Radiologia Odontológica: saiba como funciona

O processo de radiologia odontológica é responsável pela introdução de novas técnicas e otimização no diagnóstico de casos, contribuindo para o progresso no campo da odontologia moderna.


radiologia odontológica na tela de um computador no consultório do dentista
Radiologia Odontológica: veja como funciona.

As técnicas de radiologia odontológica oferecem um melhor entendimento sobre os parâmetros anatômicos, as estruturas e funções dos dentes e demais partes da boca do paciente. São ensaios que usam radiação para ilustrar o esqueleto e as estruturas das superfícies dentárias.


Esses ensaios são geralmente realizados em centros de radiologia odontológica, que possuem os equipamentos e profissionais especializados. Além disso, os centros radiológicos prestam um importante suporte na etapa de diagnóstico realizado pelo dentista.


Se você deseja saber mais sobre esse tema, funcionamento e o que é necessário para montar sua clínica de radiologia, não deixe de ler este artigo.


Leia também: Saiba como fazer uma anamnese de forma correta em 7 passos


O que é Radiologia Odontológica: entenda


De acordo com a Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (ABRAO), a radiologia odontológica é uma técnica de tratamento da saúde oral. Ela é utilizada para fornecer meios de diagnóstico e um melhor entendimento sobre os parâmetros anatômicos, das estruturas e funções dos dentes do paciente.


Devido às diversas formas de uso da radiologia, na odontologia ela pode ser dividida em dois grupos: a radiologia intraoral e extraoral, ou seja, imagens captadas por dentro e por fora da boca.


A radiografia intraoral permite captar imagens para a análise de toda a arcada dentária, desde a coroa do dente até o término da raiz dentária. Já a radiografia extraoral, permite gerar imagens do maxilar inferior, superior e articulações do paciente.


Para captar essas imagens, a radiologia odontológica recorre a doses seguras de radiação, gerando materiais utilizados no diagnóstico, acompanhamento e até mesmo no planejamento do tratamento odontológico.


As aplicações mais comuns da radiologia odontológica são para verificar estruturas anatômicas, avaliar inflamações e anormalidades, mapear as necessidades de pacientes que usarão aparelho ortodôntico, entre outras situações.



Radiologia Odontológica: Aspectos éticos e legais


Praticamente todo especialista na área da odontologia solicita exames de radiologia odontológica à seus pacientes, e para evitar possíveis problemas e imprevistos, é preciso estar atento aos aspectos éticos e legais.


Para auxiliar os profissionais, o Conselho Federal de Odontologia criou, através da Resolução CFO-63/2005, a Consolidação das Normas para Procedimentos em Odontologia que estabelece para os especialistas em Radiologia Odontológica e Imaginologia:


"Art. 59. Radiologia Odontológica e Imaginologia é a especialidade que tem como

objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas.


Art. 60. As áreas de competência para atuação do especialista em Radiologia

Odontológica e Imaginologia incluem:


a) obtenção, interpretação e emissão de laudo das imagens de estruturas