Receita Recorrente: Entenda porque sua clínica odontológica precisa dela

Atualizado: 22 de mar.

A Receita Recorrente Mensal, do inglês Monthly Recurring Revenue (MRR), é a métrica financeira que indica o valor que uma clínica odontológica espera receber mensalmente dos pagamentos dos pacientes pelos tratamentos realizados.


Um dos maiores desafios de quase todo gestor de clínica odontológica, é conseguir fazer com que sua clínica tenha sempre um fluxo de receita mensal consistente e que ofereça previsibilidade do crescimento e futuro financeiro do negócio.


Isso acontece porque poucos deles se preocupam em acompanhar um indicador muito importante na hora de avaliar o desempenho financeiro de suas clínicas ou consultórios odontológicos. Estamos falando da MRR ou Receita Recorrente Mensal.


A MRR ajuda o dentista gestor a avaliar as tendências de crescimento da clínica, além de fornecer uma visão uniforme e normalizada das receitas da mesma, de forma mais consistente e linear.


Continue com a leitura e saiba mais sobre o que é a MRR, porque ela é tão importante para o seu negócio e veja algumas dicas de ouro que preparamos para ajudar você a aumentar a receita recorrente mensal da sua clínica odontológica. Confira!


Neste artigo você verá:


  1. O que é a Receita Recorrente Mensal?

  2. Por que sua clínica odontológica deve ter uma Receita Recorrente?

  3. Os benefícios da Receita Recorrente para Clínicas Odontológicas

  4. Como calcular a Receita Recorrente da sua Clínica Odontológica?

  5. Como aumentar a Receita Recorrente da sua clínica Odontológica?


O que é a Receita Recorrente Mensal?


Indicador muito importante para as empresas que vendem produtos e serviços por planos de assinatura, como streamings de música e vídeo, academias ou softwares SaaS, a receita recorrente é a métrica financeira que mede a arrecadação que estas empresas esperam receber mensalmente dos pagamentos dos clientes por esses planos e assinaturas.


Normalmente, esses pagamentos recorrentes são assegurados através de contratos de planos de assinatura, com períodos pré-determinados, no qual o cliente deverá realizar os pagamentos para poder usufruir do produto ou serviço.


Em resumo, para uma clínica odontológica, a Receita Recorrente é um modelo de arrecadação de receita onde, ao invés de vender seus tratamentos de forma transacional, ou seja, em uma única vez, busca-se estabelecer uma relação de longo prazo com o paciente, fazendo com que ele adquira seus serviços de maneira recorrente.


A MRR é também, o principal indicador que permite que o gestor da clínica consiga estudar formas de manter um fluxo de caixa consistente, sem variações bruscas entre um mês e outro, e assim avaliar o crescimento com muito mais previsibilidade financeira dentro da sua clínica odontológica.





Por que sua clínica odontológica deve ter uma Receita Recorrente?