fbpx ...

O segredo para ser um dentista de sucesso!

Saulo Correia
Junho 20, 2024
5 min para ler
Especialidades, Inovação
Compartilhe

Inscreva-se na Newsletter Clinicorp

Receba em primeira mão nossos posts diretamente em seu e-mail

A vida pessoal e profissional de um dentista estão intimamente ligadas. É importante que a vida pessoal seja saudável e equilibrada para que suas funções sejam desempenhadas com excelência. Neste blog você vai conferir dicas incríveis para ser um dentista de sucesso em todos os sentidos.

Dentista de sucesso. Dentista feliz por estar realizado na vida profissional e pessoal.
Seja um dentista de sucesso na vida profissional e pessoal!

Texto de Adrian Lefler.

Traduzido e adaptado do site: mysocialpractice.com

Neste blog você verá:

Boa leitura!

Leia também: Conheça os principais eventos para dentistas em 2023

A profissão de dentista é muito gratificante – foi um longo caminho para chegar onde você está, não é mesmo? A odontologia é empolgante e exige muita dedicação para ser um dentista de sucesso. Você merece todo esse sentimento de realização por ser dentista e pela carreira que escolheu.

Ser um dentista de sucesso significa que você também tem que ser uma pessoa bem sucedida além do aspecto financeiro. Embora o trabalho seja algo muito importante para você, sua vida fora dele deve ter uma relevância maior. Encontrar esse equilíbrio e mantê-lo costuma ser muito mais difícil do que parece.

Definir metas e objetivos pessoais

As realizações pessoais devem ser tão importantes quanto sua carreira. Os objetivos pessoais podem incluir aprender uma nova habilidade, como cozinhar ou praticar um esporte. Também pode ter a ver com correr uma maratona ou aprender a ser um ouvinte melhor. Quaisquer que sejam seus objetivos pessoais, siga um planejamento realista para garantir que sejam alcançáveis.

  • Essa meta aumentará a sensação de realização e propósito?
  • É provável que esse objetivo aumente o estresse e comprometa a minha vida mais do que eu possa suportar?
  • Em quanto tempo eu gostaria de atingir esse objetivo e isso é realista?

Este gráfico foi criado para acompanhar metas de trabalho, mas também faz todo o sentido para metas e realizações pessoais.

Reserve tempo para passatempos e interesses

Só porque você tem uma carreira exigente, não significa que você tenha que abandonar as atividades e hobbies que gostava antes de se tornar dentista. Reservar tempo para seus passatempos é fundamental para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Um hobby também não precisa ser desafiador. Na verdade, deve ser principalmente divertido e não uma atividade estressante.

Todo mundo é um pouco diferente, então o hobby de uma pessoa não é necessariamente o de outra. Talvez você fique feliz se for a uma ou duas degustações de vinho todos os meses. Outra opção é apenas ir ao cinema e um jantar relaxante com amigos ou um parceiro.

Se a sua ideia de diversão é acompanhar os jogos do seu time favorito, compre ingressos para o campeonato. Seja o que for, participe de uma atividade que permita que você realize e relaxe completamente.

Reserve dias para você aproveitar

Você pode não saber, mas tirar um dia de folga é bom para sua saúde mental. Quanto mais tempo você passar sem folgar, mais estresse pode se acumular te deixando distraído e irritado.

Um dentista de sucesso precisa estar extremamente concentrado ao exercer suas atividades durante o dia. Para manter essa concentração, agende suas folgas em intervalos regulares ou, pelo menos, tenha dias durante a semana em que o consultório possa funcionar sem a sua presença para que você consiga ficar em casa e respirar.

Tire férias

Férias é um direito e uma forma de proteção do homem na sociedade. Estudos mostram que após as férias, o trabalhador retorna mais produtivo e disposto e adoece menos. Então, você deve usá-las.

Planeje férias que não sejam muito complexas. De vez em quando, todos nós precisamos de uma pausa, um momento para nos desconectar completamente do trabalho por pelo menos uma semana inteira. Você ganhou o direito de fazer isso, então reserve uma viagem, curta seus momentos de lazer e tenha o seu merecido descanso.

Peça por ajuda

Para manter seu trabalho como dentista de sucesso, você precisa de uma rede de apoio, no trabalho e em casa. As pessoas ao seu redor devem te ajudar não apenas como dentista profissional, mas como pessoa. Cerque-se de pessoas solidárias e lembre-se de que elas querem ajudá-lo tanto quanto você quer ajudar os outros.

