top of page

Meios de Pagamento para Dentistas: feche mais tratamentos com um controle de inadimplência eficiente

Atualizado: há 2 dias

Com a crescente modernização da odontologia, os meios de pagamento para dentistas tornaram-se uma ferramenta eficaz para aumentar o poder de compra dos clientes através da possibilidade deles pagarem com cartões de crédito ou débito, boleto bancário, Pix, entre outros meios.

Meios de pagamento. Mão de paciente finalizando pagamento pelo celular e contrato de orçamento de tratamento no plano de trás em um fundo laranja com cifrões em diferentes tamanhos.
Veja a importância de oferecer mais meios de pagamentos e como fazer com segurança.

Os meios de pagamento para dentistas têm ganhado grande destaque como uma poderosa estratégia de atração de pacientes, muito devido a facilidade na oferta e gestão dos meios de pagamento, algo que a transformação digital trouxe para esse segmento do mercado.

Um dos principais benefícios dessa digitalização para as clínicas odontológicas, foi o surgimento de soluções que facilitam a emissão de boletos, cobranças por meios online e Pix, criação de planos de recorrência e até mesmo, um eficiente controle da inadimplência com réguas de cobrança automática.

Toda essa evolução veio para atender a uma grande mudança no comportamento do consumidor. Afinal, muitos deles têm optado por desistir de uma compra, simplesmente por não terem à disposição o meio de pagamento que mais utilizam.

Porém, ao passo que o pagamento é facilitado, o risco do não recebimento também aumenta. Por isso, estar preparado para atender a essa demanda de forma segura é primordial para quem deseja continuar sendo competitivo no mercado.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar a importância da diversidade nos meios de pagamentos e como implementá-los de forma segura e eficiente.

Confira abaixo o que você irá encontrar:

Boa leitura!


Qual a importância de oferecer diferentes meios de pagamento na sua clínica?


Quando o assunto é ir ao dentista, poucos são aqueles que realmente acham essa atividade prazerosa. Entretanto, nos últimos anos, a odontologia evoluiu muito e essa atividade tem se tornado mais do que apenas uma consulta, se transformando em uma verdadeira jornada de encantamento e fidelização.

E para proporcionar uma experiência única que encante o seu paciente, é necessário que você esteja pronto para atender qualquer uma das necessidades que vão além de um bom atendimento, sendo a diversificação dos meios de pagamento para dentistas, uma das mais importantes expectativas a serem superadas.

Agora, pense em como você pode converter muito mais vendas se trabalhar com os meios de pagamento para dentistas certos, que aumentem o poder de compra de seus pacientes permitindo por exemplo, que uma simples profilaxia seja paga a vista no débito ou um tratamento de longa duração seja parcelado no boleto.

Diversificar os meios de pagamento traz uma maior margem de negociação durante o processo de venda dos seus tratamentos, afinal, o paciente sente-se à vontade para escolher a forma de pagamento que “pesa menos” no bolso.

Logo, voltamos ao principal motivo para oferecer diferentes meios de pagamento para dentistas que é se adaptar a uma nova realidade e comportamento do cliente, que preza por experiências que atendam suas expectativas e ofereçam comodidade.

Abaixo, eu listo os principais benefícios em adotar a diversificação dos meios de pagamento na sua clínica odontológica:


Mais opções para os pacientes


Com diversas formas de pagamento à disposição, o seu paciente se sente muito mais confortável em fechar um orçamento. Dentre os diversos meios de pagamento para dentistas, por exemplo, o Pix, se torna um aliado, facilitando o pagamento para alguns clientes que nunca andam com dinheiro.

Além disso, você tem maior flexibilidade na hora de receber, podendo parcelar a venda, oferecer a assinatura de tratamentos recorrentes e inúmeras outras possibilidades para alavancar o faturamento da sua clínica odontológica.

Maior possibilidade de fechar tratamentos


Como citado anteriormente, trabalhar com diversos meios de pagamento para dentistas têm a grande vantagem de permitir que pacientes com diferentes realidades econômicas tenham acesso aos seus serviços, sendo o primeiro indicador de uma experiência positiva no atendimento.

Assim, você poderá atender pacientes que precisam de um tratamento mais caro ou que demandam muito tempo, que jamais iriam se tratar caso você não oferecesse a possibilidade de parcelamento, por exemplo.

