Mercado de Estética: tendências e principais segmentos
top of page

Conheças as principais tendências e segmentos do mercado de estética

Atualizado: 23 de ago. de 2023

O mercado de estética é um dos que mais cresceu ao longo dos últimos anos, sendo uma ótima opção para quem está pensando em empreender. Por isso, trouxemos um compilado das principais tendências e segmentos deste mercado.

profissional realizando procedimento facial em uma paciente
Conheças as principais tendências e segmentos do mercado de estética.

Mercado de estética em crise? Desconheço. A estética é hoje, uma das áreas mais consolidadas do empreendedorismo brasileiro e um dos segmentos que mais cresce no mundo todo.


Isso ocorre, porque mesmo em tempos de pandemia, as pessoas não deixaram de cuidar de sua aparência e saúde estética, sustentando o crescimento desse mercado. Esse é, portanto, o momento perfeito para os profissionais de estética que desejam empreender e abrir sua própria clínica.


Neste blog você verá:

Confira a seguir, o que é tendência no mercado de estética e como você pode se preparar para ingressar neste setor tão promissor.


O mercado de estética no Brasil e no mundo


O tamanho do mercado global de estética deve chegar a US$ 124,7 bilhões até 2028 e se expandir a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,8% de 2021 a 2028, segundo o Grand View Research.


O Brasil se tornou o terceiro maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas, de Estados Unidos e China. Ainda de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC, o setor movimentou mais de R$ 47,5 bilhões com perspectivas otimistas para os próximos anos.


A pandemia, em primeiro momento, trouxe impacto negativo ao mercado de estética devido ao lockdown, no entanto o home office trouxe a necessidade de comunicação através de chamadas de vídeo.


As pessoas começaram a prestar mais atenção em sua aparência física. Isso aumentou a demanda por procedimentos estéticos, sendo o botox um dos mais procurados.

mulher realizando videochamada
O home office despertou nas pessoas a necessidade de cuidados com a estética.

Há destaque ainda para tratamentos que entregam resultados imediatos e com recuperação rápida, pois eles conquistaram os pacientes. Assim, o mercado de estética testemunhou um pico de crescimento, mesmo durante a crise causada pela Covid-19.


Com esse cenário de oportunidades à sua frente, já se perguntou onde você deve investir?


Você já conhece o Clinicast: o podcast da Clinicorp? Ainda não? Então, confira esse episódio exclusivo sobre o panorama do mercado de estética:


Quais segmentos do mercado de estética estão em alta


Quais áreas na estética têm se destacado mais? Notamos um consumidor muito mais preocupado com a sua aparência estética, entretanto muito mais livre de rótulos e padrões de beleza ideal.


Dessa forma, existe uma grande procura por qualidade de vida, associada a tratamentos estéticos cada vez mais personalizados, que gerem bem-estar, ao mesmo tempo em que respeitam as características e singularidades do paciente.


Abaixo, listei os segmentos do mercado de estética que estão em alta na atualidade:


Diversidade


O mercado de estética se despiu de padrões engessados de beleza e está atento para atender as necessidades de cada cliente, de forma individualizada e específica.


Atualmente, encontramos profissionais especializados em nichos específicos e que encontram cada vez mais espaço para se tornar uma referência em áreas pouco notadas anteriormente. A diversidade de nichos no mercado de estética trouxe esse olhar mais direcionado a necessidades cada vez mais específicas.


Barbearias e estética masculina


Os homens não ficam para trás quando o assunto são os cuidados com a estética. Dados da ABIHPEC, indicam que cerca de 54% dos homens vão com frequência ao salão de beleza no Brasil.


As antigas barbearias evoluíram para salões especializados em estética masculina, que oferecem além dos serviços tradicionais de corte e barba, massagens, depilação, pintura, limpeza de pele entre outros serviços para os homens.


Além disso, cresceu bastante a procura por procedimentos de harmonização facial, produtos de skincare e tratamentos capilares, antes destinados apenas às mulheres.