Esteja atento aos sinais de esgotamento

Profissionais médicos, e especialmente dentistas, são extremamente suscetíveis ao esgotamento profissional, físico e emocional. Em vez de esperar que isso aconteça, reconheça os sinais e tome medidas imediatas para eliminar ou reduzir as pressões do trabalho e o estresse pessoal.

Sinais de esgotamento incluem:

  • Fadiga;
  • A falta de motivação;
  • Desinteresse pelo seu trabalho;
  • Impaciência e irritabilidade.

Faça pausas

Ninguém consegue estar 100% todos os dias. Essa é uma realidade de todos os dentistas e profissionais de odontologia. Tente fazer uma programação de atendimento na sua clínica que permita que você tenha um momento de pausa entre uma consulta e outra.

Quando for possível, você deve sair durante o dia para tomar um pouco de ar fresco. Certifique-se de que você e todo o escritório façam os intervalos para almoço e lanche. Priorize tirar alguns momentos para descomprimir, mesmo que isso signifique se afastar de uma reunião ou compromisso agendado até ficar mais calmo.

Priorize sua saúde

É impossível se manter um dentista de sucesso se você não estiver bem mentalmente e fisicamente. Muitos dentistas chegaram à seguinte conclusão: “Para atender meus pacientes da melhor forma a longo prazo, é importante priorizar meu próprio bem-estar tanto quanto o deles”.

Assim como você aconselha seus pacientes a cuidarem da saúde, siga seus próprios conselhos. Você sabe a importância de cuidar do seu corpo, mas é bom sempre lembrar: Faça bastante exercício!

A atividade física reduz os hormônios do estresse e produz os mesmos hormônios que nos mantêm saudáveis. Além disso, também aumenta sua capacidade mental, ajuda você a se concentrar e aumenta sua resistência física. Frequentar uma academia ou até mesmo fazer uma caminhada leve, algumas vezes por semana, aumentará sua frequência cardíaca e o ajudará a aliviar o estresse.

Evite a má alimentação

Quando estamos viajando é comum comprarmos um pouco de comida de lojas de conveniência, mas não devemos fazer isso com frequência. Sempre que possível, opte por refeições saudáveis, compostas por alimentos ricos em fibras, com baixo teor de gordura e alto teor de proteínas.

Para manter uma boa disposição e controlar sua fome, mantenha lanches saudáveis ​​no escritório e em casa. Dê a si mesmo tempo suficiente pela manhã para preparar um café da manhã saudável ou manter os suprimentos no trabalho para evitar pedir fast food (comida rápida) e comer alimentos com alto teor de açúcar.

Durma bastante

Pesquisas revelam que o sono é um dos fatores mais importantes em um estilo de vida saudável. Não dormir o suficiente está cada vez mais ligado a sérios problemas de saúde, como obesidade, pressão alta, ansiedade, depressão e dor crônica. Se seu objetivo é ser um dentista de sucesso a longo prazo, dormir o suficiente deve ser uma prioridade.

O que é dormir o suficiente? Os especialistas concordam que cada indivíduo é diferente do outro, mas você precisa de pelo menos 7 a 8 horas por noite. Assim como você se preocupa em ter uma boa higiene dental, tenha boas noites de sono dormindo a quantidade suficiente que seu corpo precisa.

Evite o álcool logo antes de dormir e desligue-se do trabalho o mais rápido possível. Pare de verificar e-mails e mensagens durante a noite, por exemplo. Considere usar um celular em casa que não tenha seu e-mail de trabalho para que você possa desconectar totalmente assim que entrar pela porta.

Se você está com dificuldades para lidar com a pressão de administrar uma clínica odontológica, financeira, gestão de pessoas, marketing ou mais, procure ajuda.

Texto de Adrian Lefler.

Traduzido e adaptado do site: mysocialpractice.com

Existem softwares de gestão que facilitam a gestão das clínicas odontológicas e trazem muitos benefícios tanto para o negócio quanto para a qualidade de vida dos gestores, dentistas e profissionais da odontologia.

A Clinicorp possui o melhor e mais completo software para clínicas de odontologia do mercado com as ferramentas perfeitas para dominar a gestão, alcançar a alta lucratividade e dar a tranquilidade que você precisa para cuidar do que é mais importante: sua saúde e bem-estar! Seja um dentista de sucesso.

Clique no link e saiba mais.

Leia o blog: Clínica Odontológica: guia para montar a sua e ter sucesso

Solicite o contato de um especialista da Clinicorp

Homem de social trabalhando em seu computador.

Você também vai gostar desses conteúdos

Receba conteúdos relevantes toda semana no seu e-mail​

Ei, não vai embora ainda!

Que tal tirar suas dúvidas com um especialista Clinicorp?