Aprenda como fazer uma anamnese odontológica completa em 7 passos

Atualizado: 21 de jan.

Saber como fazer uma anamnese odontológica de forma correta é essencial para quem trabalha na odontologia. Esse procedimento pode determinar se você terá êxito ou não nos tratamentos dos seus pacientes.


como fazer uma anamnese, dentista realizando a anamnese da paciente em seu consultório
Como fazer uma anamnese de forma correta em 7 passos.

Quer saber como fazer uma anamnese de forma correta? Um primeiro fato, essa prática deve ser muito bem embasada e fundamentada, com informações verdadeiras e úteis para a rotina da sua clínica odontológica.


Aqui, explicaremos o passo a passo de como fazer uma anamnese odontológica e qual a importância dela para o sucesso dos tratamentos odontológicos que você vai realizar!



O que é anamnese?


Antes de saber como fazer uma anamnese odontológica vamos entender a origem da anamnese, de forma geral. A palavra Anamnese, vem do grego “anamnesis”, que significa “lembrança” ou “ato de trazer a mente”.


Resumindo, seu principal objetivo é identificar, por meio de informações dadas pelo próprio paciente, possíveis fragilidades ou características que podem influenciar no diagnóstico ou plano de tratamento.



Qual a importância de fazer uma anamnese completa?


A anamnese é o ponto de partida para um atendimento de qualidade. É o momento de ouvir o paciente e descobrir o seu histórico ou motivos que o trouxeram ao seu consultório.


Além disso, entender como fazer uma anamnese odontológica eficiente vai te permitir evitar possíveis complicações futuras e elaborar planos de tratamentos mais adequados e personalizados para cada caso.


Pensando nisso, concluímos, inclusive, que uma anamnese odontológica completa também servirá para evitar condenações judiciais por suposto erro ou imperícia.


Tipos de Anamnese


Existem, basicamente, três técnicas no momento de fazer a anamnese odontológica:


  • Técnica do Interrogatório Cruzado: se dá quando o profissional realiza as perguntas para o paciente e ele responde.

  • Técnica de Escuta: é quando o profissional deixa o paciente livre para contar o que ele preferir e da forma como preferir sobre os seus problemas de saúde, histórico, sintomas, etc.

  • Anamnese Digital: uma ficha de anamnese completa digital é enviada ao paciente e ele pode responder as perguntas no tempo dele, de qualquer lugar onde estiver.


Não necessariamente existe uma técnica correta para realizar a anamnese. Vai depender muito do paciente, pois existem aqueles que têm mais facilidade para falar e outros precisam ser lembrados por meio das perguntas.


Durante a realização da anamnese as técnicas também podem se sobrepor, quando por exemplo, o paciente lembra de alguma coisa que não foi perguntada e fala por si só.


Também é possível enviar a ficha digital de anamnese para o paciente e complementar as respostas no consultório.