top of page

9 dicas de decoração para sua clínica de estética

Atualizado: 19 de mai. de 2023

A decoração da sua clínica de estética é um dos fatores mais importantes na criação de um ambiente agradável para seus pacientes. Mas, com certeza, não é fácil decidir tudo por conta própria, para te ajudar com isso, confira esse blog com as melhores dicas de como decorar a sua clínica de estética!

Profissional de estética escolhendo tecidos e cores para a decoração da sua clínica de estética
Tudo que você precisa saber para realizar a decoração da sua clínica de estética

A experiência do paciente começa muito antes do procedimento, desde a forma que você realiza o agendamento até o acompanhamento após a realização do tratamento. E um dos nossos principais objetivos é te ajudar a entregar uma experiência inesquecível e excepcional aos seus pacientes.


Um estudo realizado por Martin Lindstrom, especialista em marketing e vendas, mostra que 58% das pessoas, antes de tudo, dão mais importância ao visual. Outro estudo, da professora Elisa Suganuma, aponta que mais de 80% de nossa percepção do mundo é oriunda da visão.


A escolha de decoração para clínica de estética pode ser um diferencial entre você e a concorrência. Ela é essencial na jornada do seu paciente, que é a razão de sua clínica existir, e por meio da decoração, você pode entregar conforto e segurança a eles.


Neste blog você verá:

Portanto, não deixe de ler este blog que preparamos te dando várias dicas de decoração para clínicas de estética.


Por que é importante investir na decoração da sua clínica de estética?


Quando se trabalha com atendimento ao público, é interessante entregar um ambiente aconchegante, que transmita conforto e tranquilidade aos clientes. As pessoas que frequentam uma clínica de estética estão em busca de se sentirem melhores. Elas reservam um momento do seu dia para investir nelas mesmas.


No mercado estético, as oportunidades são enormes, porém a concorrência também é grande, por isso, você precisa captar e fidelizar os pacientes. Definir a melhor decoração para clínica de estética é um fator extremamente importante para alcançar esse objetivo.


Inclusive, o ambiente de trabalho deve ser confortável e prático para os profissionais de sua clínica, pois uma equipe engajada e feliz entrega uma produtividade muito maior e um atendimento excepcional.


O que a decoração para uma clínica de estética deve transmitir?


Antes de tudo, é necessário entender qual seu nicho de pacientes e também considerar qual a experiência que você deseja transmitir com seu atendimento e procedimentos.


Um ambiente que seja confortável e passe tranquilidade aos pacientes não é um local nem muito cheio, nem muito vazio. Sendo assim, podemos dizer que a palavra mais importante na hora de decorar uma clínica de estética é: equilíbrio.


Mas também vale ressaltar outras sensações e sentimentos que você deve passar através da decoração da clínica de estética, alguns exemplos são:


Leveza


A leveza é algo primordial para você atender seus pacientes, tenha delicadeza, entregue frescor e singeleza. É uma bela forma de tirar o estresse do dia a dia e proporcionar tranquilidade para o atendimento.


Paz


Entregar paz, neste caso, significa afastar, mesmo que seja momentaneamente, os problemas e conflitos que o paciente enfrenta. Você pode fazer isso através de uma cor que acalma, quadros com paisagens relaxantes ou até aromas leves.


Confiança


Faça seus pacientes confiarem em você desde o primeiro momento que entrarem em sua clínica de estética. Um ambiente esteticamente agradável aos olhos mostra competência e profissionalismo. Relaxar seus pacientes, além de melhorar a experiência deles, tornará mais simples a realização do procedimento para você e sua equipe.


Tranquilidade


Nada melhor do que um ambiente tranquilo, sem agitações e perturbações, tente transmitir isso quando for decidir a decoração para a clínica de estética, seus pacientes agradecem!


Excelência


Entregue uma decoração que transmita que você é superior à concorrência e seu serviço é de qualidade. Uma televisão mostrando vídeos de antes e depois de procedimentos é uma ótima maneira de passar essa sensação!


Conforto


Faça com que seus pacientes se sintam revigorados e cômodos por meio da decoração da clínica de estética, o conforto acontece desde uma cadeira de qualidade até uma iluminação agradável aos olhos.


