top of page

Como um software odontológico pode aumentar a lucratividade da sua clínica

Atualizado: 17 de mai. de 2023

Alcançar a lucratividade gerenciando sua clínica manualmente é uma tarefa quase impossível. Neste blog você vai descobrir como um software odontológico vai facilitar a sua gestão e permitir que você aumente ainda mais a lucratividade da sua clínica odontológica.

Software odontológico. Dentista feliz usando software Clinicorp para aumentar a lucratividade.
Descubra como usar um software odontológico e aumentar seus lucros.

Para uma clínica odontológica ser bem sucedida, ela deve ser completa em todos os sentidos e não apenas ter uma equipe qualificada que presta um bom atendimento aos pacientes.


É necessário uma gestão eficiente e integrada, que englobe todos os processos, informações e dados em um único lugar. Um software odontológico é a ferramenta perfeita para fazer isso e permitir que sua clínica consiga lucrar mais, de forma eficiente e automatizada.


Segundo um estudo da consultoria Gartner, espera-se que o mercado de software movimente cerca de 879 bilhões de dólares, apenas no ano de 2023. Isso mostra como o uso de tecnologias será cada vez mais frequente na sociedade e a sua clínica odontológica não pode ficar para trás.


Pensando nisso, preparamos um conteúdo mostrando como um software odontológico pode ser útil para aumentar a lucratividade da sua clínica. Se o seu desejo é crescer e se destacar da concorrência, não deixe de ler este blog.


Neste blog você verá:



Você vê sua clínica como uma empresa?


Antes de começarmos, como você enxerga a sua clínica? É comum no mercado odontológico que os profissionais não gostem de divulgar e “vender seu serviço”, mas isso está mudando e é indispensável caso deseje alcançar a alta lucratividade.


É importante que você se concentre na parte técnica da sua clínica, mas sem deixar de lado as questões administrativas e financeiras. Cedo ou tarde, caso seja negligenciado, isso vai comprometer o sucesso e a sustentabilidade do seu negócio.


A sua clínica não é apenas um lugar onde você atende seus pacientes, mas também uma empresa que precisa ser gerenciada de forma eficiente e rentável, afinal, seu sustento vem de lá.


Confira alguns dos problemas que você pode enfrentar se não tiver essa visão:


  • Processos mal estabelecidos, que geram desperdício de tempo e recursos.

  • Planejamento financeiro e contábil deficiente, que compromete o lucro e a saúde financeira da sua clínica.

  • Multas por faltas ou desmarcações sem antecedência, que afetam a sua produtividade e a satisfação dos seus clientes.


Como disse, esses são apenas alguns dos problemas que você vai enfrentar e que farão com que seus concorrentes se destaquem no mercado e conquistem os seus pacientes.


Um software odontológico é um grande aliado e pode tornar ainda mais simples a jornada da sua clínica até a alta lucratividade.


A importância da lucratividade para uma clínica odontológica


Uma clínica odontológica lucrativa vai muito além de obter ganhos financeiros, ela é a prova da competência e do profissionalismo que você possui, além da boa experiência que está proporcionando aos seus pacientes.


No começo, ter sua própria clínica é um desafio e tanto, pois você precisa cuidar de todas as áreas da sua clínica. Uma vez que você se consolidou no mercado, é possível adquirir equipamentos tecnológicos modernos e contratar novos profissionais que auxiliarão na jornada até o sucesso da sua clínica.


Uma coisa leva à outra e, conforme sua equipe cresce e automatiza processos, você poderá investir em um bom marketing odontológico, que é vital para manter a sua clínica. Ou então, aperfeiçoar os procedimentos na sua clínica, por meio de cursos profissionalizantes e treinamentos, desta forma entregará uma experiência com altos níveis de excelência aos seus pacientes.


Buscar a alta lucratividade é um processo gradativo e que vai gerar frutos a médio e longo prazo para a sua clínica. Quanto mais estabilidade financeira e planejamento você tiver, mais recursos conseguirá adquirir para diferentes partes do seu negócio. Até mesmo, quem sabe, investir na construção de uma rede consolidada de clínicas odontológicas.


Como um software odontológico pode aumentar a lucratividade da sua clínica


A tecnologia é uma grande aliada da sociedade, inclusive da sua clínica, o uso de um software odontológico serve para facilitar sua rotina em diversos aspectos, como por exemplo na gestão de pacientes, de equipe, marketing e vendas e contabilidade.


Ele fornece diversos recursos que podem ajudar sua clínica a otimizar os processos, reduzir os custos, aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços, e consequentemente, a lucratividade do seu negócio.


