top of page

Futebol e Gestão: 6 lições do gramado para gestores de clínicas

Atualizado: 19 de mai. de 2023

O futebol, mais do que um esporte, é uma forma de mudar a vida das pessoas. E através dele podemos aprender sobre análise de resultados, trabalho em equipe, inteligência emocional e outras características que são extremamente úteis para quem quer aplicar uma gestão eficiente no seu negócio.


Partida de futebol acontecendo em um estádio lotado.
Que lições sobre gestão o futebol pode nos ensinar?

O futebol mudou! O jogo que assistimos hoje em dia, que movimenta a economia do mundo e inspira apaixonados, cresceu.


Não é mais apenas colocar a bola dentro da rede. O futebol se tornou analítico, assertivo e cada vez mais perfeccionista. Cada dia surgem mais nomes de funções para os jogadores, mais posicionamentos diferentes e mais movimentações estratégicas.


Isso aconteceu porque a tecnologia e a digitalização nos mostraram que seguir processos, analisá-los, revisá-los e reformular as estratégias é uma fórmula para o sucesso e com o Futebol não é diferente. Colocar a bola dentro da rede agora é uma consequência de seguir processos eficientes.


E na sua clínica o jogo é o mesmo. Diariamente você entra em campo e enfrenta vários adversários buscando se reinventar, contornar dificuldades e oferecer o melhor para os seus pacientes.


Mas quais são esses processos eficientes? Como você pode montar a melhor estratégia para o sucesso da sua clínica?


Preparamos nesse artigo 6 lições importantíssimas que o futebol pode te ensinar na gestão da sua clínica. Cada um desses passos vai te ajudar a enxergar com clareza a partida que você está jogando e, claro, sair vencedor no final.

6 Lições do futebol para a gestão da sua clínica


O futebol é o mesmo jogo que você joga diariamente na sua clínica: atrair o público, vender sua imagem, encantar o paciente, fazer uma gestão eficiente, entre outras coisas. Os nomes podem mudar um pouquinho, mas no final o objetivo é o mesmo - Fazer o que você ama e impactar a vida das pessoas.


Mas os processos são essenciais para alcançar o objetivo. Aplicar os processos certos da maneira certa aumenta exponencialmente sua taxa de conversão e de sucesso.


E esses são os passos que te farão ganhar o seu campeonato.


1) Cative a torcida e atraia fiéis torcedores


O primeiro passo que você deve considerar é aplicar estratégias assertivas de marketing e vendas para converter mais pacientes.


Segundo o site Probabilidades no Futebol da UFMG, falando de forma generalizada, quando um time de futebol joga como mandante ele possui apenas 20% de chance de ser derrotado. Por que isso acontece?


Dentre algumas outras razões, a principal é que jogando como mandante o time conta com o total apoio da sua torcida. Uma torcida engajada que apoia o seu time pode inclusive fazer um time de menor expressão ou de menor orçamento derrotar um time mais forte pelo fator motivacional. É exatamente por isso que é muito comum ver países de pouca expressão no futebol avançarem em mundiais quando esses estão sediando o evento e recebem o apoio da sua torcida.


Sua torcida é engajada? Em plena era da comunicação, como você está se comunicando com seus pacientes?


A grande maioria das pessoas que possuem um problema não sabem onde achar a solução. E é exatamente por meio do seu marketing que você mostra a solução que aquela pessoa está procurando.


Mas lembre-se que fazer um marketing eficiente nem sempre é somente dizer o que você faz, mas sim porque você faz. Exponha seus motivos, seus valores, suas motivações, isso gera identificação com seu paciente e aproxima ele de você.


Construir um marketing eficiente envolve atingir e impactar pessoas para que elas considerem você como uma solução para o problema delas.


Por isso, é essencial que você estabeleça uma presença digital. Crie um site, crie uma página em uma rede social, interaja com o seu público, explore os recursos que a plataforma te dá.


Quando seu marketing é bem feito seu funil de vendas funciona muito melhor e sua taxa de conversão cresce.


Mas é lógico que para tornar sua clínica uma máquina de vendas, é preciso ter uma boa estrutura para atender seu potencial paciente.


Por exemplo, é essencial você investir em uma CRC, onde uma pessoa ficará responsável por atender e encantar seus pacientes em diferentes assuntos.


Além disso, caso um paciente se consulte e marque um retorno sua CRC precisa entrar em contato para lembrá-lo desse retorno.


Se houver orçamentos em aberto sua CRC vai entrar em contato para tentar refazer a venda.


Se pergunte:

  • Você está presente nas redes sociais?

  • Você trabalha em parceria com uma agência de marketing?

