INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

Odontologia Digital: veja o conceito da inovação tecnológica aplicada ao dia-a-dia do dentista

Atualizado: Jul 1

A Odontologia Digital trouxe enormes avanços tecnológicos à prática odontológica, permitindo aos profissionais realizarem tratamentos de forma cada vez mais rápida, eficiente e com maior previsibilidade sobre os resultados a serem alcançados.


cadeira de consultório odontológico com tela de computador ao fundo.
Odontologia Digital: a inovação tecnológica no dia-a-dia do dentista.

Com o surgimento do conceito da Odontologia Digital, a variedade de equipamentos, soluções e possibilidades de tratamentos disponíveis para o trabalho dos dentistas tem aumentado significativamente. Essa evolução, permite que os profissionais trabalhem de maneira ainda mais eficiente.


Além disso, os avanços na tecnologia odontológica trazem a possibilidade de que os pacientes tenham acesso a novas opções de tratamentos, mais modernas, eficientes e muitas das vezes, mais acessíveis do que os métodos tradicionais.


Se a sua clínica odontológica ainda não está inserida nesta nova realidade, é essencial que você comece hoje mesmo a transformação digital necessária, pois todos os fatores apontam que esse é o futuro da odontologia.


E se você está se perguntando: “mas o que é essa tal odontologia digital?”, continue a leitura que nós explicamos tudo para você.



O que é e como funciona a Odontologia Digital?


Assim como a maioria dos segmentos de mercado, acompanhando a quarta revolução industrial, a odontologia tem se transformado com os diversos avanços tecnológicos que vêm ocorrendo.


Nesse contexto, a odontologia digital é um modelo de prática odontológica que envolve o uso da tecnologia, componentes digitais e softwares odontológicos em substituição aos procedimentos tradicionais que estão obsoletos.


Com isso, o uso de ferramentas com foco na inovação tecnológica tem sido crescente e permite ao dentista diagnosticar e tratar os pacientes com muito mais eficácia e economia de tempo.


Além disso, as novas tecnologias têm automatizado diversos processos dentro de uma clínica odontológica. Pois, atualmente, existem soluções como softwares odontológicos que atuam desde a gestão de pacientes, passando pelo diagnóstico e tratamento e indo até o controle financeiro, tudo em uma única plataforma.



Assim, o profissional de odontologia passa por um novo momento, onde a tecnologia já faz parte do seu cotidiano, e se tornou indispensável na realização das suas atividades diárias.


Esse é um movimento de convergência, onde não há mais espaço para equipamentos rudimentares, nem procedimentos ultrapassados e que causem dor e desconforto aos pacientes.



Principais vantagens da Odontologia Digital


O desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas ocorridos por conta da difusão da odontologia digital oferece uma série de vantagens para os profissionais de odontologia, que vão do aumento na eficácia de tratamentos à melhora na experiência dos pacientes.


Porém, existe uma série de outros benefícios que toda essa inovação trouxe para os dentistas, tais como:


Resultados mais eficazes:


Como os profissionais têm a oportunidade de trabalhar com ferramentas de diagnóstico e execução de tratamentos cada vez mais modernos e precisos, uma das grandes vantagens da odontologia digital é o aumento na eficácia dos tratamentos.


Pois, atualmente, existem softwares que permitem ao dentista planejar e simular todo o tratamento virtualmente, calculando cada etapa para que os resultados desejados sejam obtidos sem imprevistos.


Procedimentos menos invasivos:


O uso de soluções para escaneamento digital e modelagem 3D, por exemplo, permite que os dentistas reduzam o uso do material de moldagem tradicional, que muitos pacientes consideram desconfortável, tornando a realização de tratamentos menos invasivos.


Agora, o dentista pode escanear facilmente os dentes do paciente com um scanner 3D, sem o uso de material de impressão ou da bandeja bucal, melhorando a experiência dos seus pacientes.


paciente colocando alinhador invisível nos dentes
Tratamentos com alinhadores invisíveis são menos invasivos que os aparelhos ortodônticos tradicionais.

Outro exemplo de tratamento que se tornou muito menos invasivo graças a desenvolvimentos tecnológicos, são os aparelhos ortodônticos. Com o surgimento da tecnologia de alinhadores invisíveis, o paciente não precisa mais utilizar braquetes e arcos metálicos que em muitos casos machucavam a sua boca.


Tratamentos mais rápidos:


Graças a inovação tecnológica, atualmente os dentistas conseguem realizar os tratamentos de forma muito mais rápida, pois as soluções de trabalho disponíveis, estão muito mais eficientes do que os métodos tradicionais.


