top of page

Estética Humanizada: o que é o atendimento humanizado e qual sua importância?

Atualizado: 19 de mai. de 2023

A estética humanizada não está relacionada somente com o cuidado oferecido ao paciente, mas com o fortalecimento do relacionamento que existe entre ele e o profissional que o está atendendo.


jovem fazendo procedimento especial para melhorias na pele
O que é o atendimento humanizado e qual sua importância?

Quando falamos em estética humanizada, podemos dizer que ela une a excelência no serviço que está sendo oferecido com uma experiência de encantamento que fortalece a relação pessoal e ética entre paciente e profissional.


Humanizar o atendimento estético nos remete a torná-lo mais humano ou mais próximo, o que significa superar expectativas e oferecer algo diferente do que é encontrado na concorrência.


Dessa forma, a estética humanizada se mostra essencial para alcançar a total satisfação e fidelização do paciente moderno, que busca por conforto, qualidade e excelência no atendimento.


E aí? Gostou desse assunto? Quer saber mais? Então não deixe de ler esse artigo até o final para ficar por dentro de tudo que envolve esse tema.


Neste blog você verá:


O que é estética humanizada?


Praticar a estética humanizada é colocar o paciente no ponto central do atendimento, valorizando sua essência e respeitando todo seu histórico e particularidades. É demonstrar interesse por ele, superando expectativas.


É trabalhar com um prontuário estético detalhado, a fim de saber as reais necessidades, desejos e particularidades daquela pessoa que nos procurou para um atendimento. Isso permite que possamos entender melhor cada situação em particular, elaborando a melhor estratégia de tratamento para o paciente.


Em resumo, podemos entender que a estética humanizada é uma forma de proporcionar uma experiência de encantamento para o paciente e consequentemente alcançar mais assertividade e sucesso no tratamento.


Sempre devemos lembrar que quando falamos em estética, estamos falando de seres humanos, autoestima e realização pessoal.


A importância do atendimento diferenciado: entenda por que se preocupar


Trabalhar com saúde estética exige delicadeza e empatia. Quando um paciente procura uma clínica estética em busca de um tratamento, ele não espera que o resultado final seja simplesmente pontual e bom. Ele espera que seja excelente e completo.


Quando o profissional proporciona um atendimento que se mostra capaz de enxergar além do superficial, o paciente se sente muito mais seguro e confortável.


Nesse sentido, você deve proporcionar um atendimento diferenciado para o seu paciente, atuando como se atendesse a alguém da sua própria família ou um amigo muito íntimo.


Podemos traduzir isso em usar de empatia, escutar e estar verdadeiramente atento ao paciente. Entender as dores e dificuldades do paciente é o que torna seu atendimento personalizado e diferente de qualquer experiência que ele já tenha experimentado.



Como preparar sua clínica para o atendimento humanizado?


Criar um ambiente agradável e limpo, com boa infraestrutura e confortável é essencial para que o atendimento seja acolhedor e humanizado.


A preparação da clínica deve ser um dos fatores mais importantes a se considerar, pois contribui diretamente para a excelência do atendimento.


O paciente precisa se sentir seguro e confortável não só com a infra estrutura, mas com os serviços, aspectos e pessoas da clínica. Vamos ver alguns exemplos.


Treinamento da equipe


Para garantir uma unidade de pensamento na forma de atendimento é necessário investir no treinamento do seu time. Promover cursos e palestras irá capacitar sua equipe e contribuir para maior satisfação dos seus pacientes.


Por exemplo, é importante que cada profissional da equipe tenha capacidade para atender ao paciente individualmente, sem que fique mecânico ou que pareça que está seguindo protocolos.


A rapidez unida a qualidade no atendimento, além das soluções eficazes formam a base de um atendimento humanizado.


Invista em tecnologia


O grande objetivo das clínicas de estética que optam pelo atendimento humanizado é melhorar a experiência do paciente. Tendo isso em mente, a tecnologia se mostra extremamente útil para alcançar esse objetivo.


Embora muitas pessoas evitem ser atendidas por máquinas ou inteligências artificiais, direcionar a tecnologia de uma maneira certa e tê-la como aliada pode agilizar os processos, muitas vezes facilitando acesso a informações e prontuários dos pacientes.


Utilizando a tecnologia a seu favor, você consegue gerar mais segurança, qualidade e rapidez para seu paciente.


Comunicação de qualidade

Para estabelecer uma relação humanizada entre colaborador e paciente é essencial que haja uma comunicação clara, objetiva e empática. Deixar de lado padrões e protocolos e, de fato, escutar, compreender e dar feedback.


O que é estética paliativa humanizada?


Atualmente, o mercado de estética tem deixado a saúde em segundo plano, focando principalmente nos resultados estético. Por isso, a estética humanizada vem crescendo e se destacando por, justamente, unir o que realmente significa a palavra estética com o verdadeiro papel do profissional da área, reforçando os cuidados necessários nos procedimentos.


