Serviços de Estética: Conheça os Mais Procurados e Tendências
top of page

Serviços de Estética: Conheça os mais procurados e as tendências do momento

Atualizado: 23 de ago. de 2023

Conheça os serviços de estética mais procurados e as tendências para os próximos anos no mercado de estética do Brasil, o 3º maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China.


serviços de estética, paciente realizando procedimento estético
Serviços de Estética: Brasil possui o 3º maior mercado de estética do mundo.

Os cuidados com a saúde e bem-estar, como serviços de estética, por exemplo, nunca estiveram tão em alta como neste momento que estamos vivendo. As pessoas estão cada vez mais preocupadas em não adoecerem, bem como em melhorar a sua qualidade de vida.


Dessa forma, o mercado de estética, que engloba diversos tipos de procedimentos relacionados ao cuidado com a saúde, vem crescendo cada vez mais, principalmente no Brasil.


E se você já trabalha ou pensa em empreender em um negócio na área de estética, saiba que o cenário é favorável e rende bons resultados.


Veja neste post, quais são os serviços de estética mais procurados e as principais tendências para os próximos anos.



O setor de beleza e estética no Brasil


O mercado de serviços de estética do Brasil é um dos que mais cresce no mundo, sendo menor apenas em relação aos Estados Unidos e China.


paciente realizando procedimento estético nas pernas
O mercado de serviços de estética do Brasil é um dos que mais cresce no mundo.

Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), traz alguns dados que mostram o “boom” ocorrido nos últimos anos, neste setor:


  • O mercado de estética cresceu 567%, de 2014 a 2019;

  • O número de profissionais da área saltou de 72 mil para 480 mil;

  • O Brasil é o 4º maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC);

  • No ramo de franquias, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou R$ 34,2 bilhões em 2019;


Os números mostram um cenário animador para quem trabalha ou pensa em empreender neste mercado, afinal, existe um potencial consumidor gigantesco para serviços e procedimentos estéticos. Veja a seguir as áreas da estética dão mais lucro:


Quais áreas da estética dão mais lucro?


O mercado da beleza é um dos únicos que não tem sofrido com a atual crise no mercado brasileiro, tudo porque as pessoas economizam em várias áreas, mas consideram os cuidados com a beleza pessoal como uma necessidade da qual não abrem mão.


Com isso, o mercado de serviços de estética está super aquecido, mas quais são as áreas que têm gerado mais lucros? Nós te mostramos:


  • Nichos Específicos:

Cada vez mais, ganham força os profissionais especializados em atender nichos específicos, como pessoas com cabelos cacheados e crespos ou especialistas em diferentes tipos de coloração.


Os salões com serviços especializados em tratamentos para os fios, como transição capilar, cronograma capilar e recuperação de cabelos danificados, também têm crescido bastante nestes últimos anos.


  • Barbearias e Estética Masculina:

Operando ao estilo “espaço gourmet”, as barbearias estão em alta no mercado. As instalações estão cada vez mais modernas e chamativas, atraindo um público crescente.


Além disso, os homens têm cuidado mais da beleza, assim ganharam sucesso as sobrancelhas bem definidas, depilações, procedimentos estéticos, como o clareamento dental e, por fim, os cosméticos.


  • Procedimentos Não Invasivos:

Os procedimentos estéticos não cirúrgicos são uma das maiores tendências nesse mercado, atualmente. Esses procedimentos podem ser realizados externamente, sem necessitar de anestesia, incisões e outros procedimentos mais invasivos.


Alguns exemplos desse tipo de procedimento são: o botox, preenchimento de linhas de expressão e dos lábios com ácido hialurônico, além de tratamentos a laser.




Serviços de estética mais procurados: veja a lista com 12 procedimentos em alta no mercado


Com o mercado de saúde, beleza e bem-estar aquecido, alguns tipos de procedimentos estéticos estão com alta demanda de clientes. Confira abaixo a lista com os 10 serviços de estética mais procurados:


1. Harmonização Facial:


serviços de estética: harmonização facial é um dos procedimentos mais procurados.
O procedimento tem o objetivo de melhorar o equilíbrio dos traços do rosto, deixando-o mais harmônico.

