top of page

Planejamento orçamentário: o que é e qual a sua importância?

Atualizado: 18 de mai. de 2023

O planejamento orçamentário é uma estratégia para evitar gastos desnecessários, além de ser fundamental para organizar empresas que buscam expandir suas operações. Entenda para que serve esse planejamento e qual a importância para sua clínica.


Profissional realizando o Planejamento Orçamentário de sua clínica.
Confira como economizar realizando um Planejamento Orçamentário eficiente.

Você já começou a fazer o seu planejamento orçamentário para 2023?


De acordo com as estimativas do Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções do mercado financeiro para o PIB foram de um crescimento de apenas 3,05% este ano.


Diante de um cenário de recessão da economia nacional, aumento de impostos e alta da inflação, é indispensável acompanhar o cenário interno e externo do mercado e ter um planejamento orçamentário com o objetivo de diminuir o impacto do negócio.


O planejamento orçamentário é de grande importância para a gestão financeira, na qual, ajuda a corrigir erros de alocação de recursos.

O orçamento também contribui para que o empreendedor consiga diminuir seus gastos de maneira estratégica e se prepare para os desafios e oportunidades do futuro.


Com isso, cada vez mais, é necessário que a cultura das clínicas, estrategicamente, evolua em prol de uma gestão orçamentária que esteja alinhada às expectativas do mercado.


É durante esse período de fim de ano que boa parte dos negócios, fazem um planejamento orçamentário para o ano seguinte.


Neste momento, as áreas planejam suas receitas, custos, despesas, investimentos e, o mais importante, seus fluxos de caixa. A partir dessa projeção, as diversas áreas dos negócios apresentam suas propostas para que o resultado do ano seguinte seja melhor do que o do ano atual.


Não é diferente, na área de impostos. Os processos tributários são fundamentais nesse processo. As taxas induzem ao preço de venda e, consequentemente, afetam a competitividade de produtos e serviços.


Portanto, podemos dizer que a finalidade do planejamento orçamentário vai além de registrar as movimentações de caixa de uma empresa.


Lidar com uma gestão orçamentária pode ser um verdadeiro desafio, por isso, preparamos este artigo para ajudar você a entender a importância de encarar esse planejamento e como fazê-lo de maneira correta. Acompanhe!


Neste blog você verá:

Conheça as obrigações tributárias dos dentistas. Leia o Blog Post: Obrigações Tributárias: entenda o que são e quais sua clínica deve pagar


O que é planejamento orçamentário?


Podemos dizer que o planejamento orçamentário é um plano mais elaborado que utiliza os gastos recentes da empresa para projetar as finanças futuras com o objetivo de realizar um controle mais específico e organizado de gastos.


No entanto, ele pode seguir um caminho diferente da contabilidade, que registra os valores e ações que já ocorreram. Assim, ele é uma projeção que os gestores fazem para se preparar para os desafios que virão em seus negócios.


Podemos mencionar que esse meio de planejamento facilita o entendimento da condição econômica do negócio, permitindo ao gestor entender quais ações deve adotar para o seu financeiro. É importante que essas estratégias passem por revisões frequentes.


Além disso, esse é um plano feito a partir de projeções sobre entradas, saídas e receitas do negócio, visando evitar gastos desnecessários e organizar as empresas que buscam expandir suas operações.


Esse formato de projeção pode colaborar para mostrar o direcionamento de investimentos de um negócio e quais setores precisam de mais recursos.

Portanto, existem diferentes tipos de planejamento orçamentário, mas o fundamental é compreender que esses dados irão ajudar a construir um mapa de crescimento do seu negócio.


Qual a função do planejamento orçamentário?


O planejamento orçamentário tem como função planejar as despesas, receitas, investimentos e custos de uma empresa, facilitando o processo de tomada de decisões e dando mais aderência na conquista de metas.

Podemos dizer que é como exercer uma contabilidade reversa, já que a contabilidade tem como objetivo se preocupar em registrar todas as entradas e saídas financeiras que já ocorreram, enquanto o planejamento orçamentário busca se preparar para o melhor que está por vir, focando no negócio.


