top of page

Inteligência artificial na odontologia: o que é e como ela pode tornar sua clínica mais lucrativa

Atualizado: 17 de mai. de 2023

A inteligência artificial na odontologia pode ser uma aliada poderosa na sua jornada até o sucesso. Neste blog você vai descobrir como essa ferramenta pode melhorar desde a forma que você atende seus pacientes até o momento de realizar um tratamento!


Inteligência artificial na odontologia. Profissional dentista segurando tablet com holograma dental
Descubra como a inteligência artificial pode transformar sua clínica odontológica

Com a crescente do mercado odontológico, a demanda por soluções inovadoras na área da saúde, beleza e bem-estar faz com que a inteligência artificial na odontologia se apresente como uma grande aliada para os profissionais que buscam oferecer um atendimento de qualidade, praticidade e segurança.


A urgência em encontrar soluções mais eficientes e precisas é ainda mais evidente, afinal, o seu trabalho impacta diretamente na qualidade de vida, saúde e autoestima das pessoas.


Segundo artigo da ABStartups, atualmente, são cerca de 449 startups voltadas para a criação de soluções tecnológicas para áreas da saúde. Compreendendo a importância deste cenário, é fundamental que você esteja sempre se atualizando com as melhores e mais completas soluções futuristas para a sua clínica, um exemplo é a inteligência artificial na odontologia.


Se o seu desejo é saber mais sobre como a inteligência artificial pode transformar e beneficiar a sua clínica odontológica, este blog é a resposta que você estava procurando. Aqui você descobrirá todos os avanços e vantagens que você terá utilizando a inteligência artificial na odontologia, inclusive formas de beneficiar os seus pacientes.


Neste blog você verá:



O que é inteligência artificial?


A inteligência artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que busca criar máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Apesar de parecer algo recente, a criação de máquinas autônomas que reproduzem o pensamento humano é antiga, o primeiro laboratório de IA surgiu em meados de 1950 com alguns cientistas americanos. Essa tecnologia tem se desenvolvido rapidamente nos últimos anos e tem impactado diversas áreas da sociedade.


Em outras palavras, a IA é uma forma de programar computadores para realizar tarefas que normalmente exigiriam intervenção humana. Para isso, existem diversas abordagens que tentam simular ou imitar aspectos da nossa inteligência, como aprendizado, tomada de decisões, raciocínio, compreensão de linguagem natural e percepção visual.


A IA tem aplicações em diversas áreas, incluindo medicina, finanças, transporte, manufatura, entre outras. A inteligência artificial na odontologia é cada vez mais presente e pode ser usada para automatizar inúmeros processos, aumentando sua eficiência e permitindo que os profissionais se concentrem em outras áreas importantes da clínica.



O que não é inteligência artificial


A cientista de dados, Karen Hao, publicou um artigo no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), sobre o que é ou não uma IA. Foi criado um fluxograma que, de certa forma, resume isso.


Baseado neste fluxograma, é possível afirmar que nem todas as ferramentas tecnológicas que utilizamos é uma IA, ou seja, um sistema computacional que apenas executa tarefas simples e pré-definidas sem aprender ou se adaptar a novos contextos ou informações não pode ser considerado uma inteligência artificial.


Por exemplo, uma calculadora que apenas realiza operações matemáticas básicas, um relógio digital que apenas mostra a hora e a data, uma máquina de empacotar que produz apenas pacotes de 100 gramas e diversas outras tecnologias do nosso dia a dia, não são inteligências artificiais.


O que é inteligência artificial na odontologia


Uma clínica lucrativa e eficiente precisa utilizar a tecnologia a seu favor. A inteligência artificial na odontologia é uma ferramenta poderosa para facilitar a sua caminhada até o sucesso, pois permite maior precisão, rapidez, e qualidades nos seus serviços.


A IA pode te auxiliar em processos desde o atendimento ao paciente até o diagnóstico, planejamento e tratamento. Isso vai gerar ainda mais valor ao seu atendimento, afinal, com a otimização de etapas, haverá tempo e recursos para investir no restante da sua clínica e na busca de um atendimento perfeito aos seus pacientes.


