INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

Como abrir uma clínica de estética: confira o passo a passo completo

Atualizado: Abr 27

Pensando em abrir uma clínica de estética? O mercado brasileiro da beleza é o 3º maior do mundo, sendo um ótimo segmento para quem está considerando empreender em um negócio lucrativo e com alta demanda de clientes.


profissional atendendo paciente em uma clínica de estética
Como abrir uma clínica de estética: passo a passo completo

Como abrir uma clínica de estética foi uma das ideias de negócios mais buscadas

desde o início da pandemia, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).


Isso se deu porque o mercado de estética tem se mostrado imune a crises e seguiu crescendo mesmo durante a pandemia. Afinal, o brasileiro não abre mão dos cuidados com a saúde e tão pouco com a beleza e estética do corpo.


Dessa forma, as clínicas de estética se apresentam cada dia mais, como uma opção de negócio lucrativo e em ascensão no mercado para quem deseja empreender.


Se você é uma dessas pessoas, entretanto não faz ideia de como abrir uma clínica de estética, fique despreocupado, nós preparamos este post especialmente para você, confira a seguir.



Como abrir uma clínica de estética em 7 passos:


Quer saber como abrir uma clínica de estética e iniciar seu próprio negócio? As chances de sucesso são grandes. Afinal, esse é um mercado que está aquecido e a procura por esse tipo de serviço vem crescendo a cada dia.


profissional realizando procedimento em clínica de estética
Mercado de estética brasileiro está em alta, com grande demanda de clientes.

Entretanto, para que tudo corra bem, você precisa de um plano sólido que o ajudará na construção sustentável do seu negócio. Você deve estar atento a detalhes sobre como gerir um negócio, o local ideal, a legislação envolvida, investimentos necessários, entre outros.


Nós sabemos, é bastante coisa e pode parecer complicado e para te ajudar, preparamos um passo a passo completo de como abrir uma clínica de estética:


1. Construa um plano de negócio:


Começar a empreender em um negócio próprio é realmente empolgante, porém, quando se trata de uma clínica de estética é necessário prudência. Afinal, para que você tenha sucesso em um negócio que seja sustentável e eficiente, você precisará de muito planejamento.

Por isso, na hora de definir como abrir uma clínica de estética, você deve se atentar ao plano de negócio. Esse é o primeiro passo para começar um empreendimento de sucesso.


Veja a seguir como fazer o seu plano de negócio:


  • Análise de Mercado:


A análise de mercado é uma das etapas para a elaboração do seu plano de negócio. Ela ajuda você a saber quem são os seus clientes, seu público-alvo, concorrentes e fornecedores, além de definir quais produtos ou serviços você irá oferecer.


Assim, todas as informações coletadas permitem construir um retrato do mercado e indicar se a sua clínica está indo na direção certa. Além disso, os resultados da pesquisa guiarão as suas ações de promoção e marketing para conquistar o público.


  • Plano de Marketing:


O plano de marketing define o conjunto de atividades desenvolvidas para que a sua clínica alcance e atenda desejos e necessidades dos seus clientes.

  • Plano de Operação:


O plano de operação “se resume ao manual do como fazer". Ele descreve como o seu negócio está estruturado: a localização, instalações físicas, equipamentos e pessoal.


  • Plano Financeiro:


No plano financeiro, você terá noção do quanto deve investir para concretizar a abertura da sua clínica de estética. Esse documento deve conter, basicamente, as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro e o fluxo de caixa e de lucros.


  • Análise de Cenários e Estratégica


A análise de cenários vai te auxiliar a prever os fatores que podem afetar os resultados da sua clínica de estética no médio e longo prazo. Já a análise estratégica, com base nos cenários possíveis, quais estratégias deverão ser implementadas para superar os obstáculos.


2. Reúna a documentação necessária:


Todo o processo de como abrir uma clínica de estética envolve uma série de etapas. Reunir todos os documentos necessários e se adequar a legislação sanitária é uma delas.


Você precisa dos documentos e registros de autorização para o funcionamento do seu negócio. Eles definem em qual tipo de empresa e sociedade a sua clínica será registrada, se ela é uma microempresa ou sociedade limitada (LTDA), por exemplo.


