TikTok para Dentistas: o que é e por que é importante
top of page

TikTok para dentistas: o que é e por que é importante

Atualizado: 6 de jul. de 2023

Manter-se atualizado sobre as últimas tendências de mídias sociais deve ser uma prioridade para todos os consultórios odontológicos. Novos recursos estão sendo lançados constantemente e novas plataformas também estão surgindo de maneira consistente.

tiktok para dentistas, imagem de uma pessoa segurando o celular com a logo do tiktok na tela
TikTok para dentistas: o que é e por que é importante

O TikTok é uma plataforma que disparou rapidamente em popularidade, especialmente entre os usuários da Geração Z (nascidos em 1997) e da geração Y (nascidos em 1981 - 1996), e os dentistas devem prestar atenção, porque essa geração gasta quase uma hora por dia na plataforma.


Nesta postagem, vamos discutir tudo o que você precisa saber sobre o TikTok para dentistas, incluindo o que é, por que é importante e como começar a utilizá-lo.


Neste blog você verá:

  • O que é TikTok?

  • Por que o TikTok é importante para os dentistas

  • Como começar a usar o TikTok para dentistas

Boa leitura!


O que é TikTok?


O TikTok é uma plataforma de mídia social de compartilhamento de vídeos que incentiva os usuários a criarem e compartilharem (entre outras coisas) fragmentos de vídeos musicais caseiros.


Os usuários podem compartilhar vídeos de quinze segundos a três minutos de duração. Os vídeos geralmente compartilham alguém dublando, dançando ou fazendo algum tipo de truque, quase como uma reformulação moderna do Vine.


tiktok para dentistas, imagem de uma pessoa segurando o celular e olhando o feed do tiktok
O TikTok é uma plataforma de mídia social de compartilhamento de vídeos.

A proposta de assistir a vídeos curtos um após o outro pode ser incrivelmente viciante para os usuários, encorajando-os a assistir o conteúdo por horas seguidas.


A plataforma era originalmente conhecida como Musical.ly, e permitia aos usuários criarem e compartilharem pequenos videoclipes, mas a empresa foi comprada em 2017 e acabou se tornando a TikTok.


Após a compra, o TikTok expandiu significativamente para além de apenas oferecer vídeos musicais, oferecendo possibilidades infinitas para a criação de conteúdo.


Atualmente, o TikTok é uma plataforma divertida com uma estética agradável e pode ajudar você, dentista, a se conectar com novos pacientes.


Por que o TikTok é importante para os dentistas


Os dentistas devem prestar atenção ao TikTok porque ele tem ganhado relevância, principalmente para os usuários da Geração Z.


Ele está ganhando popularidade rapidamente com mais de 3 bilhões de downloads do aplicativo. Embora possa ser uma moda passageira no grande mundo das redes sociais, o fato é que os usuários da Geração Z são usuários altamente ativos, o que significa que eles estão engajados e criando conteúdo.


Dito isso, ele também está ganhando popularidade com outros usuários. As gerações mais antigas, incluindo a Geração Y, estão aumentando seu uso na plataforma, mas são usuários mais “passivos”, o que significa que estão assistindo, mas não criando tanto conteúdo.


A plataforma, portanto, pode ser uma das maneiras mais eficazes de alcançar esses públicos, e há algumas evidências sólidas que apoiam isso:

  • Existem mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente na plataforma

  • TikTok é o aplicativo mais baixado da Apple, com 33 milhões de downloads;

  • Os usuários passam em média 52 minutos na plataforma diariamente, mostrando que estão engajados e ativos (em comparação com 4,7 minutos do Facebook e 3,1 minutos do Instagram)

  • 90% dos usuários se envolvem com o aplicativo várias vezes ao dia.

Encontrar novas maneiras de se conectar com seu público-alvo é sempre uma vantagem, e esta é uma plataforma com um público altamente engajado e ativo.


Apesar da base de usuários entusiástica, a maioria dos consultórios odontológicos ainda não o utiliza, portanto você terá uma vantagem competitiva direta se for um dos primeiros a adotá-lo.


A plataforma pode ajudá-lo a alcançar um público mais jovem ou qualquer pessoa que esteja precisando de um novo dentista.



Como começar a usar o TikTok para dentistas


Para realmente começar, você vai precisar baixar o aplicativo TikTok. Você pode fazer isso na Apple Store ou Google Play.


Se você estiver interessado em começar a usar o TikTok para promover sua clínica odontológica, existem algumas estratégias e melhores práticas que o ajudarão a obter bons resultados mais rapidamente. Vamos dar uma olhada em cada um:


Crie um perfil forte


Criar um perfil forte no TikTok é um processo rápido e fácil, mas você precisa pensar cuidadosamente nisso.


Para começar, você precisa escolher um nome de usuário que seja acessível, mas também profissional. Pode ser o seu próprio nome ou o nome da sua clínica em si.


Escolha também sua foto de perfil, de acordo, com uma foto do rosto do dentista ou o logotipo da sua clínica.


Também é importante compartilhar uma biografia de perfil divertida e interessante que permita demonstrar sua experiência e, ao mesmo tempo, criar um relacionamento com o público. Por exemplo, você pode mencionar que é odontopediatra e utilizar alguns emojis para deixar as coisas mais divertidas.


