top of page

Marketing odontológico: turbine as suas vendas com a Clinicorp

Atualizado: 23 de jun. de 2023

O marketing odontológico é fundamental para você, que deseja alcançar a lucratividade na sua clínica de odontologia. Mas planejar tudo isso sozinho não é uma tarefa fácil, pois envolve diversas áreas da sua clínica. Para te ajudar, preparamos este blog repleto de informações para você criar e aplicar as melhores estratégias para a sua clínica!


Profissional dentista realizando o marketing odontológico do seu consultório no computador.
Confira tudo que você precisa saber para um marketing odontológico eficiente

De acordo com o último relatório do Conselho Federal de Odontologia, em março de 2023, o Brasil possui 390 mil profissionais de odontologia, um mercado altamente competitivo e que cresce cada vez mais. Além disso, somos o segundo país que mais realiza procedimentos odontológicos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.


Em meio a essa competitividade, o que você, gestor de clínica odontológica, pode fazer para se destacar? Qual sua estratégia de atrair, conquistar e fidelizar pacientes? A Clinicorp tem a resposta: um Marketing Odontológico eficiente!


Se antes havia um tabu entre os profissionais de odontologia sobre divulgar seu serviço, pois pareciam “vender seu trabalho”, hoje, a divulgação se faz necessária para a construção de uma presença digital sólida, afinal, para manter uma clínica saudável e em crescimento, é preciso adotar estratégias de marketing odontológico que atraiam mais pacientes e aumentem sua receita!


Neste blog você verá:

Como atrair mais pacientes


Visto que o mercado de odontologia está cada vez mais disputado, é necessário se destacar da concorrência para atrair novos pacientes. O marketing odontológico pode ser um facilitador nesta jornada.


Fazendo bom uso das tecnologias disponíveis, você consegue ter maior assertividade e efetividade nas suas campanhas, assim, aumentando a visibilidade da sua clínica odontológica no meio digital. Além disso, por meio da tecnologia, você cria autoridade para a sua marca passando mais confiança e credibilidade para seu público e audiência.


Falando em tecnologia, confira algumas estratégias, baseadas no pilar de Marketing e Vendas, da Clinicorp, que você pode adotar na sua clínica para ter um marketing odontológico rentável e eficiente:


Redes sociais


É inevitável, chegou a um ponto em que é quase impossível alguém não ser usuário das redes sociais. Segundo o banco Statista, cerca de 87% dos brasileiros utilizarão alguma rede social em 2026, isso representará, aproximadamente, 185 milhões de pessoas.


Com esse número tão expressivo de usuários, as redes sociais são e serão uma ferramenta extremamente poderosa para você fazer um bom marketing odontológico!


Instagram


O Instagram é um dos aplicativos mais populares do mundo, portanto, é claramente uma ferramenta poderosa para você alavancar a sua clínica. Uma vez que você encontrou seu público-alvo, a plataforma é perfeita para criar sua identidade de marca, gerando ainda mais credibilidade e conhecimento sobre sua clínica odontológica.


Comece mostrando quem você é, de forma objetiva, clara e sucinta, através da biografia. Seu perfil deve estar sempre aberto, se quer que seus serviços sejam vistos, de pouco adianta manter um perfil privado, pois as pessoas precisarão solicitar para lhe seguir e isso acaba diminuindo o interesse do público.


Feito isso, publicar conteúdos de qualidade, que agreguem valor aos seus serviços, é o começo ideal desta longa jornada. Dicas de higiene bucal, informações sobre procedimentos que estão em alta, temas e novidades da odontologia são boas ideias para você trabalhar em seu perfil.


É importante sempre se lembrar das hashtags, que farão você aparecer em mais tópicos ou assuntos que estejam relacionados à odontologia. Algumas das hashtags mais utilizadas são: dentista, odontologia, dentes, sorriso, odontoporamor. saudebucal, odonto, dentistica.


Aproveitando o engajamento destas publicações, interaja com seus seguidores. Responda comentários e mensagens que receber, além de repostar marcações em outras publicações. Fazendo isso, você estará no caminho de construir um relacionamento com possíveis pacientes, além de fidelizar quem já é cliente.