Todas essas e outras vantagens de um software odontológico você pode conferir nos tópicos abaixo:


Gestão de pacientes


Um software odontológico vai transformar o seu atendimento a pacientes, pois te permite otimizar e organizar esse processo de forma simples. Por exemplo, ao usar uma plataforma completa que forneça as funcionalidades necessárias para um agendamento eficiente, seus pacientes conseguem agendar consultas online, a qualquer momento e de onde quiserem.


Com um agendamento online, você reduz as atividades manuais e burocráticas em relação a um método tradicional, economiza tempo dos profissionais da sua clínica, consegue conquistar novos pacientes pela internet e, por meio de um software odontológico, consegue centralizar todas essas informações em um único lugar.


Outro ponto positivo de usar um sistema de gestão para clínicas odontológicas é evitar possíveis atrasos, desmarcações inesperadas e “pacientes esquecidos”, pois você consegue enviar lembretes de consultas e alertas de confirmação automaticamente aos pacientes.


Gestão de Marketing e Vendas


O mercado de odontologia está cada vez mais competitivo, portanto, é vital encontrar formas de se destacar nesse meio e usufruir delas para conquistar mais pacientes e mostrar a autoridade da sua clínica odontológica. O marketing é um dos grandes aliados para você alcançar isso.


Um software odontológico completo vai ser fundamental para você planejar, colocar em prática, acompanhar e analisar suas campanhas de marketing por meio de ferramentas eficientes, como um bom CRM. Através dele, você consegue registrar os leads que entraram em contato, agendaram consultas, entre outras interações, além de gerar um relatório da campanha em questão e acompanhar as etapas iniciais da jornada desse paciente.


Um bom marketing, juntamente de uma estratégia de vendas bem definida vai contribuir diretamente no crescimento das vendas e, consequentemente, no aumento da receita da sua clínica.


Plataforma Financeira


Para que sua clínica odontológica tenha sucesso e lucratividade, é imprescindível que você faça uma boa gestão das finanças, de forma organizada e planejada. Isso inclui fazer o controle das receitas, despesas, fluxo de caixa, pagamentos de impostos e realizar um planejamento financeiro estratégico que ajudam a manter o negócio de maneira sustentável, evitando a falta de recursos e endividamentos.


Fazer tudo isso de forma manual é quase impossível, afinal são vários dados para guardar e analisar. Um software odontológico é a solução ideal para você, já que com a integração destes dados, fazer uma análise mais ampla e completa da sua clínica fica muito mais fácil.


Gestão de equipe


Para gerenciar uma equipe inteira é necessário muito talento e uma comunicação fluida, porém, nem sempre é fácil conseguir fazer isso e ainda gerenciar o restante da sua clínica.


Utilizando um software odontológico, você consegue armazenar todas as informações de um paciente, desde a ficha de anamnese, prontuário, ficha clínica, orçamentos, entre outros documentos. Essa centralização de informações é crucial para garantir uma boa gestão de equipe e direcionamento dos profissionais da sua clínica odontológica.


Outro recurso que um bom software odontológico deve ter é a possibilidade de agendamentos por sala, profissional e equipamentos, pois possibilita um ambiente mais bem organizado e evita o conflito de horários duplicados.


Esse ambiente organizado e harmônico permite a entrega de um atendimento ainda mais profissional e pessoal por parte da sua equipe, o que influencia diretamente na entrega de uma experiência excelente aos seus pacientes.


Gestão Contábil


A contabilidade é um ponto que merece destaque e muita atenção na sua clínica odontológica. Afinal, qualquer erro, mesmo que não intencional, pode gerar graves consequências à sua clínica.


O ideal é contratar um contador especializado para cuidar da sua gestão contábil, porém, em alguns momentos, você precisará se responsabilizar e cuidar de algumas etapas, como a emissão de notas fiscais, por exemplo. Nesses casos, um software odontológico pode ser um grande aliado.


Sendo completo e com todas as funcionalidades pensadas para facilitar a rotina na sua clínica, um software odontológico te ajuda a emitir boletos, notas fiscais e recibos integrados ao sistema, de forma que evite erros e atrasos na emissão destes documentos.


Além de que, com o contador tendo acesso ao seu sistema, o envio e o recebimento de documentos e informações fiscais e tributárias torna-se uma tarefa muito mais fácil.


Já conhece a contabilidade para dentistas da Clinicorp? Então acesse nossa página oficial e fale com nossos especialistas.