A Harmonização Facial é um procedimento indicado para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto e consiste em um conjunto de diferentes procedimentos estéticos.


Ele têm como objetivo melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, como o nariz, queixo e dentes, deixando-o mais harmônico.


Ganhou destaque nos últimos anos pelo número crescente de celebridades que o realizaram.


2. Toxina Botulínica:


A Toxina Botulínica, conhecida popularmente como Botox, é um dos procedimentos estéticos mais famosos entre os pacientes.


Nele, são aplicadas injeções de toxina botulínica em pontos específicos do rosto. A substância paralisa a musculatura facial, impedindo a formação de linhas finas de expressão e rugas na testa, por exemplo.


A aplicação de botox costuma ter resultados satisfatórios para os pacientes, porém, os efeitos são temporários, necessitando de aplicações recorrentes.


4. Preenchimento Facial:


O Preenchimento Facial tem como objetivo preencher sulcos e depressões em diversas regiões do rosto, harmonizando proporções e contornos. Com ele, é possível diminuir efeitos das olheiras, do bigode chinês e maçã do rosto, entre outros, sem cirurgia.


Além disso, essa substância adapta-se bem ao organismo e, por ser um material biocompatível, apresenta pouca incidência de alergias ou complicações.


5. Bichectomia:


A Bichectomia é uma cirurgia que retira o excesso adiposo da bola de Bichat, que fica na parte interna das bochechas, reduzindo o volume das bochechas mais salientes. O objetivo é deixar o rosto mais fino e definido.


Esse é um dos tratamentos faciais com maior procura nos últimos anos, não apenas por razões estéticas, mas também de saúde, porque a bichectomia pode reduzir a ocorrência de mordidas na parte interna da boca.


6. Preenchimento Labial:


paciente realizando preenchimento labial
O preenchimento labial promove o aumento ou resgate do volume dos lábios.

Procedimento que se popularizou graças às celebridades e considerado altamente seguro, o Preenchimento Labial promove o aumento ou resgate do volume dos lábios de forma precisa e natural.


O procedimento, realizado com ácido hialurônico, tem finalidades de estética e traz mais harmonia e beleza à face, além de melhorar a hidratação labial.


7. Skinbooster:


A aplicação de Skinbooster é um dos procedimentos estéticos mais buscados nos últimos tempos. Ele promove uma hidratação profunda no rosto o que favorece seu rejuvenescimento.


O material que melhora o aspecto da pele também estimula a produção de colágeno, deixando-a mais firme e radiante.


8. Peeling Químico:


O Peeling Químico é um tratamento estético onde são aplicados ácidos sobre a pele, que ajudam a retirar as camadas danificadas por meio da descamação e a promover o crescimento de uma camada lisa, mais elástica, suave e fresca, por meio da renovação celular.


É indicado para renovar a pele, combater a oleosidade e tirar manchas. Os produtos utilizados devem ser adequados ao tipo de pele, bem como a frequência do tratamento.


9. Microagulhamento:

O Microagulhamento é um procedimento dermatológico baseado na utilização de diversas agulhas pequenas, as quais perfuram as camadas da pele, estimulando a formação do colágeno.


Pode ser utilizado em diversos tratamentos da pele, como, por exemplo, cicatrizes derivadas da acne, estrias, flacidez, calvície e até mesmo melasma.


10. Drenagem Linfática:


A técnica de Drenagem Linfática oferece o bem-estar que o nosso organismo precisa para manter o bom funcionamento do sistema linfático e, por esse motivo, está no ranking dos procedimentos mais procurados pelos pacientes.


A drenagem linfática consiste na desobstrução dos ductos linfáticos, com manobras leves, onde são drenados os líquidos excedentes que circundam as células. Por isso, também se diz que reduz medidas quando a causa é o excesso de líquidos.