Após definir esses quesitos, você deve realizar a abertura de um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, mais conhecido como CNPJ e se inscrever na junta comercial do seu município. Os documentos comumente pedidos são


  • Número do CNPJ;

  • RG e CPF do dono e de sócios, se houverem;

  • Comprovante de Residência;

  • Cópia da ficha do Cadastro Nacional nos modelos 1 e 2;

  • Requerimento Padrão.

  • Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);

  • Cópia do IPTU do imóvel sede;

  • Comprovante de inscrição do CNPJ no MEI, Simples Nacional ou Sociedade.


Por fim, você deverá dar entrada no pedido do alvará da Vigilância Sanitária do seu município. Se você não se sentir seguro durante todo o processo e tiver dificuldades, pode contratar uma consultoria contábil que realize toda essa parte burocrática.


3. Escolha o local ideal:


A localização da sua clínica tem total importância para que você alcance o seu público-alvo. Por isso, ao pesquisar por locais e na hora de decidir, se faça perguntas como:


  • O local fica em uma área com alto tráfego de pessoas?

  • O local tem transporte público próximo? Acessibilidade é fundamental para que seus clientes cheguem até você

  • Há estacionamento disponível para seus pacientes? Se não houver estacionamento, isso dificulta o acesso dos clientes.


Esses são fatores determinantes para que seus clientes consigam encontrar a sua clínica e se sintam confortáveis em ir até ela. É importante também, que você verifique se o local está com toda documentação em dia e se atende às determinações da vigilância sanitária.


4. Invista na estrutura:


Invista na estrutura da sua clínica de estética, se necessário, em elementos de organização, uma boa iluminação e decoração são fatores que garantam uma primeira impressão positiva dos seus pacientes.


detalhes de uma decoração com uma flor
Crie um ambiente agradável para seus pacientes.

Crie um ambiente agradável, seja com uma paleta de cores que passe serenidade, uma boa decoração ou até mesmo colocando plantas no ambiente. Afinal, uma estrutura ruim pode contribuir para a sensação de ansiedade do paciente, gerando uma experiência negativa do atendimento.


5. Escolha seus equipamentos:


Escolher os equipamentos necessários para a sua clínica pode ser uma das tarefas mais demoradas. Você vai precisar pesquisar as tecnologias disponíveis, bem como preços e suporte de cada fornecedor.


O ideal é começar pelos equipamentos essenciais, como maca, armários e mesas auxiliares, para só então decidir em quais equipamentos estéticos você pode investir mais dinheiro.


Procure informações detalhadas de cada equipamento, produtos e tratamentos. Isso é essencial para o seu sucesso e lembre-se de preservar o seu orçamento ao adquirir qualquer equipamento ou produto para sua clínica.


6. Construa uma boa equipe:


Até aqui, sua jornada de como abrir uma clínica de estética estabeleceu seu público-alvo, localização e a estrutura do negócio. Agora chegamos a mais uma etapa essencial, contratar e formar uma equipe sólida.


Comece determinando quantas pessoas serão e a função que cada um irá ocupar. Podem ser esteticistas, coordenadores de atendimento, recepcionistas, assistentes e um técnico responsável, caso você não consiga preencher esse papel sozinho.

Ao entrevistar um candidato procure por habilidades e valores alinhados com a sua clínica e valorize pessoas que desejam aprender e crescer com o seu negócio. Afinal, para ter sucesso, você precisa de uma equipe qualificada, que te ajude a oferecer um serviço de excelência aos seus clientes para que eles voltem sempre.


7. Crie estratégias de divulgação:


Com o mercado de estética em alta e cada vez mais pessoas interessadas em como abrir uma clínica de estética, é importante que você saiba diferenciar-se de seus concorrentes.


A melhor maneira de fazer isso é garantir que você tenha um plano de marketing abrangente e estratégico. Isso inclui campanhas de divulgação, canais de mídia e até mesmo um atendimento ao cliente excepcional.


Um caminho para uma boa estratégia de marketing para que você alcance seu público é:


  • Marketing Digital:


imagem de um celular na mão de uma pessoa
Estar presente no meio digital é essencial para conquistar os primeiros clientes.

Certifique-se de ter uma boa presença na internet, principalmente nas redes sociais, para que seus futuros clientes consigam te encontrar e se conectar aos seus serviços e até mesmo compartilharem conteúdos sobre eles.


