No cenário odontológico atual, personalizar a experiência do paciente é tão importante quanto oferecer bons tratamentos.
Ao focar na experiência e jornada do paciente, sua clínica ou consultório se destaca no mercado por meio de uma estratégia única, e nada melhor do que fazer isso sabendo exatamente as preferências e gostos do seu público-alvo.
Com mais informações do que um simples formulário, a anamnese de marketing permite que você conheça o paciente fora da cadeira de tratamentos — o que ele gosta de consumir, qual seu gênero musical favorito, quais seus hábitos e motivações?
Neste blog, você entenderá como aplicar a anamnese de marketing para oferecer atendimentos personalizados a seus pacientes, e como isso pode mudar o jogo para sua clínica ou consultório.
Boa leitura!
Leia também: Marketing odontológico: turbine suas vendas com o Clinicorp.
O que é uma anamnese de marketing na odontologia?
Esse tipo de pesquisa é um formulário com uma série de perguntas que auxilia dentistas e profissionais da área a entenderem como o paciente é fora do contexto clínico. E diferentemente da anamnese clínica, que foca em dados de saúde, a anamnese de marketing está mais voltada à comunicação e preferências do paciente.
Seu principal objetivo é entender o paciente como consumidor: o que ele valoriza, como prefere ser atendido e o que o motiva a buscar tratamento. Esses dados permitem ações mais personalizadas, aumentando a percepção de valor e o vínculo com a clínica e o dentista.
Alguns exemplos de perguntas são: quais os canais de contato favorito do paciente, o estilo de vida dele, profissão, motivações estéticas ou funcionais, assim como experiências anteriores.
Essas informações auxiliam a clínica ou consultório a traçar estratégias de marketing, fidelização e encantamento de maneira mais eficaz no dia a dia da gestão.
Por que transformar a anamnese em uma estratégia de marketing?
Transformar a anamnese de marketing em uma estratégia para a sua clínica pode oferecer diversos benefícios, e um dos principais é a geração de valor desde o primeiro contato com o paciente. Afinal, com ela, você fica por dentro das preferências e gostos do paciente desde a primeira interação.
Com os dados coletados, você pode criar experiências personalizadas, que fortalecem o vínculo entre profissional odontológico e paciente.
Um exemplo que pode transformar completamente o atendimento, é colocar o gênero de música favorito do paciente enquanto ele espera na recepção, ou o filme favorito dele dentro da TV do consultório enquanto faz o tratamento. As possibilidades são infinitas, e nesses casos, usar a criatividade ao seu favor é fundamental!
Também, com a anamnese de marketing, é possível segmentar campanhas, ações de fidelização e ofertas de tratamentos personalizados de acordo com o seu público-alvo, o que pode significar um grande diferencial competitivo para sua clínica.
Ir ao dentista deve ser um sinônimo de autocuidado, preservação e saúde. E quando o paciente se sente cuidado de maneira única e especial, toda essa experiência se torna ainda mais benéfica para sua clínica ou consultório.
Como montar um modelo de anamnese com foco em marketing no sistema Clinicorp?
Ao contrário do que muitos dentistas pensam, coletar os dados para a anamnese de marketing pode ser muito mais fácil do que parece.
Afinal, ele mesmo pode te dar todas as informações que você precisa através da anamnese digital do Clinicorp, onde você pode estruturar suas próprias perguntas.
Nesta ferramenta do Clinicorp, você pode inserir perguntas de perfil comportamental, histórico de tratamentos, preferências do paciente e muito mais — ou seja, conosco, você garante uma anamnese digital completamente personalizável.
A seguir, confira um breve passo a passo de como você pode utilizar — e personalizar — a anamnese digital do Clinicorp:
Como acessar o módulo de anamnese no sistema Clinicorp
Para utilizá-la corretamente e transformá-la em uma anamnese de marketing, você precisa configurá-la na aba de “Configuração”, para que em seguida ela seja adicionada diretamente no prontuário do paciente.
