top of page

Jornada do paciente: o que é, e por que um software odontológico é fundamental

Atualizado: 17 de mai. de 2023

Entenda como mapear a jornada do paciente na odontologia e como um software odontológico vai auxiliar em cada etapa deste processo. Além disso, descubra como otimizar a experiência do paciente e aumentar ainda mais a fidelização de pacientes na sua clínica.


Jornada do paciente. Dentista analisando a jornada do paciente que está feliz.
Entenda a importância de mapear a jornada do paciente na sua clínica odontológica.

O lucro é um fator crucial para o sucesso de qualquer clínica odontológica, afinal, uma clínica é uma empresa e precisa ter retorno para se manter. Porém, o que muitas vezes é esquecido é o impacto que a experiência do paciente pode ter nesse aspecto. É nesse contexto que o termo “jornada do paciente” entra em campo e tem ganhado cada vez mais destaque no ramo da odontologia, afinal, influencia diretamente no desempenho financeiro de uma clínica.


Segundo um estudo da Zendesk, uma empresa dinamarquesa, 59% dos consumidores gostariam de receber uma experiência personalizada baseada em informações fornecidas. Isso gera impacto não apenas no custo de aquisição, mas também na retenção destes clientes.


Por isso, preparamos esse blog sobre como a jornada do paciente se torna um elemento fundamental para garantir a satisfação e fidelização dos pacientes, e consequentemente, a lucratividade da clínica.


Você verá neste artigo:

Boa leitura!



O que é jornada do paciente

A jornada do paciente é o conjunto de experiências que ele vive desde o primeiro contato com a sua clínica odontológica até o fim do tratamento. Entender essa jornada se torna um atalho para atender as necessidades, expectativas e percepções dos seus pacientes e oferecer um atendimento ainda mais personalizado e de qualidade.


O ideal é dividir essa jornada em várias etapas, desde a captação do paciente até a fidelização após o tratamento. Cada etapa é extremamente importante para proporcionar uma experiência excelente aos pacientes e, consequentemente, para o sucesso da clínica odontológica.


Qual a importância de acompanhar a jornada do paciente na clínica odontológica


Acompanhar a jornada do paciente é essencial para gerenciar a sua clínica odontológica de forma eficaz e organizada, com isso é possível melhorar a satisfação e fidelização dos seus pacientes, além de aumentar a eficiência e a lucratividade do seu negócio.


Conhecendo as etapas que um paciente percorre dentro da sua clínica, é possível otimizar os processos internos, reduzir custos, evitar desperdícios e erros, e, até mesmo, criar estratégias de marketing e venda ainda mais assertivas.

Por fim, isso te permite identificar aspectos críticos que impactam diretamente na reputação da sua clínica odontológica. Esses aspectos podem estar relacionados tanto à primeira impressão que o paciente tem da clínica, como a eficiência durante o agendamento, qualidade do atendimento, entre outros fatores.


Mapeando a jornada do paciente


Como já foi abordado, para melhorar a jornada do paciente é preciso mapear cada etapa que ele percorre desde o primeiro contato com a clínica odontológica até o fim do tratamento. Ao mapear todos os passos, você pode identificar os pontos de contato entre o paciente e a clínica, entender suas expectativas e necessidades, e identificar possíveis falhas ou oportunidades de melhoria.


Para fazer isso, você deve ter uma visão geral dos processos da sua clínica e entender como cada etapa se conecta e afeta a experiência do paciente. É necessário identificar todos esses pontos de contato entre o paciente e a clínica, como o site, telefone, redes sociais, entre outros.


Existe uma forma de facilitar essa tarefa que é dividir toda a jornada em oito etapas. Vamos analisar cada uma delas.


Captação


A etapa de captação é o início da jornada do paciente na sua clínica odontológica. Aqui, ele irá pesquisar e buscar informações sobre o serviço odontológico que deseja, seja na internet, por recomendação de conhecidos ou por anúncios pagos em redes sociais.


Seus meios de comunicação devem fornecer informações explícitas sobre os serviços oferecidos, horários de atendimento, localização e outras informações relevantes. Oferecer um atendimento personalizado e responder as mensagens de forma ágil auxilia na entrega de uma boa experiência.


Agendamento


Este momento é fundamental para garantir que o paciente vai escolher a sua clínica para uma consulta. O processo precisa ser claro e eficiente, de forma que vá atender às necessidades e expectativas dos seus pacientes.


Para garantir um agendamento eficiente, é importante permitir que seus pacientes marquem consultas a qualquer momento de forma online e por conta própria. Além disso, utilizar alertas de consulta e confirmação de agendamento por meio de um sistema de lembretes automatizados vai reduzir o número de faltas e aumentar a eficiência da clínica.


É essencial que o agendamento na sua clínica seja simples, mas que faça o paciente se sentir valorizado e confiante em relação ao seu negócio.


Avaliação inicial/Primeira consulta


A avaliação inicial é o ponto crucial na jornada do paciente, pois é ali que deve ser criada uma relação de confiança entre o dentista e o paciente. É importante que o profissional esteja preparado para ouvir as expectativas e queixas do paciente com empatia, realizando uma avaliação completa da saúde bucal por meio de exames clínicos e radiográficos. A saúde geral do paciente também precisa ser levada em conta, portanto, é essencial fazer a anamnese, pois assim consegue identificar possíveis contra indicações e personalizar o plano de tratamento de acordo com suas necessidades específicas.


Todas as informações coletadas devem ser registradas no prontuário odontológico para a continuidade do tratamento. Além disso, é necessário explicar para o paciente os problemas identificados e o que pode ser feito para resolver.