Outra ferramenta de grande importância é o Google Meu Negócio, que permite colocar sua clínica entre os resultados de busca da plataforma e também no Google Maps, para que seus clientes achem sua localização de forma rápida e fácil.


Existem ainda inúmeras outras possibilidades que você pode utilizar para divulgar seus serviços, como parcerias com influencers, anúncios pagos de Google e Facebook Ads, basta você analisar quais serão mais efetivas para os seus objetivos.



Quem pode abrir uma clínica de estética?


Em geral, qualquer pessoa pode se interessar em como abrir uma clínica de estética, porém se você decidiu empreender sem nenhuma formação na área de saúde ou estética, será necessário contratar um profissional responsável por todos os procedimentos realizados.


Isso porque a legislação brasileira exige que clínicas de estética possuam um técnico responsável, que seja graduado na área da saúde, com especialização ou pós-graduação e habilitado pelo seu respectivo conselho.


É ele quem responde sobre os procedimentos injetáveis e perfurocortantes como: aplicação de botox, preenchimentos faciais e labiais, aplicação de enzimas emagrecedoras, lasers e peelings. Esse profissional pode ser um biomédico, enfermeiro, farmacêutico ou médicos especialistas em pele e metabolismo.


Já os procedimentos não invasivos como drenagem linfática, massagens modeladoras, lasers frios, entre outros, podem ser realizados por profissionais técnicos e não exigem um profissional da saúde responsável.



Quais são os aparelhos necessários para montar uma clínica de estética?


A aquisição dos equipamentos certos pode fazer toda a diferença na qualidade do atendimento e no valor percebido pelos clientes em relação aos seus serviços.


profissional realizando um procedimento na paciente em clínica de estética
Quais são os aparelhos necessários para uma clínica de estética?

Definir quais equipamentos sua clínica irá utilizar depende muito dos procedimentos que você irá oferecer, mas podemos apontar alguns mais comum para que você saiba como abrir uma clínica de estética avançada:


  • Aparelho para peeling;

  • Aspirador de secreções;

  • Cadeira reclinável para massagem facial e limpeza de pele;

  • Estufa para esterilização de equipamentos;

  • Fonte de oxigênio;

  • Geladeira para produtos especiais;

  • Lavadoras e secadores de roupas;

  • Maca para massagem e depilação;

  • Mobiliário dentro do padrão hospitalar;

  • Monitor cardíaco e desfibrilador;

  • Vaporizador;


Qual o custo para abrir uma clínica de estética?


Está é uma pergunta que não tem uma resposta definitiva, afinal, o custo para abrir uma clínica de estética depende de uma série de variáveis, como:


  • localização da clínica;

  • região ou bairro;

  • procedimentos oferecidos;

  • equipamentos necessários;

  • investimentos em estrutura;

  • número de funcionários;

  • divulgação e muito mais.


Entretanto, diferente do que muita gente imagina, é possível abrir uma clínica com baixo investimento, algo em torno de R$ 10 mil, segundo reportagem do portal Terra.


Um exemplo, se você iniciar suas atividades realizando procedimento básicos, com uma equipe pequena ou até mesmo sozinho, irá precisar de um aparelho de vapor de ozônio, maleta de corrente facial e corporal, manta térmica, um equipamento de ultrassom e uma maca, que custam algo próximo de R$ 10 mil.


Agora, se você possui recursos para uma clínica de maior porte, mais opções de procedimentos e uma equipe completa, pode optar em adquirir equipamentos de criolipólise ou bronzeamento artificial que podem custar de R$ 60 mil até R$ 200 mil.


O investimento necessário para abrir uma clínica de estética varia de acordo com seus objetivos e planejamento. Outra boa opção para quem quer empreender tendo uma boa visão sobre o investimento inicial, são as franquias, você pode encontrar boas redes que custam menos de R$ 100 mil reais.



Qual o lucro de uma clínica de estética?


Se você está interessado em como abrir uma clínica de estética, quer saber quanto de lucro ela pode trazer, certo?


Bom, é preciso considerar alguns fatores como nicho de mercado, tratamentos oferecidos, público alvo e qualidade do serviço.


Mas com cenário atual, você pode começar com um faturamento mensal de R$ 50 mil, contando com pelo menos dois clientes todos os dias e tratamentos com um bom ticket médio.


