top of page

Equipamentos para Clínica de Estética: quais os mais importantes

Atualizado: 23 de ago. de 2023

Contar com os equipamentos para clínica de estética certos é tão importante quanto dominar todas as técnicas de realização dos procedimentos. Afinal, esses fatores atuam em conjunto para garantir o sucesso do tratamento.

paciente fazendo tratamento com equipamento de dermatologia
Equipamentos para Clínica de Estética: quais os mais importantes

Mesmo que os últimos anos tenham sido conturbados para a economia, o mercado de beleza e estética registrou um grande crescimento, indo na contramão da crise que afetou severamente outros segmentos.


Para o ano de 2022, a previsão é que o mercado continue em plena ascensão, principalmente pelas importantes mudanças que ocorreram no comportamento do consumidor nos últimos dois anos.


Logo, esse mercado é um oásis de oportunidades para quem deseja empreender e abrir a própria clínica de estética. Entretanto, para obter sucesso, tão importante quanto dominar as melhores técnicas é contar com os melhores equipamentos para clínicas de estética.


Neste artigo, vou mostrar todos os detalhes e fatores que você deve considerar na hora de escolher os equipamentos para clínica de estética. Acompanhe!



Quais as vantagens e benefícios de abrir sua clínica de estética?


Entre os anos de 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. Esses dados mostram a crescente preocupação do brasileiro com a própria aparência, seja para melhorar a autoestima ou até mesmo sua qualidade de vida.


E se você chegou até aqui com a seguinte ideia: abrir uma clínica estética, os dados acima com certeza reforçam que essa é uma boa decisão e vai te trazer inúmeras vantagens.

Vamos conhecer algumas delas? Me acompanhe a seguir!


Independência financeira


Empreender é um sonho para muitas pessoas e o mercado de estética com seu crescimento desenfreado deixa esse sonho cada vez mais próximo da realidade.


Logo, abrir uma clínica de estética é uma grande oportunidade para você buscar a sua independência financeira.


Grande número de vendas


Muitos negócios estão sempre tentando se reinventar por conta da sazonalidade nas vendas, buscando alternativas para manter a lucratividade durante todos os meses do ano.


Entretanto, o que acaba sendo uma ciência de foguetes para outros mercados é uma brincadeira de criança para os profissionais de estética, por conta da alta procura por procedimentos de beleza em todas as épocas.


Um exemplo é que dados apontam que as pesquisas por harmonização facial e corporal subiram em 540%, segundo o Google Trends, além disso houve um aumento de 70% na busca por tratamentos estéticos por parte do público masculino.


Maior potencial de ganho


Outra vantagem desse mercado extremamente lucrativo, é o alto potencial de ganhos e a facilidade na fidelização de clientes, já que muitos dos tratamentos oferecidos pela estética avançada necessitam de uma certa recorrência.


Com os dados apontados pelo mercado é possível estimar que o faturamento médio nesse segmento seja de R$15 milhões por mês, considerando clínicas de pequeno e médio porte que já estão em plena capacidade de atendimento.



Equipamentos para clínica de estética: o que não pode faltar?

Agora que você já sabe o quão incrível e lucrativo é o mercado de beleza e estética, chegou a hora de montar a sua própria clínica.


jovem deitada na mesa do esteticista durante procedimento estético
Quais equipamentos não podem faltar na sua clínica de estética?

Nesse momento, o ponto-chave para começar o seu negócio, será a aquisição dos equipamentos para clínica de estética certos. Esses equipamentos farão toda a diferença, pois é por meio deles que você demonstrará o valor dos seus serviços e definirá a qualidade do seu atendimento.

Definir quais equipamentos para clínica de estética utilizar depende muito de quais procedimentos você irá oferecer. Logo, eles variam desde a estética básica, como limpeza de pele, até mesmo a estética avançada que possui procedimentos como aplicação da toxina botulínica e harmonização facial.

