O que é conciliação bancária e como realizar de maneira eficiente

Atualizado: há 7 dias

Você já ouviu falar sobre conciliação bancária? Se ainda não, eu vou te explicar de uma maneira bem simples: é o processo de comparação dos valores lançados no extrato bancário da empresa com os registros feitos no controle financeiro interno do negócio.


O conceito geral de conciliação bancária é garantir que os valores de entradas e saídas registrados internamente, são compatíveis com as movimentações lançadas no extrato da conta bancária do negócio.


Existem muitos motivos que fazem esse método ser indispensável para uma boa gestão financeira, mas entre os mais importantes estão: evitar fraudes, manter um saldo bancário confiável e garantir a saúde financeira do negócio.


Em suma, a conciliação bancária é um procedimento vital para manter os indicadores de sucesso e planejamento financeiro sempre dentro do esperado. Se você quer entender o que é conciliação bancária, para que serve e como descobrir possíveis erros ou fraudes, fica comigo até o fim deste artigo. Ele foi preparado para ajudar você a melhorar, ou reforçar, o planejamento financeiro do seu negócio. Neste artigo, estamos falando sobre:



Continue a leitura! Leia também: Elisão Fiscal: como funciona e qual a sua importância


O que é conciliação bancária?


Como já expliquei anteriormente, a conciliação bancária consiste em fazer a comparação do controle financeiro interno de entradas e saídas com as movimentações lançadas no extrato bancário do seu negócio, em um mesmo período de tempo.


pessoa realizando cálculos financeiros
Entenda o que é a conciliação bancária e como executar.

Manter-se em dia com essa estratégia é essencial para uma maior previsibilidade financeira no crescimento do seu negócio, sem contar que é de suma importância para o sucesso do planejamento financeiro.

Nesse sentido, é sempre bom, quando o assunto é saúde financeira, ter certeza de quanto saldo dispõe o seu negócio. Além disso, você conta com o fator de facilitar a identificação de fraudes, lançamentos errados e valores não compensados.


Leia também: Precificação de Serviços: como fazer de maneira correta?


Para que serve a conciliação bancária?


Manter o financeiro equilibrado e sem erros é um desafio e tanto para muitos empreendedores. Nesse quesito, a conciliação bancária é uma aliada poderosa, pois possibilita um excelente controle dos valores movimentados dentro do seu negócio. Esse controle pode ser feito de diversas formas, desde as tradicionais planilhas ou até mesmo com completos softwares de gestão financeira. Entretanto, o objetivo é sempre o mesmo: obter uma confirmação de que todas as operações financeiras realizadas no dia a dia estão sendo registradas de maneira correta.

Mas muito além do objetivo que citei acima, a conciliação bancária serve para:


Descobrir possíveis erros e fraudes


Como citei anteriormente, a conciliação bancária consiste em um processo de comparação entre os valores de entrada e saída registrados internamente e os dados lançados no extrato bancário do seu negócio.