top of page

Gestão de tempo para dentistas: 7 dicas para otimizar sua rotina

Atualizado: 4 de jul. de 2023

A gestão de tempo para dentistas é algo indispensável para garantir que você não se sinta sempre cansado e frustrado, seja por não conseguir realizar as tarefas que planejou ou desfrutar de tempo de qualidade para descansar.

Close-up do dentista olhando para seu relógio de pulso
Gestão de tempo para dentistas: como otimizar sua rotina?

Você sente que a falta de tempo está prejudicando a gestão da sua clínica odontológica e até mesmo privando você de viver com qualidade, causando estresse e frustração? Bom, se você enfrenta esse problema, saiba que 62% da população brasileiro tem o mesmo sentimento.


Uma pesquisa realizada em 2017, pelo International Stress Management Association (Isma), aponta que o Brasil é o país com a segunda população mais estressada do mundo, perdendo apenas para o Japão. O principal motivo desse estresse é o trabalho, por conta de jornadas muito longas e falta de tempo para si.


Trazendo esses dados para a sua rotina como dentista, sabemos que o dia a dia de um consultório odontológico pode ser extremamente desgastante. Além do atendimento aos pacientes, é preciso estar sempre atento às novas tecnologias, treinamentos, gestão da equipe e negócio, entre outras tarefas.


Toda essa correria acaba causando a sensação de esgotamento ao fim do dia e, em alguns casos, pode causar até mesmo problemas à sua saúde. Mas felizmente, é possível contornar esse problema, fazer tudo o que você planeja e ainda garantir aquele tempinho para descansar.


O segredo para uma rotina mais eficiente e tranquila, onde você consegue realizar tudo o que planeja, está em uma boa gestão de tempo para dentistas. Com ela, pouco a pouco é possível otimizar seu rendimento e até mesmo sua qualidade de vida.


Se você ainda não pratica a gestão de tempo no seu consultório odontológico, está mais que na hora de começar. Confira neste artigo o que precisa ser feito!


Neste blog você verá:



O que é gestão de tempo para dentistas


A gestão do tempo para dentistas é um conjunto de técnicas e adequação de hábitos usados para aprimorar a utilização do tempo na realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas sem causar o desgaste dos profissionais.


O gerenciamento do tempo, portanto, consiste na adoção de uma série de práticas, processos e ferramentas que auxiliam no cumprimento de atividades dentro dos prazos estabelecidos e com resultados satisfatórios.


Além disso, a gestão de tempo para dentistas ajuda a organizar a rotina dos profissionais, garantindo que não haja jornadas excessivas de trabalho e que eles tenham qualidade de vida.


Por que é importante fazer a gestão de tempo?


A gestão de tempo é algo fundamental em todos os âmbitos das nossas vidas. Para os profissionais da odontologia, que lidam diariamente com uma rotina extremamente corrida e estressante, ela se torna indispensável para garantir que eles não cheguem à exaustão física e emocional.


E embora seja mais comum haver essa preocupação no trabalho, ela também se aplica muito bem à rotina pessoal. Afinal, quando você administra melhor o seu tempo, consequentemente, você aumenta o seu rendimento.


Podemos destacar ainda, que quando praticada de forma eficiente, a gestão de tempo para dentistas contribui com a elevação do bem-estar, o que garante uma maior proximidade com a felicidade plena e a satisfação, tanto profissional quanto pessoal.


Como fazer uma boa gestão do tempo na odontologia?

Conceito de estratégia de gestão de tempo para dentistas
Como fazer uma boa gestão do tempo na odontologia?

Consegui te convencer da importância de realizar a gestão de tempo para dentistas no seu consultório odontológico? Então, acompanhe algumas dicas que eu separei sobre como gerenciar as suas atividades de forma eficiente e aumentar a sua produtividade e qualidade de vida.


1. Planeje sua rotina diária


Para que você possa gerenciar seu tempo de maneira eficiente, o primeiro passo, sem dúvida, é o planejamento da sua rotina diária. Sem planejamento, você corre o risco de assumir mais tarefas do que, realmente, consegue executar.


Por outro lado, quando se programa, tem mais chances de aumentar a sua produtividade e conquistar os resultados esperados. Além disso, garante que o tempo disponível será usado da melhor forma possível.