Você já ouviu falar em "estética humanizada"? Saiba mais lendo o artigo: Estética Humanizada: o que é o atendimento humanizado e qual sua importância?


O que levar em consideração na hora de decorar sua clínica de estética?


Agora que você já sabe que equilíbrio é essencial na hora da decoração de uma clínica de estética, confira alguns detalhes que você deve estar atento neste momento tão importante da sua clínica.


Tamanho do espaço


O espaço ideal para a sua clínica é conforme os procedimentos que você disponibiliza aos seus pacientes, porém, cuide com os extremos. Um ambiente muito grande pode passar uma sensação de vazio, sendo necessário utilizar uma quantidade elevada de elementos visuais para a decoração da clínica de estética, o que pode deixa-lá “poluída”. Da mesma forma que um ambiente de pouco espaço, pode fazer sua clínica ter uma aparência carregada.


Ideia da marca


Para você estar nessa etapa da sua trajetória profissional, muito provavelmente já possui a identidade visual da sua marca. Portanto, na hora de decorar a sua clínica de estética é imprescindível você explorar as cores da sua identidade visual, assim como o seu logo. Se você tiver um emoji que represente sua clínica não tenha medo de usá-lo para adicionar personalidade à sua decoração.


Os pacientes


Apesar da clínica ser sua, a razão dela existir são seus clientes, certo? Então não esqueça de avaliar o público que você deseja atrair, as semelhanças entre eles e as formas que você pretende entregar conforto, bem estar e profissionalismo a eles.


Paleta de cores


A escolha de cores é um momento delicado e importantíssimo, pois elas possuem influência psicológica nas pessoas, diante disso, é recomendável buscar profissionais que possuam conhecimento no assunto e te auxiliem na escolha que se encaixe com a sua clínica.


Recepção


Como foi dito anteriormente, a primeira impressão que as pessoas terão de sua clínica é pelo o que elas podem ver, neste caso, além da fachada, é a recepção. Se um paciente chega e é recebido em uma sala de recepção que não aparenta ser convidativa, limpa e aconchegante, a confiança e expectativa dele para a realização do procedimento certamente cairá e você pode perder a oportunidade de fidelizar esse paciente.


Numa era hiperconectada, após um procedimento estético, seu paciente pode querer publicar os resultados do tratamento nas suas redes sociais. Nada melhor que um cantinho instagramável na sala de recepção, desta forma, além de entregar qualidade no tratamento, você oferece uma experiência única aos seus pacientes.


A escolha dos materiais para os móveis é relevante também, pois se trata de um ambiente com alta rotatividade de pessoas, logo, apenas a beleza não basta, os móveis devem ser resistentes e, preferencialmente, substituídos apenas por sua opção e não por necessidade.


Lavabo


Outro ponto essencial, que você deve cuidar quando for decidir a decoração para clínica de estética, é o lavabo. Normalmente, o lavabo fica junto da recepção, desta forma, não há necessidade do espaço reservado para ele ser grande, porém, as regras de acessibilidade devem ser respeitadas, entregando um espaço suficiente para a circulação de 360º e barras de apoio horizontais para pessoas com deficiência.


Praticidade


De nada adianta um ambiente que é bonito e agradável visualmente, mas que possui poucas utilidades e não é prático aos seus colaboradores. Atente-se a isso, você precisa de objetos que entreguem beleza visual, mas também estejam alinhados com as suas necessidades do dia a dia no trabalho.


9 dicas de decoração para clínica de estética


Chegou o tão esperado momento, você finalmente vai escolher a decoração da clínica de estética. São tantas opções, ideias aparecendo de todos os lados, que pode ser difícil escolher tudo por conta própria. Para te ajudar com isso, confira essas dicas que separamos para facilitar a sua vida nesse momento tão importante:


1. Escolha as cores com sabedoria


Profissional escolhendo as cores para a decoração da sua clínica de estética.
Entenda quais cores tem mais a ver com você e sua clínica.

Como já mencionamos, as cores possuem um enorme poder psicológico e de persuasão, sendo assim, é necessário saber escolher o que se identifica com a sua marca e sua clínica, mas que ao mesmo tempo gerem as melhores sensações aos seus pacientes.