Além disso, expandir as possibilidades de pagamento ocasiona um aumento nos seus recebimentos a longo prazo e melhora a sua fidelização de clientes.


Mais segurança para você


Oferecendo formas de pagamentos mais seguras, como cartões de crédito ou débito, boletos bancários ou outros meios digitais, as garantias de recebimento são muito maiores e as chances de você cair em golpes diminuem.

Outro fator importante é a substituição do dinheiro em espécie, visto que em grandes centros urbanos, por exemplo, tem se tornado cada vez mais arriscado a utilização dele em decorrência de assaltos.

Mais valor aos seus serviços


Com clientes mais satisfeitos por terem as melhores formas de pagamento à disposição na hora de contratar um tratamento odontológico, você agrega muito mais valor aos seus serviços e a experiência do cliente.

Quando falamos na atração de novos pacientes, a divulgação boca a boca ainda é uma das estratégias mais poderosas, e somente um cliente satisfeito com a sua clínica pode trazer mais três novos pacientes.

Maior competitividade


A odontologia é hoje um dos mercados mais competitivos, seja pela grande quantidade de profissionais ou pelo aumento na demanda de pacientes, obrigando as clínicas a buscarem formas de se destacar em meio aos muitos concorrentes.

Logo, trabalhar com diversos meios de pagamento para dentistas é a melhor opção tanto para você quanto para os seus pacientes, que têm um maior poder de compra com diferentes possibilidades de parcelamento e métodos de pagamento. Essa facilidade acaba se tornando um dos seus maiores diferenciais competitivos.



7 principais meios de pagamento para clínicas odontológicas

Atualmente, existem diversas formas de pagamento que você pode aceitar. Por isso, vamos conhecer agora cada um dos principais meios de pagamento para dentistas que você precisa aceitar em sua clínica odontológica. Acompanhe!

1. Dinheiro em espécie

Segundo pesquisa publicada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mesmo com a chegada do Pix em 2020, o dinheiro em espécie continua sendo o método de pagamento mais usado no Brasil, possuindo uma utilização de 71%.

Sabemos que o pagamento em espécie é aceito por quase todos os estabelecimentos, logo é bastante vantajoso trabalhar com esse meio de pagamento, todavia, mantenha-se atento para alguns cuidados necessários ao trabalhar com essa forma de pagamento:

  • Fique de olho em notas falsas;

  • Mantenha um controle rigoroso de entradas e saídas;

  • Crie uma rotina de sangria de caixa para evitar furtos.

Além disso, se você utiliza um software odontológico como ferramenta de gestão, é preciso definir um processo padrão para registrar a entrada desses valores no caixa.

Uma solução para evitar problemas com esse meio de pagamento é incentivar seus clientes a utilizarem o cartão de débito ou crédito, por exemplo, oferecendo descontos para esse tipo de pagamento à vista.

2. Transferência bancária e PIX


O Brasil é um país complicado quando o assunto é segurança financeira, pois em muitos centros urbanos, cada dia mais pessoas estão evitando sair de casa com cartões ou dinheiro físico, muito devido às fraudes, golpes e roubos.

Nesse sentido, as transferências bancárias têm caído nas graças dos pacientes. Pois entre todos os meios de pagamento para dentistas, esse é um método bastante seguro por exigir validação com senha ou biometria e, em tese, mais simples de utilizar.

A transferência bancária contém todos os dados do cliente e da clínica que está recebendo, dando muito mais segurança tanto ao paciente quanto para o dentista, pois ali constam todas as informações de ambos, agregando ainda mais valor ao serviço.

Já o Pix ganha o seu destaque por ser o método mais rápido dentre todos os métodos de transferência bancária, não à toa essa é a segunda forma de pagamento mais usada pelos brasileiros na atualidade.

Uma dica importante para utilização do Pix, é deixar um QR Code com a chave de transferência disponível na mesa de quem realizar a cobrança. Isso traz muito mais agilidade aos processos.


3. Cheque


Os inúmeros meios digitais de pagamento para dentistas colocaram o cheque em uma caminha rumo ao completo desuso, mesmo assim eles ainda são presentes como formas de pagamento, principalmente entre os pacientes da terceira idade.

Trabalhar com cheques pode ser muito útil em casos de procedimentos caros e que dependem de um limite de valor alto. Porém esse método de pagamento possui muitos riscos e desvantagens, principalmente por necessitar que você faça a sua retirada diretamente no banco, além do famoso golpe do cheque sem fundo.