Desenvolvimento de produtos de skincare


Durante a pandemia de Covid-19, o hábito de cuidar da pele, definido pelo termo em inglês skincare, ganhou força no mercado de estética brasileiro.


Os especialistas avaliam que o distanciamento social, exibindo detalhes do rosto em conversas por vídeo, bem como o uso constante de máscara, que causa irritação em muitas pessoas, levou as pessoas a darem mais atenção aos cuidados com a pele.


Inclusive, o skincare é associado a uma prática relaxante, de bem-estar e aumento de autoestima, sendo assim uma cura das mazelas causadas pela pandemia.


Segundo a ABIHPEC, de janeiro a outubro de 2020, as vendas na categoria de cuidados com o rosto tiveram um crescimento de 30,9%, quando comparadas às do mesmo período do ano anterior. O crescimento de 2019 em relação a 2018, também de janeiro a outubro, havia sido bem menor, de apenas 9,4%.


As marcas têm aproveitado essa tendência e explorado o público on-line, trazendo assim uma polarização no mercado de estética.


Existe um posicionamento cruelty-free, vegano, mínima adição de componentes químicos, sustentabilidade das marcas sobre seus produtos, gerando assim maior aderência do público no momento de decisão de compra.


Saiba como aproveitar a Black Friday na Estética com as dicas que preparamos para vender mais procedimentos!



Quais são as principais inovações no setor de estética


Vivemos em um mundo onde a inovação é constante, e no mercado de estética não é diferente. Assim, diversas soluções nascem da necessidade dos profissionais e exigência dos pacientes por resultados de qualidade elevada.

homem realizando procedimento estético facial
Conheça as principais inovações no setor de estética.

Quer saber quais são as novidades do mercado de estética? Então, continue a leitura!


Estética facial, corporal e capilar


Em alta por ser um dos serviços de maior procura pelo público em geral, a estética que trata nuances da face e corpo continuará em crescimento nos próximos anos.


A busca por uma imagem harmônica e a necessidade do autocuidado, são o novo normal. Dessa forma, principalmente a estética corporal ganha força em tratamentos para locais específicos do corpo, como abdômen e glúteos, exigindo tecnologia com resultados estéticos cada vez mais eficazes.


Estética masculina


Os procedimentos estéticos para homens estão em alta entre o público masculino, que está cada vez mais vaidoso e preocupado com a sua aparência.


Esse mercado tende a crescer e os profissionais precisam estar atentos às inovações tecnológicas destinadas a atender este público. Os serviços mais procurados são as terapias capilares, harmonização facial e depilação a laser.


Biomedicina estética


O mercado de estética oferece inúmeras oportunidades de atuação para os biomédicos que escolhem se especializar para atuar nesse setor. Afinal, com o crescimento da preocupação das pessoas em torno da saúde estética, a procura por profissionais especializados tem sido cada vez maior.


Tratamento pós-cirúrgico


Os traumas e cicatrizes provocados pelas cirurgias exigem tratamentos que somente um profissional de estética pode oferecer. Logo, a tendência é que a procura por estes tratamentos, que se mostram muito eficazes e entregam resultados em menos sessões, seja grande.


Consultoria estética


Atuar como consultor é uma das maiores tendências do mercado de estética.


Com a grande demanda de profissionais para atuar nesta área, consultores experientes e com conhecimento prático serão necessários para ajudar profissionais iniciantes a se adequarem ao mercado de forma efetiva.



Como se preparar para atuar no mercado

de estética?


Primeiramente, certifique-se de que sua formação permite atuação na área específica escolhida. Podemos citar como exemplo a área de harmonização facial, em que apenas algumas classes de profissionais estão autorizados a atuar, como: cirurgião-dentista, médico, biomédico esteta, farmacêutico esteta e enfermeiro esteta.


Invista em especialização. Procure por profissionais referência na área e instituições de ensino com boa reputação.


Dedique-se à prática. Para ser excelente no que faz, é preciso além de técnica, muita prática. Prefira cursos que, além do conteúdo teórico, também ofereçam aulas práticas.


