Como melhorar a experiência do paciente na Odontologia?
top of page

10 maneiras de melhorar a experiência do paciente na odontologia

Atualizado: 23 de mai. de 2023

Experiência do Paciente na Odontologia: para atender os pacientes em seu consultório odontológico, não basta apenas oferecer um atendimento de qualidade, localização conveniente e preços acessíveis. É preciso uma ótima experiência memorável.


experiência do paciente na odontologia, paciente segurando o espelho e sorrindo no consultório do dentista
Confira 10 maneiras de melhorar a experiência do paciente na odontologia.

Para conseguir competir com outros consultórios odontológicos, obter avaliações positivas dos pacientes e fidelizá-los, você precisa oferecer experiências que façam eles voltarem ao seu consultório e dizer aos amigos e familiares para fazerem o mesmo.


E se você busca obter dicas sobre como criar uma experiência do paciente na odontologia que constrói e sustenta uma lista de clientes fiéis aos seus serviços, continue a leitura.


1. A primeira impressão é a que fica!


A experiência do paciente na odontologia começa no minuto em que um cliente entra em seu consultório. Considere isso o ponto de partida para proporcionar uma experiência única e diferenciada.


Melhore os processos de atendimento aos seus pacientes, facilitando desde a localização de seu consultório até o agendamento da primeira consulta. Se você estiver em um prédio com muitos outros escritórios, por exemplo, informe seu endereço de forma clara que ajude o paciente a localizar seu consultório.


Utilize ferramentas digitais, como o Google Meu Negócio, onde você pode colocar todas as informações de contato e endereço e deixar disponível na internet. Assim, seus pacientes podem encontrá-lo mais facilmente.


Para isso, contar com automação do atendimento faz uma enorme diferença, agilizando e otimizando processos!


2. Otimize o processo de cadastro


Quando os pacientes entrarem na sala de espera do seu consultório odontológico, otimize os processos para eles fazerem o check-in com sua recepcionista e iniciarem o cadastro de pacientes quanto antes. Não os faça esperar.


experiência do paciente, dentista e paciente conversando
Procure otimizar os processos de cadastro e check-in do paciente.

Uma dica, para diminuir o tempo de espera dos seus pacientes na recepção, é utilizar ferramentas que lhes permitam realizar o check-in, atualizar suas informações, pagarem e até mesmo agendarem suas próximas consultas de forma independente.



3. Faça com que os tempos de espera pareçam mais curtos


Uma das principais causas que fazem com que a experiência do paciente na odontologia seja negativa, é fazer os clientes esperarem. Na verdade, a maior parte dos pacientes ficam frustrados com os longos tempos de espera nos consultórios odontológicos.


Embora isso, às vezes, esteja fora do seu controle, você pode cuidar de como os clientes se sentem em relação à espera. Ao colocar opções de distração e entretenimento em sua sala de espera, você pode diminuir a percepção do tempo de espera em até 33%.


Isso porque, quando envolvidos e entretidos, os pacientes ficam mais felizes e relaxados, mesmo que o tempo de espera seja sempre o mesmo.


4. Informe o paciente sobre quanto tempo vai demorar para ele ser atendido


Outra maneira de fazer com que os pacientes se sintam menos incomodados com a espera é informar o quanto ele vai esperar. Quando as pessoas sabem quanto tempo vai demorar, ficam menos frustradas com o tempo de espera.


experiência do paciente na odontologia, homem olhando as horas em um relógio de pulso
Diminua os tempos de espera do paciente por um atendimento.

Um estudo descobriu que “80% dos pacientes ficariam menos frustrados se soubessem quanto tempo seria a espera”. Para melhorar a experiência do paciente na odontologia, informe a ele em quanto tempo ele será chamado para a consulta.


Uma boa ideia é exibir a lista de pacientes e horários nas telas da sua sala de espera.


5. Exiba conteúdo personalizado para entreter o paciente


Apenas colocar uma TV ou música tocando em sua sala de espera não é necessariamente o suficiente para diminuir o tempo de espera percebido e oferecer uma excelente experiência do paciente na odontologia.


