top of page

Marketing para Dentistas: 7 dicas para crescer na Internet

Atualizado: 23 de ago.

O marketing para dentistas é essencial na atração de novos pacientes, principalmente se o objetivo é acelerar o crescimento da sua clínica. Entretanto, as práticas tradicionais de marketing não funcionam mais como antes, pois o digital trouxe uma nova realidade e você precisa se adaptar.

marketing-para-dentistas
Confira 7 dicas de marketing para sua clínica odontológica crescer na internet.

O marketing é a chave para o sucesso de qualquer negócio e os consultórios odontológicos não são exceção. Ou seja, para que sua clínica odontológica cresça, é preciso investir em boas estratégias de marketing, seja para conquistar ou fidelizar os pacientes.


Se esse é o seu objetivo, mas você não sabe como fazê-lo na prática. Confira essas 7 dicas de marketing para dentistas que nós preparamos para ajudar a sua clínica odontológica a crescer na internet.


Neste blog você verá:

Boa leitura!


O que é marketing?


Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens ou serviços, cujo objetivo é satisfazer as necessidades dos consumidores.

o-que-e-marketing
O marketing é uma ferramenta essencial para atrair novos clientes.

Em resumo, toda empresa precisa comercializar com sucesso seus produtos ou serviços, assim o marketing é uma ferramenta essencial para estabelecer consciência, atrair novos clientes e construir relacionamentos duradouros.


Quando feito de forma eficaz, o marketing pode ajudá-lo a aumentar as vendas e estabelecer sua vantagem competitiva.


No caso da odontologia, o marketing para dentistas, auxilia o profissional a divulgar seus serviços e atrair novos pacientes para sua clínica odontológica.


Como os pacientes de hoje têm muitas opções, o marketing para dentistas aborda táticas de comunicação e publicidade para persuadir os pacientes de que sua clínica é exatamente o que eles precisam.


Portanto, o marketing para dentistas é um aspecto crucial para o sucesso de uma clínica odontológica e requer pesquisa, tempo, planejamento e alocações orçamentárias adequadas.



Qual a importância do marketing para dentistas?


Se você está no início de uma clínica odontológica ou decidiu que é hora de expandir sua área de atuação, o marketing para dentistas pode ser um método de apoio muito eficiente nesse processo.


Afinal, sem o marketing odontológico, você estará contando com a sorte para conquistar novos pacientes, além do fato de que cria uma grande lacuna no plano de gestão da sua clínica. Pense bem, você não trataria seus pacientes sem um plano de tratamento bem definido, então por que você tentaria conduzir sua clínica dessa forma?


Logo, o marketing para dentistas é uma peça fundamental na gestão de uma clínica odontológica, pois ele deve delinear todas as ações necessárias para comercializar de forma consistente todos os serviços oferecidos.


Marketing para Dentistas: conheça os benefícios

benefícios do marketing para dentistas
Conheça os principais benefícios do marketing odontológico.

O marketing para dentistas, quando bem planejado, executado e acompanhado, garante que sua clínica esteja visível para que seus pacientes em potencial consigam encontrar e se conectar facilmente com sua clínica. Além desse, podemos apontar benefícios, como:


Ajuda a fidelizar pacientes


Uma das ferramentas de destaque no marketing para dentistas é a construção da conscientização da marca. Criar conteúdo relevante e compartilhá-lo com seu público-alvo e pacientes, incentiva as pessoas a se lembrarem de sua marca quando precisarem de serviços odontológicos.


Materiais como conteúdos informativos, enviados por e-mail ou WhatsApp e postagens em redes sociais são fáceis de compartilhar, tornando provável que sua marca se tornará familiar para o seu público-alvo e pacientes.


Essa familiaridade cria um senso de confiança em sua clínica e lealdade em relação a sua marca, fidelizando ainda mais pacientes.


Traz maior visibilidade para a clínica


Atualmente, as estratégias de marketing para dentistas têm se concentrado cada vez mais no digital, o que apresenta inúmeras vantagens para quem deseja expandir os negócios e atender um público cada vez mais amplo.


Produzindo conteúdo personalizado, pensando especialmente para esses canais, é possível aumentar a visibilidade da sua clínica e alcançar uma parcela do público que jamais seria possível utilizando as estratégias de marketing tradicional.


Além disso, com ferramentas como o Google Meu Negócio, você pode fazer com que sua clínica seja encontrada facilmente na internet quando alguém pesquisar por termos como “dentista” ou “clínica odontológica” na sua região de atuação.


Exploraremos os detalhes dessas ferramentas em tópicos seguintes.