Lembre-se que a maioria do seu público não é especialista, utilizar linguagens técnicas, termos difíceis e especificar demais, não vai agregar em nada no seu plano de marketing odontológico. Tente mostrar mais os benefícios que o paciente pode ter ao realizar o procedimento, do que falar apenas do tratamento!


Por último, mas não menos importante, analise o desempenho da sua conta, pois assim conseguirá adotar as melhores estratégias para o seu marketing odontológico. Confira regularmente as métricas de engajamento, isso inclui dados como curtidas, comentários, compartilhamentos e seguidores.


Para saber um pouco mais sobre o marketing odontológico no Instagram, leia o artigo: Instagram para dentistas: estratégias e ideias incríveis para a sua clínica em 2023


Facebook


Apesar do Facebook ser uma rede social que tem sido menos utilizada, é possível integrar as publicações com o Instagram, ou seja, você ainda pode utilizá-lo para aproveitar conteúdos publicados no Instagram!


Os conselhos em relação aos conteúdos, interação com seguidores e tudo mais são os mesmos, mas atente-se ao fato de que o público é diferente. Portanto, cabe a você analisar os resultados, verificar se há retorno e se é realmente válido produzir conteúdos específicos para esta rede social.


O Facebook, assim como outras redes sociais, demanda que os conteúdos sejam rápidos e diretos, mas ele é mais propício a vídeos com duração maior e conteúdo aprofundado, especialmente em temas educacionais e informativos, caso deseje.


Porém, avalie se é viável investir tempo em conteúdos elaborados e se eles têm retorno. Caso contrário, é mais eficaz se concentrar em outras estratégias de marketing odontológico que serão mais eficientes no impulsionamento da sua clínica.


WhatsApp


Utilizar o WhatsApp para os seus planos de marketing odontológico, certamente fará suas vendas aumentarem, afinal é a rede social mais utilizada no Brasil, com cerca de 165 milhões de usuários ativos.


Inicialmente, é necessário você utilizar o WhatsApp na versão Business, que é destinada a empresas e pode ser baixada gratuitamente no seu celular. Esta versão possui recursos disponíveis, que o “WhatsApp comum” não possui. Isso tornará sua gestão ainda mais eficiente e será mais simples de manter uma comunicação saudável com seus clientes e possíveis clientes.


Por estar no WhatsApp, entregar um atendimento personalizado fica muito mais fácil, use e abuse disto. Confira algumas dicas essenciais para você utilizar na sua clínica odontológica:


  • Responda seus pacientes o quanto antes, evite demorar mais que 10 minutos para respondê-los;

  • Envie conteúdos relevantes, como: tratamentos, agendamentos de consultas, valores, dicas de saúde bucal, limpeza de aparelhos, como prevenir cáries e mais;

  • Tome cuidado para não invadir a privacidade dos possíveis pacientes, evite enviar mensagens muito cedo ou muito tarde;

  • Não envie mensagens exageradamente, as pessoas não gostam de receber várias mensagens em um único dia ou sequencialmente.


O uso de inteligências artificiais e automatização de processos vai transformar a forma que você faz o seu marketing odontológico. Hoje, já existem inúmeras ferramentas de automatização que te permitem fazer isso, busque saber mais e encontre a que for mais útil para a sua clínica odontológica.


Tráfego pago


A internet possibilitou às empresas anunciarem seus serviços, e as clínicas odontológicas não estão fora deste cenário. O tráfego pago é um exemplo claro deste recurso para quem deseja realizar marketing odontológico eficiente e captar mais pacientes.


A principal vantagem do tráfego pago é a possibilidade de segmentação do público-alvo. Você pode definir características como localização geográfica, idade, interesses e comportamentos de navegação na internet. Dessa forma, é possível direcionar os anúncios apenas para as pessoas que têm maior potencial de se tornarem pacientes da clínica!


Porém, é de suma importância salientar que o tráfego pago não faz milagres. É preciso ter uma estratégia bem elaborada, juntamente de uma construção de marca sólida e muita persistência. Pois, caso sua campanha seja ineficiente e mal planejada, o efeito será frustrante e pode ser que traga ainda mais problemas à sua clínica odontológica.