Abaixo, eu preparei uma lista com alguns dos equipamentos para clínica de estética mais comuns para que você saiba o que precisa para iniciar o seu negócio:

  • Aparelho para peeling;

  • Aspirador de secreções;

  • Cadeira reclinável para massagem facial e limpeza de pele;

  • Estufa para esterilização de equipamentos;

  • Fonte de oxigênio;

  • Geladeira para produtos especiais;

  • Lavadoras e secadores de roupas;

  • Maca para massagem e depilação;

  • Mobiliário dentro do padrão hospitalar;

  • Vaporizador.

Como escolher bons equipamentos para clínica de estética?


Este é o primeiro, e talvez, o mais importante passo para você considerar que está realmente com tudo pronto para abrir o seu próprio espaço: saber como escolher os melhores equipamentos para clínica de estética!

É extremamente necessário ficar atento a alguns detalhes, que passam às vezes despercebidos, mas que farão com que as suas escolhas sejam assertivas na hora montar a sua estrutura de atendimento.

Para te ajudar, selecionei alguns pontos aos quais você deve se atentar na hora de escolher os equipamentos para clínica de estética. Confira!


Aceite recomendações


Converse com quem já tem algum tempo na área, leia as avaliações dos clientes nas redes sociais das marcas, nunca deixe de observar pontos comuns entre as avaliações ruins, pois elas podem apresentar algum tipo de padrão de defeito ou mau funcionamento nos equipamentos.

No início, pode parecer uma tarefa difícil escolher os equipamentos para clínica de estética certos, mas com um pouco de cuidado e observação, você se poupa de problemas com aparelhos defeituosos e ainda demonstra valor ao trabalhar com os equipamentos da melhor qualidade.


Verifique a durabilidade das peças


Dê preferência sempre a fornecedores que, além de terem um bom tempo de mercado, possuam boas avaliações e ofereçam um bom suporte ao cliente.

Este é um ponto para se ter muito cuidado devido ao fato de que muitas empresas, mesmo apresentando algum tempo de mercado, podem não ligar tanto para o relacionamento e fidelização dos clientes e sim apenas para o lucro.

Então é sempre importante atentar-se a encontrar um equilíbrio entre tempo de mercado e o atendimento pós-venda que a empresa oferece.


Facilidade para manutenção

Na hora de escolher com qual empresa você comprará os equipamentos para clínica de estética, é importante considerar se a mesma oferece uma assistência técnica completa para os equipamentos.


Isso é muito importante, pois no caso de você ter algum problema com o equipamento, a assistência poderá te ajudar prontamente. Assim, você garante que ele continue com uma ótima performance, mantendo um atendimento incrível aos seus clientes.


Equipamentos para clínica de estética: um guia completo


Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado do mundo em consumo de procedimentos e serviços de estética. Logo, empreender nesse ramo significa que haverá uma grande procura pelos seus serviços. Todavia, a oferta também é grande.

Nesse sentido, você deve procurar oferecer os melhores equipamentos para clínica de estética. Isso fará toda diferença na hora de seus possíveis clientes te procurarem.

Dito isso, chegamos à fase de escolher! Vamos ver agora, alguns dos equipamentos para clínica de estética avançada que vão colocar seu negócio no rumo certo.

Continue a leitura!


Aparelhos para limpeza de pele


Um dos maiores clássicos na área da estética é a limpeza de pele. Sabendo disso, quais seriam os equipamentos ideais para esse procedimento?


Para responder essa pergunta, levaremos em consideração alguns pontos como: a excelência na emoliência, a praticidade na retirada de impurezas e o bom desempenho na finalização dos procedimentos, nesse quesito o vapor de ozônio será um aliado e tanto para você.

O ideal é que você faça uma escolha assertiva para a experiência do paciente, pois o uso do vapor de ozônio em contato com a pele remove os radicais livres e motiva uma vasodilatação superficial, devido ao aquecimento provocado pelo vapor quente.


Microdermoabrasão

O procedimento conhecido como microdermoabrasão consiste na esfoliação da pele com o objetivo de rejuvenescimento, removendo as células mortas. Os principais tipos de microdermoabrasão são:

  • Peeling de Cristal: utiliza-se de um pequeno aparelho de sucção para retirar a camada mais superficial da pele, assim estimulando a produção de colágeno;

  • Peeling de Diamante: baseia-se em uma profunda esfoliação da pele, muito eficiente no combate às rugas.