Você também pode vincular seu perfil aos perfis do Instagram, YouTube e Facebook para obter visibilidade máxima e conteúdo sustentável. Por causa do tamanho curto do TikTok, é uma ótima plataforma que pode ser usada para encorajar os usuários a “passar” e ver seu outro conteúdo de formato longo em plataformas adicionais.


Use sempre hashtags


Hashtags não são essenciais para todas as plataformas, mas são uma parte importante no uso do TikTok.


As hashtags no TikTok são muito parecidas com as hashtags no Instagram, você adiciona várias hashtags a cada postagem para que possa ser encontrado pelos usuários que procuram os tópicos que você está marcando.


tiktok para dentistas, imagem mostrando uma hashtag de odontologia e imagens relacionadas a procedimentos
As hashtags são uma parte importante no uso do TikTok.

Embora o uso de hashtags específicas do setor, como ortodontista, dentista e sorriso, ajude você a se conectar com pessoas que procuram seu conteúdo, você deve incluir outras hashtags em pelo menos algumas de suas postagens.


As opções para hashtags adicionais incluem:


Hashtags baseadas em localização: como SP ou saopaulo, que podem ajudá-lo a se conectar com o público local que poderiam se tornar pacientes. Embora o TikTok rastreie as localizações (e mostre aos usuários o conteúdo local para eles), as hashtags não fazem mal.


Hashtags baseadas em interesses: como saúde ou rockandroll, se forem relevantes para sua postagem, podem ajudá-lo a se conectar com um público interessado que pode não estar procurando por você, mas está receptivo para ver o que você está publicando.


Um número esmagador de pessoas nem sempre procura dentistas logo de cara.


Hashtags populares: existem hashtags imediatas que podem estar em alta ou pelo menos apresentando níveis de interesse acima do normal? Use-os em sua publicação para aumentar a visibilidade.


Torne o conteúdo divertido


O TikTok é uma plataforma divertida, mas isso não significa que você não possa compartilhar informações valiosas na plataforma. Na verdade, compartilhar informações excelentes e úteis é uma ótima maneira de se conectar com seu público e ganhar sua confiança, mas você precisa fazer isso de uma forma divertida.


É difícil transmitir muitas informações necessárias e ser divertido em 15 segundos, então você pode usar a seguinte abordagem: prenda a atenção do público com seu vídeo no TikTok e, em seguida, direcione-os para um vídeo de formato mais longo fora da plataforma em outra plataforma.


Mantenha seu conteúdo visualmente atraente


Quer se destacar no feed de conteúdo do TikTok? Optar por vídeos visualmente interessantes e atraentes é uma ótima escolha aqui.


tiktok para dentistas, imagem de um vídeo mostrando o implante de um dente
Você pode criar um vídeo mostrando o processo de implante de um dente.

Imagine um vídeo mostrando o processo de implante de um dente com tons e cores brilhantes. É interessante assistir e, assim que você prende a atenção deles, no vídeo, eles fazem perguntas, o que aumentará o envolvimento e entreterá ainda mais os usuários.


Peça aos clientes para postarem sobre sua consulta


O conteúdo gerado pelo usuário é poderoso em todas as plataformas de mídia social, e o TikTok não é diferente. Os dentistas devem tentar criar conteúdo projetado para encorajar seus pacientes, incluindo pedir-lhes que compartilhem sobre sua consulta recente.


Você pode colocar frases de chamariz no TikTok para isso ou pedir aos pacientes em consultório que façam isso por você.


Otimize seu conteúdo para a página “For You”


Ao abrir o TikTok, você verá um fluxo de vídeos selecionados cuidadosamente para você pelo algoritmo, com base no conteúdo com o qual você interagiu no passado. Esta é a página “For You” sendo personalizada para cada usuário de forma individual.


Muitos usuários querem acabar nessa página, até mesmo usando as hashtags foryou e foryoupage para tentar chegar lá. A melhor maneira de fazer isso, no entanto, é apenas criar um ótimo conteúdo de forma consistente que irá interessar ao público, não há truque rápido que você possa usar para enganar o algoritmo.


Você pode criar conteúdos envolventes falando diretamente para a câmera enquanto pergunta aos usuários se eles já pensaram em ir ao dentista, dormir e simplesmente acordar depois que o procedimento foi feito. Como muitos pacientes são ariscos, isso seria algo que muitos ficariam felizes em vivenciar, prendendo sua atenção.


Aproveite a possibilidade de análise de desempenho das postagens


Você pode atualizar sua conta pessoal para uma conta profissional gratuita com o clique de um botão. Ao fazer isso, você pode acessar detalhes de performance de suas postagens.


Você pode rastrear suas visualizações de vídeo, visualizações de perfil e contagem de seguidores, além de ver informações demográficas sobre seus seguidores.


Conclusão


O TikTok para dentistas, é uma plataforma que os consultórios odontológicos em todo o mundo vão querer testar e considerar adicionar ao seu mix de marketing de mídia social.


A plataforma tem um público incrivelmente envolvido e já existem muitos dentistas na plataforma com dezenas de milhares de seguidores. Apesar disso, o TikTok para dentistas ainda não é um mercado super saturado, então pelo menos crie seu perfil e teste a plataforma para ver como ela funciona para você.



Texto traduzido do site: straumann.com

390 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page