A ferramenta de busca mais utilizada no mundo é o Google, sempre que há uma dúvida sobre algo, as pessoas procuram no Google, fica bem óbvio que ele pode ser um enorme aliado no seu marketing odontológico.


Antes de procurar uma clínica para realizar algum procedimento, as pessoas sempre buscarão informações na internet.


Utilizando o Google Ads é possível criar anúncios e campanhas eficazes, pois existe a possibilidade de segmentar sua campanha por palavras-chave, isto é, se uma pessoa está buscando “implante dentário” e você criou uma campanha com estas palavras, o seu anúncio aparecerá nas buscas deste possível cliente.


Essa é a era das redes sociais e elas são aliados poderosos nas suas campanhas de marketing odontológico. Busque conhecer o Instagram Ads e o Facebook Ads, mas atente-se às diferenças de cada plataforma.


O Instagram Ads é ideal para você publicar conteúdos que mostrem a voz da sua clínica, por meio de publicações no formato de carrossel e stories, isto porque são extremamente fáceis de visualizar e com uma interatividade maior. Adaptando os seus anúncios e campanhas aos formatos que o seu público-alvo utiliza com frequência, os resultados serão ainda mais promissores.


O Facebook Ads te dá essas e outras possibilidades, mas é uma rede social mais pautada por publicações com elementos textuais, enquanto o Instagram é mais lembrado pelo público, pois em grande maioria, prezam pelo o que é visual.


Isso não significa que você não vá utilizar seu Facebook para anunciar, aposte em conteúdos informativos que ampliem a autoridade da sua clínica odontológica!


Em resumo, o tráfego pago é uma estratégia de marketing odontológico que pode ser muito eficiente para atrair mais pacientes para a clínica. Por meio de anúncios direcionados e segmentados, é possível aumentar o número de visitas e conversões. No entanto, é necessário utilizar em conjunto com outras ações de marketing e ter uma gestão eficiente das campanhas.


Google meu negócio


Existem outras formas de utilizar o Google para o seu marketing odontológico, uma delas é o Google Meu Negócio (GMN). Por meio desta ferramenta, você pode criar o seu perfil empresarial e inserir informações, como a localização da sua clínica, horários de funcionamento, telefones para contato, serviços oferecidos, fotos, entre outras informações relevantes para quem procura uma clínica odontológica na região.


Outro detalhe importante, é que você tem um chat do próprio Google disponível, automatize e coloque um link direcionando a pessoa ao WhatsApp da sua clínica. Responda também todas as avaliações, que ficam públicas, isso vai gerar mais engajamento e mostrar sua presença no GMN. Não se esqueça de pedir aos seus pacientes para avaliarem o seu perfil.


Outro detalhe importantíssimo, é que ele te permite também vincular o seu site, diretamente no mecanismo de busca. Caso não tenha um site, o Google Website Builder te ajuda a criar um site completo, de forma rápida, prática e gratuita!


Ter um perfil empresarial no GMN vai dar maior visibilidade à sua clínica, passar mais credibilidade ao público, por meio das avaliações e aumentar o seu tráfego de clientes qualificados, desta forma, aumentará também a taxa de conversão de leads para pacientes.


Como converter mais orçamentos


O que faz qualquer empresa continuar existindo é o dinheiro, é impossível você crescer e alcançar o sucesso sem vender, a sua clínica não foge disto. No entanto, esse processo não é tão simples, se fosse, qualquer um faria.


Para conseguir fechar orçamentos e vender mais procedimentos é necessário um planejamento, é essencial que você consiga fazer isso, o marketing odontológico é um meio excelente.


Afinal, uma das funções do marketing é criar uma relação de confiança entre você, gestor de clínica odontológica, e um potencial paciente. Essa confiança é alcançada após você passar credibilidade e profissionalismo desde o primeiro momento em que ele te encontrou.


Mas apenas atraí-los não é o suficiente, você precisa ter estratégias para converter um lead ou um orçamento, em uma venda. Por isso, confira algumas dicas que vão transformar a forma que você realiza a negociação e, posteriormente, uma venda!