Conforme for aprimorando a qualidade no atendimento, eficiência dos tratamentos e contar com boas estratégias de marketing, é possível subir o seu faturamento médio para valores que ultrapassem os R$ 200 mil reais mensais.


Para que você consiga as melhores margens de lucro sobre esse faturamento, é preciso sempre negociar com os fornecedores, diminuir os custos, investir na divulgação e oferecer valor agregado ao serviço.



Dicas de serviços que podem dar bons resultados a sua clínica de estética


Agora que você já conhece todas as etapas de pesquisa, planejamento e organização de como abrir uma clínica de estética, está tudo pronto para começar a atender os pacientes.


Porém, esse é um mercado competitivo e para conseguir atrair clientes, você precisará ser inovador e criativo e se destacar frente a concorrência. Por isso. separamos algumas ideias de serviços que podem agregar um grande diferencial em sua clínica de estética:


E-commerce:


Pesquise por canais que permitam a venda de produtos e/ou pacotes de serviços pela internet.


Você pode começar pelo WhatsApp e Instagram, ou se possuir maior capital de investimento pensar até mesmo em desenvolver uma ferramenta de e-commerce próprio com um site ou aplicativo.


Agendamento Online:


Um serviço que além de proporcionar maior facilidade para o cliente também facilita a sua vida. Afinal, o cotidiano de uma clínica de estética é muito corrido, mas precisamos pensar que nossos clientes também têm uma vida agitada.


mulher fazendo agendamento online de consulta
Agendamento Online: mais comodidade para os seus clientes.

Dessa forma, o agendamento online faz toda diferença na experiência do cliente, pois ele pode encontrá-lo pela internet e no mesmo instante marcar uma consulta, sem necessidade de telefonemas ou troca de mensagens.


Isso pode ser feito através de um aplicativo e já existem muitas empresas que oferecem ferramentas de agendamento online com um preço acessível e ótimos recursos.


Programa de Fidelidade:


Segundo Philip Kotler, um dos grandes nomes do marketing, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Por isso, criar uma estratégia de fidelização é essencial para que você tenha sucesso.


Uma ideia simples e muito aceita é o cartão fidelidade, que pode funcionar com um sistema de pontuação para beneficiar os clientes que mais consomem produtos e serviços na sua clínica de estética.


Planos de Recorrência:


Os planos de recorrência envolvem cobranças feitas em períodos pré-acordados entre a sua clínica e o cliente. O famoso modelo Spotify, que se difere do parcelamento por indicar uma compra que teve o valor dividido em várias vezes sem comprometer o limite total do cliente.


Você pode criar planos de recorrência para procedimentos que exigem um retorno frequente do paciente a sua clínica, como aplicações de botox, por exemplo.


Sistema de gestão para clínicas de estética:


A rotina de uma clínica de estética é frenética e quanto mais processos e tarefas puderem ser simplificados e automatizados, melhor. E nesse aspecto, um sistema de gestão para clínicas de estética pode ajudar e muito.


Que tal começar com a Clinicorp? Nossa solução de gerenciamento oferece um app exclusivo para pacientes, ferramentas de apoio à gestão e ao marketing com relatórios detalhados, plataforma de pagamentos com cartão de crédito, plano de recorrência, link de pagamentos e muito mais.


Temos ainda implementação personalizada, suporte contínuo e planos de assinatura de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, clique aqui e saiba mais sobre nossa solução.



Conclusão


O processo de como abrir uma clínica de estética envolve muito planejamento, organização e um bom plano de negócios. Você precisará estar atento a cada etapa, para que tudo saia como planejado.


Considere sempre as suas possibilidades de investimento, faça uma boa pesquisa de mercado para conhecer o seu público potencial e foque sempre em uma boa estrutura e atendimento.


Além disso, uma boa equipe e a qualidade de cada especialista determinam o sucesso que você terá, com o orçamento inicial e capital de giro, os fornecedores, estratégias de marketing, atendimento, junto da qualidade e valor dos procedimentos.


Assim, seguindo nossas dicas de como abrir uma clínica de estética, você terá sucesso no seu negócio, além de prestar sempre o melhor atendimento aos seus clientes.


72 visualizações
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2