Para entretê-los com sucesso e fazer o tempo passar mais rápido, você precisa transmitir o conteúdo que se conecte a eles.


Não ligue apenas a TV da sala de espera. Em vez disso, organize seu conteúdo usando vídeos e listas de reprodução personalizados que você sabe que correspondem aos interesses dos seus pacientes.


Para facilitar esse processo, você pode incluir algumas perguntas relacionadas às preferências de conteúdo, ao realizar o cadastro do paciente na primeira consulta.


6. Evite programações com comerciais na TV da sua sala de espera


Outra maneira de tornar o conteúdo exibido na sala de espera do seu consultório odontológico ainda melhor é cortando comerciais irritantes. Personalize a programação exibida na TV, uma opção é assinar um serviço de streaming, que facilita apresentar o que o paciente gosta de ver.


Esse processo evita que os pacientes fiquem frustrados com os comerciais e também ajuda a manter os anúncios da concorrência e conteúdo desagradável fora da sala de espera da sua clínica odontológica.


7. Ofereça Wi-Fi grátis


Os pacientes geralmente chegam ao consultório odontológico com sua própria ferramenta de distração, o smartphone.


Embora não seja necessário fornecer esse tipo de entretenimento, uma maneira de melhorar a experiência do paciente na odontologia é oferecer Wi-Fi grátis.


experiência do paciente na odontologia, mulher usando o celular na recepção do consultório odontológico
Oferecer Wi-Fi grátis é uma ótima maneira de melhorar a experiência do paciente.

Permita que os pacientes se conectem gratuitamente e não tenham que utilizar seus dados móveis enquanto esperam.


8. Alivie a ansiedade do paciente criando um ambiente relaxante


Não é segredo que a maioria das pessoas não gosta de ir ao dentista. Isso pode até fazer com que as pessoas se sintam ansiosas ou inquietas.


Para ajudar seus pacientes a superar esses sentimentos negativos, trabalhe para aliviar a ansiedade do paciente em sua sala de espera, proporcionando um ambiente confortável e relaxante.


Ofereça assentos confortáveis, um café ou suco e uma atmosfera calma. Você pode até tocar o tipo de música preferido do paciente, isso melhora o humor e diminui a ansiedade.



9. Ofereça entretenimento na sala clínica


Ao procurar maneiras de melhorar a experiência do paciente na odontologia, lembre-se de que nem tudo se resume à sala de espera. Considere onde mais seus pacientes passam tempo e procure maneiras de melhorar essas configurações também.


Preste atenção especial à sala clínica. Use o mesmo entretenimento que distrai e soluções calmantes que você colocou na sala de espera, também na sua sala clínica para proporcionar a experiência positiva em todos os ambientes do seu consultório odontológico.


10. Ajude os pacientes a cuidarem melhor de si mesmos


Uma parte muito importante da experiência do paciente na odontologia acontece depois que o paciente sai do seu consultório. Preocupe-se em saber o quão bem o paciente mantém os cuidados com a saúde bucal.


Parte do seu trabalho como dentista é ajudar os pacientes a cuidarem adequadamente dos dentes mesmo fora do consultório. Você deve incentivá-los a manter hábitos saudáveis.


experiência do paciente na odontologia, mulher escovando os dentes em casa
Dê atenção ao pós-atendimento dos seus pacientes.

Uma maneira de fazer isso é aumentar o relacionamento com o paciente. Ao oferecer canais digitais de relacionamento, onde você pode enviar conteúdos e lembretes, você pode ajudar seus pacientes a cuidarem melhor da saúde.


Texto traduzido do site: spectrio.com


Comece hoje a melhorar a experiência do paciente no seu consultório odontológico


Proporcionar uma excelente experiência do paciente na odontologia é extremamente importante para o crescimento do seu consultório odontológico. É o que ajuda a se destacar no mercado, fidelizar pacientes e fazer com que eles recomendem a amigos e familiares.


Não deixe a experiência do paciente na odontologia cair no esquecimento.


Dê-lhe a atenção que ele merece e explore o uso de ferramentas, como um software odontológico capaz de oferecer ferramentas para melhorar a experiência dos pacientes do início ao fim do atendimento.


828 visualizações
bottom of page