Por exemplo, uma restauração dentária pode ser concluída em apenas 1 dia com o uso de ferramentas de modelagem e impressão 3D. Assim, o profissional otimiza a execução dos tratamentos, tendo mais economia de tempo do profissional, do paciente e de dinheiro, que é a melhor parte.


Previsibilidade dos resultados:


Como já vimos anteriormente, o emprego de softwares odontológicos na rotina de planejamento e execução de tratamentos odontológicos, deu aos profissionais muito mais previsibilidade sobre os resultados a serem alcançados.


Em um caso de tratamento odontológico, por exemplo, é possível que através de um software, o dentista simule a movimentação de cada dente do paciente até a posição ideal, determinando assim, detalhadamente, cada etapa do tratamento.


Avanço tecnológico:


O processo de aplicação de novos conhecimentos na odontologia relacionados à tecnologia, trouxe um grande avanço tecnológico à área odontológica, aumentando a performance de resultados de tratamentos e da rotina de trabalho dos dentistas.


Esse avanço trouxe a possibilidade de se desenvolver novos produtos, modalidades de serviços e melhoria em processos em todo o ecossistema de uma clínica odontológica.


Maior conforto:


Com procedimentos cada vez menos invasivos e mais eficientes, os profissionais de odontologia têm a oportunidade de oferecer mais conforto a seus pacientes durante a realização dos tratamentos odontológicos.


Odontologia Digital: dentista segurando um molde de gesso da arcada dentária
Os avanços tecnológicos trouxeram mais conforto aos pacientes.

Com a substituição do material de moldagem tradicional por escaneamento 3D, aparelhos fixos por alinhadores invisíveis, entre outros, é possível aliar conforto, estética e qualidade de vida, tudo graças aos avanços da odontologia digital.


Redução do número de consultas:


Tendo maior previsibilidade de resultados, tratamentos mais eficientes e a possibilidade de acompanhamento remoto dos pacientes, os profissionais de odontologia têm a possibilidade de realizar os tratamentos em um número reduzido de consultas.


Esse é um benefício tanto para os pacientes, que precisam se deslocar menos vezes ao consultório para intervenções, e também para o dentista que fica com mais horários livres na agenda, seja para atender mais pacientes ou cuidar da gestão do seu negócio.


Gestão clínica mais eficiente:


Outro benefício do advento tecnológico da odontologia digital é a possibilidade de automatizar e otimizar as tarefas da rotina de gestão clínica, como no cadastro de pacientes, prontuários, dados financeiros e muitos outros.


O surgimento de sistemas digitais de gerenciamento permite que os profissionais possam digitalizar processos gerenciais, garantindo uma maior organização de todos os dados pertinentes à gestão de sua clínica odontológica.


Um bom software odontológico, por exemplo, dá a possibilidade do dentista conciliar a execução da prática odontológica com os aspectos que envolvem a gestão de um negócio odontológico, tendo alta performance em ambas as áreas.



Principais recursos inovadores da Odontologia Digital


No desenvolvimento de tecnologias desenvolvidas para a prática da odontologia aplicada ao digital, destacamos sempre o foco na busca por melhorar as ferramentas de diagnósticos por imagem, soluções inteligentes para execução e acompanhamento de tratamentos e sistemas para gestão de dados.


Com isso, surgem inúmeros recursos inovadores e que estão presentes quase que diariamente na rotina do profissional de odontologia, trazendo mais eficiência e aumentando sua expertise na execução dos tratamentos.


Dentre os principais recursos inovadores que têm surgido nos últimos anos, destacamos:


Digital Smile Design:


A técnica de Digital Smile Design (DSD) é uma ferramenta de apoio ao planejamento de tratamentos estéticos odontológicos, que proporciona a otimização no tempo de tratamento, além de permitir que o dentista e o paciente confira como ficará o sorriso antes mesmo de iniciar o tratamento.


O DSD consiste em utilizar um software para realizar o planejamento personalizado de caso para cada paciente. Uma ferramenta desenvolvida para melhorar o planejamento de tratamentos e funcionar como uma solução de design para sorrisos.


sorriso planejado com software odontológico de digital design smile
Tecnologia DSD oferece maior previsibilidade de resultados em tratamentos odontológicos.

O objetivo principal do Digital Smile Design é otimizar o planejamento de tratamentos odontológicos e facilitar a comunicação visual para os pacientes, do resultado entregue com a realização do mesmo.