Diferenciação de seus serviços


O marketing para dentistas ajuda seus pacientes a entenderem porque sua clínica odontológica é a que eles devem escolher e que você é único em seus serviços.


Esse é o benefício da diferenciação dos seus serviços em relação à concorrência, o que se torna um grande diferencial competitivo. Ao divulgar seus serviços de forma eficiente, investindo em conteúdo que gere valor e confiança no seu público, você se torna a primeira opção de escolha deles quando o assunto for serviços odontológicos.


Por isso, é importante que você defina uma boa estratégia de marketing para dentistas, entregando o que o seu público precisa para reconhecer a qualidade que só você tem a oferecer.


Permite gerar leads odontológicos qualificados


Os consultórios odontológicos que investem no marketing para dentistas, principalmente em canais digitais, geralmente recebem grandes quantidades de leads qualificados todos os dias. Isso significa que essas pessoas têm maior probabilidade de se tornarem pacientes e usarem seus serviços.


Assim, em vez de atingir uma ampla gama de pessoas que podem ou não sentir necessidade de visitar seu consultório, você pode se concentrar em atingir o público que está mais interessado nos serviços que você oferece, economizando tempo e dinheiro no processo.


O sucesso pode ser facilmente medido


Se você tiver uma estratégia de marketing odontológico bem definida, saberá exatamente quais são seus objetivos e que métricas devem ser acompanhadas para avaliar sua evolução. Você poderá mensurar quantas pessoas estão visualizando seus anúncios, visitando seu site ou entrando em contato para agendar uma primeira consulta.


Reunindo essas informações é possível avaliar o seu retorno sobre o investimento, a taxa de captação de novos pacientes e demais números que determinam o sucesso do marketing da sua clínica odontológica.



Veja 7 dicas de como aumentar e fortalecer a presença digital da sua clínica odontológica


Agora que você compreendeu porque o marketing para dentistas é importante e quais os benefícios que ele proporciona para uma clínica odontológica, gostaríamos de compartilhar algumas dicas de como fortalecer a presença digital da sua clínica odontológica.


1. Conheça o seu público


O ponto de partida para que você estabeleça uma presença digital forte e alcance resultados é conhecer quem é o seu público-alvo. Só assim você poderá criar campanhas de marketing eficientes, gerar conteúdos que façam sentido para eles e, consequentemente, conquistar novos pacientes.


Afinal, tanto para as estratégias de marketing tradicional quanto para o marketing digital, você precisa saber com quem está dialogando. Logo, as suas estratégias de marketing digital devem ser baseadas no conhecimento detalhado do seu público.


É importante que você defina isso baseado em dados reais. Por isso, estude quais são os interesses do seu público, quais necessidades eles têm, além de dados relevantes, como: localização, cargo, renda, hobbies, objetivos e desafios.


Com esses dados em mãos, ficará mais fácil direcionar seus esforços de marketing em canais e estratégias mais assertivas para os seus objetivos.


2. Faça sua clínica aparecer no Google


A internet conta com uma ampla gama de ferramentas que podem ser usadas ao seu favor e entre as principais, está o Google. O serviço de buscas é quase sempre o primeiro recurso a ser utilizado quando uma pessoa está procurando por profissionais e tratamentos odontológicos qualificados.

mareting para dentistas, imagem do buscador do google
Certifique-se de que sua clínica odontológica consta nos resultados de pesquisa do Google.

Certifique-se de que sua clínica odontológica consta nos resultados de pesquisa e que dados como telefone e endereço estejam atualizados no Google Meu Negócio. Você pode inclusive, disponibilizar botões com chamadas para as pessoas acessarem seu site ou enviarem uma mensagem para sua clínica.


Sua clínica odontológica tem um site? Garanta que seu site seja responsivo para que seus clientes consigam acessá-lo de qualquer dispositivo. Existem plataformas gratuitas que podem suprir essa necessidade, ou se você puder, contrate uma agência ou profissional especializado para desenvolver um site personalizado.


Além disso, não esqueça de aplicar uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) em seu site, dando atenção ao uso de palavras-chave que sejam relevantes para o seu negócio. Desta forma, você terá um melhor ranqueamento no sistema de buscas do Google e sua clínica vai aparecer para mais pessoas.


3. Esteja presente nas redes sociais


Os brasileiros amam as redes sociais e não à toa estamos em segundo lugar no ranking dos países que mais passam tempo navegando. Para se ter uma ideia, no Brasil, são cerca de 130 milhões de contas cadastradas no Facebook. Em 2020, o Instagram chegou aos cerca de 110 milhões de usuários no país, sendo considerada a rede social mais querida e com melhor engajamento entre o público.