11. Massagem Modeladora:


A Massagem Modeladora é um tratamento muito procurado pelo fato de que associada com cosméticos funcionais é capaz de reduzir medidas em poucas sessões.


Essa técnica reduz medidas e ameniza a aparência das indesejadas celulites. Então, pode ter certeza que a sua agenda ficará lotada de clientes para fazê-lo.


As técnicas aplicadas neste tratamento incluem uma massagem com movimentos intensos e rápidos na região das coxas, abdômen e braços, o que aumenta o fluxo sanguíneo nesses locais e promove maior oxigenação dos tecidos e consequente melhora dos nutrientes.



Tendências e Inovações dos serviços estéticos nos próximos anos


A expectativa é de que o mercado brasileiro de serviços de estética continue em crescimento acelerado, novas formas de tratamentos devem surgir e a inovação tecnológica tende a ser muito presente.


O profissional que deseja crescer no setor precisa se preparar. Veja a seguir as principais tendências e inovações esperadas para o mercado de estética:


- Tratamentos Estéticos para Homens:


homem realizando procedimento estético
Os homens estão cada vez mais atentos aos cuidados de beleza e estética.

Os homens estão cada vez mais atentos aos cuidados necessários para ter uma boa aparência, além disso, reconhecem isso como um fator para terem sucesso pessoal e profissional. Por isso, a procura deles por serviços de estética deve ser crescente nos próximos anos.


- Tecarterapia:


A Tecarterapia trata-se de uma técnica indolor e não invasiva cujo objetivo é aumentar a produção de colágeno, elastina, melhorar o espessamento da derme e epiderme, diminuir a viscosidade do edema e líquido intersticial, entre outros benefícios.


Este tratamento estético promove resultados rápidos e indolores, e sua aplicação pode ser realizada em todos os tipos de pele e em qualquer estação do ano.


- Estética Íntima:


Existe uma tendência crescente entre as mulheres, relacionada ao cuidado e preocupação com a estética íntima. As mulheres estão cada vez mais interessadas em modificar a aparência, sobretudo no que se refere à flacidez e excesso de pele.


O interesse por procedimentos de estética íntima aumentou cerca de 24% entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018, sendo um dos tratamentos mais procurados atualmente nas clínicas de estética brasileiras.


- Plasma Rico em Plaquetas (PRP):


O tratamento com Plasma Rico em Plaquetas, também chamados de tratamentos PRP, são usados ​​para vários fins, como rejuvenescimento facial, queda de cabelo e cicatrizes de acne.


Mulheres e homens têm aproveitado esse tratamento estético para combater os sinais de envelhecimento ou a aparência de um rosto envelhecido, como linhas finas, flacidez da pele, rugas, tons irregulares de pele e cicatrizes.


É um procedimento não cirúrgico e usa o sangue do paciente para criar o coquetel que será injetado em sua pele. Isso promoverá a produção de colágeno e proporcionará ao paciente aquela aparência rechonchuda de aparência mais jovem.


Os resultados desse procedimento aparecem depois de alguns dias e aumentam com o tempo. No entanto, o resultado final varia de paciente para paciente. Normalmente, leva três semanas para notar uma melhora geral na textura, hidratação e tom da pele.


- Terapia a Laser de Baixo Nível:


A Terapia a Laser de Baixo Nível tem ganhado cada vez mais popularidade no mundo da estética e beleza.


As sessões são curtas e duram menos de uma hora. Nesse tratamento, os feixes de laser de baixa intensidade são direcionados às células de gordura. Esses feixes liquefazem essas células e, eventualmente, são removidos do corpo.


- Criolipólise:


A Criolipólise é um tipo de tratamento de estética também conhecido como congelamento da gordura.


Esse tratamento envolve o resfriamento das células de gordura, o que resulta na redução da gordura corporal e nenhum dano ocorre aos tecidos circundantes. É ideal para áreas do corpo que consistem em gordura corporal como das costas e abdômen.