Como funciona a inteligência artificial na odontologia


O Journal of Dental Sciences é um veículo de comunicação voltado para profissionais da odontologia e publica periodicamente conteúdos sobre diversos assuntos voltados ao mundo odontológico.


Um artigo mostrou a relevância e o desenvolvimento da inteligência artificial na odontologia. Ao fim da análise, notou-se que a IA possui alta eficiência e os dispositivos tecnológicos possuem papel fundamental nas tomadas de decisões, aumentando a assertividade e excelência do procedimento.


Confira alguns casos de como pode ser aplicada a inteligência artificial na odontologia:


Diagnóstico


Quando se trata de diagnósticos, a inteligência artificial na odontologia pode ser vital para um paciente. Por meio do processamento de imagens e do reconhecimento de padrões pode-se diagnosticar uma doença bucal ou algo do tipo. Por exemplo, um sistema baseado em redes neurais artificiais é capaz de detectar cáries dentárias ou lesões periapicais com maior precisão e velocidade do que o próprio dentista.


Além disso, a IA pode ser usada para analisar imagens de raios-x e identificar problemas que podem não ser visíveis a olho nu. Isso pode ajudar os profissionais a fazer um diagnóstico mais preciso e fornecer um tratamento mais eficaz.


Moldagem e confecção de próteses


Utilizando imagens de tomografia computadorizada e softwares de moldagem 3D, a inteligência artificial na odontologia auxilia na criação de próteses e implantes personalizados e mais assertivos aos seus pacientes, melhorando a experiência deles.


A IA também pode ser usada para escanear os dentes de um paciente e criar uma prótese que se adapte perfeitamente à sua boca. Isso pode ajudar a reduzir o tempo de fabricação das próteses e melhorar a precisão do encaixe, resultando em um melhor ajuste e maior conforto para o paciente.


Ortodontia


A inteligência artificial na ortodontia facilita diversos processos e permite entregar uma objetividade ainda maior.


Ela é capaz de auxiliar no planejamento e na previsão dos resultados dos tratamentos ortodônticos, por meio de técnicas que simulam os movimentos dentários.


Utilizando modelos tridimensionais dos dentes do paciente e algoritmos de biomecânica para simular os movimentos dentários que ocorrerão durante o tratamento com aparelhos fixos ou removíveis, o ortodontista visualiza o resultado final antes de iniciar o tratamento e fazer ajustes necessários.


Além disso, permite escolher o tipo de aparelho usando dados clínicos e radiográficos do paciente e redes neurais artificiais para sugerir o tipo de aparelho mais adequado para cada caso.


A IA também pode ajudar no ajuste dos braquetes e fios de forma mais precisa e eficiente, utilizando modelos digitais 3D e simulação virtual para minimizar erros e tornar o tratamento mais rápido e preciso.


Além disso, a inteligência artificial pode ser usada para simular virtualmente procedimentos cirúrgicos ortognáticos para corrigir deformidades faciais e dentárias, permitindo que os ortodontistas e cirurgiões planejem o procedimento com maior precisão. A IA também pode simular os resultados do procedimento, ajudando o paciente a entender o que esperar antes de realizar a cirurgia.


A IA também pode ser usada para monitorar o progresso do tratamento ortodôntico, permitindo que os ortodontistas identifiquem problemas precocemente e ajustem o tratamento conforme necessário. Por exemplo, a IA pode analisar imagens de raios-x e escaneamentos intraorais para verificar o progresso da correção dentária e oclusal ao longo do tempo.


Periodontia


As doenças na região periodontal podem causar sangramento, inflamação, retração gengival e perda óssea. A inteligência artificial na odontologia pode ser fundamental para prevenir e tratar esses problemas por meio da análise de dados clínicos e genéticos do paciente.


Por exemplo, um sistema baseado em machine learning, que é um aspecto da Inteligência Artificial capaz de identificar padrões em dados massivos e fazer análises preditivas, pode identificar os fatores de risco para o desenvolvimento da periodontite que uma pessoa tem ou sugerir as melhores opções terapêuticas para cada caso.