Cada uma dessas e outras redes, como YouTube, Twitter e Tik Tok, têm um perfil de usuário. Por isso, conheça cada plataforma e descubra qual se encaixa melhor na sua área de atuação e no público que deseja atingir.


Sua clínica odontológica não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas deve manter atualizadas aquelas que escolher, postando conteúdo e interagindo com os seguidores. Invista na construção de relacionamento com seu público, isso aumenta consideravelmente as chances de eles se tornarem seus pacientes.


Você vai gostar de ler também: TikTok para dentistas: o que é e por que é importante


4. Produza conteúdo de qualidade


Estar no Instagram, Facebook, YouTube e outras redes sociais não é suficiente se você não produzir um conteúdo de qualidade. Descubra quais são os interesses e curiosidades do seu público acerca dos procedimentos que você realiza e transforme isso em conteúdo relevante, oferecendo respostas.


Outra dica é manter o público atualizado sobre as novas tecnologias e tratamentos odontológicos. É importante que você utilize uma linguagem simples para que todos consigam compreender.


Na hora de produzir vídeos e fotos, a qualidade do material é outro elemento fundamental, principalmente nas redes sociais. Será com eles que você apresentará ao público o resultado do seu trabalho. Hoje em dia, com as câmeras dos smartphones e aplicativos de edição, já é possível obter bons resultados.


Para não se esquecer de produzir conteúdo e alcançar bons números com as postagens, faça um planejamento e conteúdo. Com uma frequência de posts, o algoritmo (regras e dados que selecionam os conteúdos mais relevantes para deixar visível ao usuário) das redes sociais entregará seu conteúdo para mais pessoas.


5. Invista no relacionamento com o cliente


Se estiver presente nas redes sociais, jamais deixe seus seguidores falando sozinhos ou sem respostas. Interaja prontamente às perguntas e comentários feitos em suas publicações e seja atencioso. Muitos clientes podem ser atraídos por isso.

redes sociais para dentistas
Não deixe seus seguidores falando sozinhos nas redes sociais.

Investir nesse relacionamento com os pacientes, torna sua presença digital muito mais humana. Uma boa dica para fortalecer esse relacionamento é a realização de lives, enquetes em stories, uso de gifs e emojis nas interações, além de compartilhar detalhes da rotina do seu consultório.


6. Crie campanhas pagas


Os anúncios são mais uma forma de aumentar a sua presença digital. Com eles, você consegue atingir principalmente as pessoas que já estão procurando na internet pelos serviços oferecidos na sua clínica. As campanhas também podem ser direcionadas para público e região que deseja.


Uma das melhores opções para investir é o Instagram Ads, considerando que a rede social vem se destacando na questão de engajamento. A publicidade pode ser feita tanto nos Stories como no Feed, com fotos e vídeos. Você pode usar a ferramenta para gerar cliques, conversões, vendas, visualizações e muito mais.


O Gerenciador de Anúncios do Instagram é o mesmo utilizado para criação de anúncios no Facebook, que também oferece diferentes formatos publicitários, como o de Reconhecimento de Marca, Alcance, Impulsionamento de publicações e até Venda de catálogos de produtos.


O Google Ads é mais uma opção vantajosa para as clínicas odontológicas que possuem site. Nele, você pode fazer patrocínios para que o site apareça diretamente na página de resultados, em áreas específicas. Para fazer este tipo de campanha, você deve definir um orçamento e o quanto pretende pagar por clique ao Google.


Lembre-se que cada plataforma tem um modo de operar, então veja como cada uma funciona e analise qual delas será mais rentável investir.


7. Avalie os resultados


Assim como é necessário planejar muito bem as estratégias de marketing para dentistas para aumentar e fortalecer a presença digital da sua clínica odontológica, também é preciso avaliar os resultados que essas ações estão gerando.


Com isso, será possível identificar quais táticas estão dando certo e o que tem que ser mudado. Às vezes, sua clínica está na rede social errada, focando em um público que não está trazendo lucros ou utilizando uma linguagem ineficaz.


Se a sua clínica já possui uma conta comercial nas redes, você terá à sua disposição uma série de relatórios sobre o engajamento do público. No Instagram, por exemplo, é possível avaliar como está o crescimento do perfil, quantas pessoas estão salvando as publicações, compartilhando com outros amigos, de onde são os seguidores e uma série de informações.


