Como capacitar equipe de estética: o que você precisa saber
top of page

5 dicas para treinar a equipe da sua clínica de estética

Atualizado: 4 de jul. de 2023

Embora seja sem dúvida, essencial despender tempo e esforço para procurar e contratar as pessoas certas para a sua clínica de estética, esse é um esforço que pode ser gasto em vão se você não oferecer um excelente treinamento para mantê-los sempre atualizados.

Como treinar a equipe da sua clínica de estética?

É fácil para os profissionais de estética sentirem que a energia e os anos de atuação devem ser focados no atendimento ao paciente, na pesquisa e na atualização dos serviços oferecidos.


No entanto, como profissional à frente de uma clínica de estética, você desempenha um papel importante no desenvolvimento da sua equipe, apoiando-a, incentivando-a pelo exemplo e estabelecendo-a como uma prioridade para o sucesso do seu negócio.


Tudo se resume a isto: se o desenvolvimento da equipe não for uma prioridade para você, eles não serão uma prioridade para ninguém abaixo de você. Por isso, aqui estão algumas dicas para o treinamento e desenvolvimento bem-sucedido de sua equipe clínica.


Neste blog você verá:



1. Desenvolva um processo de “Onboarding”


As orientações iniciais não são apenas questão de fazer um “tour”, repassar informações básicas sobre a clínica e encontros presenciais com novos colegas de trabalho. Hoje em dia, esse processo é chamado onboarding e tem um objetivo muito mais amplo.


Onboarding é um processo de orientação com o objetivo de diminuir o tempo que leva para um novo funcionário se tornar produtivo, e deve começar antes do primeiro dia de trabalho e continuar por vários meses.


Você deve ter um cronograma de treinamento bem estabelecido. Um supervisor ou membro experiente da equipe, se houver, deve ter responsabilidades explícitas nesse treinamento e orientação. Também deve haver trabalho real para o novo contratado realizar durante parte do primeiro dia.


Mas a integração não é uma rua de mão única. Quando seus novos contratados chegarem, pergunte-lhes sobre suas preocupações e o que desejam aprender. Tente descobrir o que os motiva. Depois de algum tempo, peça a cada um deles um feedback sobre o processo de integração e como ele pode ser melhorado para as futuras contratações.


2. Seja eficiente


Muitas vezes, o treinamento da equipe envolve designar outro membro da equipe para realizar essa a tarefa. No entanto, isso só funciona se o membro da equipe designado for experiente e proficiente. Caso contrário, pode ser o equivalente a aprender a nadar sendo empurrado para o fundo da piscina e com pesos nos bolsos.


Em vez de dar um empurrão em seus novos contratados e esperar pelo melhor, certifique-se de que seu treinamento seja construído em torno de uma lista estruturada de tarefas e assuntos a serem cobertos, bem como padrões de desempenho a serem alcançados e o tempo estimado necessário para o treinamento em cada área.


Despender esse esforço com antecedência pode ser a diferença entre funcionários confiantes e eficientes e aqueles que acabam treinando com eficácia sua próxima nova contratação.


3. Ofereça treinamento contínuo


O segredo do treinamento de alto nível é que ele nunca acaba. Sempre há mais para aprender e novas maneiras de sua equipe crescer e expandir suas capacidades.


O treinamento deve ser um processo contínuo durante a gestão do funcionário.


Simplesmente contratar pessoas competentes, pagar-lhes salários competitivos e esperar que tenham um bom desempenho indefinidamente é uma estratégia equivocada e ignora a conexão vital entre desempenho e desenvolvimento pessoal.


Fornecer programas contínuos de treinamento prepara seus funcionários com novas ferramentas para crescer com confiança em áreas como atendimento ao cliente, comunicação eficaz e resolução de conflitos.


O treinamento multifuncional de todos os funcionários pode oferecer vantagens óbvias em caso ausência de algum membro da equipe. Também dá aos funcionários a chance de ver o que os outros fazem e dá-lhes uma maior compreensão da prática geral.


4. Desenvolva lideranças


O treinamento em habilidades de liderança não é algo que deve ser reservado apenas para supervisores ou gerência da clínica. A capacidade de comunicar-se com eficácia, desenvolver e contribuir para a cultura da equipe e resolver conflitos com eficácia, são coisas que podem ajudar todos os seus funcionários a ter um desempenho mais eficaz.


Essas também são habilidades que os serviram bem à medida que continuam a crescer em suas carreiras.


5. Esteja atento às regras de trabalho


Muitas vezes, os profissionais confiam no bom senso quando se trata de igualdade de emprego e outras questões legais ou estatutos relacionados à contratação, treinamento e outras práticas de recursos humanos.


A legislação trabalhista está em constante evolução, e a ignorância de novos estatutos ou regulamentos não é defesa quando você inadvertidamente comete um erro. Certifique-se de se atualizar periodicamente sobre as regulamentações de trabalho.


Para se manter informado sobre tudo, desde as melhores práticas de gestão até como ter equipes de trabalho mais eficientes, não deixe de se inscrever em nossa newsletter.


Texto traduzido do site: www.aaams.net/articles





675 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page