Tenha uma equipe engajada


Uma clínica lucrativa vai muito além de apenas preços bons e resultados satisfatórios, os seus pacientes precisam receber uma experiência encantadora. Isso envolve desde o agendamento até o pós-tratamento e fidelização do paciente!


Antes de tudo, é preciso ter uma equipe qualificada e engajada com o que você deseja para a sua clínica. Portanto, é necessário analisar as hard e soft skills dos membros da sua equipe, que serão fundamentais para colocar seu plano de marketing odontológico em prática. Já conhecia estes termos?


  • Hard skills: são as habilidades técnicas, como a formação acadêmica, experiência prévia na área odontológica, habilidades técnicas específicas em procedimentos dentários, entre outras.

  • Soft skills: são as habilidades comportamentais, como comunicação, empatia, resiliência, proatividade, trabalho em equipe, flexibilidade, pensamento crítico e solução de problemas.


Às vezes, um candidato pode ter excelentes habilidades técnicas, as hard skills, porém não são maleáveis e não se enquadram com as habilidades comportamentais, as soft skills. Cabe a você analisar os benefícios e malefícios que a contratação de um profissional como aquele pode trazer à sua clínica.


Um fit cultural é um padrão de características e comportamentos que uma empresa entende como ideal para uma ótima convivência e para a busca de resultados excelentes.


É essencial que você implemente um fit cultural na sua clínica e mostre a importância dos colaboradores em seguirem esse fit, além dos códigos de conduta para que a sua clínica odontológica chegue ao sucesso de forma saudável e justa para todos.


Outro ponto de extrema importância é treinar sua equipe para possíveis adversidades na sua ausência, ou casos mais simples, como dúvidas dos pacientes e uma linguagem padrão que todos os colaboradores devem seguir durante os atendimentos, tópicos como a linguagem utilizada, apesar de parecer algo pequeno ou simples, possuem muita importância nos seus planejamento de marketing odontológico.


Por fim, sempre lembre-se que um líder trabalha junto, assume os problemas junto, põe, de fato, a mão na massa junto dos colaboradores. Ajudam a criar um ambiente de trabalho positivo, valorizando quem está ao seu lado e incentivando os seus colegas a crescerem. Ser apenas um chefe não será o suficiente para resolver os problemas da sua clínica odontológica.


Monte um processo de vendas


Se uma pessoa passou por toda essa “peneira” e finalmente entrou em contato com você, é porque há interesse da parte dela e o seu marketing odontológico está funcionando. Mais do que nunca, cada ação deve ser pensada e planejada para aquela pessoa fechar o tratamento na sua clínica odontológica.


Um processo de vendas eficaz vai aumentar suas chances de fechar um orçamento, por isso, é tão importante planejar esta etapa do seu relacionamento com o possível paciente.


Seja simpático e profissional a todo momento

É preciso mostrar no primeiro contato com aquela pessoa que você é o profissional ideal para aquilo que ela deseja.


  • Tente descontrair a conversa, procure algum assunto em comum que faça seu paciente relaxar e se sentir à vontade;

  • Mostre o seu profissionalismo de forma humanizada e empática, isso vai facilitar a conversa entre vocês;

  • Todo detalhe faz diferença, atente-se à sua postura, gestos e tente espelhar os comportamentos do paciente, caso ele seja uma pessoa que fala rápido, certamente não vai gostar de manter um diálogo com quem forme frases longas e demoradas.


Descubra as dores do seu paciente


Ao chegar na sua clínica, a pessoa pode não ter certeza do que deseja tratar ou tem dúvidas em relação ao procedimento necessário. Como profissional capacitado e com conhecimento cabe a você descobrir a dor do paciente. Questione, apresente soluções e os benefícios que determinado tratamento trará à vida dela.


Apresente a solução focando em benefícios


Evite falar sobre o processo técnico daquele tratamento, exponha as etapas, tempo de duração e pós-tratamento, porém sem linguagens que apenas um cirurgião-dentista iria entender. Não esqueça que o paciente tem uma dor e quer resolver seus problemas, por isso, é tão importante e necessário que você foque as explicações nos benefícios essenciais e, caso convenha, nos secundários.