Uma boa prática para evitar fraudes e eventuais problemas com cheques falsos ou sem fundo é apenas aceitar cheques de clientes já fidelizados e com mais tempo de casa, os seus clientes mais fiéis e antigos.

4. Cobrança Online


A cobrança online, mais conhecida como link de pagamento, está entre os meios de pagamento para dentistas que mais facilitam a venda, oferecendo a possibilidade do paciente realizar o pagamento de qualquer lugar, sem precisar se deslocar até a sua clínica, basta você enviar o link de cobrança via WhatsApp, por exemplo.

Outra facilidade é que você não precisa ter um site ou uma maquininha de cartões, só precisa gerar o link através da plataforma da sua fornecedora de meios de pagamentos e compartilhar pelo canal que preferir.

5. Pagamento Recorrente


O pagamento recorrente é ideal para a contratação de procedimentos em que há recorrência, como em tratamentos ortodônticos ou manutenção dos resultados de uma harmonização orofacial.

Essa é uma forma de pagamento muito parecida com a assinatura da Netflix. O pagamento é feito de forma automática por cartão de crédito em um período pré estabelecido, podendo ser quinzenal, mensal, ou conforme acordado pelas partes.

Ao concordar com a recorrência na primeira consulta, o paciente não precisa se preocupar em fazer o pagamento periodicamente, pois a cobrança já acontece de forma automática.

Para uma clínica odontológica, há uma série de benefícios que o modelo de cobrança recorrente pode trazer. Alguns exemplos são:

  • Possibilidade de cobrança por cartão de crédito ou débito;

  • Controle de pagamentos mais simples, assim como a realização de cobranças;

  • Redução da inadimplência, afinal, o paciente saberá quando deverá pagar cada mensalidade. Pelo cartão de crédito, o pagamento é realizado de forma automática.

Já para seus pacientes, o maior benefício do pagamento recorrente é que ele toma somente o limite do valor da parcela, e não o total do cartão de crédito do cliente.

6. Cartão de Débito e Crédito


Um dos meios de pagamento para dentistas mais utilizados atualmente, são os cartões de crédito ou débito. Vamos entender como cada um deles funciona, acompanhe!


Débito:


Utilizado para pagamentos à vista, garante o recebimento dos valores na mesma hora da compra, é uma excelente opção ao dinheiro em espécie, oferecendo segurança e comodidade na hora do pagamento de procedimentos de menor valor.


Crédito:


É um dos meios de pagamentos mais utilizados atualmente, possibilita a realização de vendas parceladas com a garantia de recebimento, diminuindo seus problemas com inadimplência ou que o paciente esqueça de realizar o pagamento.

Em vendas de tratamentos com valores elevados, como na implantodontia e ortodontia, por exemplo, oferecer a possibilidade de compra parcelada com cartão de crédito pode fazer toda diferença na decisão de compra dos seus pacientes.

Eles oferecem benefícios, como: garantia do recebimento do valor total, redução na taxa de inadimplência, maior praticidade em suas transações e previsibilidade financeira.

Para trabalhar com esse meio de pagamento para dentistas, você precisará adquirir uma máquina de cartões. A Clinicorp possui uma maquininha que trabalhar 100% integrada ao seu sistema, facilitando e tornando sua gestão mais objetiva.

Para saber mais sobre a maquininha Clinipay, clique no link e acesse nossa página oficial..


7. Boleto Bancário


O boleto bancário é uma ótima opção para converter vendas parceladas de tratamentos para clientes que ainda não estão habituados a outras formas de pagamentos, como o cartão de crédito ou outros meios digitais.

De fácil emissão e envio para o cliente, pode ser usado estrategicamente para estimular pagamentos à vista ao invés de utilizar dinheiro em espécie. Uma ótima dica é oferecer desconto quando ocorrer o pagamento até a data do vencimento.

E se você pensa que pagamentos via boleto podem ser uma dor de cabeça, fique tranquilo! Existem ferramentas especificas para você ser flexível com 100% de segurança no controle de inadimplência da sua clínica.

Vamos ver um pouco mais sobre essas ferramentas e como a Clinicorp consegue te ajudar a fechar mais tratamentos com a flexibilidade nos tratamentos de forma segura.