Além disso, peça suporte de um profissional com mais experiência, para que ele possa ser seu mentor até você ter segurança para executar sozinho os procedimentos, e conquistar seus clientes de forma efetiva.


Amplie sua visão empreendedora. Investir apenas em técnica não é o suficiente, é fundamental que você desenvolva habilidades empreendedoras, e dedique-se à gestão e inovação.


Uma das formas de fazer isso é investindo em um software de gestão, que otimize processos e deixe mais simples a rotina de gestão da sua clínica.


Como abrir um negócio no mercado de beleza?


Com tantas previsões otimistas para o mercado de estética, você pode estar se perguntando: como faço para empreender neste segmento e abrir minha própria clínica de estética? Bom, uma coisa é certa, a probabilidade de sucesso é grande.


Entretanto, para que você seja bem-sucedido, é necessário ter atenção a alguns detalhes, como: estudar e se atualizar constantemente, buscar um nicho que você tenha afinidade e preparo para atuar, entender quem é seu público-alvo, caprichar no networking e saber negociar com os fornecedores.


A importância da profissionalização

profissional de estética em seu consultório
Entenda a importância da profissionalização no mercado de estética.

No mercado de estética não existe mais espaço para os profissionais aventureiros e sem preparo. Sendo assim, estudar e se profissionalizar são os primeiros passos para que você tenha sucesso.


O crescimento de profissionais atuando no setor e as novidades que surgem a cada dia, exigem atualização contínua do profissional que deseja se manter competitivo no mercado, caso contrário, você ficará para trás.


Onde cursar estética?


No Brasil, a maioria das instituições de ensino que possuem um curso em estética são privadas. Um dos pontos importantes ao escolher o curso, é conferir se a instituição é autorizada pelo MEC a oferecer esse tipo de formção.


Faculdades e Universidades


A graduação em estética em faculdades e universidades pode ser encontrada nos graus de bacharelado ou tecnólogo.


Atualmente, está disponível em mais de 230 instituições espalhadas pelo país e algumas oferecem também a possibilidade de estudo a distância. Quem desejar seguir carreira na área de estética pode optar por um bacharelado, com duração de 4 anos ou um curso tecnológico, com duração média de 3 anos.


Cursos técnicos


O curso técnico em estética tem duração de um ano e meio, aproximadamente, e é uma formação profissional de nível médio. Neste tipo de formação, os alunos vão entender as bases teóricas da estética e cosmetologia, além de aprender a realizar os principais procedimentos faciais e corporais.

No Brasil, podemos encontrar o curso técnico em estética disponível nas principais escolas de formação profissional do país, como o Senac, por exemplo.


Especialização em estética


A pós-graduação em estética tem sido muito procurada por profissionais que querem domínio absoluto de áreas específicas em que atuam, o que faz com que o profissional possa escolher um ramo de atuação como seu carro-chefe, tornando-se uma referência.


A especialização em estética tem duração média de 12 meses e pode ser cursada por profissionais que por lei podem atuar dentro da área estética.


Conclusão


Não restam dúvidas sobre o atual panorama favorável ao mercado de estética e a perspectiva de crescimento para os próximos anos também é otimista.


Ter em mãos todas essas informações te dá a possibilidade de avaliar a oportunidade de ter sua própria clínica de estética. Entretanto, lembre-se: só especializações na área não são suficientes para que você construa uma base sólida para seu negócio. Você precisa de uma gestão eficiente que otimize a execução de tarefas, processos e informações.


Um sistema de gestão para clínicas de estética pode ser a ferramenta ideal para essa finalidade. Ele trata-se de uma solução digital que automatiza processos e otimiza tarefas, deixando o gerenciamento do negócio muito mais organizado e eficiente.


Com esse tipo de ferramenta, você fica tranquilo para executar a parte técnica com excelência e com a certeza de ter as soluções necessárias à gestão da sua clínica sempre à mão.


Solicite uma demonstração gratuita e descubra porque mais de 20 mil profissionais já optaram pelo sistema de gestão para clínicas de estética Clinicorp, como ferramenta de potencialização do crescimento de seus negócios.


7.808 visualizações
bottom of page