Em resumo, a IA tem o potencial de ajudar os profissionais da periodontia a diagnosticar precocemente as doenças periodontais, prever sua progressão e fornecer suporte à tomada de decisão clínica. Com a utilização da IA, os tratamentos periodontais podem se tornar mais personalizados e eficazes.


Atendimento


A inteligência artificial na odontologia não fica apenas reclusa a procedimentos e diagnósticos. O uso de chatbots ou assistentes virtuais que respondem dúvidas, agendam consultas, enviam lembretes ou fornecem informações sobre cuidados pós-operatórios são essenciais para você entregar uma experiência excepcional aos seus pacientes.


Esses sistemas usam linguagem natural para interagir com os pacientes e podem aprender com as conversas anteriores.



Odontologia legal


A inteligência artificial pode ajudar na identificação de corpos que não têm as características físicas preservadas ou estão irreconhecíveis seja por um desastre natural, acidentes ou crimes. Por meio de dados armazenados antes e após o ocorrido, é possível reconhecer um corpo com base na análise da região da cabeça, como os dentes, pescoço e demais ossadas.


Como a inteligência artificial pode tornar a clínica odontológica mais lucrativa


A área da saúde está cada vez mais concorrida e é necessário que sua clínica esteja pronta para vencer essa corrida. A inteligência artificial na odontologia vem se destacando como uma ferramenta poderosa para te auxiliar em diversas etapas dessa jornada.


É quase impossível crescer no mercado odontológico sem usufruir da tecnologia, ela é responsável por aumentar a eficiência dos seus processos, permitir uma gestão financeira equilibrada e proporcionar uma experiência personalizada aos seus pacientes.


Diante disso, investir em inteligência artificial na odontologia pode ser um fator chave para a lucratividade e sucesso da sua clínica, bem como uma maneira de se destacar em um mercado competitivo e atender às demandas dos pacientes modernos.


Conheça agora algumas ferramentas que juntamente da inteligência artificial vão transformar a forma que você gerencia a sua clínica.


Marketing e vendas


Independentemente se a sua clínica está indo bem, você não pode contar apenas com os seus pacientes atuais para atrair novos clientes à sua clínica. Criar e gerenciar campanhas de marketing não é uma tarefa simples, é preciso muito conhecimento e estratégias bem definidas.


Ao usufruir de ferramentas sofisticadas, como um bom CRM com inteligência artificial, você pode analisar os dados de campanhas de marketing de forma mais eficiente e obter insights valiosos sobre o comportamento dos pacientes, permitindo que você identifique tendências e personalize ainda mais suas campanhas de marketing.


Além disso, ao usar uma ferramenta de CRM com IA, é possível segmentar seus pacientes com base em critérios como idade, gênero, histórico de tratamentos, etc. Isso permite que você direcione campanhas de marketing específicas para cada grupo, aumentando a eficácia e o retorno do investimento em suas campanhas publicitárias.


Experiência do paciente


Cada detalhe conta na hora de entregar uma experiência de excelência aos seus pacientes. O WhatsApp pode ser fundamental nesse processo, basta saber utilizá-lo de forma eficiente e otimizada.


O uso da inteligência artificial no WhatsApp te permite:


  • Estar sempre disponível para dúvidas;

  • Realizar agendamentos online;

  • Enviar alertas de consulta;

  • Fornecer respostas rápidas aos seus pacientes.


Outro aspecto positivo da automatização do WhatsApp é o envio de mensagens personalizadas para pacientes que realizaram um determinado tipo de tratamento ou para pacientes que não compareceram a uma consulta recente.


Além de fornecer uma experiência futurista, esses contatos diferenciados farão com que eles se sintam mais acolhidos e especiais, ajudando a construir relacionamentos mais fortes com os pacientes, aumentar a fidelidade e incentivar o retorno à sua clínica.


Gestão contábil e financeira


A inteligência artificial na odontologia pode te proporcionar vantagens até mesmo na elaboração de um planejamento orçamentário mais preciso e eficiente de acordo com a sua rotina.


Com uma IA analisando seus dados, é possível identificar padrões e tendências nos gastos e receitas da sua clínica, possibilitando a realização de projeções mais precisas.