A estética paliativa humanizada busca oferecer tratamentos complementares, enxergar o paciente como um todo, combinando segurança com as necessidades do paciente.


Dessa forma, se garante o conforto do paciente com sua autoestima.


O que consiste a estética paliativa?


O objetivo da estética paliativa é prezar pelo cuidado da aparência física e da saúde do paciente de forma conjunta. Alguns tratamentos como a quimioterapia, por exemplo, podem causar ressecamento extremos, que geram sensibilidade e mudam a aparência da pele.


A estética paliativa vai nutrir a pele, amenizar a sensibilidade e realizar uma massagem relaxante ao mesmo tempo.


Um dos princípios do cuidado paliativo é proporcionar qualidade na vida do indivíduo. O objetivo é sempre levar alívio da dor, bem-estar e conforto ao indivíduo e seus familiares.



Como desenvolver a humanização?


Sempre que falamos em atendimento humanizado pensamos no relacionamento entre profissional e paciente. Mas para desenvolver a humanização é importante buscar a excelência característica desse atendimento, desde o primeiro contato com o paciente.


Pensando nisso, é extremamente importante que profissionais que desejam desenvolver um atendimento humanizado no segmento estético, invistam em treinamento para sua equipe.


Outro fator importante a considerar é o fácil acesso às informações. É normal o profissional fornecer informações sobre procedimentos aos pacientes, usando termos técnicos e específicos, muitas vezes desconsiderando que o paciente geralmente é leigo e não tem nenhum conhecimento sobre o procedimento em questão.


Explicar de forma clara e simples vai facilitar o entendimento do paciente e a comunicação de forma geral.


Desenvolver a humanização também inclui paciência. O período que antecede a realização de procedimentos estéticos é geralmente marcado por muitas dúvidas e ansiedade.


Por isso, é importante que o profissional dê a devida atenção ao emocional do seu paciente. Isso inclui compreender que cada paciente vai ter o próprio tempo para absorver, entender e decidir por algum tratamento específico.


Dessa forma, tornar sua clínica humanizada demanda esforço e empatia da parte do profissional de estética.


Benefícios da estética humanizada: para pacientes


Vamos conhecer alguns dos benefícios da estética humanizada para os pacientes.


Pacientes mais satisfeitos


Na estética humanizada, geralmente, os pacientes ficam mais satisfeitos com os resultados dos seus tratamentos. Isso acontece porque o procedimento nunca é “imposto”, mas sim, escolhido de forma consciente.


Tratamentos mais eficazes


Um bom diálogo e escuta ativa contribuem para identificar as necessidades, medos e desejos dos pacientes. Dessa forma, aplicando a estética humanizada os resultados finais dos procedimentos costumam ser os mais eficazes possíveis.


Favorece a memória afetiva dos pacientes

Na estética humanizada, o profissional busca manter anotações básicas sobre o paciente, como nome, idade, quadro clínico, entre outros.


Dessa forma, o paciente percebe o afeto e o cuidado feito de forma personalizada, essas atitudes contribuem não só para a fidelização do paciente, mas também para uma melhor recuperação do seu problema.


Benefícios da estética humanizada: para a clínica


E para a sua clínica de estética? Quais os benefícios da estética humanizada? Vamos conferir!


Recuperação dos procedimentos


Um atendimento personalizado contribui para a recuperação dos procedimentos, já que o paciente recebe acompanhamento de perto, além de se sentir seguro durante o processo.


Isso gera mais credibilidade e confiança na clínica.


Fidelização dos clientes


Quando um paciente recebe um atendimento humanizado e personalizado, a tendência maior é que ele fique mais satisfeito e crie uma relação afetiva e de confiança com a clínica.


Melhores condições de trabalho da equipe


O atendimento humanizado só existe quando os profissionais são tratados da mesma forma que os pacientes, gerando assim, um ambiente de trabalho mais leve e acolhedor e de reconhecimento.


Conclusão


A estética humanizada nada mais é do que a valorização da vida e respeito às diversidades.


Proporcionar um atendimento humanizado é importante não só para a sua clínica, mas também, para uma maior satisfação dos seus pacientes, assim como uma maior satisfação dos seus colaboradores.


A implementação da estética humanizada pode acontecer gradualmente, priorizando o treinamento dos profissionais, implementando canais de atendimento automatizado e somente depois passar para a estrutura física.


É sempre importante saber ouvir, interpretar e estar aberto para qualquer tipo de feedback dos pacientes. Somente assim, o profissional obterá sucesso na estética humanizada.


E se você gostou de saber mais sobre o conceito de estética humanizada, leia também nosso artigo sobre: Dicas de Estética: prepare sua clínica para se tornar um sucesso!


Sobre o autor



2.385 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page