Radiografia Digital:


A área de radiografia odontológica foi uma das mais impactadas pela evolução da odontologia digital, saindo das máquinas de raio-X tradicionais, chegando agora às soluções de radiografias digitais que emitem até 70% menos radiação.


A radiografia digital é o modelo de imagem radiográfica formada por meios digitais e compartilhada através de um computador, tablet ou celular. Esse material pode ser armazenado em nuvem, sem necessidade de impressão e criando um histórico virtual do paciente.


dentista sentado em frente ao computador olhando uma radiografia digital
As radiografias digitais permitem ao dentista explorar melhor os detalhes da dentição do paciente.

Seu grande diferencial para o profissional de odontologia, é a possibilidade de uma análise mais detalhada e aprofundada da dentição do paciente, contando com o auxílio de assistência computadorizada para diagnósticos


Atualmente, existem 2 formas de radiografia digital:

  • Indireta:

Chamada de Radiografia Computadorizada (CR), a radiografia indireta é obtida de maneira analógica e, depois, digitalizada por um scanner ou fotografia.


Aqui, o filme radiográfico tradicional é gerado e em seguida passa pela digitalização por um scanner. Imediatamente essa imagem pode ser vista na tela do computador para avaliação do dentista.

  • Direta:

A Radiografia Digital Direta (DR) é totalmente digital. Com ela, não há necessidade de gerar o filme radiográfico tradicional e as imagens são obtidas por meio de um circuito sensível à radiação, que logo envia o material para o computador.


A DR elimina por completo a necessidade de revelar imagens radiográficas, criando todo o histórico do paciente de forma digital.


Essas novas soluções de radiografia, além de serem menos nocivas por emitirem menos radiação, possibilitam um diagnóstico muito mais assertivo, visto a possibilidade da exploração de todos os detalhes da dentição do paciente.


Tecnologia CAD/CAM:


O design auxiliado por computador, conhecida como tecnologia CAD / CAM (design assistido por computador, manufatura assistida por computador) e o uso da impressão 3D, tornaram mais eficientes processos onde o dentista projeta e fabrica restaurações dentárias.


Tradicionalmente, um laboratório faria essa restauração, em um processo que demoraria até 3 semanas. Porém, com essa nova tecnologia, no entanto, significa que o paciente pode receber a restauração final em um dia.


Radiografia 3D:


A Radiografia 3D, muitas vezes chamada de feixe cônico e semelhante a uma tomografia computadorizada, captura imagens tridimensionais dos dentes e da boca do paciente.


Uma imagem 3D permite que o dentista estude a boca em partes, separando a imagem em segmentos e com um detalhamento de pontos que seriam facilmente ocultados com raios-x tradicionais.


Outro benefício da radiografia 3D é que leva apenas cerca de 14 a 20 segundos para ser concluído e o computador completa sua reconstrução em cerca de 7 minutos, otimizando o tempo na realização do diagnóstico.


Câmeras Intraorais:


As Câmeras Intraorais permitem que o dentista veja imagens claras e precisas da boca do paciente. Com o formato de uma escova de dentes, a câmera pode ampliar imagens na tela do computador em tempo real.


dentista mostrando detalhes do dente ao paciente
Câmeras Intraorais permitem que o dentista veja imagens claras e precisas da boca do paciente.

Essa tecnologia permite que os profissionais apresentem claramente ao paciente o que está sendo feito ou ao que se refere o diagnóstico.


Além disso, a câmera intraoral pode fornecer uma visão detalhada de áreas difíceis de se ver. Isso ajuda a identificar com precisão problemas como um dente fraturado, por exemplo.



A conexão entre Virtual X Real na Odontologia Digital


Como podemos ver até aqui, a odontologia sofreu uma grande evolução nos últimos anos, caminhando para uma integração total do digital à prática odontológica.


Novas soluções proporcionam um aumento na previsibilidade e eficiência no planejamento dos tratamentos odontológicos. Isso permite ao dentista um detalhamento muito grande na fase de planejamento da transformação do sorriso, coletando dados e personalizando cada etapa.


Isso mostra uma conexão muito grande entre o virtual e o real, onde as ferramentas de escaneamento digital, modelagem 3D e de planejamento computadorizado, oferecem toda a previsibilidade de resultados necessária para o sucesso do tratamento.


Dessa forma, faz com que não restem dúvidas para profissionais e pacientes, sobre o resultado a serem alcançados com o tratamento proposto.



