Odontologia Digital: veja o conceito da inovação tecnológica aplicada ao dia-a-dia do dentista

Atualizado: 7 de out. de 2021

A Odontologia Digital trouxe enormes avanços tecnológicos à prática odontológica, permitindo aos profissionais realizarem tratamentos de forma cada vez mais rápida, eficiente e com maior previsibilidade sobre os resultados a serem alcançados.


cadeira de consultório odontológico com tela de computador ao fundo.
Odontologia Digital: a inovação tecnológica no dia-a-dia do dentista.

Com o surgimento do conceito da Odontologia Digital, a variedade de equipamentos, soluções e possibilidades de tratamentos disponíveis para o trabalho dos dentistas tem aumentado significativamente. Essa evolução, permite que os profissionais trabalhem de maneira ainda mais eficiente.


Além disso, os avanços na tecnologia odontológica trazem a possibilidade de que os pacientes tenham acesso a novas opções de tratamentos, mais modernas, eficientes e muitas das vezes, mais acessíveis do que os métodos tradicionais.


Se a sua clínica odontológica ainda não está inserida nesta nova realidade, é essencial que você comece hoje mesmo a transformação digital necessária, pois todos os fatores apontam que esse é o futuro da odontologia.


E se você está se perguntando: “mas o que é essa tal odontologia digital?”, continue a leitura que nós explicamos tudo para você.



O que é e como funciona a Odontologia Digital?


Assim como a maioria dos segmentos de mercado, acompanhando a quarta revolução industrial, a odontologia tem se transformado com os diversos avanços tecnológicos que vêm ocorrendo.


Nesse contexto, a odontologia digital é um modelo de prática odontológica que envolve o uso da tecnologia, componentes digitais e softwares odontológicos em substituição aos procedimentos tradicionais que estão obsoletos.


Com isso, o uso de ferramentas com foco na inovação tecnológica tem sido crescente e permite ao dentista diagnosticar e tratar os pacientes com muito mais eficácia e economia de tempo.


Além disso, as novas tecnologias têm automatizado diversos processos dentro de uma clínica odontológica. Pois, atualmente, existem soluções como softwares odontológicos que atuam desde a gestão de pacientes, passando pelo diagnóstico e tratamento e indo até o controle financeiro, tudo em uma única plataforma.


Assim, o profissional de odontologia passa por um novo momento, onde a tecnologia já faz parte do seu cotidiano, e se tornou indispensável na realização das suas atividades diárias.


Esse é um movimento de convergência, onde não há mais espaço para equipamentos rudimentares, nem procedimentos ultrapassados e que causem dor e desconforto aos pacientes.


Confira mais sobre o que é a odontologia digital no vídeo abaixo:



Principais vantagens da Odontologia Digital


O desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas ocorridos por conta da difusão da odontologia digital oferece uma série de vantagens para os profissionais de odontologia, que vão do aumento na eficácia de tratamentos à melhora na experiência dos pacientes.


Porém, existe uma série de outros benefícios que toda essa inovação trouxe para os dentistas, tais como:


Resultados mais eficazes


Como os profissionais têm a oportunidade de trabalhar com ferramen