Saiba o momento certo de fazer a proposta


O marketing odontológico é como uma corrida, é preciso cuidado para não queimar a largada. Saiba o momento correto de realizar a proposta ao paciente, comece a falar de valores apenas quando tiver certeza absoluta de que o paciente quer fechar o orçamento. Por isso, é tão importante aplicar os passos anteriores da forma mais assertiva possível.


Ofereça outras formas de pagamento ao paciente, dinheiro em espécie, boletos, PIX, cartão de crédito e débito e uma excelente opção são os planos de recorrência.


Por fim, evite fazer pressão para tomar uma decisão imediata, forneça todo o suporte necessário, esclareça dúvidas e dê tempo para pensar, seguindo essas dicas e construindo um plano de vendas próprio, certamente suas vendas começarão a crescer!


Como a Clinicorp te faz vender mais


Uma clínica de odontologia lucrativa precisa ter um bom planejamento, estratégias de marketing odontológico bem definidas e estar sempre atualizada com o que há de mais novo na tecnologia.


A Clinicorp segue os princípios dos 6 pilares de uma clínica lucrativa, são eles: Marketing e Vendas, Foco na Experiência do Paciente, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Gestão Contábil e Gestão de Metas e Indicadores.


Baseados nesses 6 pilares, foram criadas uma infinidade de ferramentas para maximizar a lucratividade da sua clínica odontológica, auxiliar na gestão da sua clínica e te ajudar a entregar a experiência perfeita aos seus pacientes, transformando a sua clínica em uma verdadeira máquina de vendas!


Marketing e Vendas


Dentro deste pilar, a Clinicorp possui ferramentas pensadas no seu dia a dia e com o objetivo de resolver os seus problemas em relação a campanhas, anúncios e o seu marketing odontológico.


CRM


O Customer Relationship Management (CRM) é uma peça chave para ampliar a compreensão do seu público-alvo e monitorar o resultado de todas as suas campanhas de marketing.


Por meio dela, é possível verificar quantos leads foram gerados a partir de determinada campanha, se converteram em clientes ou não, tudo isso de forma clara para facilitar a tomada de decisão nas próximas estratégias do seu marketing odontológico.


Agendamento Online


Se está em busca de ferramentas para automatizar processos, o Agendamento Online é a solução perfeita. A ideia é bem clara e objetiva: otimizar processos, ganhar mais produtividade e proporcionar uma experiência diferenciada aos seus clientes!


Você disponibiliza um link de agendamento nos seus canais de atendimento, os leads acessam e agendam a própria consulta de forma completamente online e independente! É possível integrar com a sua Agenda da Clinicorp, basta você confirmar e está feito.

Integração com a Cloudia


Independentemente se a sua clínica estiver aberta ou não, você precisa estar preparado para agendamentos ou responder perguntas de possíveis clientes. Segundo um levantamento feito pela Cloudia, 64% das solicitações de agendamentos ocorrem fora do horário comercial.


Uma maneira de solucionar isso é utilizar um chatbot, que é um robô de conversação que permite o cliente tirar dúvidas e até mesmo agendar consultas.


A Clinicorp possui integração com a Cloudia, portanto, se você é cliente Clinicorp você tem disponível no seu sistema uma ferramenta que te dá maior autonomia ao prospectar novos pacientes vindos do Facebook Messenger e do Instagram.


Planos de Recorrência


Essa funcionalidade é extremamente necessária na sua clínica e pode ser um divisor de águas para o seu marketing odontológico! Os planos de recorrência consistem em vender produtos ou serviços por meio de planos de assinatura com cobrança automática recorrente. Este modelo de cobrança é utilizado também nos grandes serviços de streaming, que conquista milhares de novos clientes a cada dia.


A vantagem para você é manter um fluxo de caixa recorrente, com previsibilidade financeira e sendo um diferencial para atrair novos clientes e fidelizá-los. Pelo lado dos clientes, o grande benefício é pelo fato de não consumir o limite total do cartão de crédito!


