Chatbot para Clínicas: o que é e por que você deve usar
top of page

Chatbot para Clínicas: o que é e como ele pode melhorar o seu atendimento?

Atualizado: 18 de mai. de 2023

Captar mais pacientes é o desejo de todos que possuem uma clínica, seja ela odontológica ou estética. E uma ferramenta bastante poderosa nesse sentido, é o marketing digital. Mas você já pensou em automatizar ainda mais suas ações usando um chatbot para clínicas?

gestor de clínica segurando chatbot com código binário
Chatbot para Clínicas: o que é e por que você deve usar?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal Minha Vida, 94% dos brasileiros entrevistados procuram por informações de saúde na internet. Ainda segundo o levantamento, 78,3% dos entrevistados afirmaram buscar online informações antes e depois de uma consulta e os tópicos mais pesquisados são sobre alimentação, doenças, sintomas, emagrecimento e tratamentos.


Esses números nos mostram o quanto os brasileiros utilizam a internet para diversas tarefas diárias, inclusive em relação a pesquisas sobre a saúde. Além disso, as pessoas estão cada vez mais em busca de um atendimento ágil, rápido e personalizado. Uma pesquisa realizada pela Jay Baer mostrou que, ao interagirem com as empresas nas mídias sociais, 32% dos consumidores esperam uma resposta de até 30 minutos.


É, justamente, nesse sentido que o chatbot para clínicas pode ajudar, diferenciando seu consultório. Saiba mais!


Neste blog você verá:


O que é um chatbot?


Um chatbot, basicamente, é um robô de conversação. Ele consegue manter uma conversa com um usuário, interagindo como se fosse um humano e dispensando a necessidade de um atendente.


Esses robôs podem ser usados em diferentes ambientes, como o site da sua clínica ou as redes sociais, por exemplo o Instagram Direct, Facebook Messenger e o WhatsApp.


Como um chatbot funciona?


O chatbot é um programa automatizado. Existem dois tipos de tecnologia por trás desses robôs. Vamos ver em detalhes.


Chatbot baseado em regras


Nesse caso, o robô é programado para responder baseado em determinadas regras e diretrizes. Ele é um pouco mais limitado, porque só consegue responder a uma quantidade pré-determinada de perguntas.


Assim, o robô será tão inteligente quanto o seu código de programação. Caso algum usuário faça uma pergunta que não esteja na programação, o chatbot não será capaz de compreendê-la e nem de respondê-la.


Esse tipo de chatbot é indicado para os negócios que desejam oferecer aos clientes a possibilidade de realizar tarefas objetivas de forma mais rápida e automática, como gerar segunda via de um boleto ou tirar dúvidas usuais (horário de funcionamento, localização, telefone etc.).


Chatbot baseado em inteligência artificial


Esse é um robô mais completo e que possui uma rede neural artificial baseada no cérebro humano. Isso significa que ele consegue aprender e interagir com seus pacientes de maneira muito natural, aprendendo nossa linguagem e buscando soluções para as dúvidas apresentadas.


Ao contrário do anterior, nesta tecnologia, quanto mais o bot interage com os pacientes, mais ele aprende e mais precisas são suas respostas. Para iniciar seus trabalhos, ele recebe, na programação, uma carga inicial de informações e a partir daí consegue oferecer um atendimento bastante completo e preciso.


Quais as vantagens do chatbot para clínicas?

homem conversando com chatbot em aplicativo de mensagens instantâneas no celular
Conheça as principais vantagens do chatbot para clínicas.

Os chatbots para clínicas são uma realidade – e auxiliam cada vez mais a melhorar a experiência de atendimento aos pacientes e, também, na captação, mantendo a agenda dos profissionais sempre cheia. Vamos ver em detalhes porque usar essa solução.


Automação de processos


Usando o robô, você conseguirá automatizar diferentes pontos de contato com seus pacientes, oferecendo um atendimento mais rápido e exclusivo.


É possível usar o chatbot para seus pacientes agendarem e remarcarem consultas, tirarem as dúvidas mais usuais, receber informações sobre consultas e procedimentos, ter um acompanhamento pós-consulta mais adequado, receber lembretes de agendamentos, entre outras.


Confira em outro conteúdo nossas dicas sobre 6 maneiras de automatizar sua clínica odontológica.


Melhora no atendimento


Sem dúvida, um dos principais ganhos com o uso do chatbot para clínicas é a melhora na experiência de atendimento do seu paciente. Afinal, ele terá muito mais autonomia, com um acompanhamento mais preciso das suas demandas.