  • Você investe no Facebook Ads e/ou Google Ads?

  • Você possui site?

  • Você tem uma pessoa dedicada à Central de Relacionamento com o Cliente?

  • Você possui um protocolo definido para a primeira consulta?

Não deixe de investir em Marketing e Vendas na sua clínica. Sua torcida é a alma do seu time, é nela que seu foco deve estar.


2) Construa uma comunidade de fãs


Torcedores em um estádio assistindo e vibrando com seu time.
Transforme seus pacientes em uma comunidade de fãs oferecendo uma experiência inesquecível.

Ir a um estádio de futebol é uma experiência inesquecível. Não só pelo jogo em si, mas também pelo ambiente, pelos jogadores, pelos cantos da torcida.

O fato é que uma experiência pode encantar o coração de um torcedor.


Quando uma criança vai ao estádio, por exemplo, ver o time do seu pai e aquela experiência se torna marcante, ela talvez nunca deixe de ser fã daquele time também.


Proporcionar uma experiência de encantamento para o seu paciente pode ter o mesmo efeito e torná-lo um apaixonado pela sua marca.


Mas como você pode fazer isso?


Quando você proporciona maior conforto, mais praticidade ou algum tipo de exclusividade para o seu paciente vai ser mais difícil ele faltar a uma consulta, por exemplo.


Pense nessa ideia:

Você sabia que muitas pessoas faltam a uma consulta odontológica por não ter escovado os dentes naquele dia? Talvez oferecer um kit para higiene bucal antes da primeira consulta possa deixar seu paciente mais confortável e diminuir sua taxa de faltas.


Criar ideias inovadoras ou utilizar recursos tecnológicos para oferecer uma experiência única e excelente para seu paciente é fundamental para o sucesso da sua clínica.


Se pergunte:

  • Seu paciente está verdadeiramente satisfeito com a experiência na sua clínica?

  • A taxa de conversão dos orçamentos está acima de 60%?

  • Seu paciente volta para fazer o controle da sua saúde bucal periodicamente?

  • Seu paciente indica novos clientes?


Quando esse pensamento se torna o pensamento de toda sua equipe, o resultado final é seu paciente se tornar seu fã e consequentemente seu principal vendedor.


3) Atue com planejamento e estratégia


Um time campeão começa por um bom planejamento financeiro. Mais do que nunca, disputar títulos está 100% relacionado com ter poder aquisitivo e finanças em dia.


Da mesma forma, se você não olhar para sua clínica como uma empresa que precisa se manter de pé, pagar contas e gerar lucro, em breve você estará fechando as portas.


Por isso, separar suas contas pessoais das contas da clínica é fundamental para a manutenção da saúde financeira do seu negócio. Tenha uma conta exclusiva para as despesas e rendimentos da clínica.


Além disso, defina seu salário e saiba exatamente quanto a sua clínica está produzindo. Não seja o sabotador do seu time. Grandes times do futebol brasileiro estão afundados em dívidas porque seus gestores eram seus principais sabotadores.


Ter suas finanças organizadas e sua contabilidade em dia te dará maior controle dos seus ganhos e maior previsibilidade e assertividade dos seus investimentos.


Se pergunte:

  • Você mistura as contas pessoais com as contas da Clínica?

  • Você possui mais de 5 meios de pagamento?

  • Você tem, no mínimo, uma pessoa dedicada ao financeiro?

  • Sua contabilidade realiza anualmente um planejamento tributário?

  • Você possui pró-labore?

  • Seus comissionados emitem as notas dos pagamentos realizados pela sua clínica?

O sistema Clinicorp oferece uma plataforma financeira completa para você executar uma gestão eficiente na sua clínica. Preencha o formulário no nosso site e fale com um consultor.


4) Tome decisões baseadas em dados


Qual a sua meta para a temporada? Quais campeonatos você pretende ganhar? Identificar seu potencial e estabelecer metas torna o caminho mais claro e facilita o cumprimento do objetivo.


Por isso, aqui vai um conselho que vale uma taça: mergulhe nos dados.


Estabeleça suas metas anuais, trimestrais e mensais, e identifique os principais indicadores que você precisará acompanhar.


Por exemplo, vamos considerar 5 principais indicadores para uma clínica em atividade:


  • Faturamento mensal

  • Taxa de Inadimplência

  • Índice de falta

  • Primeiras novas consultas

  • Conversão de primeiras novas consultas


Ter esses indicadores de desempenho mapeados vai te ajudar a estar cada vez mais perto do seu objetivo ou da sua meta.


  • Qual a sua meta de faturamento?

  • Qual o índice de falta tolerado?

