fbpx

Como realizar um controle de estoque eficiente na sua clínica com a Clinicorp

João Victor Paiva
Junho 21, 2024
4 min para ler
Organização e Produtividade
Compartilhe

Inscreva-se na Newsletter Clinicorp

Receba em primeira mão nossos posts diretamente em seu e-mail

Atualizado: 11 de out. de 2023

Apesar de parecer um assunto superficial, realizar um controle de estoque eficiente pode impactar praticamente todas as fases importantes da sua clínica, desde o atendimento, como o financeiro e o jurídico. Veja como realizar uma gestão de estoque eficaz com a Clinicorp.

Controle de estoque. Profissional de saúde fazendo o controle de estoque da sua clínica através de um tablet.
Realize um controle de estoque organizado e eficiente com a Clinicorp

Você, gestor de clínica, já sabe que a organização interna desempenha um papel crucial no sucesso de seu negócio. E, dentro desse contexto, há um aspecto muitas vezes negligenciado, mas com um impacto profundo na eficiência da rotina da clínica: o controle de estoque.

Pode parecer um tópico superficial em meio a procedimentos clínicos avançados e estratégias de atendimento ao paciente, mas a realidade é que a gestão de materiais é a espinha dorsal que sustenta a fluidez nos processos da clínica.

Com uma gestãode estoque bem executado, clínicas de todo o país têm otimizado suas operações, reduzindo custos, evitando perdas e melhorando a qualidade do atendimento

Agora, pense sobre isso por um momento: quais são os riscos que sua clínica corre se você não implementar um controle de estoque eficiente? Pode estar lidando com desperdício de recursos, perda de receita e até mesmo problemas jurídicos caso algum produto fora da validade passe despercebido pelo seu controle.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender não apenas por que o controle de estoque é vital, mas também como a Clinicorp pode ser sua aliada nessa jornada.

Neste Blog você verá:

Boa leitura!

Leia também: Clube de compras Clinicorp: receba condições exclusivas para sua clínica

A Importância do Controle de Estoque para Clínicas

O controle de estoque é mais do que apenas uma prática administrativa, é a base que sustenta o sucesso do negócio e influência diretamente em diferentes aspectos do funcionamento da clínica.

Não é raro encontrar clínicas que acreditam que um estoque abarrotado de produtos é um sinal de prosperidade, quando, na realidade, isso pode representar recursos financeiros investidos de forma equivocada ou improdutiva.

Além disso, quando você não dá a merecida atenção para a gestão eficiente do seu estoque, sua clínica fica sujeita a diversos riscos, como desperdício de recursos, problemas com fornecedores, perda de mercadoria, falta de organização e muitos outros.

Dessa forma, considerar a gestão de estoque como uma estratégia fundamental vai garantir a eficiência nos seus processos e um caminho mais natural rumo ao sucesso no seu negócio.

Desafios para um controle de estoque eficiente

Se você acha que o controle de estoque está relacionado somente com uma simples organização física dos seus materiais, você está enganado. Fazer a gestão do estoque envolve diversos aspectos e pode afetar diretamente seus resultados finais, como atendimento e rentabilidade.

Vamos explorar alguns dos desafios mais comuns que as clínicas enfrentam ao gerenciar seus estoques e como essas dificuldades podem impactar suas operações.

Falta de Mão de Obra Qualificada: manter um estoque bem organizado e sob controle, requer profissionais qualificados para administrar a quantidade de produtos, fazer pedidos de reposição, atualizar o inventário e estabelecer níveis de estoque mínimo.

No entanto, a falta de mão de obra qualificada é um problema comum que afeta muitas clínicas.

Para vencer esse desafio, os gestores devem buscar alternativas para suprir essa carência, como capacitar a equipe ou utilizar ferramentas que otimizem e facilitem o controle do estoque.

Processos Manuais: automatizar completamente o controle de estoque pode ser um desafio financeiro para muitas clínicas, levando muitas delas a optar por economizar e depender de processos manuais. Porém, essa abordagem pode resultar em desperdício de tempo e até de dinheiro.