Dados como acessos no site, origem do público, tempo de visita e taxa de rejeição também são disponibilizados pelo Google. Presencialmente, você ainda pode perguntar ao paciente como ele conheceu a clínica e registrar essas ações em um CRM.


No software odontológico Clinicorp, você encontra uma das mais completas ferramentas de gestão de marketing para dentistas. Seja para criar, gerenciar ou mensurar os resultados, nosso CRM conta com todas as funcionalidades que você precisa para captar, converter e fidelizar ainda mais pacientes.


Conheça melhor nossa solução exclusiva para a gestão de clínicas odontológicas e solicite uma demonstração.


Código de Ética Odontológica: como atuar no marketing para dentista legalmente?


O marketing para dentistas pode melhorar, significativamente, os resultados da sua clínica odontológica. No entanto, antes de você, dentista, começar a produzir conteúdo para o seu site ou redes sociais, é preciso ficar atento às proibições estabelecidas pelo Conselho Federal de Odontologia


Isso mesmo, as ações de comunicação e publicidade permitida no marketing para dentistas são regulamentadas pelo Código de Ética do CFO. A finalidade do código é garantir maior transparência, confiabilidade e respeito junto aos pacientes e demais colegas de profissão.


Confira abaixo, o que é proibido pelo regulamento do CFO, para que você não cometa erros em suas estratégias de marketing para dentistas:


Propaganda enganosa


O CFO proíbe que os dentistas e consultórios odontológicos divulguem tratamentos que não tenham sua eficácia comprovada cientificamente, bem como equipamentos que não possuem registro validado pelos órgãos competentes.


Outra prática proibida pelo Código de Ética é o uso de títulos e especializações que não sejam reconhecidas pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Odontologia.


Divulgação de preço


Os dentistas em nenhuma circunstância podem divulgar os preços dos serviços que oferecem, tampouco quais são as formas de pagamento disponíveis, assim como anunciar serviços gratuitos.


Além disso, o CFO proíbe a divulgação de serviços odontológicos através de sites de compra coletiva ou cartões de desconto, pois essas ações caracterizam concorrência desleal e desvalorização da profissão.


Sorteio


O Código de Ética do CFO não permite que os dentistas realizem sorteios ou quaisquer outros tipos de concursos que tenham como prêmio os serviços oferecidos pelo profissional. Essa é uma prática considerada como concorrência desleal e jamais deve ser praticada.


Propaganda em veículos de massa


Apesar de a participação de dentistas em programas de televisão e rádio não ser proibida, a presença dos profissionais nesses veículos deve ser exclusivamente para esclarecimentos, sendo totalmente proibida a autopromoção e a prescrição de tratamentos através desses veículos.


Palavras proibidas


Ao trabalhar com marketing para dentistas, você deve se atentar às expressões escritas ou faladas utilizadas, pois o CFO proíbe o uso de termos que possam caracterizar o sensacionalismo, a autopromoção, a concorrência desleal, a mercantilização da odontologia ou a promessa de resultados em tratamentos.


Leia também: Marketing Odontológico: 3 maiores erros nas redes sociais.


E o antes de depois: pode ou não pode ser utilizado no marketing para dentistas?


A divulgação de imagens dos pacientes, em casos como o antes e depois, foi por muito tempo vedada pelo CFO. No entanto, a Resolução 196, publicada em 2019, autorizou a divulgação de imagens do início e do final do tratamento.

foto de antes e depois na odontologia
A divulgação de imagens do antes e depois de pacientes é permitida pelo CFO.

Entretanto, o procedimento deve ter sido realizado exclusivamente pelo dentista que está divulgando este conteúdo, assim como o uso deve ser previamente autorizado pelo paciente ou representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.


Conclusão


Agora que você já sabe como aumentar e fortalecer a presença digital da sua clínica odontológica através do marketing para dentistas, basta avaliar quais suas necessidades e montar um plano estratégico capaz de potencializar suas ações para alcançar os objetivos desejados.


Além disso, busque materiais, ferramentas ou até mesmo eventos que auxiliem na otimização desse processo, tanto nas etapas de planejamento, execução e acompanhamento das suas ações de marketing para dentistas.


Para esse mês de Março, a Clinicorp está preparando um super evento para ajudar profissionais de saúde e bem-estar a alavancarem o marketing da clínica.


O Meeting de Marketing e Vendas da Clinicorp aconteceu no dia 04 de março de 2023 e contou com diversos especialistas da área trazendo muita informação relevante para você começar uma transformação na sua clínica. Clique no link e confira tudo que rolou.

4.876 visualizações
bottom of page