Para aproveitar todos os benefícios que a Clinicorp oferece para o marketing da sua clínica, assine o software odontológico das clínicas mais lucrativas do Brasil clicando no link.


Como fidelizar seus pacientes


O marketing odontológico também é essencial para você fidelizar os pacientes na sua clínica de odontologia. Fazendo isso, a sua rentabilidade será muito maior, pois adquirir um paciente é muito mais custoso do que manter um fidelizado, considerando que ele estará sempre propenso a retornar para futuros tratamentos. Com isso, seu ticket médio também subirá.


Ao fidelizar um paciente, a relação será mais próxima e possibilitará conversas mais detalhadas, isso inclui os feedbacks sobre seus serviços e atendimento. Se o seu desejo é ter uma clínica lucrativa e referência no mercado, ouvir e acatar os feedbacks é fundamental para o seu crescimento.


Principais estratégias para fidelizar seus pacientes


Pode ser complicado planejar processos para fidelizar seus pacientes, até porque, os públicos variam e é impossível agradar a todos. Para facilitar isso, confira algumas dicas indispensáveis se você deseja fidelizar e conquistar seus pacientes. Garanto que será uma virada de página no marketing odontológico da sua clínica!


Ofereça uma experiência perfeita


Uma experiência excepcional é um dos principais fatores que influenciam na fidelização de pacientes em clínicas odontológicas, é necessário atenção nesta etapa do seu marketing odontológico. Afinal, eles querem se sentir acolhidos, seguros e bem atendidos, isso vai muito além de terem “apenas” a garantia de que receberão o melhor tratamento possível para o que desejam.


Algumas formas de fazer isso é recepcionar o paciente com simpatia e toda atenção que ele merece, isso inclui uma boa sala de espera com um ambiente confortável e aconchegante.


No momento da anamnese, busque conhecer todo o histórico médico e odontológico do paciente, além de questionar suas expectativas, medos e receios. Vai ser benéfico tanto para você quanto para o paciente, pois você saberá como tratá-lo da melhor forma e o seu paciente se sentirá seguro por ter noção do seu conhecimento.


Utilize equipamentos modernos e as tecnologias de ponta para oferecer um tratamento eficiente e gerando o mínimo de desconforto ao paciente.


Um procedimento não termina quando o paciente vai embora da sua clínica, mantenha um contato pós-tratamento, faça o acompanhamento do quadro, assim garantirá que o paciente esteja contente com os resultados!


Mostre a sua credibilidade


Se quer que o seu marketing odontológico seja eficiente, apenas ser bom não basta, você precisa mostrar isso. Seja por meio da postagem de procedimentos que obtiveram resultados excelentes, relatos de pacientes satisfeitos com toda a jornada na sua clínica odontológica ou a produção de conteúdos ricos e informativos para serem compartilhados no WhatsApp e outras redes sociais, você precisa mostrar que possui talento e profissionalismo!


Isto faz com que as pessoas lembrem de você e da excelência do seu serviço na hora que precisarem, além de passar confiança e lealdade em relação a sua marca, será um grande diferencial para a fidelização de pacientes!


Para um aprendizado mais profundo, leia o blog post: Fidelização de clientes: entenda a importância e como aplicar na sua clínica


Conclusão


Com o aumento da concorrência no mercado de odontologia, o marketing odontológico tornou-se uma ferramenta essencial para atração e fidelização de pacientes. São inúmeras estratégias que você pode aplicar, basta analisar o seu público-alvo e os serviços oferecidos na sua clínica. Mas lembre-se que é necessário um planejamento aprofundado, esforço e muita persistência!


Esteja sempre atualizado com as tendências do mercado, adote práticas inovadoras e tecnológicas para se destacar dos concorrentes. Com um marketing odontológico bem estruturado a sua clínica pode ser uma máquina de vendas potente, faça bom uso!


Esse blog foi baseado no 3° meeting de marketing e vendas da Clinicorp, no qual recebemos diversos especialistas que deram um show de palestras. Caso você não tenha assistido ou queira rever esse super evento, clique no link e acompanhe a gravação.


196 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page