Pacientes mais satisfeitos também são uma ótima maneira de captar novos pacientes, já que quando se sentem bem atendidos em suas demandas costumam recomendar sua clínica para outras pessoas.


Um levantamento da NewVoice mostrou que, após uma experiência de atendimento positiva, 69% dos consumidores recomendariam a empresa para amigos.


Redução de custos


A redução de custos é outro benefício do uso dos chatbots para clínicas, pois, você não precisará de uma equipe de atendimento tão grande para atender os pacientes. O chatbot trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana – então, será possível oferecer um atendimento ágil e eficiente mesmo quando seus atendentes humanos não estiverem trabalhando.


Diferenciação da concorrência


Uma boa experiência de atendimento é crucial para que a sua marca seja lembrada pelos seus pacientes e indicada a outras pessoas. Quando você oferece tecnologia e soluções diferenciadas, sem dúvida tende a ter pacientes mais fiéis.


Com o aumento crescente na concorrência no ramo de saúde, oferecer uma solução como essa é a chance de firmar seu consultório à frente, mostrando o quanto você se importa com a experiência dos seus pacientes.


Padronização das respostas


Com o chatbot, você terá a certeza de que todas as respostas oferecidas correspondem com a imagem que deseja transmitir da sua clínica – e que todos os pacientes estão sendo atendidos de maneira cortês e educada.


Além disso, você consegue ter certeza sobre as respostas oferecidas a diferentes questionamentos, evitando o desencontro de informações.


Como aliar o chatbot às suas estratégias digitais?


O chatbot para clínicas pode ser usado em diferentes momentos de interação do seu paciente. Por exemplo:

  • nas redes sociais, no perfil da sua clínica, ou no seu site, para agendar consultas e tirar dúvidas;

  • aliado a uma estratégia de anúncios nas redes sociais, em que o robô é programado para iniciar uma conversa com o usuário que interagir com o seu anúncio;

  • no disparo de lembrete de consultas e procedimentos;

  • para o agendamento de consultas e procedimentos via redes sociais, WhatsApp Business para clínicas ou pelo site da sua clínica;

  • para tirar dúvidas dos seus pacientes e oferecer informações valiosas;

  • para lembrar os pacientes quando é o momento de agendar retornos, no caso de pacientes com tratamentos crônicos;

  • integrando o chatbot ao sistema de gestão da clínica, como o Clinicorp, com atualização automática da agenda dos profissionais e facilidade de organização.

Prospecção de novos pacientes


Um dos usos mais interessantes do chatbot para clínica é no marketing digital. Você poderá aliar essa tecnologia às suas estratégias de anúncios nas redes sociais, como Facebook e Instagram, melhorando as taxas de conversão.


mulher agendando consulta através de chatbot para clínicas
Como fazer a prospecção de novos pacientes com chatbot inteligente?

Cada vez que um usuário interagir com o seu anúncio, por exemplo deixando um comentário na publicação, o chatbot pode ser programado para convidar o usuário para uma conversa, respondendo prontamente às dúvidas e já realizando o agendamento da primeira consulta ou da consulta de avaliação.


Esse atendimento ágil e certeiro faz toda a diferença, melhorando as taxas de conversão e ainda deixando a sua clínica com uma boa imagem.


Conclusão


Como você viu, um chatbot para clínica é capaz de facilitar várias demandas do dia a dia, oferecendo um atendimento de melhor qualidade aos pacientes e “desafogando” suas secretárias, que podem ter mais tempo para focar em outras atividades essenciais.


Além disso, é possível integrar essa tecnologia às suas estratégias de marketing digital, aumentando a prospecção de novos pacientes e mantendo a agenda do seu consultório sempre cheia.


A Cloudia é uma assistente virtual brasileira, que utiliza inteligência artificial, e que consegue realizar uma série de funções, oferecendo autonomia para sua clínica e seus pacientes.


Ela pode ser integrada às redes sociais da sua clínica, respondendo aos comentários dos usuários nos seus anúncios e direcionando para o agendamento de consultas, por exemplo. Também pode enviar lembretes de consultas, tirar dúvidas e ser integrado a diferentes plataformas.O software de gestão Clinicorp possui integração com a Cloudia.


Ficou interessado? Acesse o site da Cloudia e saiba mais sobre as funcionalidades e vantagens!

1.122 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page