Para começar, ao final do dia reúna todas as atividades que precisam ser executadas no dia seguinte. Você pode listá-las em um papel, em uma planilha ou ferramenta de gerenciamento do tempo, como você preferir.


É importante que você organize todas as tarefas de uma forma que fique fácil visualizar e classificar. Uma dica é: use cores e símbolos para identificar a prioridade, entre outros detalhes relevantes.


Sempre que uma tarefa for finalizada, por exemplo, pinte-a de verde ou, então, insira um sinal de check. Faça o mesmo com as que estão atrasadas ou paradas.


No seu planejamento, além da relação do que precisa ser feito, é fundamental que você identifique os prazos. Falarei mais à frente sobre a importância disso.


Quanto você tem um planejamento bem definido, ele funciona como um roteiro a ser seguido, evitando que você tenha tempo ocioso ou fique sem saber quais tarefas devem ser realizadas primeiro. Além disso, você passa a trabalhar de maneira mais ágil.


2. Estabeleça suas prioridades


Com as tarefas do dia seguinte mapeadas, olhe para o seu planejamento e identifique o que precisa ser feito e o que é realmente necessário ser feito.


Organize as tarefas por ordem de relevância, definindo o que é de extrema prioridade e o que pode ser feito quando houver tempo. Sair do consultório com o dia seguinte planejado, sabendo das prioridades e tempo disponível para realização de cada tarefa, traz uma sensação de organização e vai ajudar você a manter o foco e produtividade.


3. Quando possível, delegue tarefas


Você não precisa dar conta de tudo sozinho! Se você possui uma secretária, auxiliar ou até mesmo uma equipe mais robusta, delegue tarefas que não precisam ser realizadas exclusivamente por você.


Sem fazer isso, o crescimento da sua clínica odontológica está limitado a quantidade de coisas que você consegue fazer. Mantenha sua equipe sempre atualizada e confie na capacidade de cada membro do seu time.


Ao dividir as atividades com sua equipe, você ganhará espaço na sua agenda para dedicar mais tempo à prática clínica, outras atividades importantes e até mesmo para descansar.


4. Evite o uso do celular e redes sociais


Sabemos que atualmente as redes sociais são importantes ferramentas de trabalho para uma clínica odontológica. Mas avalie qual o melhor momento para utilizá-las e evite se distrair enquanto estiver online.


Muitas vezes não percebemos, mas se você somar o tempo gasto com o celular e redes sociais ao longo do dia, irá perceber que eles são um risco para a gestão de tempo para dentistas. Portanto, ao utilizá-los seja organizado e mantenha o foco no que deve ser feito, seja publicar um conteúdo ou responder seus seguidores.


5. Automatize processos e atividades


Quais tarefas da sua clínica podem ser automatizadas? Hoje em dia, a tecnologia permite que você deixe por conta de softwares inteligentes, a realização de atividades como agendamento e confirmação de consultas, alertas e avisos de cobrança, armazenamento e organização de documentos, entre outras. Portanto, use a tecnologia a seu favor!


Ferramentas como um software de gestão permitem agilizar e automatizar processos, de maneira que você economize tempo e esforço. Contar com o suporte desse tipo de solução deixa tarefas como agendamentos, registro de transações financeiras e preenchimento de documentos muito mais rápidos e eficientes.


Por fim, a maior vantagem é se livrar dos papéis e anotações à mão, o que faz toda a diferença na gestão de tempo para dentistas.



6. Evite os atrasos


Os atrasos são os grandes vilões da gestão de tempo para dentistas de sucesso. E mesmo sabendo que na área de saúde imprevistos são quase que inevitáveis, é importante que você crie estratégias para manter a pontualidade.


Planeje seus atendimentos deixando uma folga de alguns minutos entre uma consulta e outra e não atenda pacientes que se atrasarem além de um limite máximo definido entre vocês. Caso você tenha tempo livre nesses intervalos utilize-o com tarefas úteis, como organizar seu material, se alongar ou responder mensagens das redes sociais.