A combinação de cor das paredes e móveis deve estar em sintonia com as luzes, pois cada mínimo detalhe influenciará na experiência do paciente. As cores em tom pastel, em geral, são uma excelente alternativa para decorar a sua clínica de estética, pois, em grande maioria, transmitem tranquilidade, acolhimento e delicadeza.


Como é o caso do verde pistache que passa exatamente as sensações descritas acima, muito pelo fato de lembrar a natureza e ar livre, gerando um ambiente de paz e conforto. Já o cinza lavanda com leves tons de lilás, por se tratar de uma cor suave e neutra, passa um sentimento de equilíbrio, tranquilidade e alívio.


Vale ressaltar também o azul claro que, apesar de lembrar clínicas odontológicas, também pode ser uma opção quando utilizado em tons pastel. Essa cor tem a capacidade de reduzir o estresse, ansiedade e passar paz e calmaria aos pacientes.


Cores mais vibrantes como o vermelho, laranja e amarelo podem ser utilizadas, mas com moderação, pois, em excesso, causam irritação e uma leve ansiedade. O mesmo vale para o preto e branco, são cores elegantes e casam muito bem, mas para a sua clínica de estética podem não ser as ideais.


2. Opte por mobílias que gerem conforto


A mobília sempre deve ser levada em conta na hora de escolher a decoração da clínica de estética. O ideal é que os móveis sejam todos planejados e feitos sob medida para se encaixar perfeitamente com o ambiente.


Neste caso, vamos separar por etapas a decoração da sua clínica de estética. Começaremos pela recepção, pois é o primeiro local que os pacientes terão contato. Dê preferência a cadeiras e sofás que sejam os mais bonitos, confortáveis e sofisticados. Além disso, devem ser espaçosos e permitir que os pacientes relaxem enquanto aguardam o seu atendimento.


Entrando na sala onde os procedimentos são realizados, uma ótima opção são móveis minimalistas, que estejam em harmonia com a sala de procedimentos. Uma outra ideia é colocar uma pequena mesa para os pacientes deixarem objetos como bolsas, jaquetas, celular, entre outros.


O seu balcão de atendimento deve ter espaço o suficiente para você se organizar, mas nada além do necessário que possa gerar um ar de vazio. As cadeiras dos pacientes também devem ser confortáveis, pois uma conversa pode demorar mais que o esperado, e ninguém merece passar longos períodos em uma cadeira desconfortável e nada ergonômica!


3. Invista em luzes amarelas e indiretas


Se a cor amarela não é a melhor das escolhas para mobília e paredes na decoração da sua clínica de estética, em contrapartida, é uma ótima opção para iluminação! Comprovado por oftalmologistas, a luz amarela reduz o estresse visual, mental e físico. Além desses efeitos, ela também traz uma sensação de calma, acolhimento, descanso e aconchego.


Outra recomendação é posicionar as luzes de forma que não façam contato direto com os olhos dos pacientes, ou seja, o foco de luz fica oculto e apenas os reflexos são visíveis. Isso faz com que a iluminação seja mais aconchegante e tranquilizante.


4. Aposte em itens decorativos com moderação


Lembra o que foi comentado a respeito dos excessos e equilíbrio? Pois então, para um ambiente ser sofisticado e elegante, não há a necessidade de existirem muitos elementos visuais. Muitas vezes, uma decoração minimalista, porém certeira, promove mais harmonia que um ambiente carregado de informações.


Você pode escolher a decoração da clínica de estética com os itens decorativos que mais condizem com o seu gosto, mas certos objetos sempre caem bem e são esteticamente harmônicos, como é o caso das molduras de quadros em tom madeira e pequenos vasos de suculentas nas mesas.


5. Torne o ambiente agradável com plantas


Profissional utilizando plantas na decoração da sua clínica de estética.
Decorar seus ambientes com plantas pode trazer "vida" para sua clínica.

Falando em objetos que combinam com qualquer decoração de clínica de estética, podemos citar os vasos de plantas e flores, elas trazem um charme e luxo, sem contar que ajudam na purificação do ar e passam uma energia positiva ao ambiente.