Análise de Dados


A sua jornada até a alta lucratividade precisa ter um norte, e um software odontológico pode servir como o seu GPS.


Por meio dele, você consegue monitorar todas as partes da sua clínica, como a taxa de ocupação, faturamento, ticket médio, inadimplência, satisfação dos pacientes, entre diversas outras informações.


Com esses benefícios, um software odontológico pode ser fundamental para a sua clínica transformar os dados em informações valiosas e ações efetivas que impulsionarão o crescimento e a lucratividade do seu negócio.


Para saber mais sobre como funciona um software odontológico leia o artigo Software Odontológico: Como funciona e qual a melhor opção


4 motivos para você escolher o software odontológico Clinicorp


Um sistema de gestão precisa contemplar tudo que é necessário para você ter uma clínica odontológica de sucesso e superar os seis dígitos de faturamento. A Clinicorp te proporciona todas as ferramentas e estratégias perfeitas para você alcançar isso.


Mas se você ainda tem dúvidas sobre qual sistema de gestão deve escolher, confira algum dos motivos para você escolher o software odontológico Clinicorp para gerenciar a sua clínica:


1 - Porque ajuda a sua clínica odontológica a lucrar mais


Todas as nossas ferramentas são integradas dentro do nosso software odontológico, isso inclui desde o primeiro contato com o paciente até o acompanhamento pós-tratamento.


Buscamos potencializar cada etapa do seu trabalho e impulsionar os seus lucros. Portanto, temos outras ferramentas voltadas especificamente para o Marketing e Vendas da sua clínica, como o CRM, Agendamento Online, Integração com chatbots e muito mais.


As nossas soluções são voltadas para todas as áreas da sua clínica, por meio de muito estudo e pesquisa, nós desenvolvemos os 6 pilares de uma clínica lucrativa e todas as ferramentas foram baseadas nestes pilares, que são: Marketing e Vendas, Foco na Experiência do Paciente, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Gestão Contábil e Gestão de Metas e Indicadores.


Uma vez que você aplica esses pilares e utiliza as nossas ferramentas, a jornada da sua clínica odontológica até a alta lucratividade se torna uma tarefa muito mais simples.


2 - Porque ajuda a sua clínica a reduzir custos


A Clinicorp segue o conceito de uma clínica paperless, isto é, uma clínica odontológica que não utiliza nenhuma folha de papel. Uma vez que você usa o sistema Clinicorp, poderá extinguir o uso de documentos físicos, afinal, todas as informações de um paciente estarão dentro do prontuário digital dele.


Temos também funcionalidades que permitem a emissão de notas fiscais e relatórios financeiros da sua clínica, tudo isso com poucos cliques, de fácil visualização, completamente digital e armazenado na nuvem.


3 - Porque torna a gestão da sua clínica muito mais eficiente


Uma gestão eficiente e otimizada é fundamental para você lucrar mais, é impossível você utilizar agendas de papel ou lembretes físicos e alcançar a alta lucratividade. A nossa Agenda te permite realizar agendamentos por profissional, sala e equipamentos, desta forma a coordenação da sua equipe é mais eficiente.


Além disso, você tem a possibilidade de enviar mensagens automaticamente por SMS, WhatsApp e outras plataformas digitais, proporcionando praticidade e conforto aos seus pacientes.


4 - Porque é o melhor software odontológico do mercado


Estamos crescendo dia após dia, isso mostra que a competência e esforço da nossa equipe em proporcionar o software odontológico mais completo e funcional do mercado está dando resultado.


Prova disso, são nossos mais de 52 mil usuários cadastrados e os mais de 2 bilhões de reais faturados na nossa plataforma. Atualmente disponibilizamos mais de 50 ferramentas do nosso software odontológico e esse número não para de crescer.


Para entender melhor sobre o software odontológico Clinicorp, assista ao vídeo abaixo.

Software odontológico. Vídeo Youtube: como usar Clinicorp

Conclusão


Ao longo de todo este blog você percebeu a importância que um software odontológico tem na busca pela alta lucratividade na sua clínica.


A automação e otimização dos processos, que vão desde o agendamento do paciente até o pós-tratamento, são apenas alguns dos benefícios que um software odontológico oferece.


Inclusive, com a ajuda de um software odontológico, você conseguirá reduzir os custos da sua clínica e aumentar significativamente a lucratividade dela.


Por isso, invista em um software odontológico para sua clínica, pois assim, poderá proporcionar um atendimento mais ágil e personalizado aos seus pacientes, além de gerenciar todos os seus processos em um único lugar.




130 visualizações

Comments


bottom of page