- Radiofrequência:


O procedimento de tensionamento cutâneo por radiofrequência utiliza a terapia por radiofrequência (RF) em seus tratamentos.


Este método não cirúrgico usa ondas de energia para aquecer a derme. Isso estimula a produção de colágeno, que é uma proteína comum encontrada no corpo do paciente e é responsável por fornecer uma aparência rígida e robusta.


A radiofrequência é utilizada para o esticamento da pele e também pode ser usada quando se trata de redução do tamanho das bolsas de gordura teimosas.


Além dos tratamentos estéticos, existem novas tendências na forma de se trabalhar e fazer o marketing e venda de serviços estéticos. Confira:


- Especializações Profissionais:


A procura por cursos de especialização no segmento de serviços de estética tem sido crescente, pois os profissionais sentem a necessidade de se posicionarem melhor no mercado e oferecer serviços cada vez mais especializados.


Um bom exemplo de curso de especialização para profissionais que buscam inovar e atender um público crescente é a pós-graduação em Estética Facial e Corporal Avançada, que o habilita a realizar inúmeros procedimentos estéticos.


- Presença Digital:


celular representando presença digital
Presença digital das clínicas de estética tende a crescer ainda mais.

O segmento de serviços de estética tem uma presença digital muito natural nas redes sociais. Facilmente encontramos inúmeros posts, tutoriais, campanhas de marketing de influência e outras estratégias que todo empreendedor da área deve investir.


Outro exemplo de aplicação da tecnologia na área de estética, os agendamentos online tem sido um grande aliado na captação e fidelização de clientes para as clínicas.


Tanto com acesso por um site, quanto por um aplicativo, em qualquer momento do dia, o paciente consegue marcar uma consulta de forma rápida e fácil.


- Planos de Recorrência:


A diminuição dos preços e a diversificação nas formas de pagamento disponíveis traz uma quantidade crescente de clientes para o setor de serviços de estética. Afinal, sabemos que muitos procedimentos estéticos costumam ser caros.


Até um tempo atrás, pagar de forma parcelada era uma das formas mais viáveis de se realizar cobranças por serviços de estética. Porém, atualmente, você já existem novas formas, ainda mais inteligentes de cobrança.


Afinal, como muitos procedimentos estéticos requerem uma quantidade frequente de sessões ou compras de produtos constantemente, a cobrança no modelo da recorrência pode ser uma ótima opção para vender mais e fidelizar clientes.


Com um plano de recorrência, é possível vender um pacote de serviços a ser pago mês a mês ou com qualquer outra periodicidade. Dessa forma, o cliente consegue realizar diversos procedimentos em um determinado prazo, pagando por partes, mas sem comprometer o limite do seu cartão de crédito.



Como um software pode auxiliar nos serviços de estética da sua clínica


Como vimos, o mercado de serviços de estética está em pleno crescimento e as projeções de futuro mostram que tende a ser cada vez melhor.


Se você já trabalha ou pretende empreender no ramo de estética, abrindo uma clínica, por exemplo, os pontos abordados acima merecem toda a sua atenção para construir um negócio de sucesso.


Além disso, contar com um software para clínicas de estética, faz toda a diferença para que você possa trabalhar com recursos como agendamentos de consultas online, prontuários digitais, fichas clínicas de especialidades e planos de recorrência, por exemplo.


Você pode ter acesso a todas essas funcionalidades, com o software da Clinicorp, uma plataforma online, completa e que oferece todo o suporte necessário para que você gerencie todos os serviços de estética disponíveis na sua clínica.


Fale diretamente com nossos consultores a qualquer momento e descubra mais sobre como nossa incrível plataforma funciona.

Além de todos os benefícios, todos os clientes ganham ainda mais com nosso programa de indicação Clinicorp. Vale lembrar que estamos falando de descontos cumulativos e recorrentes nas mensalidades de sua assinatura.

60.676 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page