Os 3 principais livros sobre Odontologia Digital


A seguir separamos 3 livros que vão ajudar você a entender ainda mais esse universo da odontologia digital e como aplica-lá e aproveitar ao máximo os benefícios dentro da sua clínica odontológica:


Odontologia Digital: Novos horizontes na tecnologia CAD/CAM - autores: Fábio Andretti e Eduardo Mota


Este é o segundo volume do Anuário “Odontologia Digital – Novos Horizontes na Tecnologia CAD/CAM”, que reúne os temas mais relevantes e atuais acerca das mudanças na odontologia, desde a adoção de novas tecnologias, do diagnóstico, à prevenção e monitoramento dos pacientes.


Neste livro você encontra uma imersão a temas como a importância da atualização do profissional, cirurgia guiada, planejamento digital e ortodontia digital e muito mais.


Tudo com o objetivo de levar o leitor a buscar novas ferramentas e técnicas, tendo a consciência de que a odontologia digital trouxe desenvolvimentos para prevenir, diagnosticar, controlar, promover e recuperar a saúde bucal.


CAD / CAM – No Laboratório e na clínica - autores: Joubert Magalhães de Pádua e Ricardo França Teles


O livro CAD / CAM – No laboratório e na clínica, de Joubert Magalhães de Pádua e Ricardo França Teles traz uma visão detalhada do avanço tecnológico no campo da reabilitação oral, através dos sistemas de escaneamento digital 3D do tipo CAD / CAM.


O objetivo é demonstrar como essas ferramentas podem otimizar o tempo de trabalho do profissional de odontologia e colaborar para o desenvolvimento do resultado, garantindo soluções precisas.


Odontologia Digital: uma referência abrangente e uma prévia do futuro - autora: Dianne Rekow


Disponível apenas em inglês, este livro traz uma visão abrangente com o objetivo de descrever e desmistificar a aplicação das tecnologias digitais na odontologia.


A autora busca enfatizar a influência das tecnologias digitais em uma variedade de processos e analisa como os profissionais podem adquirir, manipular e aproveitar os dados digitais dentro de suas clínicas.


A obra aborda também os sistemas já disponíveis e as tecnologias emergentes, valores e uso de ferramentas digitais para casos clínicos, além dos desafios e oportunidades intrínsecas para a integração de novas tecnologias na prática odontológica.



Qual a importância da Fotografia Odontológica na Odontologia Digital?


A Fotografia Odontológica consiste em fazer registros fotográficos da boca do paciente e auxilia a mostrar o resultado de um tratamento para o paciente. Além disso, com as fotografias é possível fazer publicações em artigos científicos ou na divulgação do trabalho do dentista.


dentista fotografando a boca do paciente
A fotografia odontológica permite a construção de um histórico em imagens da saúde bucal dos pacientes.

Porém, na odontologia digital, ela desempenha um papel ainda mais importante. Rápida, simples e útil, ela é essencial para documentar as etapas do tratamento e servir como base para o planejamento de um tratamento, dando sua previsibilidade de resultados.


Um exemplo, é o uso da fotografia odontológica aplicada em softwares de Digital Smile Design, onde o registro fotográfico é a base para que o profissional possa projetar como o sorriso do paciente irá ficar ao fim do tratamento.


Em resumo, a soma da fotografia digital com os software odontológicos permite não só o registro de imagens, mas também a edição, com recorte e inserção de comentários, facilitando a consulta e compartilhamento do histórico do paciente, diagnóstico e planejamentos de tratamentos.



Inovações e tendências mais recentes na Odontologia Digital


Muito além das inovações tecnológicas que já apresentamos anteriormente e que fazem parte da rotina dos profissionais de odontologia há alguns anos, existem aquelas que ainda são tendências.


Separamos algumas soluções que surgiram a pouco tempo, mas que já vem ganhando espaço dentro dos consultórios mais modernos e que são o futuro da odontologia digital, confira:


Cirurgia Guiada:


Uma das maiores tendências da odontologia digital é a Cirurgia Guiada, ela oferece um alto nível de precisão na realização de procedimentos cirúrgicos odontológicos, como colocação de implantes dentários, por exemplo.


A cirurgia guiada é um procedimento que envolve o uso da tomografia computadorizada de diagnóstico para avaliar com precisão a dentição do paciente e, em seguida, é usada para produzir um modelo radiológico físico.


Com o modelo pronto, uma nova varredura é feita com o modelo colocado na boca do paciente. As informações digitais fornecidas pelo exame serão enviadas para um laboratório especializado, onde é fabricado um guia de perfuração cirúrgica.


Este guia serve para ser colocado na boca do paciente durante a cirurgia e fornecerá um nível incrivelmente alto de precisão ao colocar os implantes dentários, definindo a posição ideal, a profundidade e o ângulo exatos do implante.