Gestão de metas e indicadores


Um dashboard analítico com inteligência artificial na odontologia pode ser uma ferramenta valiosa para a sua clínica. O uso de dados e análises fornecerá informações importantes sobre o desempenho da sua clínica, permitindo que você tome decisões mais informadas e estratégicas.


Por meio dele, você pode monitorar métricas importantes, como o número de pacientes atendidos, o faturamento mensal, a taxa de cancelamento de consultas, entre outras.


Assim, é possível optar pelas melhores escolhas seja sobre orçamento, recursos, marketing e atendimento ao cliente, entre outros aspectos fundamentais da sua clínica, pois desta forma, ela estará sempre com um planejamento fundamentado e específico à sua rotina.


O que saber antes de começar a usar Inteligência Artificial


É notável que a tecnologia pode ser uma grande aliada na sua jornada até uma clínica de sucesso, mas antes de usar a inteligência artificial na odontologia, você precisa analisar alguns aspectos da sua rotina e quais são as suas necessidades específicas, assim será possível identificar onde a IA trará mais benefícios.


Utilize um banco de dados


Investir em um banco de dados é essencial para utilizar a IA, afinal, as decisões serão tomadas baseadas nas informações disponíveis. Uma inteligência artificial não trabalha se não tiver dados disponíveis. Portanto, busque estar sempre atualizando as informações que você tem sobre os seus pacientes e a sua clínica.


Tenha uma comunicação eficiente


Um bom relacionamento com seus pacientes é essencial para fidelizá-los, a inteligência artificial na odontologia é um recurso que pode ser um diferencial da sua clínica em relação aos concorrentes.


Faça um levantamento das ferramentas de comunicação que seus pacientes utilizam e busque investir nelas. Baseado nas interações e mensagens de feedback, você descobrirá como melhorar os processos da sua clínica e oferecer um atendimento ainda mais especial.


Conte com um software odontológico de gestão


Utilizar um software odontológico que suporte todas as necessidades da sua clínica é essencial para entrar neste mundo da inteligência artificial na odontologia. Se você ainda realiza a gestão de forma manual, acumulando papéis e mantendo processos burocráticos sem necessidade, antes de investir na IA, você precisa ir atrás de um software odontológico para otimizar seus processos.


É hora de inovar: comece com o software odontológico Clinicorp!


Agora que já sabe o que é necessário para começar a utilizar a inteligência artificial na odontologia, por que não começar a inovar e começar a utilizar o software odontológico mais completo do mercado?


Com a concorrência e o nível de exigência dos pacientes cada vez maior, é preciso se diferenciar no mercado e oferecer um serviço de qualidade, eficiência e segurança. E para isso, nada melhor do que contar com o apoio da tecnologia.


O sistema Clinicorp possui mais de 57 mil usuários ativos, mais de 65 milhões de pacientes cadastrados e mais de 2 bilhões de reais faturados em nossa plataforma financeira. A Clinicorp é líder de mercado e possui mais de 50 ferramentas para te ajudar a ter uma clínica do futuro.


Com a Clinicorp você têm:


  • Processos unificados

  • Armazenamento seguro de dados

  • Otimização do tempo e lucratividade


Além disso, contamos com treinamentos exclusivos, acompanhamento personalizado e suporte contínuo para te ajudar a aproveitar ao máximo todos os recursos do nosso sistema.


Não perca tempo e comece hoje mesmo a inovar na sua clínica odontológica com a Clinicorp!


Para saber como funciona o software odontológico da Clinicorp e ver como ele pode te ajudar a automatizar sua clínica, clique no link e solicite uma demonstração gratuita.


Conclusão


Você viu como a implementação da inteligência artificial na odontologia pode trazer inúmeras vantagens, como a melhoria da gestão, aumento da eficiência no diagnóstico e tratamento, redução de erros, além de proporcionar uma experiência mais personalizada, futurista e satisfatória aos seus pacientes.


Por fim, para estar à frente da concorrência, oferecer um serviço diferenciado e garantir a satisfação dos pacientes é necessário investir na inteligência artificial na odontologia.


646 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page