Qual a importância de realizar o planejamento orçamentário em clínicas?


O planejamento orçamentário é importante para estabelecer uma condição de equilíbrio entre receitas e despesas, além de reduzir custos e direcionar recursos da melhor maneira possível.


Na área da saúde, o controle do planejamento orçamentário faz com que as clínicas estejam sempre preparadas, como foi no pós-pandemia.


Dessa forma, as clínicas podem estabelecer processos bem definidos e gastos previsíveis, o que é possível com uma boa gestão orçamentária e o uso de tecnologias como um software de gestão odontológico.


Uma característica no planejamento orçamentário em clínicas é que o cálculo do indicador de sinistralidade, ou seja, o cálculo por tipo de contratação, não deixa de lado as despesas e receitas por tipo de contrato.


Vantagens do planejamento orçamentário


É fundamental que uma empresa com um crescimento escalável busque manter uma gestão orçamentária. Essa é uma parte essencial do plano de negócios para definir os custos iniciais de cada operação.


Para organizações desse tipo, um plano orçamentário é fundamental para medir o desempenho.


No entanto, um dos principais benefícios da gestão orçamentária é possibilitar que você foque em uma só direção, fornecendo as metas que guiarão seu negócio rumo ao crescimento.


Além disso, lhe dará a oportunidade de dar um passo atrás e analisar seu desempenho e todos os fatores que podem afetar o seu negócio.

Entre as vantagens, podemos considerar:


Ações mais estratégicas


O planejamento orçamentário permite que você tenha uma visão melhor das suas oportunidades, tanto baseadas nas suas fraquezas, quanto nos pontos fortes e oportunidades.


Com isso, podemos dizer que as tomadas de decisão, pensadas de forma estratégica, se tornam mais realistas e eficientes.


Redução de custos


O planejamento orçamentário também é um meio para encontrar diversas oportunidades de redução de custos e para auxiliar no quanto você está investindo.

Com isso, é possível analisar se os investimentos irão trazer o retorno estipulado ou não, sendo fundamental para a tomada de decisões.


Melhor aproveitamento de recursos


O planejamento orçamentário permite manter as finanças centralizadas e alinhadas com as estratégias da empresa, possibilitando o melhor uso dos recursos.


Sendo assim, é importante revisar sua forma de utilização desses recursos financeiros, pois pode auxiliar para que ajustes sejam feitos não apenas para cobrir as despesas e sim garantir uma melhor forma de utilizar o dinheiro e aumentar os lucros.


Possibilidade de investimentos


A partir dos dados de orçamento, a possibilidade de atrair mais investidores aumenta. Dessa forma, seu negócio pode receber destaque por meio de investimentos externos e crescimento em ações.


Projeção do fluxo de caixa a médio e longo prazo


Podemos dizer que o fluxo de caixa é o meio para controlar e planejar as finanças das empresas. É através dele que se tem uma visão do saldo disponível para que sempre haja um capital de giro no negócio.


Se engana quem acha que esse planejamento deve ser feito somente em grandes empresas, pois ele está cada vez mais efetivo na rotina de pequenos negócios também.


Fases do planejamento orçamentário


Em seu conceito básico, as fases referem-se a uma etapa de processos utilizados para elaborar, aprovar, executar e avaliar o orçamento.


As fases do planejamento orçamentário também são fundamentais para planejar as ações e executar todos os orçamentos da gestão e seus recursos financeiros.


Dessa forma, compreendemos que todas as etapas devem ser cumpridas para que sejam processadas.

Vejamos a seguir, com detalhes, todas as fases que compõem um ciclo orçamentário, as características de cada uma delas e suas particularidades.


Criação do planejamento


Nessa primeira etapa, é importante traduzir com autenticidade o cenário e as metas da empresa.


Caso não esteja condizente com a realidade, violando em corresponder aos recursos do negócio, as chances de não der certo são maiores e mais arriscadas.

Por isso, é primordial que as empresas envolvidas no projeto estejam atentas à estrutura do planejamento orçamentário, entendendo quais são suas possibilidades e urgências corporativas.