Impressão 3D:


Ao obter uma Impressora 3D, o dentista não precisa mais depender de laboratórios e empresas terceirizadas para desenvolver produtos, como coroas, folheados e alinhadores, por exemplo.


O dentista pode simplesmente criá-los internamente, o que ajuda a economizar dinheiro ao longo do tempo, pois você só precisará de um especialista no manuseio da máquina, e não de uma empresa ou laboratório.


Por mais que uma impressora 3D não seja barata, ela acaba economizando muito dinheiro a longo prazo. E tudo indica que a impressão 3D é definitivamente o futuro na produção de produtos odontológicos.


Tecnologia Laser:


A Tecnologia Laser ainda é uma da tendência em crescimento na indústria odontológica, e tem entre as suas possibilidades de aplicações:


  • Tratamentos de clareamento dental com excelentes resultados e maior eficiência;

  • Remoção de lesões e cáries dentárias;

  • Alteração no formato das gengivas;

  • Eliminação de bactérias nos canais radiculares

  • E uma série de outras funções.


O seu principal diferencial é aliviar o sofrimento do paciente, com procedimentos mais suaves e dispensa o uso de anestesia durante o procedimento. Além disso, o tempo de cicatrização é reduzido com a tecnologia a laser.


Inteligência Artificial:


O uso de Inteligência Artificial (IA) cresceu em popularidade nos últimos anos. A indústria odontológica também integrou essa tecnologia ao tratamento dos dados dos pacientes, desde o histórico do tratamento até a análise de diagnósticos.


Resumindo, a IA é usada para analisar de forma detalhada os dados pertencentes aos pacientes. Isso ajuda o dentista a lidar de forma eficiente com os dados relevantes que envolvem a saúde bucal do paciente, mantendo-o atualizado sobre os padrões que facilitam o diagnóstico e tratamento do mesmo.


Software Odontológico de Gestão:


E por fim, o advento da odontologia digital trouxe a tecnologia de automação para ajudar o dentista a lidar com a carga de trabalho e simplificá-la com os softwares odontológicos de gestão.


Um software serve para descomplicar os processos gerencias de uma clínica e permitir que o dentista possa se concentrar na parte técnica do seu trabalho, uma vez que o software de gestão simplifica as tarefas de gestão de um negócio.


Em resumo, esse tipo de ferramenta aumenta o desempenho da sua clínica odontológica, uma vez que todo o processo de trabalho fica muito mais organizado e unificado, tornando a rotina do profissional de odontologia muito mais produtiva.



Qual é a relação da Clinicorp com a Odontologia Digital?


Como podemos ver, a Odontologia Digital é um processo contínuo de desenvolvimento, sempre muito focado na inovação tecnológica das soluções disponíveis no mercado odontológico.


É inegável que todo esse avanço tecnológico tem facilitado e muito o trabalho dos dentistas, que contam com ferramentas e tratamentos mais eficientes e inteligentes, melhorando também a experiência dos pacientes.


Porém, toda essa inovação traz desafios, pois o processo de digitalização gera um grande volume de dados, sejam de imagens de diagnósticos, prontuários eletrônicos, planejamentos digitais e muito mais.


Para isso, você precisa contar com uma solução de gerenciamento que ofereça ferramentas de organização e facilidade de acesso a todos esses dados. O software odontológico da Clinicorp, além das funcionalidades de gestão digital para clínicas odontológicas, tem:


  • Integração com câmeras;

  • Suporte ao armazenamento de imagens digitais e arquivos STL;

  • Funcionalidade de diagnóstico digital com segmentação por especialidade;

  • Plataforma para planejamento digital de tratamentos com alinhadores ortodônticos;

  • Armazenamento e compartilhamento de dados em nuvem, com acesso de qualquer lugar;

  • E muito mais!


Desenvolvemos soluções para que você armazene e processe todos os dados da sua clínica odontológica, em uma plataforma 100% online, com segurança dos dados, facilidade de uso e como todo o suporte necessário para o seu sucesso.


Conheça a Clinicorp e saiba mais sobre como nosso software odontológico tem ajudado milhares de clínicas odontológicas a explorarem as possibilidades de crescimento no universo da odontologia digital.



Você vai gostar de ler também:


Assinatura Eletrônica: descubra como utilizar essa tecnologia na sua Clínica Odontológica


Conheça 7 grandes tendências para a odontologia em 2021!


Receita Recorrente: entenda porque sua clínica odontológica precisa dela


Tratamento com Alinhadores Ortodônticos Invisíveis: como funcionam?

693 visualizações