Venda mais com segurança: conheça o fluxo de combate de inadimplência da Clinicorp

Se você é um dentista preocupado em garantir uma gestão saudável e um crescimento financeiro contínuo para sua clínica, sabe o quanto o controle de inadimplência é essencial para alcançar esse objetivo. Ser flexível com os meios de pagamento na sua clínica gera maiores possibilidades para o seu paciente fechar um orçamento. Porém, se você não possuir um controle seguro dos seus recebimentos, corre o risco de ficar no prejuízo.


Pensando nisso, a Clinicorp desenvolveu um conjunto de funcionalidades inovadoras que visam otimizar o controle de pagamentos e proporcionar maior segurança financeira para as clínicas.


Consulta SPC/Serasa


A funcionalidade de consulta ao SPC/Serasa oferecida pela Clinicorp revoluciona a forma como as clínicas lidam com a análise de crédito. Ao integrar-se diretamente ao sistema, os gestores podem acessar informações sobre pendências e restrições de crédito de forma rápida e segura. Isso proporciona um processo otimizado, onde as análises são realizadas sem a necessidade de sair da plataforma.


Como resultado, nossos clientes economizam tempo e garantem que suas decisões de crédito sejam ágeis e precisas. Além disso, ao identificar clientes inadimplentes, as clínicas podem tomar medidas preventivas para reduzir a inadimplência, resultando em uma gestão financeira mais eficiente e menos perdas.


Assinatura Eletrônica para Contrato


A Assinatura Eletrônica é uma solução moderna e segura para autenticar documentos importantes, como anamneses e contratos. Com a assinatura eletrônica, os pacientes podem assinar documentos de qualquer lugar, utilizando seus próprios dispositivos móveis.


Esse processo elimina a necessidade de impressão e envio físico de documentos, acelerando a jornada do paciente e aumentando a eficiência da clínica. A Assinatura Eletrônica não apenas agiliza o processo, mas também contribui para uma experiência mais positiva para os pacientes, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental, alinhando-se a práticas mais sustentáveis.


Emissão de Boletos


A emissão de boletos direto pela plataforma Clinicorp é uma ferramenta poderosa para aumentar o faturamento e oferecer opções convenientes aos pacientes. Ao gerar boletos bancários com facilidade, as clínicas ampliam as possibilidades de pagamento, permitindo que pacientes escolham a forma mais adequada para quitar seus tratamentos.


Além disso, a integração ao sistema garante maior segurança e controle dos recebíveis, eliminando a necessidade de recorrer a plataformas externas e simplificando a gestão financeira da clínica.


Régua de Cobrança


A Régua de Cobrança é uma ferramenta automatizada para te auxiliar no controle da inadimplência da sua clínica. Por meio de lembretes e alertas enviados via SMS, e-mail e aplicativo, a Régua de Cobrança ajuda a aumentar a conversão de pagamentos e a diminuir a chance de inadimplência.


Essa abordagem estratégica melhora a relação com os pacientes, aumenta a efetividade das cobranças e contribui para um fluxo de caixa mais previsível e saudável para a clínica.


Negativação


A funcionalidade de negativação oferecida pela Clinicorp é uma poderosa ferramenta para incentivar pacientes inadimplentes a regularizarem suas dívidas. Através da inclusão no serviço de proteção ao crédito, a clínica reforça a importância do pagamento em dia e motiva os pacientes a cumprir suas obrigações financeiras.


Com a integração ao sistema, o processo de negativação é ágil e transparente, contribuindo para um relacionamento confiável e seguro entre a clínica e os pacientes.


Se você ainda não conhece o software odontológico da Clinicorp, solicite o contato de um dos nossos consultores e descubra como auxiliamos você a gerenciar de forma descomplicada, todos os meios de pagamento para dentistas.

Conclusão

Como vimos nesse artigo, ser flexível nos meios de pagamento para dentistas, é uma tarefa importante e delicada, que demanda bastante atenção, pois serão os meios de pagamentos que você escolher que irão definir o tipo de vínculo que seus pacientes terão com a sua clínica odontológica, assim como o sucesso financeiro dela.


Para que você ofereça mais meios de pagamento com mais segurança, a Clinicorp oferece um fluxo à prova de inadimplência, integrando essas funcionalidades de forma estratégica para garantir uma gestão financeira mais segura e eficiente.



1.553 visualizações

Comments


bottom of page