5 dicas para fechar mais tratamentos na sua Clínica Odontológica

Atualizado: 16 de set. de 2021

Diante do cenário econômico atual da área odontológica, para alavancar os resultados e ter uma clínica lucrativa, é necessário saber como fechar mais tratamentos.

Para isso, é fundamental que você demonstre que é uma autoridade na sua área, transmitindo segurança e confiabilidade para o seu público. Além disso, é necessário ter um controle sobre a quantidade de pessoas que chegam até a sua clínica e quantas realmente fecham com você. Dessa maneira, é possível montar um plano de ação assertivo, a fim de aumentar a sua taxa de conversão.


Alguns profissionais não dão tanta atenção ao momento do orçamento quanto deveriam, deixando escapar possíveis novos pacientes.


Então, se o seu objetivo é transformar a realidade da sua clínica, é preciso conhecer as melhores dicas para começar a fechar mais tratamentos.


1) Deixar um horário reservado para orçamento


É muito importante que você deixe um horário reservado para apresentar o orçamento. Assim, cada nova consulta pode ser separada em quatro etapas:

  • Cadastro completo do cliente com os dados pessoais;

  • Anamnese inicial para avaliar a queixa principal do paciente, sinais e sintomas;

  • Apresentação de diagnóstico e planejamento de tratamento;

  • Orçamento e formas de pagamento.


2) Uso de fotografias


Fazer uso de fotografias é uma ótima maneira de fechar mais tratamentos. Ao mostrar o diagnóstico em um determinado tratamento, seu possível paciente ficará mais inclinado a realizar tal procedimento na sua clínica.

Quando se trata de fotografia, a qualidade do material é um elemento fundamental. Contudo, com a tecnologia presente hoje em dia nas câmeras dos smartphones e nos aplicativos de edição, já é possível obter bons resultados.



3) Ter meios para parcelamento


Para fechar mais tratamentos, é fundamental que você ofereça meios alternativos de pagamentos.


Então, é interessante que você disponibilize pagamentos à vista, parcelados no cartão ou no cheque, além de boletos bancários.


Para isso, é importante contar um bom sistema de gestão para a sua clínica, como o da Clinicorp. Dessa maneira, você tem 100% de controle sobre o seu fluxo de caixa, identificando as possibilidades de facilitar o pagamento de cada cliente individualmente.


Além disso, o sistema de gestão da Clinicorp possibilita a cobrança recorrente. Dessa forma, mesmo que os seus pacientes não tenham limite de crédito, é possível gerar pagamentos automáticos.


Basta que você selecione as datas predeterminadas da cobrança e a quantidade de parcelas, o que não compromete o limite do seu público. Você também conta com a baixa automática no sistema e ainda atualiza o cadastro do seu paciente.