Cadastro de Pacientes: Como utilizar a favor da sua clínica odontológica

Atualizado: 17 de fev.

O cadastro de paciente é a primeira etapa de um atendimento odontológico. Se algum dado essencial for omitido ou inserido incorretamente pela secretária, as próximas etapas do atendimento poderão ser comprometidas.


Cadastro de Pacientes dentista fazendo o cadastro durante o atendimento
O cadastro de pacientes bem estruturado é essencial para o bom funcionamento de uma clínica odontológica.

Um cadastro de pacientes bem estruturado é essencial para o bom funcionamento de qualquer clínica odontológica. É nele que se encontram as informações necessárias para que o profissional possa conhecer melhor o perfil dos pacientes que vem atendendo.


Através desses dados é possível identificar formas de criar uma interação cada vez mais positiva com os pacientes, com a realização de um trabalho estratégico de melhoria contínua no atendimento prestado a eles.


O cadastro de pacientes é ainda um importante elo entre a clínica e os pacientes no que se refere à comunicação. Afinal, um bom cadastro traz informações detalhadas de contato do paciente como número de telefone, e-mail e outros, possibilitando que você mantenha uma comunicação eficiente.


Para que o cadastro de pacientes seja efetivo e prático deve-se seguir algumas etapas importantes.


Continue a leitura e confira algumas dicas de como ter um cadastro de pacientes organizado e de fácil acesso, e que sirva de ferramenta na otimização da gestão da sua clínica odontológica!


Veja neste artigo:



Qual a importância do cadastro de pacientes para a clínica?


O cadastro é a primeira etapa da gestão de pacientes. É nele que você registrará dados que vão auxiliar na sua identificação, atendimento e comunicação com ele.


Ter essas informações atualizadas facilita todo o processo de atendimento dali para frente. Afinal, os dados de contato podem ser usados no agendamento de consultas, cobranças, ações de marketing ou até mesmo nas estratégias de relacionamento.


É através do cadastro de pacientes que você pode analisar também o perfil do seu público, a performance do atendimento da sua clínica e muitos outros dados que serão úteis dentro do planejamento de gestão e marketing da sua clínica odontológica.



Como estruturar um bom cadastro de pacientes?


Organização é a palavra-chave para se construir um bom cadastro e dar agilidade aos processos da sua clínica odontológica. Uma recepção desorganizada, geralmente, trava a realização das tarefas, atrasando todo o atendimento.