Dois tipos de plantas que você pode utilizar ao realizar a decoração para sua clínica de estética são os cactos e as suculentas. Elas são extremamente fáceis e simples de serem cultivadas, pois resistem a altas temperaturas, mas não precisam ser regadas periodicamente. Outro ótimo motivo para optar por essas plantas é pela enorme variedade de texturas, que vão do liso ao rugoso, formatos e cores, que vão de tons mais frios até os mais quentes.


Os tamanhos também variam de acordo com a espécie, então você realmente tem inúmeras opções, podendo colocar um pequeno vaso com belas suculentas que, facilmente, vão se enquadrar em qualquer tipo de ambiente.


6. Não esqueça da aromatização do ambiente


As plantas podem trazer uma pureza no ar e um aroma natural, mas, às vezes, não é o suficiente. Além da decoração para clínica de estética, você precisa se atentar ao aroma do ambiente. Conforme explica Martin Lindstrom, o segundo sentido mais utilizado para avaliar um local é o olfato, logo se mostra a importância de ter uma clínica cheirosa e agradável aos seus pacientes.


Existem diversas maneiras de você aromatizar a sua clínica de estética, como aromatizadores em spray, que são acionados por movimento, ou até opções mais baratas, como os aromatizadores de vareta.


Lembra o que foi dito sobre equilíbrio? É importante ter moderação nesse momento também, pois existem pessoas alérgicas a alguns aromas e se sentem mal com aromas mais intensos, portanto, tenha atenção quando for escolher as fragrâncias de sua clínica. Cheiros extremamente doces, cítricos ou fortes podem afastar as pessoas, opte por aromas mais amenos, como amoras suaves, bambu e sândalo.


7. Mostre competência por prova social


Os momentos que antecedem a realização do procedimento estético podem gerar uma leve ansiedade nos pacientes, até porque a aparência e o corpo deles é que serão modificados. A decoração em clínicas de estética é uma ótima forma de acalmá-los, passando confiança e mostrando autoridade.


Tanto na sua recepção, como na sala de atendimento, em um local visível aos pacientes, coloque molduras mostrando as competências, formações e especialidades suas e dos membros da sua equipe. Com certeza a experiência do seu paciente será outra!


8. Entregue leveza com porcelanato


O local onde seus pacientes pisarão também deve ser pensado, a escolha mais comum de pisos tem sido em porcelanato por vários motivos! Entregam leveza e sofisticação, além de ser extremamente simples de ser higienizado, sendo necessário apenas água e desinfetante, diferente de outros tipos de pisos que necessitam de mais cuidados.


9. Atente-se aos pequenos detalhes


Pequenos objetos, como vela, incenso, planta, compondo a decoração de uma clínica de estética.
Pequenos objetos decorativos podem tornar o ambiente mais aconchegante.

Ao realizar a decoração da sua clínica de estética, tente manter um padrão de cores que se mesclem com todo o restante do ambiente e marca, mesmo nos detalhes, como objetos pequenos e itens que você vá usar no atendimento.


Por exemplo, se sua clínica de estética é predominante verde pistache e bege, não fica nada harmônico utilizar toalhas, luvas, seja lá quais forem os objetos, de cores como o magenta ou tons de cores muito intensas. Preste atenção a pequenos detalhes como esses que podem gerar desconforto aos pacientes!


Conheça os principais equipamentos para ter na sua clínica de estética. Leia o artigo: Equipamentos para Clínica de Estética: quais os mais importantes.


Conclusão


Agora que você tem diversas dicas de decoração para clínicas de estética, percebeu a importância que ela tem na experiência dos seus pacientes, não é mesmo? Entregando uma clínica aconchegante, sofisticada, acolhedora e confortável somado a um atendimento humanizado, você consegue fidelizar seus pacientes e conquistar ainda mais clientes. É uma das chaves para o seu sucesso!


Portanto, não hesite na hora de decorar sua clínica de estética, seguindo as normas de acessibilidade e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), coloque todo o seu coração e sua criatividade, afinal é naquele local que você mudará para melhor a vida de seus pacientes.


1.195 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page