Fase de testes


Ao analisar todas as informações claras e consistentes, se mantendo informado as avaliações conforme o panorama empresarial, os líderes podem consolidar as análises e evitar eventuais erros.


Dessa forma, a fase de testes em um planejamento orçamentário gera força e dinamismo, potencializando a confiança dos gestores e impactando positivamente nos resultados, a curto, médio e longo prazo.


Implementação do planejamento


Nesta fase, depois de todas as informações serem coletadas e consolidadas, devem ser conduzidas a implementação do planejamento, permitindo que os gestores enxerguem oportunidades e fragilidades com mais clareza.


Ao ter essas alternativas, capazes de facilitar os planos de ação, reação ou contenção, a equipe administrativa tem mais segurança para se organizar com os orçamentos e deliberar investimentos, agindo de modo pró-ativo na prosperidade do negócio.


Acompanhamento dos resultados


Acompanhar o andamento dos resultados é fundamental para chegar no seu objetivo final.


Não apenas para checar se o propósito inicial está sendo cumprido, mas também, analisar se eles estão de acordo com possíveis mudanças que podem ocorrer pelo caminho.


Previsão dos resultados


Conforme descrito na etapa anterior, é essencial que haja um um monitoramento contínuo de acordo com os desdobramentos do planejamento orçamentário.


É recomendado que os gestores estabeleçam um período mensal de previsão dos resultados, efetuando os ajustes que sejam necessários.


Quando minha empresa deve começar a fazer planejamento orçamentário?


Um planejamento orçamentário deve ser realizado conforme as necessidades da empresa, sempre avaliando informações, como, vendas, custos dos produtos e serviços, investimentos e despesas em geral.


Com isso, é fundamental que as empresas conheçam os princípios, conceitos e todos os tipos de fases que podem ser utilizados nessa estratégia.


Além disso, é importante dizer que não é uma obrigação seguir um planejamento orçamentário e que podem existir empresas que não realizam esse controle.


Porém, por meio dessa ferramenta estratégica de gestão financeira, as empresas conseguem elaborar e ter um controle melhor de seus gastos, classificando suas forças e fraquezas orçamentárias.


Por isso, é ideal para quem ainda não fez um planejamento orçamentário, realizá-lo o quanto antes.


Assim, tornar essa estratégia um método cotidiano de avaliação aumenta o potencial de desenvolvimento da empresa, deixando uma estrutura financeira mais organizada.


E se você já realiza o planejamento orçamentário é fundamental que seja revisado anualmente, para que se tenha uma visão mais detalhada de todas as possíveis variações nos gastos do empreendimento.


Como a Clinicorp te ajuda no planejamento orçamentário


Utilizar um software de gestão é fundamental nesse processo. A Clinicorp tem à disposição ferramentas que otimizam esse planejamento, tornando-o mais seguro, prático e eficiente.


Enquanto muitas clínicas perdem tempo e eficiência criando seus planejamentos orçamentários em planilhas, outras estão alcançando melhores resultados com softwares.


Com a aplicação dos recursos que a Clinicorp oferece, é possível realizar planejamentos, investimentos, acesso a todas as despesas e receitas, análise de performance e automatizar processos.


Além disso, permite gerar relatórios completos e ter acesso a um dashboard com todas as informações da clínica, entre outras funcionalidades.


Saiba mais sobre o sistema de gestão Clinicorp e preencha o formulário. Um consultor poderá tirar todas as suas dúvidas.



Conclusão


O planejamento orçamentário é uma solução essencial para que todos os negócios tenham boas previsões para o futuro, sempre se baseando em números reais de ganhos, todos os custos e investimentos do negócio.


Basicamente, é por meio do planejamento orçamentário que as empresas compreendem o cenário atual e realizam projeções que a permitem cumprir seus objetivos ou que permitem cumprir os objetivos de um negócio.


Esse método de gestão orçamentária auxilia as empresas a se organizarem e terem total controle do fluxo de caixa, possibilitando o crescimento da empresa e gerando uma melhor saúde financeira para seguir se destacando no mercado.

536 visualizações

Comments


bottom of page