top of page

Qual o futuro da odontologia?

Entenda como as últimas tendências e avanços na indústria odontológica podem afetar você e sua clínica. Leia sobre desenvolvimentos de mercado, mudanças na força de trabalho e avanços tecnológicos que estão moldando o futuro da odontologia.

Futuro da Odontologia. Muitas pessoas estão se perguntando como as mudanças durante a pandemia podem ter afetado a odontologia permanentemente.
Quais são as principais mudanças na indústria odontológica pós-pandemia?

Texto de Amy Carbone.

Traduzido e adaptado do site: treloaronline.com


Neste blog você verá:


Boa leitura!


Tendências na indústria odontológica


A pandemia do COVID-19 causou uma grande mudança em quase todos os setores, mas principalmente para dentistas e outros profissionais de saúde. Agora, muitas pessoas estão se perguntando como essas mudanças podem ter afetado o futuro da odontologia de forma permanente.

Abaixo, discutiremos três tipos de mudanças que você pode esperar ver na indústria odontológica.


Crescimento de mercado


A Global Newswire informou que “o mercado odontológico dos Estados Unidos deverá ser de US$ 30,59 bilhões até 2027, crescendo a um taxa anual (CAGR) de 10,13% durante 2020-2027”. No entanto, esse crescimento não está acontecendo apenas nos Estados Unidos.


A taxa de crescimento anual composta global (CAGR) deverá ser de 6,4% entre 2021 e 2028. Essa expansão apresenta uma grande oportunidade para novos dentistas ingressarem no campo, práticas para crescer e muito mais.


Mudanças na força de trabalho


Assim como em outras indústrias, mudanças na força de trabalho são esperadas nos próximos anos para a odontologia. Um estudo de 2020 mostrou que aproximadamente 37% dos dentistas têm 55 anos ou mais, com outros 21% entre 45 e 54 anos. ADA, esta tendência de envelhecimento certamente terá efeitos duradouros na indústria. Espera-se que a idade média de aposentadoria continue a aumentar em geral.


Outra mudança é que mais mulheres estão entrando na indústria odontológica. Espera-se que as dentistas representem 49,4% da força de trabalho odontológica dos EUA até 2040, o que representaria um aumento de quase 15% em relação a 2020.


Uma terceira mudança na força de trabalho odontológica é que mais pessoas estão ingressando na odontologia. Apesar de uma parcela significativa da força de trabalho se aposentar nos próximos 10 a 15 anos, ainda há um crescimento esperado de 60,1 dentistas por 100.000 indivíduos em 2020 para 67,0 por 100.000 indivíduos em 2040.


Embora o rápido crescimento do mercado permita que mais dentistas entrem na força de trabalho, isso pode se traduzir em uma competição mais acirrada pelos consultórios existentes e afetar os consultórios em áreas urbanas.


Aprimoramentos de tecnologia

Uma das melhorias tecnológicas mais proeminentes dos últimos anos foi a teleodontologia. Essa tecnologia permitiu que os dentistas aumentassem suas listas de pacientes, fizessem uma rede com outras clínicas e tivessem consultas presenciais mais eficientes. Embora já tenhamos visto o impacto da teleodontologia na indústria, outras melhorias tecnológicas também são esperadas. Essas incluem:


Realidade aumentada e virtual: Esses avanços beneficiarão a odontologia de várias maneiras, incluindo análise de dados, planos de tratamento, educação e muito mais.


Repetição Palindrômica Curta Agrupada Regularmente Interespaçada (CRISPR): Os avanços feitos em torno desse processo de edição do genoma têm o potencial de “[fornecer] proteção específica de sequência contra materiais genéticos estranhos em archaea e bactérias”, como descobriu um estudo.


Impressão 3D: Essa tecnologia tem o potencial de diminuir o custo e o tempo envolvidos na criação de próteses dentárias , como coroas, dentaduras e muito mais.


Tecnologia inteligente: Existem várias maneiras pelas quais os consultórios odontológicos podem usar a tecnologia, inclusive usando ferramentas de agenda inteligentes para criar um processo de agendamento de consultas mais simplificado e recomendando escovas de dentes inteligentes aos pacientes para promover uma higiene bucal eficaz.


Câmeras intra-orais: Essas câmeras permitem que os profissionais de odontologia olhem dentro da boca dos pacientes sem estar fisicamente tão perto deles. Isso pode ajudar a proteger pacientes e funcionários da COVID-19 e outras doenças.

Como se preparar para o futuro da odontologia


Embora o futuro da odontologia seja empolgante, é crucial estar preparado para o crescimento futuro. Para fazer isso, é vital prever como as mudanças no setor afetarão seu cenário individual, criar um plano de gerenciamento financeiro, estar atualizado com as novidades e aplicar essas mudanças na sua clínica.


Conclusão


Como vimos, o futuro na indústria odontológica promete muitas mudanças interessantes e é importante estar preparado tecnicamente para suportar essa demanda, assim como colher muitos frutos também.

Você pode se preparar para essas mudanças investindo em capacitação, atualização e inovação. É importante que o profissional busque se informar sobre as novas tecnologias e técnicas que estão sendo aplicadas na odontologia, como a impressão 3D, o laser e a digitalização.

Além disso, você deve se adaptar às novas demandas e expectativas dos pacientes, que estão cada vez mais exigentes e conscientes da importância da saúde bucal para a saúde geral. Isso inclui aprimoramentos de tecnologia e mudanças na força de trabalho. Dessa forma, você pode se destacar em um mercado competitivo e atender às necessidades dos pacientes com excelência.

Texto de Amy Carbone.

Traduzido e adaptado do site: treloaronline.com


Você quer ter uma clínica moderna e atualizada com as mudanças no futuro da odontologia? Então você precisa conhecer a Clinicorp, o único software odontológico feito para sua clínica lucrar mais.

Não perca tempo e entre em contato com a Clinicorp hoje mesmo. Solicite uma demonstração gratuita e leve a sua clínica para o próximo nível.




373 visualizações

Commenti


bottom of page