10 maneiras de melhorar a experiência do paciente na odontologia

Atualizado: 19 de ago. de 2021

Experiência do Paciente na Odontologia: para atender os pacientes em seu consultório odontológico, não basta apenas oferecer um atendimento de qualidade, localização conveniente e preços acessíveis. É preciso uma ótima experiência memorável.


experiência do paciente na odontologia, paciente segurando o espelho e sorrindo no consultório do dentista
Confira 10 maneiras de melhorar a experiência do paciente na odontologia.

Para conseguir competir com outros consultórios odontológicos, obter avaliações positivas dos pacientes e fidelizá-los, você precisa oferecer experiências que façam eles voltarem ao seu consultório e dizer aos amigos e familiares para fazerem o mesmo.


E se você busca obter dicas sobre como criar uma experiência do paciente na odontologia que constrói e sustenta uma lista de clientes fiéis aos seus serviços, continue a leitura.


1. A primeira impressão é a que fica!


A experiência do paciente na odontologia começa no minuto em que um cliente entra em seu consultório. Considere isso o ponto de partida para proporcionar uma experiência única e diferenciada.


Melhore os processos de atendimento aos seus pacientes, facilitando desde a localização de seu consultório até o agendamento da primeira consulta. Se você estiver em um prédio com muitos outros escritórios, por exemplo, informe seu endereço de forma clara que ajude o paciente a localizar seu consultório.


Utilize ferramentas digitais, como o Google Meu Negócio, onde você pode colocar todas as informações de contato e endereço e deixar disponível na internet. Assim, seus pacientes podem encontrá-lo mais facilmente.


2. Otimize o processo de cadastro


Quando os pacientes entrarem na sala de espera do seu consultório odontológico, otimize os processos para eles fazerem o check-in com sua recepcionista e iniciarem o cadastro quanto antes. Não os faça esperar.


experiência do paciente, dentista e paciente conversando
Procure otimizar os processos de cadastro e check-in do paciente.

Uma dica, para diminuir o tempo de espera dos seus pacientes na recepção, é utilizar ferramentas que lhes permitam realizar o check-in, atualizar suas informações, pagarem e até mesmo agendarem suas próximas consultas de forma independente.


Você vai gostar de ler também: Cadastro de Pacientes: Como utilizar a favor da sua clínica odontológica


3. Faça com que os tempos de espera pareçam mais curtos


Uma das principais causas que fazem com que a experiência do paciente na odontologia seja negativa, é fazer os clientes esperarem. Na verdade, a maior parte dos pacientes ficam frustrados com os longos tempos de espera nos consultórios odontológicos.


Embora isso, às vezes, esteja fora do seu controle, você pode cuidar de como os clientes se sentem em relação à espera. Ao colocar opções de distração e entretenimento em sua sala de espera, você pode diminuir a percepção do tempo de espera em até 33%.


Isso porque, quando envolvidos e entretidos, os pacientes ficam mais felizes e relaxados, mesmo que o tempo de espera seja sempre o mesmo.


4. Informe o paciente sobre quanto tempo vai demorar para ele ser atendido


Outra maneira de fazer com que os pacientes se sintam menos incomodados com a espera é informar o quanto ele vai esperar. Quando as pessoas sabem quanto tempo vai demorar,