Assim, a melhor escolha é realmente investir em um sistema de gestão de estoque que possa automatizar esse processo, reduzindo erros e aumentando a eficiência.

Informação Descentralizada: quando as informações sobre o estoque não estão centralizadas, tanto a equipe de estoque quanto a de compras ficam suscetíveis a cometer erros. Isso pode resultar em pedidos errados ou quantidades inadequadas de itens.

Centralizar as informações em um sistema integrado pode ajudar a evitar esse tipo de erro e contribuir para uma comunicação mais assertiva entre as equipes da clínica.

Enfrentar esses desafios é fundamental para garantir que uma clínica odontológica ou de estética opere com eficiência e atenda às necessidades de seus pacientes.

A ferramenta de Controle de Estoque da Clinicorp pode ser a solução ideal para otimizar seus processos e direcionar estratégias de forma mais eficaz. No próximo tópico, exploraremos como a Clinicorp pode ajudar a superar esses desafios e aprimorar a gestão de estoque em clínicas.

Utilize o controle de estoque Clinicorp para organizar seus insumos

Quando se trata da gestão de uma clínica, o estoque é um dos ativos mais críticos. Ter uma gestão de estoque organizada é fundamental para evitar desperdícios de materiais e dinheiro.

A funcionalidade Controle de Estoque do software Clinicorp permite que você cadastre todos os insumos utilizados em sua clínica e acompanhe todas as movimentações desses itens em um único lugar.

Além disso, você pode monitorar os prazos de validade de cada material, evitando o desperdício que ocorre quando produtos vencem antes de serem utilizados.

Uma das maiores preocupações na gestão de estoque é a possibilidade de produtos com validades expiradas. Quando isso acontece, não apenas o material é perdido, mas também o dinheiro investido.

Além disso, uma gestão de estoque eficiente não apenas evita prejuízos imediatos, mas também processos futuros. Produtos vencidos podem causar sérios problemas legais e afetar a reputação de sua clínica.

A Clinicorp entende a importância de manter seu estoque em ordem e oferece uma solução prática e eficaz para te ajudar. Com o Controle de Estoque da Clinicorp, você terá todos os recursos necessários para gerenciar seus insumos de forma inteligente e evitar desperdícios.

Assista ao vídeo abaixo sobre como utilizar essa ferramenta e veja como ela funciona na prática.

https://youtube.com/watch?v=dYeeJEyVa4g%3Fautoplay%3D0%26mute%3D0%26controls%3D1%26origin%3Dhttps%253A%252F%252Fwww.clinicorp.com%26playsinline%3D1%26showinfo%3D0%26rel%3D0%26iv_load_policy%3D3%26modestbranding%3D1%26enablejsapi%3D1%26widgetid%3D1

Conclusão

Neste artigo, exploramos a vital importância de uma gestão de estoque eficiente para clínicas odontológicas e de estética. Gerenciar seus materiais de forma inteligente não é apenas uma prática recomendada, mas uma necessidade para manter a excelência no fluxo de todos os aspectos da sua clínica.

O Controle de Estoque da Clinicorp, oferece uma maneira eficaz e prática de gerenciar seus insumos. Com recursos que permitem o cadastro de materiais, o acompanhamento das movimentações e o controle dos prazos de validade, você terá tudo o que precisa para manter seu estoque em ordem de forma automatizada e facilitada.

Se você deseja conhecer melhor o Controle de Estoque Clinicorp, otimizar seus processos e garantir que sua clínica opere com máxima eficiência, clique nesse link e fale com um especialista.

Solicite o contato de um especialista da Clinicorp

Homem de social trabalhando em seu computador.

Você também vai gostar desses conteúdos

Receba conteúdos relevantes toda semana no seu e-mail​

Ei, não vai embora ainda!

Que tal tirar suas dúvidas com um especialista Clinicorp?