Conheças as principais tendências e segmentos do mercado de estética

Atualizado: 22 de mar.

O mercado de estética é um dos que mais cresceu ao longo dos últimos anos, sendo uma ótima opção para quem está pensando em empreender. Por isso, trouxemos um compilado das principais tendências e segmentos deste mercado.


profissional realizando procedimento facial em uma paciente
Conheças as principais tendências e segmentos do mercado de estética.

Mercado de estética em crise? Desconheço. A estética é hoje, uma das áreas mais consolidadas do empreendedorismo brasileiro e um dos segmentos que mais cresce no mundo todo.


Isso ocorre, porque mesmo em tempos de pandemia, as pessoas não deixaram de cuidar de sua aparência e saúde estética, sustentando o crescimento desse mercado. Esse é, portanto, o momento perfeito para os profissionais de estética que desejam empreender e abrir sua própria clínica.


Confira a seguir, o que é tendência no mercado de estética e como você pode se preparar para ingressar neste setor tão promissor.



O mercado de estética no Brasil e no mundo


O tamanho do mercado global de estética deve chegar a US$ 124,7 bilhões até 2028 e se expandir a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,8% de 2021 a 2028, segundo o Grand View Research.


O Brasil se tornou o terceiro maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas, de Estados Unidos e China. Ainda de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC, o setor movimentou mais de R$ 47,5 bilhões com perspectivas otimistas para os próximos anos.


A pandemia, em primeiro momento, trouxe impacto negativo ao mercado de estética devido ao lockdown, no entanto o home office trouxe a necessidade de comunicação através de chamadas de vídeo.


As pessoas começaram a prestar mais atenção em sua aparência física. Isso aumentou a demanda por procedimentos estéticos, sendo o botox um dos mais procurados.


mulher realizando videochamada
O home office despertou nas pessoas a necessidade de cuidados com a estética.

Há destaque ainda para tratamentos que entregam resultados imediatos e com recuperação rápida, pois eles conquistaram os pacientes. Assim, o mercado de estética testemunhou um pico de crescimento, mesmo durante a crise causada pela Covid-19.


Com esse cenário de oportunidades à sua frente, já se perguntou onde você deve investir?



Você já conhece o Clinicast: o podcast da Clinicorp? Ainda não? Então, confira esse episódio exclusivo sobre o panorama do mercado de estética:


Quais segmentos do mercado de estética estão

em alta


Quais áreas na estética têm se destacado mais? Notamos um consumidor muito mais preocupado com a sua aparência estética, entretanto muito mais livre de rótulos e padrões de beleza ideal.


Dessa forma, existe uma grande procura por qualidade de vida, associada a tratamentos estéticos cada vez mais personalizados, que gerem bem-estar, ao mesmo tempo em que respeitam as características e singularidades do paciente.


Abaixo, listei os segmentos do mercado de estética que estã