Você também poderá preencher a anamnese digital no momento da conversa inicial com o paciente, e se quiser adiantar essa etapa, você pode enviar a anamnese via SMS ou WhatsApp para ele antes da consulta.
Como criar uma nova anamnese
Para criar uma nova anamnese, acesse o painel de “Configuração” do sistema Clinicorp. Nele, procure pela aba “anamnese” para poder adicionar uma nova, excluir ou abrir alguma anamnese padrão já criada.
Quando criado um novo modelo de anamnese, você deve escolher entre uma das especialidades (estética, cirurgia, guia cirúrgico para implante, etc.).
Em seguida, crie suas perguntas e defina a sequência e tipo de resposta.
Quais tipos de perguntas podem ser adicionadas
Se for uma pergunta com resposta descritiva, você poderá definir um alerta e uma identificação de preenchimento obrigatório.
Se for uma pergunta de opções “sim” ou “não”, você também poderá definir alertas no “sim”, “não” e de preenchimento obrigatório.
Como ativar e vincular a ficha ao atendimento do paciente
- Para ativar a anamnese de marketing, vá até a tela inicial e acesse a aba “Pacientes”;
- Pesquise o nome do paciente, entre no perfil e clique em “Anamnese” > “Nova anamnese”;
- Você poderá escolher entre: iniciar nova anamnese, manter modelo anterior, preenchimento pelo paciente ou pelo profissional. Se optar por “preenchimento pelo paciente”, ele será o único a editar os campos;
- Use a opção “adicionar pergunta” para incluir um modelo por especialidade. Após configurar, salve ou solicite o preenchimento;
- Para isso, volte ao prontuário, clique em “solicitar preenchimento” e escolha o tipo de assinatura;
- O paciente receberá um SMS com link e código, ou você pode enviar para ele diretamente pelo WhatsApp. Após inserir o código, ele responderá o formulário e assinará ao final;
- Quando ele concluir e o prontuário for atualizado, o status mudará para “visualizar assinatura”, e você poderá acessar as respostas.
Para se aprofundar mais nessa ferramenta e ficar por dentro de como navegar no nosso sistema, acesse os treinamentos Clinicorp.
Como aplicar os dados da anamnese no dia a dia da clínica
Mas, um dos principais questionamentos é: após coletar as informações com a anamnese de marketing, como posso utilizá-las da melhor maneira possível?
Bom, você pode utilizar as informações coletadas da anamnese de marketing de várias formas para proporcionar uma experiência personalizada para seus pacientes, algumas delas são:
- Segmentação de campanhas por perfil de paciente (WhatsApp, Instagram e e-mail marketing);
- Criação de ofertas personalizadas com base nas motivações dos pacientes;
- Utilização das informações para melhorar o atendimento e gerar mais encantamento (lembrar de preferências e datas importantes dos pacientes);
- Apoio à equipe comercial e de atendimento ao proporcionar uma abordagem mais eficaz;
- Monitoramento de indicadores de comportamento e fidelização.
Tudo isso, quando atrelados a um atendimento de qualidade e tratamentos de ponta, proporciona ao paciente uma experiência 5 estrelas — o que significa mais fidelização, indicações e destaque para sua clínica ou consultório.
Conclusão
A anamnese de marketing é muito mais que uma tendência — ela é o braço direito para clínicas e consultórios que desejam crescer com foco na experiência do paciente.
Coletar informações importantes com a ajuda de um software odontológico e usá-las com inteligência permite criar um relacionamento mais humano e forte com seus pacientes.
E com o apoio da anamnese digital do Clinicorp, você não apenas organiza seus dados, mas transforma cada atendimento em experiências incríveis por meio da anamnese de marketing. Na prática, isso significa: mais pacientes satisfeitos, mais fidelização e uma marca consolidada no mercado odontológico.
Com a anamnese de marketing, seu negócio se destaca com mais estratégia e conexão — e você pode começar a fazer isso hoje mesmo, basta preencher o formulário abaixo e falar com um de nossos especialistas!