O Sonopeel é uma boa escolha para quem quer uma boa lucratividade com esse procedimento, pois será o equipamento para clínica de estética que permitirá trabalhar com uma das técnicas menos invasivas de esfoliação da pele, o peeling ultrassônico.


Ele funciona por meio da vibração exercida pela espátula do aplicador. Esse processo de vibração acelera o processo de renovação celular e facilita a extração de cravos, deixando a limpeza de pele menos dolorida e mais rápida.


Aparelho para gordura localizada


Muito além de apenas ter os melhores equipamentos para clínica de estética, você deve sempre se atentar para o fato de que a segurança é um dos aspectos mais importantes nesta área.

Nesse contexto, na hora de comprar um aparelho para gordura localizada verifique todas as certificações da Anvisa e do INMETRO, pois esses serão os dois indicadores que vão te fazer tomar a decisão mais assertiva e segura, para a sua clínica. O Hybrius da Adoxy é o único no mundo que reúne 3 terapias consagradas: Radiofrequência, Ultracavitação e Lipoled. Esse é um equipamento que vai te apresentar um leque maior de lucratividade já que além da gordura localizada, ele ajuda a tratar estrias, celulite, flacidez, entre outros.

Assim, você poderá otimizar recursos para aumentar a produtividade e os lucros abrangendo um público maior, ao mesmo tempo em que garante resultados rápidos para os pacientes;



Vantagens e desvantagens de comprar e alugar equipamentos para clínica de estética

Como você está abrindo agora a sua clínica de estética, seu negócio está em um "estado de estabilização”. Nessa etapa, você precisa construir uma base de clientes fiéis e estabelecer quais procedimentos você realizará.

Para isso, você deve definir quais equipamentos para clínica de estética você precisa e se no momento a melhor estratégia é comprar ou alugar. Quanto a isso, você deve avaliar quais as vantagens e desvantagens envolvidas nessa estratégia. Acompanhe!

Vantagens e desvantagens em comprar


Geralmente sempre existe essa ideia na cabeça de quem vai começar a empreender: comprar é sempre mais barato do que alugar, principalmente quando se pensa no médio e longo prazo.

Mas essa ideia nem sempre é viável financeiramente e muito menos uma máxima. No caso dos equipamentos para clínica de estética, tudo depende do estado em que está o seu negócio, da frequência de uso dos equipamentos e dos custos com manutenção deles.

Comprar todos os equipamentos que sua clínica precisa, em alguns casos pode ser um tiro no pé, mas um dos principais motivos para você ponderar na hora de comprar é a sua base de clientes.

Se você já tem uma base boa de clientes que garantam o retorno ao seu investimento não há com o que se preocupar.


Vantagens e desvantagens em alugar


Alugar equipamentos para clínica de estética para quem está começando, na maioria dos casos, compensa mais pelo simples fato de atender a uma demanda específica, além de ser mais econômico em relação a instalação e manutenção.

Outra vantagem é que o valor de aluguel pode ser diluído dentro do preços dos próprios procedimentos, facilitando a contratação desse tipo de serviço.

Quanto ao valor da locação em si, vai depender muito de cada equipamento para clínica de estética. Os mais populares, podem ser bem mais baratos ou valerem mais a pena.


Os menos conhecidos, apesar de serem mais caros, permitem oferecer um atendimento diferenciado, o que pode ser um diferencial para a sua clínica de estética.


Conclusão


Escolher os melhores equipamentos para clínica de estética pode ser uma tarefa bem simples, ela requer apenas cuidados mais minuciosos e um olhar mais atento a detalhes, afinal são eles que vão contar na hora de demonstrar todo o valor dos seus serviços.


Então, na hora de escolher os equipamentos para clínicas de estética certos, você deve avaliar se é melhor comprar os mais usados ou quem sabe alugar os que têm a menor procura. Assim, você tem maior previsibilidade financeira e lucratividade para expandir a sua clínica de estética.


Agora que você já sabe quais os equipamentos para clínica de estética necessários para começar o seu negócio, confira este outro artigo sobre: Como montar uma clínica de estética: os passos para o sucesso!



4.847 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Guest
Apr 29, 2023

Gostei muito

Like
bottom of page