Planejamento, tratamento e orçamento


Neste momento, o profissional deve apresentar as opções de tratamento disponíveis, os pontos positivos e negativos de cada um deles, além de um orçamento detalhado.


O paciente precisa sentir segurança e confiança em relação ao tratamento e entender todos os custos envolvidos antes de tomar a decisão para, assim, continuar a jornada na sua clínica. O uso de um prontuário odontológico eletrônico torna essa tarefa mais simples, afinal, todas as informações estarão disponíveis em um único lugar.


Assinatura do contrato e pagamento


Ao assinar o contrato de um tratamento, o paciente mostrou confiança e aceitou firmar o acordo com a sua clínica odontológica. Esse processo precisa ser claro e transparente, de forma que o paciente compreenda todos os termos e condições do contrato e saiba exatamente quais são os valores envolvidos no tratamento.


Essa etapa é uma excelente oportunidade de proporcionar uma boa experiência aos pacientes, oferecendo facilidade no pagamento e mostrando preocupação em atender as necessidades do paciente.


Execução do procedimento


A execução do procedimento é uma das principais etapas na jornada do paciente em sua clínica odontológica, é neste momento que o dentista vai colocar em prática todo o planejamento elaborado e o conhecimento que possui. Além disso, há de se ressaltar que todas as normas de biossegurança devem ser seguidas.


Durante o procedimento, é importante estar atento às reações do paciente e comunicar sobre o que está sendo feito. Inclusive, o profissional deve estar preparado para imprevistos ao longo do tratamento, sempre apto para resolver os problemas com calma e entregando a melhor solução.


Todos esses mínimos detalhes serão cruciais para proporcionar uma boa experiência e garantir que a jornada do paciente na sua clínica siga encantando seu paciente.


Retorno e pós-tratamento


A jornada do paciente não termina ao fim do tratamento. O retorno e o pós-tratamento são essenciais para manter o relacionamento do paciente com a sua clínica odontológica.


Ao fim da execução do procedimento, é ideal que o retorno já seja agendado. Ele serve para avaliar o resultado do tratamento e garantir que o paciente está satisfeito com o resultado.


O acompanhamento pós-tratamento deve acontecer regularmente e pode ser feito oferecendo orientações de higiene bucal e cuidados com a recuperação do procedimento, por exemplo.


Fidelização


Essa é a última etapa da jornada do paciente na sua clínica odontológica. Fidelizar um paciente é garantir que ele sempre retornará à sua clínica para realizar outros tratamentos.


Por isso, é importante manter contato com o paciente, seja via WhatsApp, enviando dicas para manter a saúde bucal, mensagens de aniversário ou para lembrar de retornos para consultas de rotina.


Além disso, oferecer programas de fidelidade e descontos especiais para pacientes fiéis também pode ser uma estratégia eficaz para aumentar ainda mais a retenção de pacientes.


Coletar feedbacks também é importante, pois ajuda a compreender as expectativas e necessidades em relação à sua clínica. Assim, você consegue identificar oportunidades de melhoria e oferecer um atendimento ainda mais personalizado aos seus pacientes.


Por fim, é importante frisar que a fidelização de pacientes não vai acontecer de uma hora para outra. É necessário um processo contínuo e toda a equipe da sua clínica odontológica precisa manter um bom relacionamento com os pacientes para garantir a satisfação deles.


Como um software odontológico pode auxiliar em cada etapa da jornada do paciente


Um software odontológico completo vai impactar positivamente em todos os setores de sua clínica, desde o aumento da eficiência e produtividade, até a melhoria do atendimento ao paciente e a redução de erros. Um sistema de gestão vai te ajudar a gerenciar agendas, prontuários, planos de tratamento, finanças, estoque e muitos outros aspectos, tudo de forma integrada e digital.


Porém, especificamente na jornada do paciente, um software odontológico pode ser fundamental desde a captação até a fidelização. Para captar pacientes, uma Agenda Online vai permitir que seus pacientes consigam marcar consultas de forma online, sem precisar conversar com atendentes ou algo do tipo.


Utilizar um prontuário odontológico eletrônico vai auxiliar nas primeiras consultas, planejamentos, tratamentos, orçamentos e contratos, afinal, todas as informações estarão lá, desde exames clínicos, questões de saúde e dados relacionados ao histórico financeiro do paciente.


Para garantir que os pacientes vão retornar à sua clínica odontológica, um software odontológico vai ajudar a enviar lembretes de consultas, de forma completamente automática, além de orientações de cuidados pós-procedimento.


A Clinicorp possui o software odontológico mais completo do Brasil. Para saber mais como nosso software pode te ajudar na jornada do seu paciente, clique no link e visite nossa página oficial.


Conclusão


Resumidamente, a jornada do paciente é um processo complexo e que exige uma atenção especial por sua parte e de todos os profissionais da sua clínica odontológica. O mapeamento dessa jornada, desde a primeira consulta até a fidelização do paciente, vai ser fundamental para oferecer um atendimento de qualidade, personalizado e ainda mais eficiente.


Para fazer tudo isso, é extremamente importante o uso de um software odontológico que te permita gerenciar todos os processos clínicos e administrativos envolvidos em cada etapa da jornada do paciente de forma otimizada.


Inclusive, esse recurso possibilita um atendimento ainda mais humanizado e próximo do paciente, visto que é possível registrar e analisar todas as informações relevantes para um atendimento personalizado e eficaz.


Todos esses detalhes serão fundamentais para entregar uma experiência excelente aos seus pacientes e aumentar a lucratividade da sua clínica.


119 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page