Por isso, vivem apagando um incêndio diferente a cada dia que passa, com contas atrasando, insumos em falta, caixa operando no vermelho e vários outros problemas.


O planejamento estratégico é uma ferramenta de administração que auxilia gestores na visão do desempenho de longo prazo de suas empresas. As etapas que envolvem a construção de um bom planejamento estratégico, incluem, a definição de objetivos, metas e o seu posterior acompanhamento.


Em resumo, o planejamento estratégico serve para o gestor, como um guia de todas as ações que serão executadas durante um período na empresa. É no planejamento estratégico que você define como administrar a quantidade de tempo, recursos e energia empregada em cada estratégia. Posteriormente, também auxilia a reconhecer problemas e identificar oportunidades de melhoria.


Um bom planejamento é importante para que todos da sua equipe tenham entendimento da estratégia de negócio, além de auxiliar na tomada de decisões cruciais para o crescimento e estabelecer processos que poupem tempo e recursos dentro de sua clínica odontológica.


Para realizar o planejamento estratégico para este ano, você deve definir seus objetivos, que são a visão macro do que você pretende realizar durante o ano e em seguida as metas, que são o detalhamento (em números) de como alcançar os objetivos que se deseja conquistar.


Posteriormente, ao longo do ano, você deve acompanhar contínuamente esses dados para avaliar o seu desempenho e se a realidade está dentro do planejado, dessa forma o planejamento estratégico traz a possibilidade de que você faça uma gestão mais flexível às condições de mercado, sem afetar os resultados ao final do periodo.



2. Renegociação de débitos