7. Reserve tempo para descansar


A última dica é: reservar tempo para você mesmo! Muito além da sua rotina profissional, é importante que você cuide si. Afinal, tão importante quanto se dedicar aos seus pacientes é você poder descansar e ter qualidade de vida.


O equilíbrio entre o profissional x pessoal é fundamental para que você consiga recarregar as suas energias e não lide com a rotina como se fosse uma máquina pré programada.


Aproveite o tempo livre para fazer programas com sua família, pratique algum hobbie, leia um pouco, ouça música e aprenda a dedicar um tempo para si.


Dessa forma, você e sua mente estarão satisfeitos e será mais fácil fugir daquele sentimento de cansaço eterno.


Por fim, vale ressaltar que tudo no início é mais difícil. Mas é importante que você não desista, pratique a gestão de tempo para dentistas e continue focado em melhorar a sua produtividade.


Para te dar uma motivação extra, eu trouxe esse vídeo do Dr. Paulo Bonavides. Ele é um dentista que ama a odontopediatria e durante o Clinicorp Summit 2021, trouxe dicas preciosas de como se dedicar à profissão e ao mesmo tempo fazer diversas outras coisas que ama.


Dê o play e aproveite! Você não vai se arrepender:


Gestão de tempo para dentistas na era digital


Na era digital, onde temos todo tipo de informação na palma da mão, tudo é muito mais veloz. A própria tecnologia, que evolui diariamente, exige que realizemos nossas tarefas com mais velocidade.


Quem não acompanha esse ritmo, sente uma espécie de frustração, como se não fosse competitivo o suficiente, não estando à altura do que se exige atualmente.


Porém, ir por esse caminho é um erro, assim como encarar a tecnologia como vilã também é! Ela, na verdade, pode ajudar e muito, na correta gestão de tempo para dentistas.


Ela é gratuita e contribui com o planejamento e execução das tarefas, já que algumas ferramentas podem ser acessadas em qualquer lugar, diretamente pelo celular.


Abaixo eu listamos algumas das principais ferramentas que auxiliam na gestão de tempo para dentistas:


Evernote


O Evernote é um bloco de notas virtual, armazenado na nuvem e pode ser acessado de qualquer dispositivo. Também pode ser compartilhado com a equipe para que todos tenham acesso às mesmas informações, incluindo suas atualizações.


Trello


O Trello é um quadro Kanban virtual, muito utilizado na gestão de projetos. Se você tem algum investimento ou plano de gestão para sua clínica odontológica, é também uma ótima opção para gerir o progresso de suas tarefas.


Google Agenda


Se sua equipe tem uma conta no Gmail, então, todos podem ser incluídos em uma agenda compartilhada. Dessa forma, podem conferir suas tarefas e compromissos na sua clínica odontológica com mais facilidade.


Google Keep


Além do e-mail, o Google também oferece um programa de checklist de gestão compartilhada. A plataforma é bem prática e rápida para distribuir tarefas e saber rapidamente quais delas foram completadas.


Software de Gestão


Os softwares de gestão para clínicas odontológicas são a ferramenta perfeita para aperfeiçoar a gestão de tempo para dentistas.


Com ele, você pode oferecer atendimento automatizado 24x7, automatizar o agendamento e confirmação de agendamentos, programar o envio de alertas de cobrança, além de digitalizar inúmeros outros processos de gestão da sua clínica.


Fazendo isso, você ganha muito mais tempo e autonomia para organizar a sua rotina e trabalhar de maneira muito mais produtiva. Não deixe de conhecer esse tipo de ferramenta e como ela pode te ajudar a ganhar muito mais tempo.


A Clinicorp oferece um dos softwares odontológicos mais completos do mercado, solicite uma demonstração gratuita, clicando aqui!


Conclusão


A gestão de tempo para dentistas é algo indispensável na rotina do profissional que deseja ter sucesso. Com as dicas listadas ao longo deste artigo, você poderá trabalhar com mais eficiência e organização, ganhando tempo para fazer tudo o que desejar.


Por isso, enxergue essa leitura como um investimento e comece agora mesmo a fazer a sua gestão de tempo para dentistas. Aproveite que já está por aqui e conheça melhor nosso blog, onde compartilhamos outras dicas valiosas para a gestão da sua clínica odontológica.


787 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page