  • Qual a taxa de inadimplência tolerada?


Em 2021, a Ortocoi, clínica do nosso CEO, Dr. Caio Carinhena, registrou uma taxa de inadimplência de 0,9% ao ano.


A partir desse dado, decidiu-se arriscar um pouco mais e parcelar os procedimentos em mais vezes, visto que os pacientes mostraram ser bons pagadores.


Qual o resultado disso? Essa ação resultou em um aumento significativo na porcentagem de lucro dos meses seguintes.


Se pergunte:

  • Você já estipulou metas de vendas, receita e inadimplência?

  • Você já estipulou metas de faltas e faltas de primeira consulta?

  • Você já estipulou metas de primeiras novas consultas?

  • Você analisa os dados da sua clínica mensalmente?

  • Você apresenta os resultados das metas para o seu time?

Analise seus dados e tome as melhores decisões para sua clínica.


5) Tenha um time de alta performance!


Um dos técnicos de futebol mais aclamados da atualidade, o Espanhol Pep Guardiola, uma vez disse: "O meu trabalho é levá-los (jogadores) até o último terço do campo. O de vocês (jogadores), é finalizar o serviço."


Parecem palavras simples, mas através delas Guardiola basicamente quis dizer duas coisas:


A primeira era que mesmo fora de campo ele poderia manter seus jogadores por mais tempo no “último terço do campo”, que quer dizer a área mais perto do gol adversário.


E a segunda era que no fim das contas, se os jogadores que estivessem no campo não fizessem o trabalho deles (finalizar de forma eficiente) o objetivo não seria cumprido.


A partir disso, podemos aprender que como gestor é fundamental que você forneça todos os recursos possíveis para seus colaboradores desempenharem o melhor papel deles


E além disso, precisamos ter um time engajado e motivado, somente eles poderão agir com a eficiência necessária dentro da função de cada um, então é importante que eles acreditem que estão no lugar certo.


Um paciente que é muito bem atendido gera no mínimo outros três pacientes para a sua clínica. Por isso, ter pessoas que pensam como você e cuidem dos seus pacientes como se fossem deles é essencial.


Evite somente distribuir atividades, se esforce por monitorar de perto e lidere pelo exemplo. Converse com seu time, incentivando-os a se expressar. Dê liberdade para criação de novos processos.


Sua clínica cresce quando seu time trabalha feliz. Fornecer uma experiência de encantamento para seus colaboradores é fundamental para isso.


Se pergunte:

  • Seu time possui perspectiva de carreira na sua clínica?

  • Seu time sabe exatamente qual é a meta de faturamento para o mês/ano?

  • Você realiza reuniões mensais para a análise dos resultados com o time?

  • Você faz com rotina um “one a one” e momentos para feedbacks?

  • Seu time traz sugestões de melhorias?

Leve seu time ao último terço do campo e se certifique de que eles estejam trabalhando satisfeitos e felizes para finalizarem o serviço com a máxima qualidade.


6) Use a tecnologia a seu favor


A tecnologia está entre nós e não vai mais embora. Não é exclusividade do futebol a exploração de recursos tecnológicos na busca pela alta performance. Usar a tecnologia hoje em dia se tornou um passo básico para qualquer nicho.


As clínicas de saúde, beleza e bem-estar que estão lucrando em alto nível abraçaram a tecnologia e oferecem mais rapidez, praticidade e qualidade em procedimentos para seus pacientes. Essas clínicas não atuam em alta performance por acaso, elas possuem características similares e processos bem estabelecidos que contribuem para uma jornada de sucesso.

A Clinicorp acredita que existem 6 pilares fundamentais que fazem uma clínica alcançar a alta lucratividade nas suas estratégias.

E depois de um estudo interno profundo, conseguimos adaptar todo nosso sistema para aplicar esses 6 pilares fundamentais e impulsionar nosso cliente a alcançar a alta lucratividade na sua clínica.

Esses 6 pilares são:

⭐ Marketing e vendas ⭐ Experiência do Paciente

⭐ Gestão de pessoas ⭐ Gestão financeira ⭐ Gestão contábil ⭐ Gestão de Metas e Indicadores

Seu primeiro passo hoje é analisar cada um desses pilares e pensar se eles já estão sendo aplicados na sua clínica e colocá-los em prática o quanto antes.


Lembre-se que uma gestão de sucesso é construída partida a partida e a Clinicorp quer ser sua dupla de ataque nessa grande jogada.


Aproveite o clima da Copa e transforme sua clínica em uma clínica 6 estrelas!


Assine o sistema Clinicorp e aplique os 6 pilares das clínicas lucrativas na sua gestão.




289 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page